sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Feliz Natal a todos!


É Natal, e já olhamos para trás para fazer contas sobre o ano que passou. E claro, foi complicado. Muitos ainda se lembram do inverno passado, o pior da pandemia, com hospitais cheios, ambulâncias a fazerem fila para deixarem doentes e o oxigénio a faltar um pouco por todo o lado, porque as pessoas pararam de respirar. 

Mas como em tudo, passou. Controlou-se a doença, ficando todos nós fechados em casa e a trabalhar de lá, evitando o mais possível as contaminações. Mas depois, quando começamos a voltar a ter uma espécie de vida, assistimos a coisas boas nos sitios onde mais gostamos de ver, apesar dos calendários constantemente alterados, como na Formula 1, nos ralis, no MotoGP, noutros lados.

Ainda não vivemos a vida de antes. E não vai ser este ano que veremos o seu final, porque outra variante está por aí, a obrigar-nos e voltar para as nossas casas, presos e isolados uns dos outros. E se quisermos festejar o Natal, é com a família mais próxima, e mesmo a mais próxima. Por mais um ano. 

Mas nem tudo foi mau. Vimos a grande temporada da Formula 1, que acabou há quase duas semanas, terminando quase na última curva da última volta, depois de uma longa temporada - a maior de sempre, 23 corridas! - e vimos outras coisas novas, mesmo nós, que tivemos mais um Grande Prémio nas nossas bandas - sem público, infelizmente - e o rali, bem duas duas provas de MotoGP!

Agora é altura de comer o bacalhau - ou o peru, dependendo da latitude e da longitude - abrir os presentes e saudar todos os que estejam a ler esta mensagem e desejar-lhes um bom Natal. Obrigado a todos! 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

A imagem do dia


Na foto, Michele Alboreto no Minardi de Formula 2, a caminho de um oitavo lugar na corrida de Spa-Francochamps. Hoje, se fosse vivo, o piloto italiano faria 65 anos. E neste dia, recuo 40 anos no tempo para vos mostrar uma das temporadas mais preenchidas da sua carreira. Porque nesse ano de 1981, correu na Endurance, Formula 2 e Formula 1, na continuação da temporada anterior, onde participou em... três campeonatos de Formula 3 e o Mundial de Endurance!

Comecemos no final da década de 70. A Lancia decidiu lançar um programa nos Grupo 5 de Endurance, graças ao seu modelo Beta, que tinha andado nos ralis, muito ligeiramente, porque o Grupo Fiat tinha dado a preferência no 131 Abarth. Contudo, com o carro a rolar nas pistas um pouco por todo o mundo, e na transição para aquilo que iria ser o Grupo C, onde iria ser lançado o LC1, naquele ano, Alboreto incluía-se num grupo de jovens pilotos muito talentosos, que se incluía o americano Eddie Cheever e os seus compatriotas Riccardo Patrese, Piercarlo Ghinzani, Emmanuele Pirro, entre outros, e com o apoio da Martini, fez um programa parcial no Mundial de Endurance, e claro, nas 24 Horas de Le Mans.

Alinhando com Cheever e o seu compatriota Carlo Facetti, no Beta Monte Carlo, Alboreto alinhou debaixo de uma prova com muito calor, e onde houve um acidente fatal com um dos Rondeau, guiado por Jean-Louis Lafosse, que embateu contra um posto de controle de comissários, ferindo gravemente dois dos seus elementos.

Num motor pequeno, de 1,4 litros, mas turbo, os três conseguiram resistir aos elementos para acabar num digno oitavo posto, numa prova ganha por Jacky Ickx e Derek Bell. Mas esse nem foi o seu melhor resultado nesse ano. Isso aconteceu em Watkins Glen, quando triunfou nas Seis Horas, ao lado de Riccardo Patrese.

Mas não foi só isso que Alboreto andou a fazer. Quando andava por aí, já era piloto da Tyrrell, na Formula 1, e também corria na Formula 2, ao serviço... da Minardi. Construtora fundada dois anos antes em Faenza por Giancarlo Minardi, mas com uma longa tradição automobilística que vinha desde os anos 20, quando o seu avô montou uma vendedora Fiat na mesma cidade, e depois, quando andou com outros chassis desde o inicio da década de 70, culminando com o Ferrari que inscreveu na Race of Champions de 1976 e que foi corrido por Giancarlo Martini, tio de Pierluigi Martini, futuro piloto da marca e companheiro de Alboreto na sua última temporada na Formula 1, em 1994.

