![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgw0VYVedrusMTfHDW6oUx9I0MZc2rTpAlAQgPN2gsB2y4SMW3V2rsnQ6itanmeqxN0RDhQmNoO4_Mxpktn2uE9Y0COb0fY7HI_RA36iuggheZY4rDQ4Scor-r_wIzrAI2vc2QyaqFgSzI/s280/Belgica+81+2.jpg)
Mais de dez anos após a sua estreia no pelotão da Formula 1,
Frank Williams tinha finalmente o sucesso que tanto alcançava. Em 1979, tinha apresentado o FW07, que com as suas evoluções, tinha dado finalmente, em 1980 e 81, os seu primeiro título mundial de pilotos, através do australiano
Alan Jones, e de construtores. Em 1981, as guerras internas entre Jones e o argentino
Carlos Reutmann impediram-no de alcançar um segundo título mundial de pilotos, que caiu no colo de
Nelson Piquet. No final desse ano, Alan Jones tinha decidido retirar-se da competição, e dado lugar a um jovem finlandês, vindo da Fittipaldi:
Keke Rosberg.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-UphSjE0qAbMnQiC2-uVzgfEVlVDHZT2ihgICLUcbQbFxDz8uHR0GrVQpeS13njGAwkDoURgVFJgI5e9EzbP2QM-78XmA7WohONw0rCvm48BW65PEhb5pdRwBoS0UJAhEYJukmKtoHbg/s280/Belgica+82+2.jpg)
O chassis FW08 desenhado por
Patrick Head e
Neil Oatley, era mais compacto do que o modelo anterior, para que tivesse uma maior eficiência aerodinâmica em termos de efeito-solo, já que as saias tinham sido banidas. Albergava um motor Cosworth V8 de 3 Litros, que já começava a ser pouco potente para os poderosos motores Turbo que vinham a caminho. Para além disso, tinham a já habitual caixa de cinco velocidades da Hewland.
Com os habituais atrasos no desenvolvimento do carro, aliado aos problemas politicos que a Formula 1 atravessava nessa altura, que culminaram no boicote das equipas inglesas ao GP de San Marino, o novo FW08 só se estreou no trágico GP da Belgica, em Zolder. Foi uma bos estreia, pois terminou a corrida na segunda posição, não muito longe do vencedor, John Watson. Ele e o irlandês Derek Daly (que tinha substituido Carlos Reutmann, após a sua saída da equipa, no Brasil) fizerem uma temporada que não foi muito proveitosa para a equipa, mas que se revelou um grande golpe de sorte para o finlandês.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyB5Uf1AWSy1RqgGvOgww-xznH-8aXvO65-_e0jdVn38yNzRPpuc7Fc9M6Uic-tff914ScqXixAzGAOCWhtPW4okHdJu8nvH7VieJkdGk_mS9zaQWL1Aqiekr74WnpOxuWFjovdJzsHg0/s280/Austria+82.bmp)
Rosberg conseguiu a sua primeira "pole-position" da carreira em Brands Hatch, mas uma avaria no sistema de combustível o fez parar na volta 50. conseguiu mais dois pódios, na Alemanha e na Austria, perdendo a vitória por milímetros a favor do Lotus de
Elio de Angelis, mas por fim, teve a sua chance de ganhar uma corrida na etapa seguinte, o circuito francês de Dijon-Prenois, que era palco do GP da... Suiça! No final, os azares alheios deram-lhe o título mundial, com 44 pontos, o primeiro que um finlandês alcançava na sua história.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSNHMr1YC-GirOFKRMzYY-nJdmRn7ULNsrWvGFR3xszRtlzgJ82T57m984SJ6Kr2uA_fxYqEe1zdKcAzde-yb7xw04eM24-cXFJkNCVKpFyE3weez1Mkii72VU0RDY3WGSKerAIV34Kug/s280/Williams+FW08+6+rodas.jpg)
