quarta-feira, 2 de julho de 2025

WRC (II): Os novos interessados para 2027


Os novos regulamentos do WRC a partir de 2027 serão divulgados durante este verão, e se nenhum dos construtores presentes não confirmou a sua presença nessa temporada - a Hyundai poderá estar prestes a anunciar que irá embora no final da temporada de 2025, segundo diversos rumores - os regulamentos poderão ter captado o interesse de outros. Dois preparadores e um construtor poderão entrar no WRC nessa temporada.

Segundo revela Xavier Mestellen Pinon, o Diretor Técnico da FIA ao site autosport.com, essas potenciais entradas estão a ter conversas permanentes com o comité técnico: "O que posso dizer é que dois deles estão a trabalhar junto de nós neste projeto. Dois estão muito envolvidos mas nós estamos envolvidos em discussões.", afirmou.

O próprio site afirma que um novo construtor está à espera do anuncio dos regulamentos para 2027 para poder anunciar a sua própria estreia no WRC. Quanto aos outros, se nenhum deles ainda não se pronunciou, a Toyota poderá provavelmente responder de forma positiva, e continuará. Quanto aos outros, a Hyundai, apesar das ameaças, poderá refletir e decidir continuar, enquanto nada se sabe sobre a M-Sport, que prepara os Ford Puma Rally1 nos últimos anos. 

Segundo parte dos regulamentos aprovados no Conselho Mundial da FIA, em junho, eles incluirão chassis construídos com um limite de custo de 345.000 euros e oferecerão um desempenho semelhante às atuais máquinas de Rally1, mas utilizarão um chassis de estrutura espacial, com componentes usados no Rally2.

Outro dos elementos que está a ser discutido é o "roll cage" do qual se espera uma conclusão para o final do verão, enquanto um terceiro elemento são os motores de combustão interna. Embora a FIA tenha declarado as suas intenções de abrir o potencial para outros motores no futuro, esta ainda precisa de confirmar o calendário e como a paridade entre os veículos seria alcançada, a FIA está atualmente em discussões com os fabricantes sobre a possibilidade de permitir um grau de flexibilidade nos motores que podem ser elegíveis para 2027.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...