sábado, 31 de maio de 2025

Formula 1 2025 - Ronda 9, Barcelona (Qualificação)


E aqui estamos, em Barcelona, numa altura que... poderá ser a última vez em que se corre por ali. Afinal de contas, a Formula 1 irá para Madrid em 2026, numa pista nos arredores de Madrid, meio urbano, meio feito de raiz, um pouco semelhante a Adelaide, na Austrália, há mais de 40 anos, o contrato acaba este ano e não se sabe se Espanha terá uma ou duas postas, como teve há mais de uma década, com Valência. Só espero que não acabe abandonada como acabou essa mesma pista, depois da Formula 1 ter ido embora. Podia ser chata, mas a grande maioria dos pilotos marcou milhares de quilómetros nesta pois, porque durante muito tempo, foi o palco dos testes de pré-temporada, antes de rumarem para o Bahrein. 

Uma semana depois de correrem no Mónaco, a caravana esteve sempre em andamento - não é longe, basta perder um dia na auto-estrada, com o camionista, se quiser, aproveitar e ver a paisagem mediterrânica, pequena consolação por não poder molhar os pés, porque... não há tempo - a Formula 1 chega a Bercelona com os McLaren a parecerem continuar a estar na frente, não interessa se seja Óscar Piastri ou Lando Norris, e os tempos nos treinos livres de sexta-feira parecerem a mostrar isso.

Mas esses treinos livres também mostraram outras coisas: a primeira é que Max Verstappen continua a carregar a Red Bull ao colo, os Mercedes querem mostrar - o segundo tempo de George Russell mostra isso - que os eventos do Mónaco foram um soluço causado pela pura má sorte na qualificação. Agora resta saber se a forma da Ferrari no Principado foi também um soluço causado pela boa sorte, e agora, em Barcelona, numa pista mais aberta, se recolherão ao posto de quarta equipa, lutando por pontos com Williams, Haas e Racing Bulls?  Talwex não, mas quem sabe. 

Debaixo de um tempo primaveril, a qualificação começou com asfalto quente - 48ºC - e Esteban Ocon a ser o primeiro a colocar um tempo na tabela, mas começou no segundo 14 e foi rapidamente destronado por Alex Albon, Lance Stroll e Franco Colapinto. Foi preciso esperar cinco minutos para ver a maioria dos carros em pista.

Foi nessa altura que Lando Norris conseguiu um tempo no segundo 12, com George Russell a reagir, ficando a 7 milésimos de segundo do tempo de Norris. Piastri, pouco depois, tratou de baixar ainda mais o melhor registo, para 1.12,797, com Max Verstappen a conseguir o segundo tempo, tirando um milésimo de segundo ao tempo de Norris.


Quando se preparava para a parte final da qualificação... Franco Colapinto disse que tinha problemas no seu Alpine. Com boa parte dos carros atrás de si, ele teve de ser rebocado. E se calhar, seria o primeiro a ser eliminado. Quando por fim aconteceu, Piastri conseguiu um tempo melhor, sem que os outros conseguissem melhorar. E entre os eliminados, apesar dos esforços de Carlos Sainz Jr e Yuki Tsunoda, acabaram por ficar na Q1, fazendo companhia a Colapinto. Os outros que faltam foram o Haas de Esteban Ocon e o Sauber de Nico Hulkenberg.

Pouco depois, começou a Q2, onde Alex Albon foi o primeiro em pista, com uma volta no segundo 13 (1.13,641). Mas Max Verstappen tratou de colocar um excelente tempo na tabela, melhorando o registo feito por Oscar Piastri na Q1, com 1.12,358. Gasly fez um bom tempo, o segundo da geral, antes dos McLaren começarem a meter os seus tempos, indo para o topo da tabela. Piastri coloca 1.11,998 e era o primeiro a passar do segundo 12.

Na parte final, os aflitos tentaram marcar um tempo, mas muitos deles acabaram por ser eliminados. Especialmente Lance Stroll, da Aston Martin, e Alex Albon, da Williams, a última esperança de os ver na Q3. Fariam companhia ao Sauber de Gabriel Bortoleto, o Racing Bulls de Liam Lawson e Oliver Bearman, no seu Haas. 

E assim, chegamos à Q3. Provavelmente com os McLaren contra o Red Bull do Max, mas não descarto os Ferrari e os Mercedes para sacarem um coelho da cartola. 


E foi o que aconteceu: um duelo entre os McLaren. Oscar Piastri foi o primeiro a rubricar um tempo nesta sessão e começou com o tempo de 1:11.836, com George Russell a agarrar o segundo lugar, não muito longe do australiano e Verstappen a fazer o terceiro melhor tempo. Mas Lando Norris conseguiu tirar 0,017 segundos ao tempo de Piastri e ficar no topo da tabela de tempos, num duelo que animava esta sessão. Hamilton era o melhor dos Ferrari, um pouco mais distante.

Para a parte final... foi McLaren. Norris conseguiu melhorar ligeiramente o seu registo, mas Piastri tratou de agarrar a pole e tirar 0,2 segundos ao tempo do colega de equipa: 1.11,546 contra o 1.11,755 do britânico. Monopólio para a equipa de Woking, deixando Russell e Max na segunda fila, sem que els conseguissem os incomodar.

E foi assim o GP de Espanha. Interessante e algo emocionante, naquele que poderá ter sido, por algum tempo, a última qualificação de um Grande Prémio de Formula 1. Veremos como será no domingo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...