sábado, 13 de dezembro de 2008
As expectativas para Portimão
O regresso de um clássico?
Speeder Questiona... Ron Groo (Blog do Groo)
Começou como muitos... Eu tinha vontade de escrever e mostrar ao mundo meu trabalho. Dai a juntar isto com o amor pela velocidade foi um pulo. Velocidade aliás que é um grande celeiro de fatos e idéias para contos e crônicas.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O Blig vem da antiga plataforma, o Groo é meu mesmo.
3 – Antes de começares o teu, tinhas participado em algum blogue ou site?
Lia o GP TOTAL.
4 – Quando é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
Tem mais de um ano, o número de visitas não esta correto. Tem 40 mil acho.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Gostava da F-Bus, talvez volte com ela.
6 – O defeso é, por norma, um período muito escasso em termos de notícias. Como pensas manter os teus leitores fiéis?
Não posto noticias regulares. Quase sempre são opiniões e textos inéditos.
7 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
Blog F-1 do Maciel, Blog da Alessandra Alves, o GP Séries do Marcos FW, e na verdade todos os da minha lista de blogroll, tiro algumas horas para lê-los todos. Sem hipocrisia.
8 – Falamos agora de Formula 1. Lembras-te ainda da primeira corrida que assististe?
Monza 1983 com direito a Vitória e titulo de Piquet.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Hungria 86.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
Gosto do pioneirismo de Emerson, da história do Piquet e da gana de vencer do Senna. Ou ao contrário que tudo cai no mesmo lugar.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Sem duvida.
12 – Compara-o aos três pilotos acima referidos. Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Não comparo pilotos. Cada qual é uma entidade diferente e diversa.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Sem duvida. Apesar de que se Massa ganhasse também estaria de bom tamanho. Afinal sou torcedor da Williams.
14 – E de repente… a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Eu já esperava por uma acção destas a muito tempo. Desde que a categoria foi deixada nas mãos das montadoras que algo do género poderia estourar. Os “majors” das montadoras estão nesta pela grana e pela imagem, não pelo esporte. Se algo começasse a ir mal, tava na cara que eles pulariam fora. E no caso da Honda só é triste porque temos poucos carros no grid. Grid curto, corridas mais chatas. Mas se houvesse ao menos mais 4 equipes agora, eu estaria pouco me lixando pra Honda.
15 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Depende de quem comprar. Se forem ingleses, dificilmente Button sai. Para Rubens já deu. Ele esta fazendo hora extra na categoria e ainda não se tocou disto.
16 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Penso ser uma tentativa de tentar reaproximar a categoria do esporte. Tentando trazer mais equipes. Baixando os custos e permitindo a venda de chassis e tecnologia entre as equipes. Mas para baixar os custos tem que se afastar as montadoras. Enquanto elas estiverem no comando vão injectar dinheiro alto e puxar os orçamentos para cima, impossibilitando o aparecimento dos chamados ‘garagistas’.
17 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Schumacher... Nem precisa dizer né? Trocaram as regras do jogo para ver se o barravam. Não deu certo.
18 – Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
Leio sobre todas, mas não sou muito afeito a elas. Gosto mesmo é de F1.
19 – E falas sobre elas no teu blogue?
Quase nada.
20 – O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?
Ganhei a esfera ao intelecto e um monte, mas um monte de citações e outros prêmios. Nem sei se mereço. Mas ganhei.
21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera.” Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
Nem sempre... Mas em algumas com certeza, tipo Brasil 08... foi lindo.
22 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Só videogame... (risos)
23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Olha Speeder, eu acho que vi a melhor parte da história que vai de 81 até 94... Depois disto vi a lenda alemã Schumacher... Me dou por satisfeito.
24 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Só jogo PSOne. Vergonha...
25 - E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Muita... a minha predilecta é a BT52 de Nelson Piquet. Ela é linda!
26 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Algo que Bernie, Max e os comissários de pista de hoje abominam. Aquilo foi sensacional, fantastico.
