Mais de dez anos após a sua estreia no pelotão da Formula 1, Frank Williams tinha finalmente o sucesso que tanto alcançava. Em 1979, tinha apresentado o FW07, que com as suas evoluções, tinha dado finalmente, em 1980 e 81, os seu primeiro título mundial de pilotos, através do australiano Alan Jones, e de construtores. Em 1981, as guerras internas entre Jones e o argentino Carlos Reutmann impediram-no de alcançar um segundo título mundial de pilotos, que caiu no colo de Nelson Piquet. No final desse ano, Alan Jones tinha decidido retirar-se da competição, e dado lugar a um jovem finlandês, vindo da Fittipaldi: Keke Rosberg.
O chassis FW08 desenhado por Patrick Head e Neil Oatley, era mais compacto do que o modelo anterior, para que tivesse uma maior eficiência aerodinâmica em termos de efeito-solo, já que as saias tinham sido banidas. Albergava um motor Cosworth V8 de 3 Litros, que já começava a ser pouco potente para os poderosos motores Turbo que vinham a caminho. Para além disso, tinham a já habitual caixa de cinco velocidades da Hewland.
Com os habituais atrasos no desenvolvimento do carro, aliado aos problemas politicos que a Formula 1 atravessava nessa altura, que culminaram no boicote das equipas inglesas ao GP de San Marino, o novo FW08 só se estreou no trágico GP da Belgica, em Zolder. Foi uma bos estreia, pois terminou a corrida na segunda posição, não muito longe do vencedor, John Watson. Ele e o irlandês Derek Daly (que tinha substituido Carlos Reutmann, após a sua saída da equipa, no Brasil) fizerem uma temporada que não foi muito proveitosa para a equipa, mas que se revelou um grande golpe de sorte para o finlandês.
Rosberg conseguiu a sua primeira "pole-position" da carreira em Brands Hatch, mas uma avaria no sistema de combustível o fez parar na volta 50. conseguiu mais dois pódios, na Alemanha e na Austria, perdendo a vitória por milímetros a favor do Lotus de Elio de Angelis, mas por fim, teve a sua chance de ganhar uma corrida na etapa seguinte, o circuito francês de Dijon-Prenois, que era palco do GP da... Suiça! No final, os azares alheios deram-lhe o título mundial, com 44 pontos, o primeiro que um finlandês alcançava na sua história.
Contudo, Frank Williams tinha problemas para resolver. Precisava de um motor Turbo, pois estes eram definitivamente mais pontentes do que os normais Cosworth aspirados. Enquanto não o conseguia, decidiu testar uma versão B do carro, com... seis rodas. Este "six wheeler", que dava muito mais tracção em curva, era um desenvolvimento de algo que tinham testado no ano anterior com o FW07. Quando começaram a bater recordes de pista em Donington e Paul Ricard, a FISA reagiu e baniu os "seis rodas" para 1983.
Assim sendo, converteu-se o FW08 para uma versão C, para acomodar as novas especificações. O fundo era plano, tinha pontões laterais, para fazer refrigerar o motor, mas a falta de um motor turbo os colocava em desvantagem face à concorrência. entretanto, Keke Rosberg tinha um novo companheiro, o francês Jacques Laffite.
Na primeira metade da temporada, Rosberg conseguia levar o carro regularmente nos pontos, e quando a oportunidade aparecia, não o desperdiçava. O melhor exemplo disso foi no Mónaco. No fim de semana, o mau tempo foi rei, mas quando a hora da corrida se aproximava, viu que não caia chuva, logo, decidiu partir com pneus "slick", enquanto que os outros iam com pneus de chuva. Esta aposta compensou, e na partida, ganhou um avanço que lhe deu uma improvável vitória. Ainda conseguiu mais um pódio, em Detroit, outro circuito citadino, mas na segunda metade da temporada, o carro já não tinha ritmo para apanhar ou acompanhar os carros com motor Turbo. No final da época, Frank Williams finalmente tinha o seu motor, proveniente da Honda, que tinha feito o seu regresso à Formula 1 através de um pequeno construtor, a Spirit. Com a marca japonesa, um novo capitulo da marca iria começar.
Chassis: Williams FW08
Projectista: Patrick Head e Neil Oatley
Motor: Cosworth DFV V8 de 3 Litros
Pilotos: Keke Rosberg, Derek Daly, Jacques Laffite, Jonathan Palmer
Corridas: 26
Vitórias: 2 (Rosberg 2)
Pole-Positions: 1 (Rosberg 1)
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 81 (Rosberg 62, Laffite 11, Daly 8)
Títulos: Campeão do Mundo de Pilotos em 1982 (Keke Rosberg)
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Williams_FW08
http://www.ultimatecarpage.com/car/3240/Williams-FW08-Cosworth.html
http://4rodinhas.blogspot.com/2007/06/williams-fw08-keke-rosberg-1982.html
belos carros
ResponderEliminarNão tenho muita certeza mas acho que era este carro que fazia publicidade à empresa de construção (?) da familia de Bin Laden... como disse não tenho a certeza disto...
ResponderEliminarCumprimentos
Corrijo o meu comentário anterior... parece que afinal era o Williams de 79 que tinha a tal publicidade...
ResponderEliminara "versão c" é a melhor, ever!
ResponderEliminarsimplesmente linda!!!!
Gosto muito desse carro.Em 1983 foi o último ano do patrocínio dos árabes.E depois viriam os japoneses da Honda...
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