As duas corridas de hoje foram bastante agitadas, com o Safety Car a intervir na pista por algumas vezes, devido ao mau estado da pista e aos inumeros despistes que os vários pilotos sofreram. No final, a Feature Race acabou com a presença do SC em pista...
Mas voltamos antes, à Sprint Race. Na primeira corrida, a partida foi dada atrás do Safety-Car, mas ainda assim, o irlandês Adam Carroll não evitou um pião na última curva, quando os pilotos se aprestavam para iniciar a prova. O irlandês, que arrancava da terceira posição, acabou por ser colhido pelo monegasco Clivio Piccione, tendo os dois abandonado no momento.
Quando o Safety Car recolheu às boxes, Jeroen Bleekemolen, o "poleman" holandês, assumiu o comando, mas era muito acossado por pelo neozelandês Earl Bamber que acabou por lhe ganhar o comando. Contudo, o homem mais rápido em pista era o malaio Fairuz Fauzy que, depois de arrancar do quarto posto, começou a recuperar, passando todos os adversários que tinha pela frente, para chegar ao comando.
Mas no final da volta 12, os organizadores mostraram a bandeira vermelha, devido aos inumeros carros que estavam encostados à berma, pois não conseguiam estar muito tempo em pistra devido à chuva e ao vento. No final, foi validada a classificação ao final da décima volta, e a vitória foi para Fauzy, seguido por Bamber e o francês Loïc Duval. Filipe Albuquerque, aproveitando os azares alheios, conseguiu levar o carro até ao fim, terminando no nono posto, numa prova onde só os oito primeiros pontuam.
No final dessa corrida, o piloto de Coimbra dava-se por satisfeito com o resultado: “Fiz tudo o que me era possível. Com um carro completamente novo e sem grandes indicadores face ao seu comportamento, penso que terminar em nono, foi um óptimo resultado. Chovia bastante e foi muito complicado não cometer erros. Para além de que sentia claramente falta de andamento", afirmou.
Na segunda corrida, a Feature Race, o tempo estava na mesma: frio e tempestuoso. Tal como na Sprint, os organizadores decidiram que a corrida iria começar com o Safety Car por algumas voltas. Quando a corrida começou verdadeiramente, Fairuz Fauzy assumiu a liderança, fruto da pole-position oferecida pela vitória matinal, e ganhou rapidamente uma pequena vantagem sobre os seus perseguidores.
Entretanto, Filipe Albuquerque decidira assumir uma toada defensiva e uma paragem tardia, para poder subir algumas posições. Com isso, Albuquerque chegou até a liderar a corrida por algumas voltas, mas no final do primeiro pit-stop, quando seguia na sexta posição, um despiste terminou com as suas aspirações de obter pontos. “O carro estava realmente com um bom andamento, sempre entre os mais rápidos. Fizemos um ‘pit-stop’ excepcional. Mas, a pista estava demasiado perigosa. A quantidade de água em pista desenhava verdadeiros rios. Quando entrei em pista após o ‘pit-stop’, ocupava o quinto posto e entrei em ‘aqua planning’. Os pneus estavam frios e na recta interior o carro escorregou. Ainda tentei controlar, mas naquelas condições foi impossível”, disse.
O despiste de Albuquerque, juntamente com outras saídas de pista que ocorreram nos mesmos instantes, precipitou a reentrada do Safety-Car em pista, figurando então Loic Duval no comando da corrida. A partir de então, o piloto francês, que já tinha sido o principal adversário de Fauzy antes das paragens nas boxes, manteve sob respeito o malaio, e nem mesmo nova entrada do Safety-Car, devido a um forte toque entre o carro de Daniel Moran (Libano) e Ho-Pin Tung (China), impediu Duval de conquistar a vitória na Feature Race, onde apenas sete carros terminaram, e o Safety Car ficou em pista até ao final.
Apesar do desfecho, Albuquerque considerava que o fim-de-semana tinha sido produtivo: "Apesar de tudo, acho que dadas as condições, conseguimos fazer um óptimo trabalho. Carro novo, sem um único teste e com estas condições atmosféricas, fazer melhor, teria sido complicado. Acho que temos uma boa base de trabalho para desenvolver para a próxima corrida", concluiu.
A próxima jornada dupla acontecerá a 9 de Novembro, no circuito chinês de Chengdou, onde se espera que estejam as 25 máquinas que constituem o A1GP desta temporada.
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