![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixqWHOFWTbmZy5ihx0pnynP2vxNvQNiRHXatvQ5vGuM5hmPHQD_v2WvFCizQeT1Iccm_FDtkLV13RFmlezfcriIWvFO6ncj7U5FtCy8d2QLT9oRwMTEm_hjK2OZgMXAcy4rgM06gX_xmDw/s400/Espanha+88+4.bmp)
Em 1988, a Formula 1 em Espanha era bastante menos popular do que o motociclismo, palco de vários campeões nas diversas categorias. Nesta corrida iam à volta de 15 a 20 mil espectadores, um claro contraste com os 120 mil que vinham para ver as motos. E nesse ano, Luís Perez-Sala não era chamariz, Montmeló ainda era um projecto, e a pessoa que iria atrair milhões para a categoria tinha apenas sete anos e estava na escola primária…
Foi nesse ambiente desolado que a Formula 1 iria correr. Nos treinos, Ayrton Senna foi o melhor nos treinos, batendo categoricamente Alain Prost. Na segunda fila, ficavam o Williams-Judd de Nigel Mansell, que dava à equipa a melhor qualificação do ano, e tinha a seu lado o Benetton do belga Thierry Boutsen. Na terceira fila estavam o segundo Benetton de Alessandro Nannini, e o March de Ivan Capelli, moralizado pelo pódio conseguido uma semana antes, no Estoril. O melhor Ferrari era o de Gerhard Berger, que era oitavo, enquanto que Michele Alboreto não era mais do que décimo.
Quanto a Perez-Sala, o herói local, não foi além da 24ª posição na grelha. Os Zakspeed de Piercarlo Ghinzani e Bernd Schneider, o Eurobrun-Judd de Óscar Larrauri, o Coloni de Gabriele Tarquini e o Tyrrell-Judd de Julian Bailey tinham pior sorte do que Sala: não se qualificavam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4_9-bCW6obnBCjGu2fzCGgGxBds6ni0hWIrkpnjeHd8SPehyphenhyphencvK_xzkU6Jl3tp3dlOYRQN3ASgaKR6wF2Itk_uPvGCeTVpLbRy_Y0i6nwrUKOO3teFhNg6PiMk1LqYnrgvVkQoJyx_h9i/s400/Espanha+88+2.bmp)
Por volta da 30ª passagem pela meta, Capelli, Berger e Piquet tinham ido às boxes para colocar pneus novos, e partiam ao ataque de Patrese e Senna. Na volta 36, Capelli passa o italiano da Williams e três voltas depois, o brasileiro da McLaren, ficando com o terceiro posto. Tudo indicava que o italiano ia para mais uma prova excepcional, mas na volta 46, o motor Judd cedeu, e o italiano viu o resto da corrida na berma.
Na volta 47, Mansell vai para as boxes, e perde algum tempo devido a problemas numa porca da roda, fazendo com que Prost se distanciasse ainda mais. Entretanto, Nannini, que também tinha metido pneus novos, ultrapassa Patrese e Senna em pouco tempo, o que faz com que o brasileiro decida parar também, para colocar pneus novos, caindo para o sétimo posto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg11soyiAF9pMHCmqVaqJB1LUwz0syu4Y8Mo_baWC5NdaEF1mWSbicMMmSprV_WMbhXcCeziqGjrT_PSAk0TCnoCm1RaaEBeCudDS_UezNGoMaIWzx_6KjptNJXX7naW4WUWWn701aThSNV/s400/Espanha+88+5.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ6VzIgVJfvKYCt0qaOuW0Lni5rFwCJ9IbO15M5m99a_4ukZ_BqBAGppKLJp6WXrIoNAS2Wjn5WRaTMBt5A0WdMUnCL5jhAM4JMer4zlq71TDyQR26SI7qu_fF7vQ4VL4mEx2Wqf6wC1gz/s400/Espanha+88+3.bmp)
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1988_Spanish_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr466.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...