Soube disto ontem à noite, bem tarde, quando voltava a casa. E a história é simples:
Dale Earnhardt Jr, a sua mulher, a sua filha Isla, de um ano, e os pilotos sobreviveram a um desastre de aviação quando o seu Cessena Citation se despenhou no final da pista de Elizabethon, no Tenessee. O avião pegou fogo, mas todos conseguiram sair dele a tempo, incluindo o seu animal de estimação. O prefixo N8JR da matricula do avião era indicativo de que pertencia à JRM, Junior Motorsports, empresa de Earnhardt.
Desta vez, as coisas acabaram em bem, pois todos sobreviveram. Mas mesmo eu, que pouco liga à NASCAR, sei perfeitamente quem é Dale Earnhardt Jr. Mas também sei quem é Davey Allison e Alan Kulwicki e o horrível ano de 1993.
Kulwicki foi um "self-made man" com uma paixão pelo automobilismo. Montou a sua própria equipa, para poder competir na categoria principal da NASCAR, e em 1992, concretizou o seu sonho de ser campeão, apesar de ter ganho apenas duas provas, em Bristol e em Pocono. Sempre que vencia fazia algo que ficou para a história como o "Polish Victory Lap", que consistia em dar a volta à pista... mas ao contrário. E com um bom motivo: assim, o condutor saúda os fãs. Mas a sua consistência foi o que fez superar a concorrência. E ia a caminho disso em 1993, com um terceiro posto em Richmond, algumas semanas antes.
A 1 de abril, Dia das Mentiras, Kulwicki vinha de uma apresentação para o seu patrocinador, a cadeia de restaurantes Hooters, e ia aterrar em Knoxville, no Tennesee quando esta se despenhou devido a gelo acumulado nas asas. A morte dele, meses depois do seu triunfo na competição, deixou a competição em choque, especialmente porque alguns dias depois, iria competir em Bristol, palco da sua vitória um ano antes. Kyle Petty, um dos que competiu nesse dia, ao ver a caravana que traria o seu carro dar algumas voltas na pista até parar no lugar, que tinha uma coroa de flores em sua memória, afirmou: "Foi das coisas mais tristes que tinha visto na vida. No final, sentamos e choramos."
Quem também sentiu imenso a morte de Kulwicki foi Davey Allison, um dos seus rivais, mas do qual existia um grande respeito por ele e pelos seus feitos. Allison era um dos filhos de Bobby Allison, uma lenda da NASCAR, e ao lado do seu irmão Donnie Allison, Red Farmer e Neill Bonett, ficou conhecido como o "Alabama Gang". Aos 32 anos de idade, tinha sido terceiro classificado em 1991 e 92 - lutando pelo título com Kulwicki - mas já tinha vencido em Daytona nesse ano. E na temporada de 1993, estava de novo a lutar pelo título, tendo vencido em Richmond, e tido pódios em Martinsville, Dover e Loudon, no New Hampshire.
A 12 de julho de 1993, Allison experimentava um helicóptero Hughes 369HS, que tinha acabado de comprar - tinha decidido aprender a voar de helicóptero - e ia a Talladega para ver um teste do filho de Neil Bonnett, David. Red Farmer ia com ele como passageiro, e quando ele tentou aterrar no recinto da pista, o aparelho empinou o nariz e bateu violentamente no solo. Farmer ficou gravemente ferido e demorou algum tempo até recuperar, mas Allison, sofreu ferimentos graves na cabeça e acabou por morrer no dia seguinte.
No final dessa temporada, o campeão, Dale Earnhardt, o pai de Dale Jr, e Rusty Wallace decidiram fazer o "Polish Victory Lap", em honra de ambos, com os numeros que usavam nos seus carros: o 7, de Kulwicki, e o 28, de Allison.