27 - Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Não... não concordo. Gilles foi muito bom, mas não o melhor. Teve Fangio, Clark, Senna, Piquet, Schumacher... Gilles faz parte deste clube. Mas não o preside.
28 - Se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Garagistas. Gente que vai ao esporte pela grana sim, mas também com paixão. Gente como Frank Willims, Vijay Mallya (Force Índia) e o Dieter Maeschitz (Red Bull e Toro Rosso). E quem sabe se Ron Dennis ficasse livre da Mercedes? Aposto que apareceria gente com as mesmas características de Colin Chapman, Ken Tyrrell e por ai vai... Mas é só sonho né?
29 – Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Qual?
É muito cedo para dizer. Carecem de mais rodagem os três.
30 – Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
Nada planejado. Mas vou colocando ao sabor dos acontecimentos.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Parabéns, Emerson!
Formula 1: chegou a revolução nos regulamentos!
Noticias: Massa e Badoer vão representar a Ferrari no Algarve
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Manoel de Oliveira, o piloto de automóveis
Noticias: Löeb quer ir para a Formula 1?
Bólides Memoráveis - Lotus 98T (1986)
No ano seguinte, 1986, surgiram algumas especificações por parte da então FISA. Uma delas era o de reduzir os depósitos de combustivel para os 195 Litros, no sentido de reduzir o consumo por parte dos motores Turbo. Isso levou a que muitos carros ficassem pelo caminho nas voltas finais, e a serem empurrados pelos pilotos nos metros finais da corrida, por exemplo... Assim, para lidar com os novos regulamentos, Gerard Ducarouge criou o Lotus 98T, um chassis de menor dimensão.
Outra das caracreristicas deste chassis era um ajuste de altura em dois estágios, bem como uma injecção de água através dos intercoolers, e um micro computador incorporado para monitorizar e regular, entre outros, o consumo de combustível. Algumas destas inovações causaram algum celeuma no "paddock", o que fez com que Peter Warr, na altura do director executivo da Lotus, afirmar que caso alguém tivesse dúvidas sobre a legalidade do veículo, que apresentasse um protesto formal. Nada disso aconteceu.
Em termos competitivos, Ayrton Senna tinha-se tornado no piloto numero um da equipa, após a saída de Elio de Angelis. Entretanto, a equipa procurava um substituto, e considerou contratar Derek Warwick. Contudo, o piloto brasileiro vetou tal nome, alegando que os esforços para cuidar de dois carros de forma igual iria eliminar as hipóteses de lutar por um título mundial. Sendo assim, a Lotus contratou o aristocrata escocês Johnny Dumfries, para seu companheiro. O escocês contribuiu apenas para conseguir três dos 58 pontos que a marca obteve naquele ano...
Senna começou bem o campeonato, com um segundo lugar no Brasil e uma vitória ao milímtero em Espanha, contra Nigel Mansell. Depois de abandonar em Imola, foi terceiro no Mánaco e segundo na Belgica, atrás de Mansell. Ganhou a sua segunda corrida do ano em Detroit, naquel que viria ser a última da Lotus negra e dourada, com as cores da John Player Special. Conseguiu mais três pódios, uma delas o segundo lugar no GP da Hungria, que perdeu graças a uma ultrapassagem feita pelo Williams-Honda de Nelson Piquet no final da recta da meta, por fora e na parte mais suja da pista! Hoje em dia é considerada como uma das melhores da história da Formula 1.
Senna lutou pelo título até ao GP de Portugal, onde terminou em quarto lugar, mas perdeu um segundo lugar certo na última volta devido à falta de gasolina. Com isso, as suas chances tinham-se esfumado. No final dessa temporada, foi quarto classificado, com 55 pontos, menos 17 que o campeão do Mundo, Alain Prost.
