domingo, 29 de setembro de 2024

WRC 2024 - Rali do Chile (Final)


O finlandês Kalle Rovanpera foi o grande vencedor do rali do Chile, o último rali em terra de 2024 do WRC, conseguindo assim a sua quarta vitória na temporada, mesmo que nesta temporada de 2024 seja a competir em part-time. A diferença não foi muita para Elfyn Evans, 213,4 segundos, o segundo classificado, e para o terceiro, Ott Tanak, foi de 43,9, que ficou na frente de Thierry Neuville, o quarto. O belga cruzou a meta com 1.01,1 de atraso para o vencedor, mas o mais importante é que manteve a liderança do campeonato. 

No final, o finlandês disse de sua justiça por mais esta vitória:

"É uma sensação muito boa. Obviamente estou um pouco desapontado por perder o Wolf Power Stage por 0,1 segundos, mas com duas peças de substituição durante todo o dia fizemos um bom trabalho. Muito obrigado à equipa, ao carro e a tudo funcionou perfeitamente. A vitória parece realmente uma boa, sexta-feira não foi tão boa e durante todo o fim de semana as condições foram realmente difíceis, por isso é muito bom.


Com quatro especiais até ao final, neste domingo, passagens duplas por La Raquete e Bio-Bio, a manhã começou com Sebastien Ogier, que tinha regressado à estrada em regime de Rally2, a ganhar, com 5,6 segundos de vantagem sobre Rovanpera e 9,8 sobre Evans. Tudo isto num lugar onde estava parcialmente húmido e com nevoeiro, que dificultava a navegação dos pilotos.

Ogier voltou a ganhar, na primeira passagem por Bio-Bio, conseguindo 0,2 segundos de vantagem sobre Rovanpera e 0,3 sobre Tanak, e fez a mesma coisa na segunda passagem por La Raquete, 1,5 segundos na frente de Elfyn Evans e 2,2 sobre Thierry Neuville. Formaux perdeu tempo com um pião e Martins Sesks, a asa traseira do seu Ford quando cruzou a meta. 

Por fim, na Power Stage, Ogier levou a melhor sobre Rovanpera, por 0,1 segundos, com Tanak a ser terceiro, a 2,6, Neuville a 3,8 e Evans o quinto, a quatro segundos. 

Apesar de tudo, Ogier estava desapontado com o final de semana:

"Acho que fiz tudo o que podia. Vamos ver o que conseguimos na Power Stage. [Quero pedir] desculpa a minha equipa, dei o meu melhor. Boa velocidade, mas [tivemos] alguns erros tontos que nos custaram este fim de semana."

Depois dos quatro primeiros, Adrien Formaux foi o quinto, e o melhor dos Ford, a 2.02,7, na frente do Toyota de Sami Pajari, a 2.39,7. Gregoire Munster foi o sétimo, a 2.47,7, na frente de Yohan Rossel, o melhor dos Rally2, num Citroen C3 Rally2, a 8.31,4. A fechar o top ten ficaram o Citroen C3 Rally2 de Nikolay Gryazin, a 8.48,7 e o Skoda Fabia RS Rally2 do britânico Gus Greensmith, a 8.52,1.

Agora, o WRC regressa à Europa, para o rali da Europa Central, que acontecerá a meio do mês, e será em asfalto.  

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