quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Bolides Memoráveis - McLaren MP4/2 (1984-86)

Hoje falo de um carro que conseguiu marcar os anos 80. O Projecto McLaren MP4/2, projectado por John Barnard, marcou a época de 1984 e deu o terceiro título mundial a Niki Lauda, que bateu o seu companheiro de equipa, o francês Alain Prost… por meio ponto.


O MP4/2 era uma evolução do MP4/1, construído em 1981, e que foi o primeiro carro a ser construído em chassis de fibra de carbono. Contudo, o potencial desse chassis tinha sido subestimado pela falta de um motor Turbo, já que usavam os Ford Cosworth. Isso foi modificado em meados de 1983, quando Ron Dennis pediu á Porsche para que desenvolvesse um motor, cujos custos seriam sustentados por um dos sócios de Dennis, o saudita Mansour Ojjeh, dono da TAG. Com um motor feito à medida do chassis desenhado por Baranrd, estreado no final de 1983, estava tudo pronto para o ataque. Faltava um pormenor: o piloto. Como Ron Dennis não queria John Watson, pois ele queria muito dinheiro para continuar a correr (1.3 milhões de dólares por época), Dennis aproveitou o despedimento de Alain Prost da Renault para contratá-lo logo de seguida.


Esta feita a dupla perfeita: dois pilotos calculistas, frios e analíticos, com uma excelente capacidade para desenvolver o carro, já pronto com as especificações daquele ano: fundo plano e depósito de combustível de 220 Litros de capacidade. Era um carro homogéneo: não tinha grandes radicalismos (apesar de ser o primeiro carro a usar travões de carbono), era bastante equilibrado, o que lhe daria uma maior fiabilidade. Tudo era perfeito: suspensão, aerodinâmica, chassis… John Barnard, dizia: “Eu não sou inovador. Cultivo é a perfeição dos detalhes.”


O MP4/2 estreou-se no GP do Brasil de 1984, com a vitória e a volta mais rápida conseguidas por Alain Prost. Nas quinze provas seguintes, Niki Lauda e Alain Prost iriam ganhar mais 11 provas, alcançando o título mundial de construtores com uma das maiores pontuações até então (143,5 pontos, contra 57,5 pontos do segundo, a Ferrari). Quanto ao campeonato de pilotos, era um duelo pessoal entre Lauda e Prost, com o piloto francês disposto a ganhar o título mundial que lhe tinha escapado no ano anterior. Contudo, na última prova, no Autódromo do Estoril, Prost tinha que ganhar a corrida e evitar que Lauda chegasse ao segundo lugar para ser campeão, o que não conseguiu.


Vitórias em 1984: 12 (5 Lauda, 7 Prost)
Poles: 3 (Prost)
Voltas mais Rápidas: 8 ( 5 Lauda, 3 Prost)

No ano seguinte, a McLaren manteve a mesma dupla, e foram feitas poucas alterações no carro, que é apresentado como a Versão B. Redesenharam as asas, devido aos novos regulamentos, e continuou a senda vencedora, desta vez com Prost destacado no comando, apesar das ameaças do Ferrari de Michele Alboreto. No final da temporada, Alain Prost finalmente conquista o seu título mundial avidamente perseguido e sempre fugidio… No final da época, o austríaco Niki Lauda anuncia a sua retirada.

Vitórias em 1985: 6 (5 Prost, 1 Lauda)
Poles: 2 (Prost)
Voltas Mais Rápidas: 6 (5 Prost, 1 Lauda)


Em 1986, a McLaren apresenta a versão C e contrata o finlandês Keke Rosberg como seu companheiro de equipa, no sentido de continuar a senda vencedora, mas neste ano, a McLaren tem num adversário formidável: os Williams FW11, pilotados pelo inglês Nigel Mansell e pelo brasileiro Nelson Piquet.Os Williams gamham a maior parte das corridas, mas o McLaren usa a sua principal arma: a regularidade. Aliada à frieza da Prost, que já o chamavam de “O Professor”, ganha quatro corridas e arrebata o título mundial na última corrida, no circuito australiano de Adelaide. Em termos de construtores, fica na segunda posição, com 96 pontos, menos 45 pontos que o vencedor, a Williams.

Vitórias em 1986: 4 (Prost)
Poles: 2 (1 Prost, 1 Rosberg)
Voltas Mais Rápidas: 2 (Prost)

No total, em 48 Grandes Prémios, disputados em três temporadas, o chassis MP4/2 conquistou 22 vitórias, sete pole-positions e 16 voltas mais rápidas, alcançando 329 pontos, que resultaram em três títulos de pilotos e dois de construtores, tornando-se num dos chassis mais bem sucedidos de sempre da Formula 1.

2 comentários:

  1. É o seguinte... Eu quero saber quanto vale meu blog. Pegamos esta grana toda ai que valem os blogs e compramos as duas equipes de f1.
    Quanto as Mp4/2 eles me pareciam carros gordos...Otimos mas gordos.
    Como era a Lotus amarela.
    Agora estabilizou Speeder, to de volta.
    E Ve la no bliggro um santo baixando em kimi raikkonen.
    Abraços
    Groo

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  2. excelente artigo...

    Sempre considerei o Mp4/2 como o "meu carro" uma vez que nasci em 83..

    Um abraço

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