Mas nessa temporada, Senna foi o "Pole Sitter King" do pelotão, conseguindo oito "pole-positions" (Brasil, Espanha, San Marino, Estados Unidos, França, Hungria, Portugal e México), demonstrando a grande potência do motor Renault Turbo.
Para terminar, uma pequena "estória" contada no blog F1 Nostalgia, do Rianov Albinov: Em 2000, um dos chassis foi restaurado pela Lotus Classic Cars, na sua propriedade em Hethel. O carro tinha estado nos Estados Unidos, num coleccionador particular, e voltava para ser apresentado no Goodwood Festival of Speed. No ano seguinte, convidaram Nigel Mansell para dar umas voltas ao circuito de Silverstone com este modelo. No final, foi abordado por outra lenda, o comentador televisivo Murray Walker. Ele afirmou, visivelmente emocionado, que esta tinha sido o melhor Lotus que jamais tinha guiado, e que compreendia o sucesso que Senna tinha tido ao volante dos carros da marca de Colin Chapman.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Divulgados os primeiros nomes da nova Formula 2
Wickens, de 19 anos, faz parte do Junior Team da Red Bull, e já participou em competições como a World Series by Renault e a A1GP, pelo Canadá, ganhando algumas corridas pelo meio, enquanto que o Jousse, de 22 anos, foi vice-campeão na World Series by Renault em 2008, depois de ter sido o companheiro do português Alvaro Parente no ano anterior, na equipa Tech 1 Racing.
A Formula 2, competição que será relançada após 25 anos de ausência, começará a 31 de Maio do ano que vêm, no circuito de Valencia, e terá oito jornadas duplas, que terminarão a 1 de Novembro em Barcelona.
Testes de Portimão vão render 150 mil euros ao circuito.
"Jos the Boss" em sarilhos
Mas porque é que ainda fazem sondagens destas?
Resultado: 72,5 por cento dos votantes escolheram Ayrton Senna, deixando Michael Schumacher longe, muito longe... Também têm Juan Manuel Fangio e Alain Prost, mas estes só têm 1,5 por cento cada um.
Tenho que ser sincero: adorei o Senna enquanto era vivo, e reconheço que foi um excelente piloto, mas estes meninos das sondagens não tinham consciência do formigueiro que pisaram, pois não?
Speeder Questiona... Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
No passado mês de Fevereiro, quando comemorava o primeiro aniversário deste blogue, numa mensagem de parabéns, explicava um pouco acerca da maneira como surgiu esta sua paixão:
O tempo passou, outra paixão da minha vida falou mais alto (a arte), e lá fui seguir minha vida e desistir do sonho de algum modo fazer parte da Fórmula 1. Eis que, há uns anos atrás, coloquei um computador em casa e descobri que poderia fazer parte do " mundo fórmula " de maneira mais imediata, afinal, eu que vivi sempre sozinho na minha paixão ganhei com um clik mais de 300 amigos e irmãos da mesma paixão."
Com o tempo, o blog cresceu e desenvolveu-se, cirou um videocast que lhe deu fama (e agora um prémio), desenvolveu as suas actividades no meio, mas nunca deixou a sua paixão de criança, o automobilismo. Agora é o meu entrevistado. Convosco, Jorge Pezzolo.
Speeder, o jpezzolo.com começou em 2007, mais precisamente antes da prova de Indianápolis da Fórmula 1, que sempre foi uma das minhas favoritas. Comecei a escrever porque vi que faltava na internet um blog que tratasse a Fórmula 1 com bom humor, que misturasse tecnica com entretenimento, que mostrasse que antes de qualquer Big Brother, o verdadeiro reality show era a Fórmula 1, que no seu final tem 1 vencedor e 19 perdedores.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O nome original era Plog do Pezzolo, uma brincadeira com meu sobrenome ‘ Pezzolo”. Porém uma vez trombei com um piloto, que não vou dizer o nome porque não teve culpa de nada, falei do site e combinei uma entrevista, que na hora ele topou. Mandei as perguntas, falei com ele por telefone, mas depois um acessor barrou porque ele não dava entrevista pra “ blog”. Daí mudei o nome.
