A partir de hoje e até ao dia 5 de Janeiro, vou começar a fazer a previsão do Rali Lisboa-Dakar de 2008. Depois de ter mostrado há uns tempos o percurso do rali deste ano, com passagens por Marrocos, Mauritânia e Senegal, hoje vou começar a mostrar as equipas que participam neste que é considerado como o maior rali-raid do mundo.
O dia de hoje é dedicado à equipa Mitsubishi, pluri-vencedora do Dakar (12 vitórias, dos quais sete consecutivas), e crónico candidato ao triunfo final. Este apontamento está a ser feito pelo blog 16 Válvulas, que nos últimos dias tem feito vários artigos sobre o rali. É um excelente blog, de um programa de rádio existente em Évora, que deve ser de visita obrigatória!
O Carro - Mitsubishi Pajero/Montero Evolution
"A Mitsubishi compete com um Pajero/Montero Evolution, primeiro uma curiosidade, o porque de ter 2 nomes (Pajero/Montero). Nos países de expressão Espanhola a palavra Pajero tem uma conotação negativa, então a Mitsubishi decidiu trocar o nome nos países de língua Espanhol, por lá são conhecidos por Montero.
(...) o Mitsubishi Pajero Evolution é talvez dos projectos mais ambiciosos da marca Japonesa, iniciado em 2002 para respeitar já os regulamentos de Super Produção que a ASO ia impor, ( Kleinschmidt ganhou em 2001 com Mitsubishi mas competindo com um Pajero T2 da Mitsubishi Alemanha), o carro é já desenvolvido para vencer, desenhado por Olivier Boulay, o carro é baseado no Pajero 2+2, e é apresentado em Genebra em 2002, com um motor de 3,5 Litros V6 e capaz de atingir os 190km/h, um desenho de carroçaria totalmente diferente dos anteriores Pajero, as medidas aumentadas para 2 metros de largura (o máximo permitido pelo regulamento), e um sistema inovador que permitia esvaziar e encher os pneus apertando um botão dentro do carro.
A estreia do Pajero Evolution no Dakar foi em 2003 e resultou na vitória de Masuoka à geral, repetia-se assim a vitória do Japonês na estreia do novo carro da Marca. Depois da espectacular estreia no Dakar 2003, a Marca Japonesa faz algumas mudanças no carro, a mais significativa ao trocar o motor 3,5 Litros V6 por um 4 litros V6, alterou ainda as suspensões e as barras de protecção do carro. Com a evolução do carro foram alteradas a caixa de velocidades passou a ser de 5 marchas, o carro atigiu os 270cv, e o motor está 100mm mais baixo para baixar o centro de gravidade, sendo a principal alteração a estreia do motor diesel no Dakar 2008."
Os pilotos - Stephane Peterhansel, Luc Alphand, Nani Roma e Hiroshi Masuoka
Stephane Peterhansel e francês, tem 43 anos e é um dos homens que mais venceu no Dakar, quer em motos, quer em carros. A bordo de um Yamaha, ganhou por cinco vezes o Dakar (1992, 1993, 1995, 1997, 1998) e mais três vezes em carros, sempre pela Mitsubishi (2004, 2005, 2007). Naturalmente, em 2008, é o candidato numero um para mais uma vitória no Dakar, já que o seu carro é quase imbatível, e a sua experiência o precavê dos erros que os outros concorrentes, mais fogosos, costumam cometer quando estão nas etapas do deserto.
Luc Alphand é outro francês, com 42 anos e antigo campeão de ski alpino. Após terminar a carreira nas montanhas, passou para os automóveis, especialmente o rali-raid (embora com algumas participações nas 24 Horas de Le Mans). Em 1999 ganha a categoria T1 (carros de Produção) no Dakar, em 2004 vai para a equipa oficial de BMW, onde dá nas vistas, e no ano seguinte é convidado para fazer parte da equipa oficial da Mitsubishi. Ganha a competição em 2006 e termiona em segundo na edição do ano passado. Este ano e, em conjunto com Peterhansel, sério candidato à vitória.
Nani Roma é espanhol, tem 35 anos e durante muito tempo foi um dos melhores pilotos de enduro do seu país. em 1996 começa a competir no Dakar e torna-se campeão da sua categoria em 2004 ao volante de uma KTM. No ano seguinte faz a transição para os automóveis, onde se torna terceiro piloto da Mitsubishi desde então. Apesar do estatuto, isso não impede de ser candidato aos primeiros lugares.
Hiroshi Masuoka é um veterano nestas andanças. Tem 47 anos e vem ao Dakar desde 1990. Em 1992 ganhou na categoria T2 e dez anos depois ganhou na Geral, tendo repetido o feito no ano seguinte, sempre ao volante da Mitsubishi. No ano passado, depois de dois anos em que ficou pelo caminho, Masuoka terminou o Dakar no quinto lugar. A sua veterania é sempre bem vinda para este rali e pode dar uma ajuda importante numa classificação final.
Por hoje é tudo. Amanhã falarei do maior rival da Mitsubishi neste Dakar: a equipa Volkswagen.
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