O carro, um Fly 281 - o Fly era o estúdio de Giacomo Caliri e Luigi Marmoli, de Bolonha, que tinham redesenhado o Fittipaldi F5A e o F6A de Formula 1, em 1978 e 79 - foi guiado por uma multidão de gente, desde Alboreto ao venezuelano Johnny Ceccoto, passando por Lamberto Leoni e Enzo Coloni, outro futuro construtor. Os motores variavam, mas ele usou o BMW, mais potente.

Apenas as rondas italianas é que foram proveitosas para "il Marrochino". A 26 de julho, em Enna-Pergusa, no Gran Premio del Mediterraneo, Alboreto não resistiu a um imparável Thierry Boutsen, mas conseguiu levar o seu carro ao lugar mais baixo do pódio, e conseguindo os seus primeiros pontos - mas não da equipa, que já tinha conseguido um quarto posto em Thruxton, graças a Ceccoto. Sete semanas depois, a Formula 2 estava de volta a paragens italianas, para o Gran Premio del Adriatico, no circuito de Misano. Se Boutesen era o "poleman", na realidade foi Alboreto o melhor, dando à Minardi a sua primeira vitória, com o seu próprio chassis, e pelo caminho, ainda conseguiu a volta mais rápida. 

Verdade, foi uma tarde de sonho para alguém que já tinha um pé na Formula 1, que se adaptava à competição. Mas apesar de não ter pontuado nessa sua temporada de estreia na categoria máxima do automobilismo, não tinha motivo de queixa: era uma temporada proveitosa em muitos sentidos. Em 1982, já mais aliviado, poderia mostrar todo o seu talento e ficar nos holofotes de equipas mais poderosas. E foi o que aconteceu.  

Youtube Formula 1 Video: O amigo secreto no Natal

É Natal, é Natal! E como sabem, há semana e meia a Formula 1 acabou em Abu Dhabi, e antes da corrida final, os pilotos receberam umas prendas antecipadas de gente que não fazem ideia quem lhes deu. E eis o que o pessoal recebeu.


WRC: Matton sai da FIA


O belga Yves Matton saiu da FIA e poderá estar próximo de ser o próximo diretor desportivo da Hyundai. Segundo conta esta quarta-feira o site dirtfish.com, Matton aproveitou a eleição de Mohammed Ben Sulayem como presidente do organismo máximo do automóvel e do automobilismo para expressar a sua vontade de sair. O site também fala que a sua visão dos ralis não é a mesma do dirigente árabe, e ainda por cima, há um convite da Hyundai Motorsport para substituir Andrea Adamo, que bateu com a porta no inicio do mês devido a divergências com alguns pilotos, nomeadamente Thierry Neuville, compatriota de... Matton.

Na FIA desde 2018, depois de ter sido o diretor desportivo da Citroen, Matton foi um dos obreiros do regulamento que irá entrar a partir da próxima temporada, os Rally1, onde os carros serão híbridos, com um aumento de potência e um reforço nos chassis. Contudo, o novo presidente da FIA - que curiosamente, vem dos ralis... - disse que os novos regulamentos não são proativos na busca de novos construtores para esta categoria do automobilismo.

Os regulamentos do Rally1 foram escritos com vista a tornar os novos regulamentos tão acessíveis quanto possível”, disse Matton à Autosport britânica, numa entrevista no inicio do ano. “Este é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento: sustentabilidade, segurança, acessibilidade. Pode haver mais um fabricante antes do fim do próximo ciclo de homologação, mas não será em 2022”.

Ainda não se sabe quem ficará com o cargo, e provavelmente esse nome só será conhecido por alturas dos Rali de Monte Carlo. 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Formula 1: Haas anuncia crash-test nos próximos dias


A Haas, que teve em 2021 a sua pior temporada da sua existência, acredita que o seu ano de sacrifício será compensado em 2022 com um chassis melhor. E por estes dias, Gunther Steiner anunciou que o carro da próxima temporada irá passar pelos seus primeiros "crash-tests", antes de ser completado em Itália, nas instalações da Dallara, e ser levado para Barcelona para os seus primeiros testes coletivos. 

Fizemos alguns testes de colisão preliminares, porque não se faz imediatamente ao chassis completo, faz-se em partes. Fizemos um bom desenvolvimento no nosso teste de colisão. Penso que é no final de dezembro, pouco antes do Natal, que o último teste de colisão está planeado. Estamos prontos para isso e, esperamos, passar. É esse o objetivo”, começou por afirmar.

O carro será montado antes, e este ano voltamos a montá-lo em Itália, como fizemos antes. Não o fizemos no ano passado porque era um carro existente. Foi o carro de 2020, que acabamos por reconstruir e mudar algumas peças. Mas vamos enviá-lo novamente para Itália, porque todos com funções técnicas estão lá e muitas das peças são feitas pela Dallara, por isso é melhor estarmos nas suas instalações quando montarmos o primeiro carro e depois, de lá, levamo-lo para Espanha”, concluiu.

