domingo, 5 de outubro de 2008

PTCC - Estoril (Corridas)

O campeonato PTCC aproxima-se do seu final, e hoje estava em jogo o título, pois até à chagada às corridas de hoje, tinhamos seis pilotos com hipóteses de alcançar o título nacional, apesar do então lider, César Campaniço, ser o principal favorito às vitórias nas corridas que iria decorrer no Autódromo do Estoril. E hoje, César Campaniço não defraudou as expectativas, ao ganhar uma das corridas e ser terceiro na segunda, ganha pelo Seat Leon Supercopa de José Monroy.



Na primeira corrida da tarde, César Campaniço, depois de ter feito a sua primeira "pole-position" do ano, largou bem e não mais foi visto até cruzar a recta da meta, para a bandeirada de xadrez, comemorando a sua sexta vitória da temporada. "A partida e as travagens para duas primeiras curvas foram os momentos mais difíceis, porque depois foi só ganhar vantagem e manter a concentração", reconheceu o jovem piloto do BMW 320i.



Incapazes de acompanhar o andamento e a consistência do líder do campeonato, os mais directos adversários quedaram-se pelas posições imediatas, mas sem que protagonizassem grandes lutas. Francisco Carvalho foi o segundo classificado, e o derradeiro lugar do pódio foi ocupado por Patrick Cunha.



Na segunda corrida, com as posições invertidas, o objectivo era tentar segurar Campaniço, para evitar que ele comemorasse o título por antecipação, mas o melhor que fizeram foi que ele não fosse mais adiante que o terceiro lugar. Esta corrida foi ganha por José Monroy, com o piloto do SEAT Leon Supercopa a efectuar uma boa partida e a dominar da primeira à última volta.



"O arranque foi o momento mais delicado, porque depois de ver que o João Figueiredo estava a aguentar a pressão do César Campaniço, limitei-me a gerir a vantagem", afirmou o piloto, no final da corrida. O piloto do Peugeot 407 foi o segundo classificado, aguentando os ataques de Campaniço. No final, Figueredo só lamentou que "o motor mais competitivo tenha cedido no segundo treino livre, porque com a evolução operada no carro em termos de comportamento, o balanço da jornada talvez tivesse sido diferente".




Já César Campaniço reconheceu que "para tentar chegar ao segundo lugar teria de arriscar bastante e não era eu que estava em posição de o fazer". É que com a vitória na corrida inaugural e a subida ao derradeiro lugar do pódio na segunda, o piloto da BMW saiu do Estoril em excelente posição para chegar ao ceptro. Apesar de alguns problemas no sistema de travagem, Francisco Carvalho foi o quarto classificado, precedendo Jorge Areal, António João Silva e José Carlos Ramos, todos em SEAT Leon Supercopa.




Agora, apesar do título se decidir na última jornada dupla do campeonato, no novo Autódromo de Portimão, César Campaniço já tem as mãos no título, pois apesar de estarem 20 pontos em jogo, o piloto do BMW tem 14 pontos de avanço sobre Francisco Carvalho (91 contra 77). A 9 de Novembro, o título nacional de velocidade será atribuido.



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