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Três semanas depois de Long Beach, a Formula 1 chegava à Europa, depois de quatro provas disputadas em paragens diversas na América do Sul, Africa e América do Norte. Essa primeira paragem europeia acontecia em Espanha, no circuito de Jarama, e as equipas costumam aproveitar para estrear as novas máquinas. Lótus, Renault e Williams iriam trazer para aqui as suas novas máquinas, respectivamente o Lótus 80, o Renault RS10 e o Williams FW07.
Mário Andretti ficou com o modelo 80, enquanto que
Jean-Pierre Jabouille dava as suas voltas com o RS10, e
Clay Regazzoni estreava o FW07.
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A corrida espanhola iria trazer uma nova equipa: a alemã Kaushen, de
Willibert (Willi)
Kauhsen, piloto de Endurance nos anos 60 e 70, e que estava a planear desde o ano anterior a sua entrada na Formula 1. Em Jarama, o carro, baptizado com o número WK 004, estava destinado ao italiano
Gianfranco Brancatelli, mas este era um carro lento, exasperadamente lento. Só para terem uma ideia, Brancatelli foi o ultimo na tabela de tempos, a 8,74 segundos (!) de
Jacques Laffite, o “poleman”, e a mais de 3,94 segundos de
Derek Daly, o primeiro dos não-qualificados…
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De resto, não havia grandes novidades em relação ao pelotão. Nos treinos, os Ligiers voltaram a dar um ar da sua graça, ao conseguir monopolizar a primeira fila da grelha de partida, com Laffite no primeiro posto, e
Patrick Depailler no segundo lugar. Na segunda fila estava
Gilles Villeneuve, no seu Ferrari, e Mário Andretti, no novo Lótus 80. Na terceira fila estava
Jody Scheckter e
Niki Lauda, no Brabham-Alfa Romeo. Em sétimo estava o seu companheiro
Nelson Piquet, que tinha a seu lado
Carlos Reutmann, no segundo Lótus (mas modelo 79). A fechar o “top ten”, ficaram Jean-Pierre Jabouille, na nova Renault RS10, e
Didier Pironi, no seu Tyrrell-Ford. Clay Regazzoni só foi 14º, no FW07, enquanto que
Emerson Fittipaldi era 19º com o seu Copersucar F5A.
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A 30 de Abril de 1979, máquinas e pilotos estavam prontos para correr as 75 voltas no circuito de Jarama. Na partida, Depailler levou a melhor sobre Laffite, enquanto que Reutmann partia bem e era terceiro no final da primeira volta, seguido por Villeneuve e Andretti. A seguir, canadiano tentou ultrapassar Reutmann, mas exagerou na manobra e despistou-se, caindo para trás. Na volta 15, Laffite tenta ultrapassar Depailler, mas mete mal uma mudança e o seu motor acaba por explodir, com as rotações a ultrapassar o limite… deixando-o ainda mais isolado no comando.
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A corrida não teve grande história até à volta 60. Nessa altura, Depailler liderava, seguido por Reutmann e Lauda, com Scheckter na quarta posição. Nessa volta, o motor Alfa Romeo não aguentou e o austríaco acabava a corrida a caminhar de volta às boxes… mas o sul-africano não iria gozar essa terceira posição por muito tempo, pois Mário Andretti vinha de trás e conseguiu ultrapassá-lo, mostrando que o novo modelo até seria mais um carro bem nascido, aparentemente…
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As coisas foram assim até ao final da corrida, com Patrick Depailler a gozar a sua segunda vitória da carreira, a primeira ao serviço da Ligier. Reutmann e Andretti iam ao pódio com a Lótus, enquanto que Jody Scheckter era quarto, e os Tyrrell de
Jean-Pierre Jarier e Didier Pironi fechavam os pontos.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1979_Spanish_Grand_Prixhttp://www.grandprix.com/gpe/rr318.htmlhttp://www.f1rejects.com/teams/kauhsen/profile.html (equipa Kahusen)
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