domingo, 15 de março de 2009

WRC - Rali do Chipre (Final)

Sebastien Löeb chegou ao fim do rali, alcançando um marco histórico: venceu a sua corrida, alcançando o seu 50º triunfo da sua carreira vitoriosa no Mundial. Mas o homem do dia nem foi o piloto francês, foi um ex-campeão do Mundo, que com um carro de 2001, conseguiu bater carros oficiais e chegar ao lugar mais baixo do pódio. Falo de Petter Solberg, que depois de ter sido sexto na Noruega, foi terceiro nas classificativas cipriotas.


"É incrível! 50 é mesmo um número bonito. Estou mesmo muito contente! Lembro-me de quando bati o recorde do Carlos [Sainz] e do Colin [McRae]. Agora 50 é realmente um grande número. Estou realmente feliz com o que conseguimos atingir, mas não acabou, ainda não parámos!", referiu, feliz, o piloto da Citroën. com três vitórias em três ralies, parece que este é um campeonato com dono...

Mikko Hirvonen foi segundo, tentando recuperar o tempo perdido para Löeb, mas a vantagem que o piloto francês tinha conseguido no primeiro dia foi mais do que suficiente para gerir nos dias seguintes, e alcançar a vitória. Sendo assim, o piloto finlandês não podia aspirar mais do que o segundo lugar.

Quanto a Petter Solberg, depois de vencer duas especiais no sábado, causou sensação hoje ao aproveitar o maior troço da prova para 'roubar' o terceiro lugar a Daniel Sordo, o segundo piloto da Citroën, pois em 40 kms, ganhou-lhe...40 segundos e a posição na geral. Um feito tremendo, com um carro datado.

Quanto à categoria de Produção, Armindo araujo resistiu aonde pode aos ataques de Patrik Sandell, mas na 13ª e penultima classificativa (foi mesmo a do azar...) problemas na caixa de velocidades obrigaram o português a ceder o comando ao sueco, que guia um Skoda Fabia S2000.

No final, o segundo lugar (e 10º da geral, a 22 minutos de Sebastien Löeb) acaba por ter algum travo de amargura no piloto português, apesar de dizer o contrário: "Estou muito feliz com este segundo lugar, é uma pena não termos conseguido segurar a liderança mas começámos a ouvir alguns barulhos estranhos vindos da caixa de velocidades e a sentir algumas dificuldades. Conseguimos terminar e garantir pontos muito importantes para o campeonato", disse o piloto português da Mitsubishi. "É uma pena porque em condições normais, eu e o Sandell teríamos lutado até ao fim pela vitória mas os ralis são assim, tudo correu bem ao longo do rali - excepto, claro, estes dois últimos troços - mas vamos tentar melhorar ainda mais", acrescentou.

Dentro de 15 dias, máquinas e pilotos estarão a rolar nas classificativas do alentejo e Algarve, em mais uma edição do Rali de Portugal.

1 comentário:

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...