Começou esta noite o Rali da Irlanda, a penultima prova do Mundial WRC de 2007, e a terceira das provas que estrearam este ano no Mundial de Ralies. A prova, disputada em asfalto, tem a particularidade de poder decidir quem será o Campeão do Mundo de Ralies 2007: o francês Sebastien Löeb ou o finlandês Marcus Gronholm, Citroën C4 contra Ford Focus WRC.
A prova disputa-se perto da cidade de Sligo, na região noroeste da ilha e o percurso tem a particularidade de desenrolar-se em dois países: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. O programa é composto por vinte sectores selectivos, repartidos por três etapas, sendo a primeira delas a maior do rali, com 168 quilómetros.
“Não existe mais nenhuma prova de asfalto como esta no WRC”, reconhece Sébastien Löeb. “As especiais na região de Sligo podem ser um pouco diferentes das que encontrámos no Donegal e no Cork (provas do campeonato local, onde participaram para se adaptar às estradas irlandesas), mas estamos à espera de encontrar troços muito rápidos, estreitos, com muitos solavancos e pontuados por grandes lombas. Este cocktail promete ser difícil de gerir, especialmente tendo em conta que temos imperativamente de vencer. Vai certamente ser uma corrida renhida, mas vamos dar tudo o que temos!”.
Quem também estará no Rali da Irlanda, mais concretamente na categoria de Produção, é o português Armindo Araújo. Apesar de não fazer um rali em asfalto desde o final do ano passado, parte com a moral elevada para uma prova onde o desconhecimento de todos os adversários poderá ser uma vantagem, como explica ao Autosport: «Apesar do que aconteceu no Japão estamos confiantes num bom resultado que poderá ser num dos lugares do pódio, mesmo se não fazemos ralis de alcatrão há praticamente um ano».
Essas eram as aspirações dos pilotos antes da Super - Especial de hoje à noite, onde o melhor foi Marcus Gronholm, que ganhou o troço com uma vantagem de 0,9 segundos para o francês Sebastien Löeb. Enquanto isso, na Produção, Armindo Araújo foi quarto, a 0,9 segundos do austriaco Andreas Aigner, o vencedor da especial de 1800 metros. Amanhã há mais rali, em classificativas onde devido à estreiteza da estrada, o menor erro pode ser fatal.
Grande Speeder! Estou na torcida por Leob. Como diz nosso amigo Groo "Cravo meus dez" no Leob!!
ResponderEliminarUm abração!
SAVIOMACHADO