Por norma, não falo nem sigo muito o Campeonato Nacional de Turismos, conhecido internacionalmente pela sigla PTCC. Sei que é um campeonato recente, e sei também que este ano tem havido alguma polémica, por causa do poucos carros inscritos, dos preços das inscrições, etc... e de só este ano ter havido um Campeonato absoluto.
Este fim de semana, há uma jornada dupla no Circuito de Valência, integrada na ronda espanhola do WTCC, e só dez pilotos é que participam, numa altura em que a RTP vai fazer transmissão em directo das provas. Por um lado é bom, mas por outro... é o Paulo Solipa, e o homem vê tudo do estúdio, e não em Cheste. Que saudades tenho de ver esse pessoal comentar "in loco" as provas de Formula 1 e não nos gabinetes...
Enfim, vamos à corrida. Ela decorreu com uma pista molhada, secando durante a corrida. O "poleman", Francisco Carvalho, a bordo de um Seat Leon Supercopa, ficou ensanduichado na partida pelo outro Leon de Patrick Cunha e pelo Peugeot 407 de Francisco Carvalho, ficando com o carro inguiável, e caindo na classificação. Com isso, o piloto do Peugeot manteve a liderança até quase à última volta, altura em que se dá o caso da corrida: ele fica sem a segunda marcha e aliado ao piso molhado, alarga a trajectória na última curva, aproveitando Cunha para se pôr de lado... e empurrando-o para os rails de protecção! Contudo, Carvalho resiste e ganha... por milímetros!
"Apanhei um susto na última volta devido a um problema mecânico, perdi a vantagem e quase fui surpreendido na última curva, mas ganhei e estou muito feliz", disse Figueiredo em declarações captadas pelo Supermotrores. "Nas primeiras voltas quis evitar problemas e perceber como o Peugeot se comportava com o piso molhado. Paulatinamente cheguei ao primeiro lugar, abri uma boa vantagem e controlei facilmente a corrida", concluiu.
Claro, sabia que isto iria dar brado (mas parece que o Solipa não...), e mais tarde, Cunha foi desclassificado "por manobra anti-desportiva". Ele respondeu anunciando que não ia participar na segunda corrida.
Quem aproveitou tudo isto foi Cesar Campaniço. A bordo do seu BMW 320i, o vencedor da jornada dulpa de Braga subiu à segunda posição, consolidando a sua liderança no campeonato. O terceiro foi Antonio Figueiredo da Silva, no Seat Leon, que bateu José Monroy em duelo (este mais pacífico) até ao fim.
Amanhã é a segunda corrida desta jornada dupla.
O PTCC pode não ter muitos inscritos, mas ao menos há uma categoria de turismo em Portugal.
ResponderEliminarNo Brasil, a Stock Car tem grid cheios, mas um regulamento desportivo pífio, carros que não vêm de fábrica, e uma compulsão por imitar a Nascar norte-americana, chegando ao ponto de adotar o playoff no campeonato! Estúpidos que são...
O PTCC só têm 10 carros inscritos? Que inveja! A etapa de abertura do Campeonato de Marcas aqui no Brasil (que correu junto com o WTCC em Curitiba) teve só 8 incritos! Foi uma daquelas corridas que a gente tem de torcer pra que todo mundo complete a prova, caso contrário o pódio pode ficar incompleto! Quanto a Stock Car eu acho legal! Gosto é gosto.
ResponderEliminar