terça-feira, 3 de julho de 2007

Bolides memoráveis - Arrows A2 (1979)

Na semana em que se comemoram 30 anos da estreia do primeiro carro com motor Turbo, o Renault RS01, tenho que também assinalar que esta semana também se comemora a estreia de um carro que marcou o seu tempo. O Arrows A2, de 1979, foi um carro tão radical, tão radical, tão radical que… não funcionou!

A equipa Arrows resultou na saída de quatro importantes elementos da Shadow, começou a sua aventura na Formula 1 em 1978. As siglas do seu nome representam os fundadores: Franco Ambrosio (A), o financiador; Alan Rees (R) e Jackie Oliver (O), ex-pilotos e “managers”; Dave Wass (W) e Tony Southgate (S), os projectistas.

Com o sucesso do Lotus 79 e do efeito-solo, em 1979 a Arrows apresentou o seu primeiro carro construído segundo o conceito efeito-solo: o Arrows A2. Aqui, Tony Southgate e David Wass desenharam um carro levando o conceito de efeito-solo ainda mais longe: os ailerons dianteiros desapareceram e em vez deles havia umas “abas” sobre a suspensão dianteira, a carenagem do carro incorporava o aileron traseiro que maximizava a baixa pressão debaixo do carro, as entradas de ar e apêndices aerodinâmicos foram reduzidos ao mínimo.

O Arrows A2 não deixa de ser um carro interessante de aspecto muito diferente dos outros Formula 1. Em relação ao motor, utilizava o Ford Cosworth, que na época era bastante utilizado por muitas equipas da Formula 1. O Arrows A2 estreou apenas na oitava prova do campeonato, o GP da França, a 1 de Julho. A estreia do carro foi ofuscada pela primeira vitória de Jean-Pierre Jabouille e de um motor Turbo, e também pelo espectacular duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux.

Este modelo representou a tentativa, por parte de uma pequena equipa, de dar um salto evolutivo nesse conceito. Na teoria o carro deveria ter vantagem sobre todos os outros mas, como muitos projectos da história da Formula 1, a teoria não se materializou em realidade.

Porquê? Na prática o carro era muito instável e difícil de guiar devido ao facto de ser muito sensível à irregularidade do asfalto. A dupla de pilotos da Arrows, Jochen Mass e Riccardo Patrese, nunca conseguiram grandes resultados com este modelo. Os unicos resultados positivos foram apenas obtidos por Jochen Mass, já que Patrese nunca pontuou: 6º na Alemanha e 6º na Holanda. Em qualificação o melhor que o A2 conseguiu, foi um 13º lugar na grelha do GP da Áustria. No final da temporada, o carro foi substituído pelo A3, mais convencional, mas mais fiável.

Em suma: Arrows A2 foi uma arrojada tentativa de uma pequena equipa para obter alguma vantagem sobre as equipas mais fortes embora nunca o tenha conseguido.

6 comentários:

  1. Dê meus parabéns ao seu amigo, Speeder...

    Fantástco...

    Igual ao carro, um dos meus favoritos em toda a história da F1...

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  2. Bom dia, como sempre venho visitá-lo diáriamente.
    Fiquei surpreendido.
    Se quiser venha visitar este link, pode ser que se surpreenda (como eu)

    http://4rodinhas.blogspot.com/2007/04/arrows-a2-jochen-mass-1979.html

    Cumprimentos
    José

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  3. Caro Speeder_76, o episódio Arrows A2 tem como principal base o "4rodinhas", contudo penso que a minha habilidade em ecrever não fica em causa, bastando apenas confirmar os meus comentários no autosport.pt

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  4. Lindo lindo lindo lindo lindo. Ainda hoje estou apaixonado por este carro. Para mim, de longe, o mais fantástico de sempre em toda a história da F1.

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  5. Já soube do assunto, e falei com ele, apresentando as minhas desculpas e retirei a parte que referia a fonte. Depois farei as devidas correcções e mais tarde colocarei um post a referir o sucedido. Até lá.

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  6. àparte do acessório, era um carro lindo.

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...