domingo, 28 de setembro de 2008

Formula 1 - Ronda 15, Singapura (Corrida)


E por fim, aconteceu. O primeiro Grande Prémio nocturno ocorrido naquela cidade estado, o 800º Grande Prémio da história da Formula 1. E é um circuito urbano, logo, com poucas escapatórias, asfalto ondulado, e relativamente pouco aderente.

Antes de arrancar a prova, um factor importante: não iria haver hipótese de chuva durante a duração da corrida. Esse factor de imprevisibilidade está fora do baralho...

A partida correu bem, com Felipe Massa na frente de Lewis Hamilton, com Raikonnen na terceira posição. Cedo se viu que os dois pilotos da frente estavam mais leves, logo, iriam parar mais vezes. Contudo, apesar disso, o homem mais rápidos dos três era... o terceiro classificado, Kimi Raikonnen! Batendo constantemente a volta mais rápida, conseguia não só evitar a fuga dos dois primeiros, como permitia, em certas alturas, aproximar-se de Lewis Hamilton.

Mas na volta 17, o momento decisivo: Nelson Piquet Jr. "estreia" os muros singaporeanos, fazendo entrar o Safety Car em pista. Foi a altura do manifesto azar dos brazucas na prova com a desistência de Barrichello e a "saída à Albers" do Felipe Massa (mas os culpados foram os mecânicos). Coincidência ou não, os carros que tinham parado até à entrada do SC tinham sido, o Renault de Fernando Alonso e os Red Bull-Renault de Mark Webber e David Coulthard...

Depois da saida do "Safety Car", viram-se os prejuizos: Robert Kubica e Nico Rosberg, que tinham entrado mal viram o acidente, mas com o "pitlane" fechado, foram penalizados. Felipe Massa, pela mangueira agarrada, também foi. E quem ganhou com isto, para além de Alonso? Lewis Hamilton! Os desastres na corrida por parte da Ferrari fizeram com que continuasse em posição de liderança no campeonato, e ao fim de algum tempo, estava no quarto lugar, e a assediar o terceiro... David Couthard.

À medida que as voltas finais se aprocimavam, também se tornavam evidentes o desgaste dos carros e dos pilotos. Alguns dos travões estavam no limite da sua capacidade, e o perigo de novo embate no muro era cada vez mais real. E a onze voltas do fim, foi a vez de Adrian Sutil bater no muro. De novo o Safety Car em pista, e as hipóteses de uma vitória tranquila para Fernando Alonso ficavam um pouco para trás.

Mas a oito voltas do fim, quando o carro da organização foi para as boxes, Alonso disparou na liderança, com Hamilton a atacar o segundo lugar de Rosberg. O espanhol da Renault estava prestes a deitar para fora um ano de frustrações com uma tática brilhante da equipa, e nem quando Kimi Raikonnen bateu no muro, a quatro voltas do fim, receando uma chegada sob bandeiras amarelas, tirou a concentração ao piloto espanhol.

E assim, mesmo no limite das duas horas, e pela primeira vez desde o GP do Japão de 2006, e pela primeira vez desde o GP de Itália de 2007, que Fernando Alonso e a Renault ganhavam uma corrida, alcançando a sua 20ª vitória na sua carreira. E em 2008, o primeiro pódio de Alonso... é logo com uma vitória! Nico Rosberg deu ao "tio" Frank o melhor resultado do ano, e o seu segundo pódio da sua carreira, numa boa colheita para a Williams (Nakajima foi oitavo). Mas outro grande vencedor foi Lewis Hamilton, que com o seu terceiro lugar, conseguiu seis preciosos pontos na luta pelo campeonato. E a três provas do fim, isso conta!

Nos restantes lugares pontuaveis, Timo Glock foi quarto, está cada vez melhor no seu ano de aprendizagem na Toyota, Sebastien Vettel continua com a sua boa estrela, ao ser quinto, Nick Heidfeld foi sexto, David Coulthard o sétimo, e Kazuki Nakajima o oitavo.

No final Singapura conseguiu o que queria: ficou na história. E no goto dos espectadores...

7 comentários:

  1. Tensão foi a palavra certa para essa prova.

    Decepção também. A Ferrari praticamente entregou o título ao Hamilton. Não é possível que ele vá perder de novo. Um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar!

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  2. carrera vibrante ganada por magic renault alonso y massa paseo la manguera y hamilton se afianza en el liderato

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  3. Também lembrei do Albers! Talvez a culpa não seja tanto dos mecânicos quanto do idiota que acho que era uma boa idéia colocar um sistema de luzes ao invés do operador de lollipop.

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  4. Alonso vuelve a ganar demostrando porque es bicampeón. Espero poder disfrutar de más carreras como esta muy pronto. Después de lo de hoy nada es imposible.

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  5. Parabéns ao melhor piloto da atualidade na f-1: Alonso; Pêsames à trapalhada dupla brasileira: Barrichello e Piquet Jr. (um deveria ter disconfiômetro e se aposentar e o outro retornar à GP-2 e ter bons resultados e esperar prá ver se tem alguma equipe disposta a apostar em si). E a Ferrari??? Bem, nessumo a suo modo (sempre foi bagunçada assim com exceção dos tempos do Schummy). Um abraço prá ti.

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  6. Belo post, belas fotos.

    Se não fosse a tal regra de fechar os boxes, que eu questiono, Rosberg é quem poderia ter sido o grande nome do dia, ou melhor, da noite.

    Valeu pela experiência, e até ultrapassagens nós vimos no circuito de rua.

    Parabéns pela página. Uma das poucas que fez uma bela homenagem ao Paul Newmann.

    Abraços.

    Fábio - GRID GP

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  7. Lamentável para a Ferrari que errou como um equipe, e nisto incluo tb o piloto!poxa, a essa altura do campeonato errar por causa de sinal de pitstop?ridículo!!!Parabéns ao alonso, ao Rosberg...e ao Hamilton!que DEus o ilumine, e que ele ganhe mais uma corrida ou 2 até o final.hehehe,e que não erre como MAssa e equipe fizeram.

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...