Já se sabia desde há algum tempo que, depois da decisão da Renault de reavivar carros do passado - o 5 e o 4 - e os tornar elétricos, alguém iria falar sobre o Renault 5 Turbo, o "monstro" que se estreou em 1980, e fabricado em Dieppe, a sede da Alpine. Já tinham sido vistos protótipos, e sabia-se que este carro iria ser apresentado, mais dia, menos dia.
E agora, está aí: Este “mini-supercarro” conta com 540 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, uma superestrutura em fibra de carbono, garantindo leveza e resistência, e uma autonomia de 400 quilómetros, este Renault Turbo 3E combina as dimensões compactas típicas de um "hot hatch", num comportamento dinâmico semelhante ao de um supercarro.
Segundo afirma o "press release" da marca: "Combinando nostalgia e modernidade, o 5 Turbo 3E representa uma nova era para a Renault, destacando-se pela performance eletrificada e design arrojado, reafirmando o compromisso da marca com inovação mantendo o caráter desportivo."
E o design lembra mesmo o seu antepassado: uma traseira alargada - era ali onde estava o seu motor de 140 cavalos, com os 450 na versão de rali - o carro possui algo inovador: um travão de mão vertical para drift, reforçando a sua herança dos ralis. Só serão fabricados 1980 unidades - referência ao ano de estreia, 1980 - estará disponível na Europa, Médio Oriente, Japão e Austrália. As reservas começam em breve, com entregas previstas para 2027.
Neste vídeo, da página "Fully Charged", eles mostraram o carro e não deixaram de ficar espantados. E não ficaria admirado se tentassem a sua sorte no WRC, especialmente depois de 2027...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...