![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIBhaCIhMqf8OlaQWydJJWJHQuVwXJ9K7MACD7KGVxYtheqZIe7BJhWz3BNOn6s5nMINb5fBbAUuGyYMh4V5sAgrMSLvN6ZaRYAykO-pFnbE3fJjp594rNvmk3f_o2iYJ7LJbRfbADA-4/s400/Amon+71.jpg)
Christopher Arthur Amon nasceu a 20 de Julho de 1943 em Bulls, na Nova Zelândia. Seu pai era um rico proprietário agrícola, e aos 18 anos, começou a correr em rampas, establecendo a sua reputação como bom piloto. No final de 1962, as suas performances em corrida chamaram a atenção do ex-plioto inglês Reg Parnell, que o convenceu a correr pela sua equipa em Inglaterra. No ano seguinte, com 19 anos incompletos, tornou-se na altura no mais jovem piloto de sempre a correr num Grande Prémio de Formula 1, num Lola. A temporada foi de aprendizagem, e terminou com zero pontos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-Ql2sl8FPtMnqsgRceCPB-lBUypIDlFUMhAILpSogas-zes4yeg7sBw7HFyzrjdXA91j6Ojuw-UKX7HBPRbjlOhKdETBOam964WAUyAUmJ5lzftem55Nb-fLfERxrk0jWXo5K-NNCR80/s400/Amon+63.jpg)
Em 1965, Reg Parnell recebeu de graça motores BRM para a sua equipa, Mas isso tinha uma condição: tinha que aceitar a presença de Richard Attwood como piloto. Sendo assim, Amon foi para a McLaren do seu compatriota Bruce, mas ele não tinha um segundo carro para correr na Formula 1. Sendo assim, correu na CanAm, mas teve a oportunidade de fazer três corridas, onde não acabou nenhuma. Zero pontos no final da temporada.
Em 1966, continua com Bruce McLaren, e juntos fazem história: são os primeiros neozelandeses a ganhar as 24 horas de Le Mans, a bordo de um Ford GT 40, batendo a Ferrari, que dominava até então. Este sucesso levou a que fosse convidado pelo próprio Enzo Ferrari para correr na sua Scuderia, ao lado de Mike Parkes, Lorenzo Bandini e Ludovico Scarfiotti. Todos estes sucessos contrastaram com uma má carreira na Formula 1, sem oportunidades para correr. Fez duas corridas, em França e Itália, e não pontuou.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk_xskuzua6sGYBCahwxKyeNQqTiXdI8Br6g9QrR2CeS7dckevOc5gf_7rXiO77FTdK545BxrD2B4Fby1MIogTbyrv2rVm9MC542Mdk0vUXK8U6hO9tf4ycYxPZASyg13bDqRSxu7a-e8/s400/Amon+67+2.jpg)
Em 1968, Amon corre nas Tasman Séries e vai ser o primeiro piloto a experimentar um aerofólio traseiro no seu carro. O neozelandês tinha tudo para ser bem sucedido nesta época: três pole-positions consecutivas davam-lhe grandes hipóteses de vitória. Mas nada conseguiu, devido a avarias mecânicas. Em Inglaterra, ficou na história o duelo que travou com o suíço Jo Siffert, mas no final foi o suiço da Lotus que ficou com os louros, tornando-se no último piloto privado a ganhar uma corrida. No fim do campeonato, Amon termina no décimo posto, conseguindo 10 pontos, um pódio e três pole-positions.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8Lac2bFqEu0ZruIpmaRP4I4OQBgNIMO4IYOyxmjGU4tGRt9oz8iN723VfWrrhd8Z354DLK2H_GI44Lx9HXUkZ5m5-LU9HGPGcAhFKKXZtnjkpbT0bZlzS-hFdoiHoq1Whl8F-CWDQ8cI/s400/Amon+69.jpg)
Boa materia, ta bom o blog :)
ResponderEliminarBem azarado o rapaz, mas nem tanto como o Ricardo Paletti, esse sim penso ter sido o mais infeliz de todos...
ResponderEliminarPrá semana meto uma bio dele. Ele teve uma carreira bem além da Formula 1...
ResponderEliminar