Desde há dia e meio que ando a seguir na blogosfera brasileira a história do suposto diálogo entre Jean Todt e Rubens Barrichello acerca da infame chegada da Ferrari no GP da Austria de 2002. Um jornal desportivo, o Lance!, está a divulgar o livro de um dos seus colaboradores, o Lemyr Martins, veterano jornalista, que acompanha as corridas desde os tempos do Fittipaldi. O jornal decidiu colocar, como "teaser", a noticia de que esse diálogo era verdadeiro.
Ora... o diálogo nunca existiu. E quem denunciou o caso foi o Ivan Capelli, que na quinta-feira afirmou que o diálogo era uma brincadeira publicada na Net há mais de seis anos. Se forem comparar com o link em cima, verão as inumeras semelhanças com o diálogo "verdadeiro". Só uma achega: ali fala-se de um tal Karl Scheister, procurador da Ferrari. Esse tal senhor nunca existiu.
Ora, isto já virou uma bola de neve. Tão grande que outro dos famosos blogueiros, o Ico, foi falar com Luca Colaianni, o "sisudo" acessor de imprensa da Ferrari. E a resposta é esta, que passo a transcrever:
"Eu ouvi o assessor da Ferrari, Luca Colajanni, e vivi o momento impagável de ver um sujeito normalmente sisudo e durão se esgoelar de tanto rir. Detalhe: Colajanni até hoje passa as corridas usando fones de ouvido e escuta toda a comunicação da equipe. Sua explicação é até óbvia: apenas três pessoas conversaram com Rubens Barrichello na prova: seu engenheiro Gabrielle Delli Colli, Ross Brawn e Jean Todt. A Ferrari também nunca teve um funcionário chamado Karl Scheister."
Como é obvio, o jornal corrigiu hoje o tiro e afirmou que o diálogo é falso. Se o livro vai ser publicado ou não, desconheço. Mas outro dos colegas da blogosfera, o Luiz Alberto Pandini, (e não Antônio, como estava no original...) conta hoje uma "estória" acerca do senhor Martins, sobre o famoso "trono errado" do James Hunt, no GP de França de 1977, em Dijon. Para Martins, isso aconteceu em 1976, em... Paul Ricard, numa corrida em que... o inglês venceu.
"'Histórias, Lendas, Mistérios e Loucuras da Fórmula 1', da Panda Books. Você vai descobrir por que Lemyr Martins é considerado a maior autoridade jornalística da Fórmula 1 no Brasil!” é o que diz o jornal. Acho que em termos de disparates, o Galvão Bueno tem um serio rival...
10 comentários:
Esse Lemyr Martins e o Galvão Bueno poderiam ambos dar as mãos e sair andando juntinhos juntinhos...para formar o trio dos 3 Patetas só falta mais um!São motivo de chacota aqui no Brasil, terrivel nos vermoa forçados a ver este tipo de noticia!Abraços a todos e parabéns pelo Blog,sempre colocando noticias em primeira mão.Paulo Douglas
fiquei sabendo por alto, pelos blogs do Flávio Gomes e do Capelli...
mas agradeço tê-lo como fã do meu blog
ah...se alguém com um senso de humor mais apurado e com a astúcia bastante apurada descobrir que Karl Schiester em alemão significa Carlos Covarde...ou Carlos Desonesto
mas enfim...ninguém atentou à anedota
Acompanho F1 e automobilismo desde 1970.
Li décadas de 4Rodas e aprendi, lendo os textos do Lemyr Martins, que ele é impreciso, superficial e MUITO MUITO incidente em erros.
Me cansei de tantos erros e passei a ler as revistas estrangeiras (AutoSprint, AutoHebdo, Corsa etc).
Me divirto de ver as coisas que o Lemyr escreve, só pelo gosto (besta, reconheço) de achar erros. E sempre tem muito erro.
Tomara que essa estória do diálogo falso sirva para dar um fim justo à carreira desse disseminador de informações erradas.
Oi, Speeder. Luiz "Antônio" Pandini?... É Luiz Alberto!
Abração,
LAP
Desculpa, Luiz. Eu já corrijo.
Mas ao menos, as minhas "calinadas" tem a ver com os nomes trocados, não com as que manda esse Lemyr...
Dá uma olhada no Blog o Ico, já que ele falou com o Luca Collaiani. O homem cai da cadeira de tanto gargalhar... Pena que no fundo, no fundo é uma tristeza e uma vergonha muito grande.
Já falo disso no post, Paulo. Só falta meter o link, que foi lapso meu. Tenho de tratar disso.
Lemyr conseguiu ser mais engraçado que o Monty Piton nesta.
Ride paglicci...
Abraço Speeder, e vê se não troca meu nome hein (lol)
o Walter tá correto no comentário dele...
uma pena, já que em nossa época, tínhamos pouco acesso a informação sobre f1...
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