As corridas de hoje em paragens sul-africanas correram bem para Filipe Albuquerque, especialmente na Feature Race, onde uma má partida poderia ter deitado tudo a perder, mas uma recuperação excelente o faz chegar no quinto posto, depois de ter alcançado mais um pódio, um segundo lugar na Sprint Race.
Outro dos destaques vem do Brasil, onde Felipe Guimarães conseguiu o melhor resultado do ano para a equipa brasileira, ao ser segundo classificado na Feature Race, sendo apenas batido pelo vencedor, o suiço Neel Jani, que com este resultado, consolidou a liderança do campeonato, já que o seu maior rival, Adam Carrol, bateu e abandonou.
Na Sprint Race, o holandês Jeroen Bleekmolen partiu na frente, mas Albuquerque foi surpreendido, quando Neel Jani apoderou-se do segundo lugar da classificação. As coisas ficaram assim até à passagem pelas boxes, altura em que o piloto português conseguiu superar Jani, mas depois foi incapaz de apanhar o carro holandês, para assim poder discutir a vitória. Contudo, conseguiu uma volta maios rápida, que lhe deu um ponto extra, essencial na luta pelo campeonato. No final, Bleekmolen dava à holanda a sua primeira vitória em 45 corridas, a maior diferença que houve até agora entre duas vitórias por um carro do mesmo país. A completar o pódio ficou Neel Jani, enquanto que o actual lider, o irlandês Adam Carrol, terminava na quarta posição.
Filipe Albuquerque estava satisfeito com o este resultado na Sprint Race, apesar de alguns problemas. “Tive um problema no arranque e mesmo que depois tivesse lutado para conseguir chegar ao primeiro lugar, foi impossível. O segundo lugar acabou por ser uma boa classificação, especialmente porque também consegui efectuar a volta mais rápida da corrida, o que me deu um ponto extra”, afirmou o piloto português.
Na Feature Race, Piccione partiu bem e aguentou os ataques da concorrência, enquanto que Filipe Albuquerque ficava parado na grelha, vendo os outros a passar. Como a partida era numa zona de descida, conseguiu colocar o carro a andar, mas no final da primeira volta era último. Logo, tinha que fazer uma corrida "de faca nos dentes" para recuperar o tempo perdido. e assim aconteceu.
Primeiro, aproveitou as saidas de pista da concorrência, nomeadamente a de Adam Carrol, que desistiu depois de um contacto com o carro malaio, conduzido por Fairuz Fauzy, de Nicolas Prost, que desistiu após um embate com o mexicano Salvador Duran, e de Earl Bamber, que também foi vítima da impetuosidade do piloto malaio.
Entretanto, na frente, o carro monegasco, tripulado por Clivio Piccione, aguentava-se na frente, mas nas boxes foi ultrapassado por Jani. Mais tarde, um ligeiro despiste fez com que fosse ulrapassado por Felipe Guimarães, que ficou com o segundo lugar. O piloto brasileiro aguentou o carro até ao final, mesmo lutando com problemas na bomba de gasolina e com a pressão de Piccione.
Assim aos 17 anos, Felipe Guimarães torna-se no mais jovem piloto de sempre a subir ao pódio, algo que fez sorrir Emerson Fittipaldi: "Estou muito feliz. Felipe provou que é mentalmente forte, especialmente depois daquele acidente na qualificação. A equipa merece também os parabéns pelo trabalho fantástico que fez ao reparar o carro para a corrida. Ele estava a ser tão rápido como o Jani, o vencedor da corrida", disse o bicampeão do Mundo de Formula 1.
Quanto a Filipe Albuquerque, conseguiu recuperar até ao quinto lugar, pressionando o quarto classificado, o holandês Bleekmolen, mas não conseguiu ultrapassar. Após a corrida, o piloto de Coimbra não conseguia esconder a frustração, apesar de sublinhar que o resultado final acabou por não ser mau. “O carro não arrancou e fui obrigado a cair para último. Mas desde logo dei início à recuperação mesmo com o motor a ter falhas constantes. Fiz dois bons pit-stops e consegui terminar em quinto. Dadas as circunstâncias em que tudo aconteceu, parece que o quinto lugar é igualmente uma boa classificação”, sublinhou o português, que figura agora no terceiro posto do Campeonato.
Após a jornada dupla na Africa do Sul, a Suiça é o lider, com 73 pontos, mais três do que a Irlanda, e mais nove do que Portugal. A Holanda é quarta, com 56 pontos, enquanto que o Brasil tem agora 16 pontos, situando-se na 13ª posição na geral. A próxima corrida será a 12 de Abril no Autódromo Internacional de Portimão, pois a ronda mexicana, que iria acontecer a 22 de Março, foi adiada, em principio, para 24 de Maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...