domingo, 5 de outubro de 2008

WTCC - Monza (Corridas)

A Seat dominou o fim-de-semana competitivo de Monza. Depois de alcançar ontem os quatro primeiros lugares da grelha de partida, a marca espanhola venceu ambas as corridas de hoje, tendo alcançado duas dobradinhas em cada uma das corridas. Tiago Monteiro, com duas boas prestações, terminou sempre nos pontos.


Na primeira corrida os homens da marca espanhola não deram qualquer chance aos seus adversários, tendo monopolizado as três primeiras posições ao longo de toda a corrida. Contudo, o sueco Rykard Rydell sofreu uma penalização de trinta segundos, após ter cortado uma chicane na última volta, o que o atirou para o décimo sexto posto.

Quanto a Tiago Monteiro, conseguiu fazer uma boa corrida, chegando ao seu final na quarta posição, conseguindo cinco pontos. Arrancando de décimo, Tiago subiu para sétimo no final da primeira volta, aproveitando a confusão no arranque, que levou ao abandono de James Thompson, no seu Honda, tocado pelo BMW do espanhol Felix Porteiro. A partir daí, começou a lutar por posições com os BMW do brasieliro Augusto Farfus e do inglês Andy Priaulx. O abandono de Farfus e o atraso inesperado de Nicola Larini à sua frente permitiram-lhe terminar a corrida no quinto lugar. Contudo, depois penalização do sueco Rykard Rydell, que acabara a corrida em terceiro, e assim Monteiro subiu para o quarto lugar.

"Na corrida da manhã consegui imprimir um ritmo interessante até bem perto do final. A temperatura não estava muito alta e deu para aguentar os pneus com boa resposta durante mais algumas voltas do que seria normal. Isso permitiu que conseguisse responder com eficácia nas várias lutas por posições que foram acontecendo. Aliás, a corrida foi espectacular, com os pilotos dos primeiros lugares com tempos muito aproximados. A minha preocupação era naturalmente a partida, pois em Monza a primeira chicane é, por tradição, um ponto muito sensível. Felizmente correu tudo bem. Depois foi aproveitar o potencial do motor diesel num traçado que é muito rápido e onde a altura dos correctores torna a corrida muito exigente para os carros e também para nós do ponto de vista físico", declarou Tiago no final da corrida.

A segunda corrida começou com Alessandro Zanardi na frente, graças ao oitavo lugar conquistado na corrida anterior. Contudo, com o tempo, perdeu esse lugar em favor dos Seat Leon TDi, de Gabriele Tarquini, e depois de Jordi Gené, que cedo se desembaraçaram da concorrência dos BMW e da Chevrolet. Gené liderou, mas depois cedeu o lugar para Tarquini, que ganhou aqui em casa o seu terceiro triunfo da temporada. Gené foi o segundo, e Nicola Larini, no seu Chevrolet Lancetti, o terceiro.

Quanto a Tiago Monteiro, o piloto português nesta segunda corrida viu-se envolvido num grupo bastante aguerrido e, depois de ter partido do quinto posto, chegou mesmo a rodar fora dos pontos. Porém, sem nunca baixar os braços, voltou a entrar e terminou no sexto lugar da classificação, a oito segundos de Gabriele Tarquini.

"Na segunda corrida as coisas complicaram-se logo no início. Mais uma vez a partida foi confusa, com o pelotão colado e muitos toques. Houve vários carros que seguiam atrás de mim que seguiram em frente na chicane e ganharam posições. Pilotos como eu e o Yvan (Muller) ficaram irremediavelmente prejudicados. De resto os pneus tiveram uma boa prestação mas o comportamento em curva piorou bastante, porque tive um problema com um amortecedor. Tanto nas chicanes como na parabólica era muito complicado manter a trajectória ideal. Foquei-me em aproveitar ao máximo os cones de ar e tentar a melhor posição possível. Consegui um total de 8 pontos que são muito importantes para a equipa e foi um fim-de-semana regular, o que num campeonato tão competitivo é difícil", afirmou o piloto português.

A próxima etapa do WTCC será dentro de três semanas no Japão. O Campeonato Mundial de Turismos estará no circuito de Okayama entre 24 e 26 de Outubro.

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