![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-_a1INk2wquEqZPOSQUq_VAUqbNgmyr4I-r492LoaTjKB-2G_jwBx_5sGGmKZD5ItIESamuKSShA-KvGR-nMHlNjMeAk-8mmA8d9HL9jI7doZ-VnJEWf-WeLzXqgW39ZQe08qCY91AZ8/s400/Holanda+58+3.bmp)
Depois dos dois escândalos consecutivos que a Cooper tinha causado, com o seu pequeno carro de motor traseiro, esperava-se que a "normalidade" voltasse ao "paddock" com os Vanwall, Maserati, Ferrari e BRM, todos de motor frontal, a mostrar-se perante o público e a disputar a vitória.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV5K6NxXeRfYTJgiKcDJNcWndVmGTAI6SVP88XY9elTVlhlfHasquYu9_HoluZdytD-mILauiwaL-2P6HoTvSVaNNst8u6tvo82h-jlzO6d9gTWZsEsfTQ4IqGjBGIfJnvS7aayZ8bP88/s400/Holanda+58.bmp)
De resto, havia entradas privadas, uma delas de um Porsche laranja, guiado por um aristocrata local chamado Carel Godin de Beaufort.
Nos treinos, a Vanwall dominou completamente a tabela de tempos, ao colocar os seus carros nas três primeiras posições, com Lewis-Evans à frente, seguido por Moss e Brooks. Tony Vanderwell, o fundador e proprietário da equipa, não poderia ter sonhado melhor... logo atrás vinha o BRM de Jean Behra, o Cooper de Jack Brabham e o primeiro dos Ferrari, Mike Hawthorn.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-ahWxECwq9xH5r1_MzrY5yhJuCkz1ffidJ8BJCPO7fRcQ0LuQlS0VC6Swz86WEPEtYP2Bx4AqQnfWvzHLF1p41ztu0TMAY-TjmmlZseqvAjfd4XRP7zvTXlkcgps23QsbE5ltd5zIzlU/s400/Holanda+58+2.bmp)
Entretanto, mosso fugia, e Schell pressionava Lewis-Evans pelo segundo lugar, até que na volta 12, conseguiu ultrapassá-lo, e partir para a perseguição a Moss. Só que este levava uma grande vantagem, e nunca mais foi apanhado. Mais atrás, Behra fazia uma corrida de recuperação, ultrapassando primeiro Salvadori, e a seguir Hawthorn, e lutava com Lewis-Evans pelo terceiro lugar, antes deste desistir na volta 47, com problemas de motor, ascendento ao lugar mais baixo do pódio.
A partir dali, não houve muito mais história. Com a segunda vitória do ano, Moss passava para a frente do campeonato, com 17 pontos, seguido por Luigi Musso, com 12 pontos. Após Moss e do duo da BRM Schell/Behra, seguiram-se o Cooper de Roy Salvadori e o Ferrari de Mike Hawthorn, no quinto lugar.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...