Em semana de Grande Prémio da Hungria, seria giro falar sobre o único piloto desse país que chegou até agora à Formula 1. Num país sem qualquer fama de competição ao mais alto nível, mas cujo circuito está no calendário vai para a sua 22ª época, Zsolt Baumgartner pode ser visto como um pioneiro da competição automóvel vindo da antiga “Cortina de Ferro”, a par do checo Thomas Enge, e que agora tem no polaco Robert Kubica o seu maior expoente.
Mas falemos de Baumgartner: nascido em Debrecen no dia de Ano Novo de 1981, começou no Karting aos 13 anos. Duas vezes vice-campeão nacional na categoria, foi para a Formula Renault alemã em 1997, onde dois anos mais tarde foi campeão. Em 2000 e 2001 corre na Formula 3 alemã, onde consegue alguns resultados de relevo. No ano seguinte, vai para a Formula 3000 Europeia, a bordo de um Coloni, onde sobe algumas vezes no pódio.
Em 2003, enquanto faz uma segunda temporada na Formula 3000, sempre com a Coloni, Eddie Jordan reparou nele e contratou-o como terceiro piloto da equipa a partir do Grande Prémio da Alemanha. Nessa corrida, um dos pilotos, Ralph Firman Jr., teve um acidente que o levou a ficar de fora durante alguns grandes prémios, e Baumgartner foi o substituto. E que estreia! Logo na Hungria, o seu país natal…
Mas num Grande Prémio famoso por ter dado a Fernando Alonso a sua primeira vitória de sempre em Formula 1, a sua performance em corrida terminou na volta 34, com um motor partido. Correu mais uma corrida, em Itália, onde terminou em 11º e antepenúltimo classificado, a duas voltas do vencedor, Michael Schumacher. Firman voltou ao lugar nas duas últimas corridas do ano, e Jordan pensou nele para ser o seu piloto em 2004, mas a falta de patrocínios fez com que se virasse… para a Minardi!
O carro era aquele que se poderia esperar de uma equipa do fundo do pelotão, mas mesmo assim, Baumgartner nas desistiu. Não era rápido, mas trabalhava muito. Tanto que mereceu até o reconhecimento de… Michael Schumacher! Nessa temporada, o seu ponto alto foi o oitavo lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos, em Indianápolis, que lhe deu a si, à Hungria, e ao antigo Leste Europeu, o seu primeiro ponto de sempre. Mas no final da época, Baumgartner não continua na equipa, sendo substituído pelo holandês Christian Albers.
A sua carreira na Formula 1: 20 corridas, em duas temporadas, um ponto.
Não se sabe muito sobre o que fez em 2005 e 2006, mas este ano, tornou-se piloto de testes e de reserva da Minardi Team USA, que substituirá o holandês Robert Doornbos em caso de impedimento. Aprece que caiu nas boas graças do sr. Paul Stoddart…
Confesso que não me lembro dele correndo pela Jordan, só dele correndo pela Minardi e apanhando do companheiro de equipe, o Bruni, se não me engano.
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