3 – Antes de começares o teu, tinhas participado em algum blogue ou site?
De Fórmula 1, não. Como alguns sabem, sou formado em artes cênicas e a Internet já era meio de divulgação dos meus trabalhos.
4 – Quando é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
Nossa, sou péssimo pra números, mas a audiência me impressiona a cada vez, este ano tivemos dois picos, que foi o GP da Bélgica e o GP do Brasil, que me surpreenderam com o potencial que a Internet e a Fórmula 1 tem de crescimento para 2009.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Acho que minha viagem pra Finlândia, um blog independente fazer uma matéria na vila do Kimi Raikkonen foi uma oportunidade única! E o Pod do Pezzolo, que dá muito trabalho pra fazer, mas a reconpensa com o pessoal assistindo... é imensa!
6 – O defeso é, por norma, um período muito escasso em termos de notícias. Como pensas manter os teus leitores fiéis?
O que é defeso, cruzes? Férias? Bem lá no jpezzolo.com estamos com a corda total preparando nossa premiação para 2008, será algo muito, muito grande, que envolvera blogs, comunidades do orkut, Facebook, sites... só de pensar o trabalho, já esqueço as férias!
7 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
Bem, além dos meus amigos de Troféu Blogueiros, que são: Café com F1, Velocidade, Continental Circus, Blog Guard Rail e Blog F1 Grand Prix, acho o Dentro e Fora das Pistas um blog sensacional.
8 – Falamos agora de Formula 1. Lembras-te ainda da primeira corrida que assististe?
Que eu vi na TV, lembro vagamente do primeiro título do Senna, e claramente do Mansell batendo no Senna em Portugal, 1989. Mas daí passei a alugar todos os vídeos das corridas do Piquet, algumas do Emerson. Sou do tempo que trocavamos VHS de Formula 1 pelo correio...
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Algumas que vi ao vivo: Brasil 1991, 1993 (inclusive eu estava na invasão de pista e estou prometendo contar isso lá no site!), 2006, aquele show de Schumacher, 1995 na Argentina naquele lamaçal que chamavam de Autódromo. Vamos incluir aí Jerez 1997 e Brasil 2008, dois dias que fiquei sem voz de tanto gritar!
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
Emerson, por ser o pioneiro, por ter feito uma equipe Brasileira, por ter sido um sonhador, por até hoje carregar o Brasil nas veias.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Espero, ele merece! Felipe, como já falei lá no site, é um exemplo para todos os brasileiros. Um excelente ídolo para o país, cansado de “ estrelas” com conteúdo zero.
12 – Compara-o aos três pilotos acima referidos. Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Difícil hem. Talvez o Senna no início de carreira.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Ia ser bacana ver o Massa campeão, mas o Hamilton vinha merecendo desde 2007. Agora é a vez do Massa ser o primeiro da fila.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Acho que o Jacques Villeneuve com suas maluquices segurou um longo tempo em que a Fórmula 1 estava chatíssima por que todo ano tinha um carro muito melhor que o resto. Depois foi o Montoya que fez este papel.
15 - De repente… a Honda anuncia sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Com muita tristeza. Quando a Honda comprou a BAR e anunciou Barrichello, achei que seria uma grande equipa. Em 2006 torci muito para eles, mas aí começou a história de carro ecológico e ficaram estudando tartarugas, bicho preguiça... deu no que deu.
16 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem rapidamente um comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Button acho que sim, ele é uma das estrelas da F1, embora não faça muita coisa, mas é um piloto muito famoso na Inglaterra. Rubens, por mais que gosto dele, acho que já fez o que tinha que fazer na F1. Mas vamos ver... Mansell não foi campeão com 39 anos?
17 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Sim. O importante é as corridas terem disputa, emoção. A grande maioria não liga se o carro faz 300 ou 280 Km por hora na recta.
