Monaco é mais glamour e carisma do que propriamente um exemplo de segurança. É mais exemplar em termos de eficácia dos seus comissários, que, treinados durante anos, são peritos em tirar carros em muito pouco tempo. Mas aqui, quem ganhar nas ruas do Principado, é um principe. Ganhando diversas vezes, como Graham Hill, Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher, torna-se rei.
Hoje, sob céu limpo e calor, perante 78 voltas exaustivas, onde o erro paga-se caro, iria saber se os Brawn GP continuariam a sua marcha triunfal, e se a Ferrari iria recuperar um pouco a sua superioridade perdida no inicio da época, já que tinha Kimi Raikonnen na segunda posição, a melhor do ano para a marca do Cavalino Rampante. Apresentava-se a hipótese de Kimi Raikonnen ser mais rápido do que Jenson Button e passar para a frente. E estar na frente no Mónaco, é sempre meio caminho andado para a vitória.
Mas não. Raikonnen foi supreendido pelo Brawn GP de Rubens Barrichello, e os carros brancos ficaram na frente da corrida, seguidos dos carros vermelhos. Nico Rosberg tentava dar nas vistas enquanto que Lewis Hamilton, que partia em último, tentava dar um ar da sua graça, passando outros caidos em desgraça, como os BMW Sauber e os Toyota. Mais atrás, Felipe Massa aguentava os Red Bull de Sebastien Vettel e Mark Webber, bem como o Renault de Fernando Alonso.
Com o tempo, verificou-se que os pneus tenros eram... tenros demais, e os que tinha feito essa escolha foram cedo para as boxes, para trocar para duros. Os Brawn mantiveram as suas posições, sempre com Button na frente, e nunca foi muito incomodado por Rubinho ou por kimi Raikonnen. Isto é... lá se encostavam, mas ameaçar... não.
A partir desta altura, sabe-se que nesta pista, as ultrapassagens são raras, mas a emoção existe, devido á extensão desta prova. Muito dura, exige concentração total do pilotos nestas 78 voltas. E aqui, qualquer erro ou travagem mal calculada na entrada para Ste. Devôte, por exemplo, é a "morte do artista". Foi o que aconteceu a Sebastien Buemi, quando travou atrde demais e entrou na traseira de Nelson Piquet Jr. Ou a Sebastien Vettel, que travou tarde demais e bateu no muro dos pneus na mesma Ste. Devôte. E mais tarde na corrida, quando Heiki Kovalainen excedeu-se na zona das Piscinas, quando ia na setima posição.
No último reabastecimento, os Ferrari colocaram pneus mais leves, no sentido de apanhar os Brawn GP, mesmo arriscando a sua degradação precoce. E Fernando Alonso se aproximava cada vez mais rápido dos seis da frente, tentando conseguir mais alguns pontos daqueles que iria conquistar. No final, a sua luta com Nico Rosberg pela sexta posição foi a unica coisa que deu alguma emoção às voltas finais da corrida, para além da luta entre Sebastien Bourdais e Giancarlo Fisichella pelo últmimo lugar pontuável. O espanhol era nitidamente mais rápido do que o alemão, e o italiano queria dar à Force India o seu primeiro ponto da equipa. Mas... os caçadores não conseguiram a sua caça.
Por fim, Jenson Button conseguiu a sua quinta vitória do ano, e é cada vez mais o candidato ao título mundial, com Rubens Barrichello a conseguir o segundo lugar pela terceira vez este ano. Cada vez mais segundo, cada vez mais segundo... no final, Kimi Raikonnen deu á Ferrari o primeiro pódio do ano, e com o quarto lugar de Felipe Massa, pode-se dizer que aqui, a Scuderia ganhou um pouco a sua dignidade em pista. O que é bom, em contraste com os Toyota, BMW e McLaren... já viram em que lugar acabou Lewis Hamilton?!
Boa corrida a Ferrari parece estar a começar a voltar á ribalta...
ResponderEliminarGrande Abraço!
Kimi_Cris
Salve mestre Speeder..vou dizer aqui minhas impressões:
ResponderEliminaracho melhor esperar o circuito da Turquia e principalmente depois de lá, pq na Turquia a vantagem ferrarista é algo considerável.
Mas a Ferrari está numa linha ascendente invejável, embora eu ache que a Red Bull vai ter problemas com esse novo pacote aerodinâmico que produziu. Outra coisa p/ se esperar. No certo, a Brawn deve começar a pensar em mexer os pauzinhos e conseguir um ótimo patrocínio, p/ trazer algo que a incremente, senão eles podem já pela 10º etapa serem superados.
Analisei a corrida do meu jeito, e escrevi em outro post sobre a trajetória de Mosley, e sobre um possível acordo entre as partes na 2º guerra da f1
apareçam por lá. .
http://historiasevelocidade.blogspot.com/
sobre o Massa, eu acho o seguinte. Ele fez o certo na hora errada. Se tivesse esperado mais um pouquinho, um momento mais propício, juízo com arrojo nas medidas certas, ele tinha tomado a posição do raikkonen no box.
Agora que ele foi infeliz na escolha d atacar naquela hora e perdeu tempo...Button não tinha nada com isso, ficou no meio dos dois pq assim a corrida permitiu.
Button está muito, muito, muito bem. Se fosse basear pelo ano passado, ele que teria sofrido na novela com a escolha do último piloto, mas na sua história como piloto, ele foi um achado.
Acho cedo p/ Rubens entregar os pontos mas...ele vai ter que ser o mesmo Rubens de 93 e 94, ou no máximo o de 99. Senão esse título já era, pq não confio no Vettel p/ tomar esse título do Jenson nem a pau