![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5cMG-ZoRyqOD5N8nVzi6EkvGUPja90dF04AOCvzJBLlMaQUS0pDL3vfR6baIDvPFuuSdRJfjix30hpzvPbTsH_XYLuEqBFapE-mZ7vnT2WtYG7IWx4u-heQ0ftR1Bx18JJ48b5obFLyEM/s400/Imola+85.bmp)
Hoje falo de um carro que conseguiu marcar os anos 80. O Projecto
McLaren MP4/2, projectado por
John Barnard, marcou a época de
1984 e deu o terceiro título mundial a
Niki Lauda, que bateu o seu companheiro de equipa, o francês
Alain Prost… por meio ponto.
O MP4/2 era uma evolução do MP4/1, construído em 1981, e que foi o primeiro carro a ser construído em chassis de fibra de carbono. Contudo, o potencial desse chassis tinha sido subestimado pela falta de um motor Turbo, já que usavam os
Ford Cosworth. Isso foi modificado em meados de 1983, quando
Ron Dennis pediu á
Porsche para que desenvolvesse um motor, cujos custos seriam sustentados por um dos sócios de Dennis, o saudita
Mansour Ojjeh, dono da
TAG. Com um motor feito à medida do chassis desenhado por Baranrd, estreado no final de 1983, estava tudo pronto para o ataque. Faltava um pormenor: o piloto. Como Ron Dennis não queria
John Watson, pois ele queria muito dinheiro para continuar a correr (1.3 milhões de dólares por época), Dennis aproveitou o despedimento de Alain Prost da Renault para contratá-lo logo de seguida.
Esta feita a dupla perfeita: dois pilotos calculistas, frios e analíticos, com uma excelente capacidade para desenvolver o carro, já pronto com as especificações daquele ano: fundo plano e depósito de combustível de 220 Litros de capacidade. Era um carro homogéneo: não tinha grandes radicalismos (apesar de ser o primeiro carro a usar travões de carbono), era bastante equilibrado, o que lhe daria uma maior fiabilidade. Tudo era perfeito: suspensão, aerodinâmica, chassis… John Barnard, dizia: “
Eu não sou inovador. Cultivo é a perfeição dos detalhes.”
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP0e-q_8xqwQ-xHLdpq1XUOoYfwsxSfHfot0Z4mdSRl6zyFiyBJTieTVn8rPNZnGulO4UmS4Jc4woKk7q4vAhlMBlpdBSmpZg59pB447v6QNH2INf0jGILB0qCApJswk6M3Xi3YbbxT188/s400/Brasil+84.bmp)
O MP4/2 estreou-se no GP do Brasil de 1984, com a vitória e a volta mais rápida conseguidas por Alain Prost. Nas quinze provas seguintes, Niki Lauda e Alain Prost iriam ganhar mais 11 provas, alcançando o título mundial de construtores com uma das maiores pontuações até então (
143,5 pontos, contra
57,5 pontos do segundo, a
Ferrari). Quanto ao campeonato de pilotos, era um duelo pessoal entre Lauda e Prost, com o piloto francês disposto a ganhar o título mundial que lhe tinha escapado no ano anterior. Contudo, na última prova, no
Autódromo do Estoril, Prost tinha que ganhar a corrida e evitar que Lauda chegasse ao segundo lugar para ser campeão, o que não conseguiu.
Vitórias em 1984: 12 (5 Lauda, 7 Prost)
Poles: 3 (Prost)
Voltas mais Rápidas: 8 ( 5 Lauda, 3 Prost)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqF_KVEF1TLavc8a_rBaEffwAQ-pmn7OpU0_FSUtzQla7Nj9E1MrxT5XJ0PfeekBQlVb3xYm73hudNVk9Am0obSLWSVFnby_ruY5riNi8Z4az_7qOWA6r1VGaKUwXtSXu1InYezoNQyzqH/s400/Alemanha+85.jpg)
No ano seguinte, a McLaren manteve a mesma dupla, e foram feitas poucas alterações no carro, que é apresentado como a Versão B. Redesenharam as asas, devido aos novos regulamentos, e continuou a senda vencedora, desta vez com Prost destacado no comando, apesar das ameaças do Ferrari de
Michele Alboreto. No final da temporada, Alain Prost finalmente conquista o seu título mundial avidamente perseguido e sempre fugidio… No final da época, o austríaco Niki Lauda anuncia a sua retirada.
Vitórias em 1985: 6 (5 Prost, 1 Lauda)
Poles: 2 (Prost)
Voltas Mais Rápidas: 6 (5 Prost, 1 Lauda)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzJ_N848IWyHeXL0r5XZOquJkmznsTM_02mYxIC5V5iWmHikXIqktE_yhdXNZ_-uET4DaK-xvE-2tf8c1Bv7irzlQTFEE8osA_9Ju9A0ygKNAxrT5N96KbOexEQZeNtruL4icbx0Vdp2pX/s400/Monaco+86.bmp)
Em 1986, a McLaren apresenta a versão C e contrata o finlandês
Keke Rosberg como seu companheiro de equipa, no sentido de continuar a senda vencedora, mas neste ano, a McLaren tem num adversário formidável: os
Williams FW11, pilotados pelo inglês
Nigel Mansell e pelo brasileiro Nelson Piquet.Os Williams gamham a maior parte das corridas, mas o McLaren usa a sua principal arma: a regularidade. Aliada à frieza da Prost, que já o chamavam de “
O Professor”, ganha quatro corridas e arrebata o título mundial na última corrida,
no circuito australiano de Adelaide. Em termos de construtores, fica na segunda posição, com 96 pontos, menos 45 pontos que o vencedor, a Williams.
Vitórias em 1986: 4 (Prost)
Poles: 2 (1 Prost, 1 Rosberg)
Voltas Mais Rápidas: 2 (Prost)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpyz2x-f8cMs5dUiQGu8yQJjX9NddoUFQvhi0DF8Pkd1KFyuBdBKHgPWU0onOfJCN1wRBayiQJzfPxLqvIt4_XMLSASZB3SxQBcEfeIQepdpVZAh8Wvxv0kI2JBv9Ojn7TwtnXieThXLj-/s400/Adeleide+86+2.bmp)
No total, em
48 Grandes Prémios, disputados em
três temporadas, o chassis MP4/2 conquistou
22 vitórias,
sete pole-positions e
16 voltas mais rápidas, alcançando
329 pontos, que resultaram em três títulos de pilotos e dois de construtores, tornando-se num dos chassis mais bem sucedidos de sempre da Formula 1.
É o seguinte... Eu quero saber quanto vale meu blog. Pegamos esta grana toda ai que valem os blogs e compramos as duas equipes de f1.
ResponderEliminarQuanto as Mp4/2 eles me pareciam carros gordos...Otimos mas gordos.
Como era a Lotus amarela.
Agora estabilizou Speeder, to de volta.
E Ve la no bliggro um santo baixando em kimi raikkonen.
Abraços
Groo
excelente artigo...
ResponderEliminarSempre considerei o Mp4/2 como o "meu carro" uma vez que nasci em 83..
Um abraço