18 – Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
Indycar e A1GP. Algumas corridas da Stock também são bacanas. O GP2 é meio obrigatório, por estar muito ligada a Fórmula 1.
19 – E falas sobre elas no teu blogue?
Sim, embora a “audiência” não aprove. Pelo que sei dos meus leitores, eles só se interessam pela Fórmula 1.
20 – O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?
(Gargalhada) Ainda estou no aguardo de convites, de preferência de patrocínio para que a gente possa continuar com o trabalho, crescer para o ano que vem! O Pod do Pezzolo ganhou esta semana mesmo o Prémio Podcast 2008, na sua categoria, que é Videocast, o que me deixou feliz e surpreso, como uma coisa que começou como uma brincadeira rendeu tantos frutos! Quando criei o quadro, foi pela vontade que tinha de ver alguém comentando a Fórmula 1 de modo informal, sem necessidade de se passar por uma enciclopédia de automobilismo. Pelos vistos deu certo!
21 - "Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera." Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme "Le Mans". Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
Em termos. A corrida é importante, mas tanto na Fórmula 1 como nas nossas vidas o esperar, o pré - GP, é muito importante.
22 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Sim, adoro correr de Kart, adoraria ser piloto, pena que o dinheiro não é suficiente. Acho que racionalizar corridas é, de certa forma, encontrar uma certa estupidez em tudo isso. Vamos ficar com a adrenalina, com a emoção, que já é bom (e fundamental) para todos nós.
23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
A época de ouro do Emerson, todo aquele Brasil dos anos 70 iludido com a promessa do "50 anos em 5". Mas a parte seguinte de tudo aquilo não.
24 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o "Gran Turismo", o "Formula 1", ou jogos "online", como o BATRacer ou o "Grand Prix Legends"?
Jogo o clássico GP4, de preferência com 50 % de prova na chuva. Sou um estrategista como Emerson e Prost... vou lá em 5º e 6º e quando começa a chover fico na pista de slicks tentando segurar todo mundo. Por vezes dá certo, mas normalmente dou uma de "Timo Glock" (risos)
25 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Acho um belo momento da Fórmula 1, mas como não sou saudosista, acho que tem outros equivalentes na emoção. Como a última volta do GP Brasil 2008.
26 - Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico "Top Gear", disse que Gilles Villeneuve foi "o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1". Concordas ou nem por isso?
Não. Gilles é um mito, como Senna, difícil discutir o que mais haveria em suas carreiras depois de falecerem. O único fato da F1 é Schumacher, e, no passado, Fangio. O resto é opinião. Vi Senna e Schumacher correr ao vivo então particularmente acho que são melhores que Gilles.
27 –E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de "garagistas"?
Acho que meio a meio seria ideal. Montadoras enlouquecidas por rivalidades históricas, como Mercedes e BMW, e apaixonados como Aguri Suzuki, Eddie Jordan. O grid tem que voltar a ter 26 carros, mesmo que os 4 últimos sejam bem mais lentos!
28 – Vamos falar do futuro: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Qual?
Difícil dizer. Depende de tantos fatores. Acho que Di Grassi e Piquet já se mostraram no nível de outros pilotos, como Glock, Rosberg... depende como será a carreira deles. O Bruno é um mistério.
29 – Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
Tenho. Mas não vou contar. Tem que acessar todo dia pra saber!
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Noticias: Williams sugere três carros por equipa em 2009
A ideia dos três carros por equipa acolhe adeptos. O veterano comentador da BBC, Murray Walker, afirma que essa hipótese pode ser viável: "É verdade que usar um terceiro carro vai aumentar um pouco os gastos, mas se a medidas para reduzir custos forem implementadas, haverá algum dinheiro de sobra. É melhor do que ver a Formula 1 desaparecer completamente", afirmou Walker à BBC.
