O segundo dia do Rali da Sardenha prespectivava-se no pior para os Ford, pois normalmente, as classificativas sardas são duras para aqueles que abrem a estrada, beneficiando os que vem atrás, como o Citroen de Sebastien Löeb, que partia para a estrada na terceira posição.
Mas afinal... o dia foi mau para os lados da "double chevron". Löeb teve problemas de travões, nos troços da manhã e chegou a penalizar 10 seegundos à entrada do terceiro troço. De tarde, quando tentava recuperar o tempo perdido, o piloto francês teve um furo no segundo troço da secção. O francês mudou o pneu em pouco mais de 1 minuto (credo, treinou-se na Formula 1?) mas mesmo assim desceu a quarta posição. Pior, pior, está o seu companheiro, Daniel Sordo, que com os problems de transmissão desceu até ao oitavo lugar.
"Agora só me resta tentar apanhar o terceiro, é a única coisa que posso fazer. Este rali tem sido difícil desde o seu início. Não tem corrido como queríamos e tivemos algum azar. As nossas tácticas ontem foram boas, mas com o furo de hoje isto é tudo o que podemos fazer", confessou o piloto francês no final do dia, resignado à luta com Solberg pelo último degrau do pódio.
Assim sendo, Jari-Matti Latvala e Mikko Hrivonen estão na frente, e poderão conseguir aquilo que lhes anda a escapar desde o Rali da Grã-Bretanha de 2008: a vitória. Com 8,8 segundos a separá-los, mas apenas mais um minuto de vantagem sobre o francês da Citroen, pode ser que desta vez, consigam bater o até agora imbativel Sebastien Löeb.
"Na última especial, os meus pneus estavam acabados. Amanha não será fácil porque espero que o Mikko ataque e eu hoje perdi demasiado tempo", começou por dizer Latvala. "No entanto, foi um bom dia. Tivemos uma grande, grande batalha na especial 11 e cometi um pequeno erro ao fazer um pião num cruzamento. Mas foi o único erro que cometi", concluiu.
Em terceiro lugar segue o Citroen Xsara WRC de Petter Solberg, a fazer calmamente o seu rali, com Evgueny Novikov em quinto, depois de umka luta à distância com Mads Ostberg. O norueguês desistiu no último troço do dia, vitima de despiste.
Na categoria de Produção, com Patrik Sandell a liderar categoricamente na categoria, no seu Skoda Fabia S2000, Armindo Araujo é terceiro classificado, depois de uma curta passagem na liderança durante a manhã, que não conseguiu manter na parte da tarde, devido a um problema com o braço da suspensão do seu Mitsubishi Lancer Evo X.
"O dia começou bem, embora logo na primeira especial tivesse sentido problemas com o apoio do braço da suspensão traseira esquerda. No segundo troço resolvemos fazer um ataque forte e passámos para a frente, mas infelizmente logo a seguir o apoio cedeu e com a roda quase a saltar tivemos que levantar o pé e perdi mais de um minuto", começou por explicar o piloto, cuja "aposta para a tarde passava por encurtar a diferença para os dois primeiros, mas voltámos a ter um problema com a roda traseira esquerda", afirmou o piloto de Santo Tirso.
"A primeira especial tinha regos de 40 cm e talvez tivesse forçado ligeiramente. O que é facto é que a roda ficou desalinhada e não foi possível recuperar tempo", acrescentou o piloto, que ainda assim fez um balanço positivo do dia.
Por seu turno, o outro português na Sardenha, Bernardo Sousa, teve também problemas no seu Abarth Grande Punto, e também na secção traseira. O jovem piloto viu o seu carro ficar com problemas de transmissão, acabando por perder bastante tempo e o quarto posto a favor de Partik Flodin.
"Perdemos muito tempo à tarde, mas agora vamos resolver os problemas no Parque de Assistência e tentar fazer melhor amanhã", afirmou o piloto logo após a 12ª especial, última do dia e na qual perdeu mais de dois minutos para Flodin. A prova termina amanhã.
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