sábado, 12 de janeiro de 2008

GP Memória - GP da Argentina 1975


Nos anos 70, a Formula 1 começava sempre cedo, em Janeiro, aproveitando o Verão austral na América do Sul e em Africa. Era por isso que antes de Março que o Mundial já tinha feito três provas fora da Europa, em circuitos como Buenos Aires, Interlagos e Kyalami, na Africa do Sul.

Em 1975, a temporada começava cedo, em Buenos Aires. Nessa altura, havia várias novidades no "paddock" da Formula 1. Emerson Fittipaldi tinha um novo companheiro de equipa, o alemão Jochen Mass, que substituia o agora retirado Dennis Hulme, e o seu irmão Wilson começava a aventura da Copersucar-Fittipaldi, a equipa brasileira na Formula 1, com o FD01, desenhado por Ricardo Divilla.

Entretanto, Ronnie Peterson estava insatisfeito na Lotus, depois do fracasso que estava a ser o Lotus 76. Colin Chapman convencia-o para ficar mais uma temporada, no sentido de proporcionar o desenvolvimento necessário para mais este projecto. O piloto sueco estava quase a ir para a Shadow, mas no último minuto manteve-se fiel à Lotus.

Entretanto, a Shadow começava muito bem a temporada. Graças ao francês Jean-Pierre Jarier, leva o seu carro para a primeira "pole-position" da sua carreira e da equipa, à frente do brasileiro José Carlos Pace e do piloto "da casa" Carlos Reutmann. Quanto ao campeão do mundo, Emerson Fittipaldi, não foi além da quinta posição na grelha.


Na volta de aquecimento, a transmissão do Shadow de Jarier cede e nem sai da boxe. Sendo assim, quem vai para a frente é Pace, seguido de Reutmann e o Hesketh de James Hunt. Fittipaldi era quarto e o seu irmão Wilsinho não vai longe, quando na volta 13, o seu Copersucar pega fogo. Entretanto, Hunt vai para a frente e ameaça os dois Brabham. A coisa compensa na volta 46, quando Pace desiste com problemas de motor. Só que nessa altura, os pneus de Hunt estão desgastados e não resiste ao ataque de Emerson Fittipaldi, que passa para a liderança e ganhará esse Grande Prémio.

Hunt resiste aos ataques de Reutmann e fica na segunda posição, uma boa maneira para começar o ano para o piloto inglês. Para fechar os pontos ficaram o suiço Clay Regazzoni, em Ferrari, o francês Patrick Depailler, num Tyrrell, e o austriaco Niki Lauda, no outro Ferrari.

1 comentário:

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...