Aos Sábados, o programa de rádio 16 Valvulas tem a sua gama de convidados, e hoje o trio era de luxo: Tiago Monteiro, piloto da Seat no WTCC e o dono da Ocean Racing Technology, Alvaro Parente, o piloto da equipa, e Miguel Ramos, piloto da Aston Martin para a Le Mans Series de 2009, e participante das 24 Horas de Le Mans este ano.
O post foca neste último. Era um sonho do animador do programa, o Gonçalo Sousa Cabral, pois andava atrás dele há mais de seis meses. Falando sobre a sua carreira, que foi eclética (começou no Autocross, passou pelo Todo-o-Terreno, Turismos italianos, Formula 3...) e agora está na Le Mans Series, aliado com a sua passagem pela FIA GT, onde corre num Maserati, e é candidato ao título, quando lhe perguntaram sobre a cobertura do automobilismo por parte dos orgãos de comunicação nacionais, especialmente no sentido de apoiar os talentos nacionais desabafou:
"Há grande qualidade de pilotos em Portugal, mas o difícil neste país é arranjar apoios, até porque considera que não há a cobertura das televisões e que só se pensa em futebol. Não é que as pessoas não gostem de automobilismo, mas não há transmissão."
De uma certa forma, tem razão. Num país onde há três jornais desportivos, estes falam mais de futebol do que de desporto em geral. E quando falam de automobilismo, é raro. Só quando falam das principais categorias (Formula 1 e WRC) é que se nota. E ainda por cima, neste país, as transmissões de Formula 1 são feitas por um canal codificado...
É a falta mais grave vem dos ditos "jornais automobilisticos". Semanários de grande expansão, estão mais virados para a categoria principal, a Formula 1. Os portugueses são referidos, é certo, mas muitas vezes os resultados deles são secundarizados em favor da Formula 1 ou outras competições. Aliás, o "quinhão de leão" é a Formula 1... Talvez a excepção aconteceria se o Alvaro Parente ganhasse uma corrida pela Ocean, na GP2, num fim de semana de Formula 1. Mas mesmo assim, acham que a Autosport escolheria quem na capa? Aposto que em dez hipóteses, talvez em seis, calharia a categoria principal...
Um pouquinho mais de nacionalismo nos critérios editoriais, especialmente nos semanários automobilisticos, não faria mal nenhum...
P.S: Os manos Ribeiro, do blog Le Mans Portugal, fizeram esta semana outra entrevista ao Miguel Ramos, sobre os testes que realizou em Paul Ricard com a nova montada da Aston Martin. Acho que vale a pena a visita!
Isto também me lembra um certo país, cujo nome começa com Bra e termina com sil... cuja maior emissora cria a regra do Safety Car na Stock Car para agrupar os carros porque so vai transmitir o final da prova...
ResponderEliminarOi!
ResponderEliminarTe vi no blogupp e vim conheecr seu blog!
Aparece no meu!bjks