![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnu7_Lwd_QcgzQy4KXs7fj1xWijGRHEU2-yVXtuh24ocgfAzH1pFhIVOye0CS_jR-FhhL6DPSQLcsLIeOzam2ejqECIvPrbFzgHfCIpWriTQ_ve9DINa-3j3ySjevoKalM1FIF0AksKCxL/s280/Holanda+64.bmp)
Quinze dias depois das ruas de Monte Carlo, máquinas e pilotos rumavam a Zandvoort, na Holanda, onde correriam a segunda prova do ano. Na pista holandesa, os BRP primavam pela sua ausência devido à falta de peças para substituir os seus carros a tempo da corrida. Rob Walker inscreveu um Brabham para o sueco
Jo Bonnier, enquanto que o local
Carel Godin de Beaufort inscrevia o seu velho Porsche 718 pintado de laranja, fazendo com que 17 carros pudessem participar nesta corrida.
Na qualificação, o americano
Dan Gurney levou a melhor no seu Brabham de fábrica, dando à equipa a sua primeira polé-position da marca. A seu lado estavam o Lótus de
Jim Clark e o BRM de
Graham Hill (a primeira fila nesta altura era composta por três carros). Na segunda fila estavam o Ferrari de
John Surtees e o Cooper-Climax de
Bruce McLaren, enquanto que na terceira fila estavam o segundo Lótus de
Peter Arundell, o segundo Brabham de
Jack Brabham e o segundo BRM do americano
Richie Ginther. Para fechar o “top ten” estavam o segundo Cooper-Climax de
Phil Hill e o segundo Ferrari de
Lorenzo Bandini.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0TLBKLndu0qLV3kkPobHdoGRpCYSpyUc-Rh9Pf9EfccYO66m28OJiff_9SmPUcEDxGCoezp6_SmzicvTHUItAdqMcd2szqsJBSWL2eUpUy19CWhlnuhzRcFrn6Qla675rXLEfhjnOB8SK/s280/Holanda+64.jpg)
Antes da partida, o sul-africano
Tony Maggs sofreu um acidente com o seu BRM da Scuderia Centro Sud. Apesar de ter ficado ileso, o seu carro não pode ser recuperado a tempo e não alinhou na corrida. Na partida, Clark leva a melhor sobre Hill e Gurney, com Arundell em quarto e Surtees em quinto. Com o passar das voltas, o inglês da Ferrari passa os seus adversários, até chegar à segunda posição na volta 22. Nessa altura, Jim Clark estava já tão distante, que Surtees era incapaz de o apanhar.
Por essa altura, Gurney teve problemas com a direcção do seu Brabham e teve de abandonar, entregando o terceiro lugar a Hill, que lutava para manter a posição contra os ataques de Arundell. A meio da prova, o motor do seu BRM começou a falhar, e gradualmente perdeu o contacto com os lideres, até ceder o seu terceiro lugar na volta 47, a favor do piloto da Lótus.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMbgWotc_zxGqOquidM4XDx_5jqg_lDfRZhEwICtMGfpqZYXpsmwyqojid0TqEMWHKByaD297b1s3qzP63qobruVeErSSjHPB9EKMfbmYB7PmGPfWJ8kcIozmm4TcmIPf8k7EZRhPEBP96/s280/Holanda+64+2.jpg)
No final da corrida, com Clark o vencedor e Surtees na segunda posição, Peter Arundell conseguiu o seu primeiro pódio da carreira, logo na sua terceira corrida oficial na Formula 1! Nos restantes lugares seguintes ficaram Graham Hill, o jovem neozelandês
Chris Amon, nos seus primeiros pontos da sua carreira, e o inglês
Bob Anderson, num Brabham privado.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1964_Dutch_Grand_Prixhttp://www.grandprix.com/gpe/rr123.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...