Nas últimas 48 horas, mais duas construtoras japonesas anunciaram a sua retirada da competição, nomeadamente dos ralies. A Suzuki e a Subaru decidiram que era tempo de se retirar do WRC, impulsionadas por várias razões, como maus resultados desportivos, a crise internacional e a mudança de regulamentos no WRC para 2010, entre outros, que prevê a entrada dos carros de S2000 nas competições, substituindo os WRC.
No caso da Suzuki, nem são tanto os maus resultados que estiveram na origem da decisão, pois estavam no WRC desde 2007, com o melhor resultado a ser um quinto lugar por parte de Toni Gardemeister, no último Rali de Gales. Foi a recessão mundial. Contudo, a Suzuki garantiu que continuará a apoiar os seus carros que estão presentes da Junior WRC.
"Para garantir a própria sobrevivência, a companhia reviu todos os aspectos de sua operação e decidiu focar seus esforços em áreas como tecnologias ecológicas e sistemas de transmissão de nova geração. Como resultado, a Suzuki decidiu suspender as actividades no Mundial de Rally a partir de 2009. A companhia agradece o apoio do público e dos patrocinadores e garante que vai continuar usando a experiência que ganhou em competição para produzir seus modelos", diz o comunicado da Suzuki, captado pelo site Pitstop.
Logo no dia em que a Suzuki disse que se ia ambora, logo correram céleres os boatos de que a Subaru podia seguir o mesmo caminho. E hoje, isso foi confirmado: os carros preparados por David Richards desde 1990, com o Legacy, e tornados famosos por pilotos como Colin McRae, Carlos Sainz, Juha Kankkunen, Petter Solberg e Richard Burns, entre outros, iriam abandonar o WRC.
"Considerando esta deterioração económica sem precedentes, foi necessário rever o nosso investimento no Mundial de Rally. A possibilidade de um retorno não é zero, mas não podemos garantir nada. Se tivermos hipóteses, queremos voltar, especialmente por causa dos fãs. Tomar esta decisão foi muito difícil e precisamos agradecer o apoio de nossos os nossos fãs à volta do mundo", afirmou Ikuo Mori, presidente da Subaru.
Já David Richards, que se fala muito que poderá comprar as instalações da Honda em Brackley, lamentou a saída: "A saída da Subaru é uma grande perda para o Mundial de Rally, já que se trata da retirada de um dos maiores ícones do desporto. A ausência será sentida por muitos", afirmou, em declarações captadas pelo sitio Pitstop. Apesar de tudo, a porta não está fechada para um possivel regresso: "Nosso foco agora muda para o futuro. Em 2010, o Mundial de Rally terá um novo regulamento técnico, o que representa uma oportunidade para a chegada de uma nova equipe baseada na experiência que ganhamos e no sucesso que tivemos em todo esse período", acrescentou o patrão da Prodrive.
Essa debandada é muito prejudicial para o WRC. Marcas importantes estão deixando a categoria sem previsão de volta. Isso enfraquece a competição e da um certo desespero porque deixa o futuro da categoria indefinido.
ResponderEliminarrealmente está ficando enfraquecido o WRC, com apenas 2 equipes oficiais (Ford e Citroen) e Stobart, equipe B da Ford. Estranho lah acontecer o contrário da F1 não, daki a pouco capaz de ter apenas equipes particulares disputando os rallies.
ResponderEliminar