Gil de Ferran é um dos muitos pilotos brasileiros que nos anos 90, correram na Europa e na América, provavelmente um dos melhores. Hoje em dia, tem uma história establecida um automobilismo, pois venceu as 500 Milhas de Indianápolis, em 2003, dez anos depois de Emerson Fittipaldi. Para além disso, foi bi-campeão na defunta CART, em 2000 e 2001, e vice-campeão da IRL em 2003. Na Europa, foi o campeão britânico da Formula 3, a bordo dos carros de Paul Stewart, filho de Jackie Stewart.
Eventualmente, o seu maior desgosto foi o de nunca ter feito uma corrida de Formula 1 na sua carreira. Mas teve dois testes, em 1992 e 93, quando andava em Inglaterra, a correr na Formula 3 britânica e na Formula 3000 europeia. O primeiro teste foi em Novembro de 1992, quando a Williams o convidou para dar umas voltas no seu carro, em companhia de... Alain Prost. O piloto francês estava a começar a ambientar-se à nova equipa, usando o carro que tinha sido campeão, com Nigel Mansell. De Ferran foi meio segundo mais lento do que Prost, o que até era bom, pois estamos a falar da sua primeira adaptação à máquina...
O segundo teste ocorreu uns meses depois, em Setembro de 1993, no Autódromo do Estoril. A Footwork-Arrows decidira fazer testes uns dias depois do GP de Portugal, no Estoril, e De Ferran deu umas voltas em companhia de um holandês que dava nas vistas nas categorias inferiores, chamado Jos Verstappen. Ambos iam "rachar" o carro durante esse dia de teste, que começou mal para o brasileiro. E porquê? Ora, bateu com a cabeça na porta do "motorhome"!
Talvez seja por isso que os seu melhor tempo por volta tenha sido um segundo e meio mais lento do que o holandês, que fez tempos muito próximos do veterano Derek Warwick. E no ano seguinte, a Benetton o escolheu para ser piloto de testes da equipa, que com as lesões de J.J. Letho, se tornou em piloto efectivo.
De Ferran ainda correu na Formula 3000 em 1994, mas no final do ano, resolveu acitar um convite para correr nos Estados Unidos, na então CART, onde fez a carreira que todos conhecem. Depois de se retirar da competição, no final de 2003, e de trabalhar algum tempo como director desportivo da Honda, está agora a dedicar o seu tempo na sua equipa da Acura (Honda) na American Le Mans Series, como piloto/director. Para saber desta historieta e mais outras, podem visitar o site do Rianov Albinov, o F1 Nostalgia.
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