domingo, 28 de setembro de 2008

WSR - Estoril (Corridas de Domingo)

No mesmo fim-de-semana em que a Renault regressava às vitórias na Fórmula 1, graças a Fernando Alonso, em Singapura, no Circuito do Estoril a marca francesa também fazia a festa, com o espectáculo do World Series by Renault.

E os bons resultados nos portugueses presentes nas várias competições continuaram esta tarde, na Formula Renault Eurocup 2.0, com António Felix da Costa, o "Formiga", a ser quarto classificado, falhando um pódio por muito pouco, e Filipe Albuquerque, no seu regresso aos monolugares após quatro meses de ausência, foi nono classificado na versão mais musculada, a 3.5, numa corrida que consagrou o holandês Gierdo van der Garde como vencedor, sucedendo a Alvaro Parente na tabela dos campeões.

Na Eurocup Formula Renault 2.0, Félix da Costa foi quarto na segunda corrida, falhando por muito pouco a subida ao pódio. Na corrida desta manhã, o “Formiga” partia da sétima posição da grelha, e desde o momento da partida, o piloto português realizou uma corrida ao ataque e logrou chegar à quarta posição, numa corrida onde devido a uma entrada intempestiva do “Safety Car”, evitou uma subida ao pódio.



O vencedor foi o finlandês Valtteri Bottas, que relançou a sua candidatura ao título, devido aos abandonos dos seus rivais, o australiano Daniel Ricciardo e o espanhol Roberto Merhi. A acompanhar Bottas no pódio foram os ingleses Richard Singleton e Alex Morgan.


No final da corrida, o piloto de Caascais, com apenas 17 anos e na sua primeira temporada em monolugares, estava satisfeito por ter cumprindo com os seus objectivos: "Estou muito contente, apesar de lamentar que, nas primeiras voltas, o carro não tenha estado tão eficaz, pois gostaria de ter chegado ao pódio".


Outro português que esteve nesta categoria, Luís Santos, participou nas duas corridas, onde a sua inexperiência em monolugares saltou à vista. Nas duas corridas do fim-de-semana, foi 28º e 27º classificado, respectivamente.


Na categoria 3.5, Filipe Albuquerque fez uma prova meritória, atendendo ao facto de ele não conduzir um monolugar há quatro meses, e de o Dallara-Renault da equipa Epsilon Euskadi estar menos afinado do que a concorrência. Contudo, o piloto de Coimbra consegui nesta corrida um bom nono lugar final, numa prova vencida pelo espanhol Alvaro Barba, seguido pelos franceses Julien Jousse e Charles Pic. "Efectuei uma boa partida e recuperei alguns lugares, mas depois não tinha ritmo para o grupo da frente", declarou.


A prova ficou marcada no final por um acidente impressionante, causado pelo mexicano Salvador Duran, que embateu na traseira do carro do malaio Fairuz Fauzy, na travagem para a Curva 1. O carro do mexicano foi lançado no ar, planando até à escapatória de brita, onde, ao aterrar, iniciou uma série impressionante de capotamentos, imobilizando apenas numa das estradas de apoio do Autodromo do Estoril, após ter derrubado as redes de vedação. O mexicano foi transporado para o centro médico, queixando-se de problemas na perna direita, mas os médicos nada detectaram.


A World Series by Renault volta para o seu último fim de semana duplo nos dias 18 e 19 de Outubro, no circuito de Montmeló, em Barcelona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...