sábado, 6 de dezembro de 2025

Formula E: Jake Dennis foi o melhor em São Paulo


O britânico Jake Dennis triunfou na primeira corrida da nova temporada, que aconteceu nesta tarde em São Paulo. O piloto da Andretti foi melhor que Oliver Rowland, da Nissan, e Nick Cassidy, da Citroen, numa corrida marcada pelo acidente de Pepe Marti, da Cupra, que antecipou o final da corrida. António Félix da Costa esteve envolvido nesse incidente, logo, apenas conseguiu o 11º lugar final.

Depois de Pascal Wehrlein ter conseguido a pole-position, a bordo do seu Porsche, a Formula E, que começa neste final de semana a sua última temporada com o Gen3, a partida começou com os Mahindra a baterem um no outro, com Nyck de Vries a continuar e Edoardo Mortara com danos praticamente irreversíveis no seu carro. Contudo, a corrida continuou, com o alemão da Porsche na frente.

Outro que acabou também a sua corrida na primeira curva foi Dan Ticktum, que nem chegou ao final da primeira volta, depois de um furo ter largado para o final do pelotão. Depois viu-se que esse seu furo tinha sido causado pelo carro de De Vries, que tentava pular algumas posições nos primeiros metros da corrida. 

As coisas andaram assim nas primeiras voltas até chegarem os primeiros Attack Modes, onde apesar dos impulsos temporários, Wehrlein conseguiu manter o comando da corrida, seguido pelo grupo, onde Nato e Mortara lutavam por posições no pódio, com Felix da Costa em posição de expectativa, no seu Jaguar. Era esta a situação a meio da corrida.

Na volta 17, houve problemas, depois dos Nissan se tocarem um no outro na chicane, com o carro de Nato a ficar para trás, porque tinha tocado no muro e furado um pneu. Seis voltas depois, na 23, o Lola de Lucas di Grassi toca no Mahindra de Mortara, apertando-o contra o muro. O carro do piloto suíço ficou destruído e o Safety Car acabou por entrar na pista. Nessa altura, Rowland estava na frente, com Cassidy em segundo, no seu Citroen.

No recomeço, Jake Dennis passou para a frente, pois tinha a potência extra dada pelo Attack Mode, mas depois, o Full Course Yellow entrou em ação quando o Jaguar de Mitch Evans acabou nos pneus. E foi aí que aconteceu o acidente que causou a bandeira vermelha. Com todos os carros a abrandarem, o piloto do Cupra não viu os carros de Felix da Costa e o Porsche de Nico Muller, voando sobre eles e capotando, antes deste ter ficado parado no meio da pista, com ele a arder. Felizmente, o piloto espanhol saiu sem problemas do seu carro. 

Com a corrida a recomeçar a uma volta do final, não houve mais movimentações dignas de registo até à bandeira da meta. 

Com isto, Dennis sai como líder do campeonato e dá à Andretti a liderança do campeonato de construtores. O campeonato prossegue dentro de um mês, na Cidade do México.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...