Contudo, Frank Williams tinha problemas para resolver. Precisava de um motor Turbo, pois estes eram definitivamente mais pontentes do que os normais Cosworth aspirados. Enquanto não o conseguia, decidiu testar uma versão B do carro, com... seis rodas. Este "six wheeler", que dava muito mais tracção em curva, era um desenvolvimento de algo que tinham testado no ano anterior com o FW07. Quando começaram a bater recordes de pista em Donington e Paul Ricard, a FISA reagiu e baniu os "seis rodas" para 1983.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUs98UcGVlLfwVDvAoPs8guZ0LxzHSPJ0yVNksoMBDHwhBgghskDUSGFKWSvY4j9VhyphenhyphenyWHRhzBdFeJZT8jZ7HTTGOtHnoqwnYTSuXo5iGNLVRArXN3dYEbVT-NyZt9BbtIegf_p8rZrN8/s280/Monaco+83+2.jpg)
Assim sendo, converteu-se o FW08 para uma versão C, para acomodar as novas especificações. O fundo era plano, tinha pontões laterais, para fazer refrigerar o motor, mas a falta de um motor turbo os colocava em desvantagem face à concorrência. entretanto, Keke Rosberg tinha um novo companheiro, o francês
Jacques Laffite.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSL8br2kjh3JhfpDV4R8ImOxzLlOn4KLKug4EWFvUFFTFPtVLdXEiwgRBabtVBHVP9T4RftsXYOzoA2v-KkLSiKjzh4Z-cuknr4lRhfJvcY-sbpXLBmJ-AmpQ0SAW2XpwdHPNgX-eVgic/s280/Monaco+83+3.jpg)
Na primeira metade da temporada, Rosberg conseguia levar o carro regularmente nos pontos, e quando a oportunidade aparecia, não o desperdiçava. O melhor exemplo disso foi no Mónaco. No fim de semana, o mau tempo foi rei, mas quando a hora da corrida se aproximava, viu que não caia chuva, logo, decidiu partir com pneus "slick", enquanto que os outros iam com pneus de chuva. Esta aposta compensou, e na partida, ganhou um avanço que lhe deu uma improvável vitória. Ainda conseguiu mais um pódio, em Detroit, outro circuito citadino, mas na segunda metade da temporada, o carro já não tinha ritmo para apanhar ou acompanhar os carros com motor Turbo. No final da época, Frank Williams finalmente tinha o seu motor, proveniente da Honda, que tinha feito o seu regresso à Formula 1 através de um pequeno construtor, a Spirit. Com a marca japonesa, um novo capitulo da marca iria começar.
Chassis: Williams FW08
Projectista: Patrick Head e Neil Oatley
Motor: Cosworth DFV V8 de 3 Litros
Pilotos: Keke Rosberg, Derek Daly, Jacques Laffite, Jonathan Palmer
Corridas: 26
Vitórias: 2 (Rosberg 2)
Pole-Positions: 1 (Rosberg 1)
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 81 (Rosberg 62, Laffite 11, Daly 8)
Títulos: Campeão do Mundo de Pilotos em 1982 (Keke Rosberg)
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Williams_FW08
http://www.ultimatecarpage.com/car/3240/Williams-FW08-Cosworth.html
http://4rodinhas.blogspot.com/2007/06/williams-fw08-keke-rosberg-1982.html
belos carros
ResponderEliminarNão tenho muita certeza mas acho que era este carro que fazia publicidade à empresa de construção (?) da familia de Bin Laden... como disse não tenho a certeza disto...
ResponderEliminarCumprimentos
Corrijo o meu comentário anterior... parece que afinal era o Williams de 79 que tinha a tal publicidade...
ResponderEliminara "versão c" é a melhor, ever!
ResponderEliminarsimplesmente linda!!!!
Gosto muito desse carro.Em 1983 foi o último ano do patrocínio dos árabes.E depois viriam os japoneses da Honda...
ResponderEliminar