Hoje comemoram-se os 25 anos do GP do Mónaco de 1984, a (meia) corrida que revelou o talento de Ayrton Senna e de Stefan Bellof à chuva. O brasileiro, no seu Toleman, e o alemão, no seu Tyrrell, foram respectivamente segundo e terceiro classificado, numa corrida interrompida na volta 32, em 76 previstas.
Depois de um atraso de 45 minutos em relação ao horário da partida, e sob chuva insistente, que ameaçava agravar, o então comissário de corrida do GP do Mónaco, o belga Jacky Ickx, provavelmente traumatizado com os eventos de 1972, onde sofreu para chegar na segunda posição dessa corrida, ganha pelo BRM de Jean-Pierre Beltoise, decidiu exibir a bandeira de xadrez na volta 32, quando deveria ter exibido a bandeira vermelha. Nessa altura, Senna já tinha apanhado o lider, o francês Alain Prost e prestava-se para ultrapassar.
Na altura, houve muita contestação ao desfecho. Os jornais ingleses falaram que Ickx favoreceu uma vitória Porsche no Mónaco (ele era na altura piloto da marca no Mundial de Sport-Protótipos, e o McLaren de Prost tinha motor feito pela Porsche) e muitos não gostaram dessa decisão. Mas o mais intrigante é algo que descobri anos mais tarde num livro escrito por Ivan Rendall, o "Bandeira da Vitória - História do Automobilismo", cujo excerto passo a colocar aqui:
"(...) Na precisa altura em que [Senna] parecia ser capaz de concretizar a ultrapassagem, as bandeiras vermelhas foram expostas. Prost desacelerou e deixou Senna passar, mas era demasiado tarde e a corrida foi ganha pelo piloto da McLaren, com apenas metade dos pontos a serem atribuidos. O Director de Prova, Jacky Ickx, tinha decidido que as condições eram demasiado perigosas, uma decisão que, de imediato, lhe valeu a acusação de favorecer uma vitória francesa. Mais tarde, a FISA multou Ickx em seis mil dólares e suspendeu a sua licença como Director, por não ter consultado os Comissários Desportivos antes de ter tomado a decisão."
Este episódio também está na Wikipédia, e com fonte. Acho estranho, pois muita gente contesta este facto. De inicio, achei isto verídico, mas como desde há algum tempo isso foi colocado em dúvida, faço esta pergunta aos meus visitantes e colegas da Blogosfera: até que ponto esta coisa dos 6 mil dólares de multa é verdadeira ou é um "hoax" (fraude)? Confesso que essa dúvida me remoi até hoje. E gostaria de ver isto definitivamente esclarecido, ou seja, uma prova irrefutável a dizer que Ickx nunca foi multado. Ou então, se o Mr Rendall é um Lemyr Martins em versão anglo-saxónica, de onde é que surgiu esta "mentira" que de tantas vezes contada, se tornou verdadeira? Em 1984 estavamos na era pré-Internet...
Hoje, meus amigos, dava jeito a vossa ajuda. Quem quer colaborar para resolver esse mistério?
Não posso colaborar pra resolver esse mistério, mas acredito que seja uma história daquelas que se transformam em lendas e são passadas de geração a geração. Tal qual a atuação de Senna nesta prova - com a diferença de que a atuação de Senna foi lendária, mas não é lenda: é real.
ResponderEliminarbem Speeder...eu tenho uma revista com a reportagem dessa corrida...e muitos acreditam em um suposto "favorecimento" de Ickx a Mclaren por vários fatores:
ResponderEliminar1° Ickx corria pela Porsche em campeonatos turismo, e a Porsche fornecia motores a Mclaren
2º um "suposto" favorecimento a Prost, um piloto francês que naturalmente fala francês (como o pessoal de Monaco), corria pela Mclaren (equipe influente), que era patrocinada pela Marlboro (principal patrocinadora dos gps, inclusive o de Monaco)...e ninguém (pelo menos na organização) gostaria de ver uma equipe com essa influência perdendo para uma pouco influente Toleman e para um piloto estreante (no caso o Senna).
3°- Alguns relatos interessantes.
Gerard Larrouse definiu isso como "Escândalo" . Já René Arnaux, 4° colocado na prova (3° com a desclassificação de Stefan Belloff) disse "Perigo, que perigo? Perigoso foi dar a largadanaquelas condições.Quando pararam, a prova tinha condições de continuar normalmente. Foi uma decisão estranha, ainda mais vinda de Ickx, um pilotoque ficou famoso justamente por sua habilidade na chuva. A pista não estava pior que no início, não havia poças. Um escândalo." Esses relatos não devem ser jogados fora..se tratando de que foram pessoas envolvidas na corrida. mas cada um tem uma versão diferente.
Speeder, mais uma vez, parabéns pelo blog
Tenho um livro aqui em que Senna também dá uma declaração informando que, naquele momento da prova, a pista estava em melhores condições, embora a chuva tivesse aumentado.
ResponderEliminarPubliquei agora há pouco um post sobre essa corrida memorável.