Entretanto, a ideia de um motor padronizado pode ser aprovada esta semana. Segundo a edição online do Autosport inglês, as escuderias independentes (Red Bull, Toro Rosso, Williams e Force India), mais a Renault, apoiam a proposta, e as restantes quatro (Ferrari, McLaren, BMW e Toyota) têm até quinta-feira para se pronunciarem. Caso a proposta seja aprovada, todas as construtoras teriam que montar os seus motores segundo os padrões da FIA, e pelo menos quatro delas poderiam comprar os motores da Cosworth, ao preço de dez milhões de euros por ano, que poderia baixar caso adiram mais construtores.
Honda: os custos do pesadelo
Noticias: A1GP vai testar no Algarve
E temos um vencedor!
Os videos que ele costuma lançar, no final de um fim de semana de Grande Prémio são diferentes do normal, pois comentam o automobilismo do ponto de vista de um adepto, sem os constrangimentos de profissionais da comunicação, algo que ele não é. Mas às vezes, consegue algumas agradáveis surpresas, como esta.
Bolides Memoráveis - Lotus 81 (1980-81)
O modelo era feito com base em aluminio, com alguns componentes em carbono (mas não na sua totalidade), e alimentado pelo convencional motor Cosworth de 3 litros, com potências a rondar os 540 cavalos. Apesar disso, começava a ser pouco perante os motores Turbo da Renault, que começavam a ameaçar a concorrência.
Contudo, o modelo tinha ainda defeitos. Era ainda pouco rígido, e esses problemas de torsão iriam ser o calcanhar de aquiles do carro, pois raramente conseguia um lugar acima dos dez primeiros, e raramente terminava as corridas. Só para terem uma ideia: em 39 participações (17 para cada um dos carros, mais três participações de um terceiro chassis), terminaram a corida por 19 vezes, e ainda há uma não-qualificação! E foi por causa desses problemas de rigidez torsional (e também pela ameaça que os motores Turbo começavam a ser), que Chapman começou a idealizar uma solução para contornar esses problemas, resultando na projecção e construção do famigerado (e logo proíbido) Lotus 88.
Na temporada de 1980, Mario Andretti e o seu novo companheiro de equipa, o jovem italiano Elio de Angelis, pilotaram o modelo 81, e tiveram boas esperanças no inicio, quando de Angelis levou o carro a um excelente segundo lugar no GP do Brasil. Mas não sabiam que era o melhor resultado do ano para a marca... Andretti tinha dificuldades em terminar corridas, e somente conseguiu um ponto na prova final desse campeonato, em Watkins Glen, sendo constantemente batido pelo seu companheiro, 18 anos mais novo do que ele!
Na Austria, Colin Chapman inscreveu um terceiro carro, que não era mais do que uma versão B desse modelo, um pouco mais longo em termos de comprimento, no sentido de tentar resolver os tais problemas de torsão, que ia ser usado pelo seu jovem piloto de testes, então com 26 anos, de seu nome Nigel Mansell. Correu em tres provas, sem resultados, e até obteve algo raro num Lotus: uma não-qualificação no GP de Itália, em Imola!
Contudo, Chapman gostou de Mansell e deu-lhe outra chance ao substituir Andretti na temporada de 1981. Isso resultou, pois foi a bordo desse chassis que conseguiu o seu primeiro pódio, no GP da Belgica, em Zolder. Mas a utilização do modelo 81 nessa temporada foi devido aos problemas causados pela legalidade do novo chassis, e pela necessidade de desenhar um novo carro em tempo "record", que viria a ser o Lotus 87.
Chassis: Lotus 81
Projectista: Colin Chapman
Motor: Cosworth DFV V8 de 3 Litros
Pilotos: Mario Andretti, Elio de Angelis e Nigel Mansell
Corridas: 17
Vitórias: 0
Pole-Positions: 0
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 23 (De Angelis 18, Mansell 4, Andretti 1)
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lotus_81
http://www.club-lotus.fr/lotus/tous-les-modeles/les-f1-lotus/historique-par-modele/type-81/