Hoje deve ser a semana da sabotagem e da cópia... depois do Caso Stephney/ Stephneygate, (riscar o que não lhe interessa...), depois do relatado ontem comigo, aconteceu algo incrível com um dos grandes blogs existentes no outro lado do Atlântico: o Blog do Capelli.
O que aconteceu, porém, é se calhar mais grave, pois está envolvida a Rede Globo!
Eis a transcrição na totalidade do post:
"Recebi agora há pouco uma indicação de um link para o vídeo de apresentação de um podcast sobre automobilismo. Me disseram que me interessaria, então fui olhar. Achei muito estranha a manifestação dos jovens jornalistas durante os minutos do vídeo, preocupando-se em afirmar que 'a gente não copia, só gente pequena é que copia'. Quem é grande, no meu entender, não precisa dar explicações... mas tudo bem.
O mais divertido de tudo é ver o vídeo novamente depois de checar estes links.
- Nota sobre a Ferrari deste blog.
- Nota sobre a Ferrari deste outro blog, 3 dias depois.
- Charge deste outro blog, publicada quatro dias depois.
- Nota sobre Villeneuve deste blog.
- Nota sobre Villeneuve deste outro blog, 10 dias depois. Isso que era notícia requentada...
- Link publicado por este blog ontem.
- Notícia que virou capa deste portal, duas horas depois.
- Vídeo publicado neste blog, numa noite.
- Vídeo que também virou capa do portal, na manhã seguinte.
- Nota sobre Hamilton deste portal, publicada três horas depois.
Este último caso, principalmente, é o mais gritante. Não só por possuir estrutura e algumas frases praticamente idênticas, mas também por incorrer num mesmo erro. O primeiro a atingir um determinado resultado em muito tempo não quebra um recorde, mas sim realiza um feito. Embora sabendo do erro, o blogueiro o manteve para não estragar a manchete. Sabendo, também, que não importava muito. Coincidentemente, o grande-pequeno cometeu o mesmo erro de avaliação. Que pena.
Até nome de quadro e formato de podcast começaram a ficar parecidos. Mas nem vou entrar nesse mérito.Para quem ficou curioso, o vídeo de "defesa" está aqui.
Minha única observação, no final das contas, é a de que eu concordo totalmente com as afirmações. Só gente pequena é que copia, os grandes acreditam em coincidências. Recorrentes.
Que muitas vezes é fácil os jornalistas fazerem "copy/paste" de certas matérias interessantes por cansaço/preguiça/facilitismo (riscar o que não lhe interessa...), tudo bem. Mas sendo a própria Rede Globo, a maior empresa de televisão do Brasil (mas não a melhor...) demonstra não só um plágio dos diabos, mas também os "miudos" fazem aquilo com a maior cara de pau! E vamos ser honestos: faço minhas as palavras daquele candidato que gritava: "Para os 'caras de pau', PEROBA NELES!"
As vezes, o cara, na vontade de querer fazer algo legal, deu essas pisadas na bola...
ResponderEliminarMas eu não vou julgar, já que as notícias tendem a ficar parecidas mesmo, já que são trazidas de uma mesma fonte.
Tudo bem que o Capelli, por exemplo, publicou a notícia da Renault abelha no blog dele e colocou o crédito para você...
Mas não sei se você notou, Speeder, que a sua matéria foi para o Grandepremio.com.br, mas não creditaram o seu nome lá.
Colocaram o nome do Capelli e do estagiário deles, que não me recordo o nome.
Teria sido elegante, se tivessem colocado o crédito a quem descobriu a notícia, que é você.
passe adiante o Groo faz aniversário 26 deste mês...
ResponderEliminarIsto do copianço anda na moda!
ResponderEliminarBem... e eu que pensava que tinha acontecido só comigo.
ResponderEliminarEste caso é realmente bem mais grave.
Bolas!
Já peguei gente me copiando uma vez, copiando mesmo, ctrl v + ctrl c literalmente. Não gostei, claro, mas não era ninguém importante, não tinha esse peso todo.
ResponderEliminarSó tenho uma coisa a dizer: isso que houve como Capelli foi um absurdo. Fica claro que o jornalista de alto nível é justamente o Capelli, o outro cara apenas lê blogs como nós, mas usa os posts como fonte de informação para seu trabalho. Lamentável...