A dupla para 2022 será a mesma, constituída pelo russo Nikita Mazepin e pelo alemão Mick Schumacher

Youtube Automotive Video: A coleção Meigo de automóveis

Há coleções e coleções, e em Portugal existem dezenas de coleções de automóveis, escondidas em garagens particulares e do qual poucos vêm a luz do dia. Contudo, nesta série sobre coleções de automóveis, e depois do episódio de André Vilas-Boas e da sua coleção de carros, agora apresento um jovem colecionador, o Tiago Gomes, que faz parte do grupo Meigo, que é o curador de uma coleção de automóveis bem interessante, e do qual tem um pouco de tudo, desde Porsches até Ferraris, passando por Alfas, De Tomasos, BMW e Lamborghinis. 

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A imagem do dia


Jean Alesi é um dos pilotos mais carismáticos do seu tempo. Piloto da Tyrrell, Ferrari, Benetton, Sauber, Prost e Jordan, entre 1989 e 2001, conseguiu apenas uma vitória em 201 Grandes Prémios. Hoje em dia, aos 57 anos, viu-se correr um modelo Ferrari 312 no GP do Mónaco histórico em 2021 (na foto), liderando até se despistar.

Contudo, hoje, Alesi apareceu nas noticias por motivos insólitos. A policia da localidade de Avignon anunciou que deteve Jean e o seu irmão José depois de se ter feito uma queixa de alguém cujo escritório de arquitetura ficou danificado depois da explosão de um petardo. O incidente aconteceu no domingo à noite, e depois descobriu-se que o local, situado na localidade de Villeneuve-lés-Avignon, era o local de trabalho do seu cunhado, que passa neste momento por um processo de divórcio.

Jean Alesi foi levado pela polícia por volta das 16h de segunda-feira por depredação de propriedade com outras pessoas em posse de explosivos”, disse Antoine Wolf, delegado responsável, à agência AFP. Aparentemente,  Alesi declarou que trouxe “grandes fogos de artificio” da Itália para colocarem na janela do escritório do cunhado, mas “sem imaginar que causariam tantos danos”. O jornal "L’Équipe" declarou que a explosão foi tão grande que quebrou até mesmo os vidros a prova de bala do escritório de arquitetura.

Apesar do incidente, ninguém ficou ferido. “Estou incrédulo pela falta de noção da ‘brincadeira’ feita sem a pessoa se preocupar em saber se alguém está lá”, disse o responsável pela investigação do caso.

Sim, leram bem: foi tudo uma brincadeira que foi longe demais. Jean declarou que queria fazer apenas “uma brincadeira” com o cunhado, que está se divorciando da esposa, e o cunhado de Alesi afirmou que não possui preocupações com o ex-piloto, mas fez um boletim de ocorrência sobre a destruição do local. 

Definitivamente, entrar nas noticias por uma brincadeira e mau gosto é algo do qual só pode acontecer no Natal...

Youtube Formula 1 Video: Os melhoes e piores de 2021, por Josh Revell

A temporada acabou, e como sabem, entrou na história. Assim sendo, o Natal e Ano Novo é a melhor altura para os balanços do ano, e claro, o Josh Revell entrou na tendência, fazendo aquele que provavelmente será o último vídeo antes das festas de Natal e Ano Novo. 

Assim sendo, eis as suas escolhas para os melhores... e piores de 2021. 

Noticias: Latifi "chocado" com as ameaças por causa de Abu Dhabi


Nicholas Latifi entrou na história da Formula 1 pelas piores razões no GP da Abu Dhabi, por causa do acidente que sofreu a seis voltas do final, e desde então, para além das comparações com Timo Glock, por causa do que aconteceu no GP do Brasil de 2008, tem sofrido porque muitos, fãs de Lewis Hamilton, o terem acusado de provocar o acidente.

Agora, dez dias depois da corrida, Latifi publicou no seu site oficial uma longa carta, não só pedindo desculpas pelo incidente, mas condenando as ameaças de morte que sofreu nos dias seguintes. 

"Eu fiquei longe das redes sociais [de propósito] para deixar as coisas se acalmarem depois dos eventos da última corrida." começou por dizer.

"Muito se falou sobre a situação que surgiu depois do meu abandono em Abu Dhabi. Recebi milhares de mensagens em minhas contas nas redes sociais - publicamente e via DMs [mensagens diretas]. A maioria me deu apoio, mas tem havido muito ódio e abuso também. Tenho tentado descobrir a melhor maneira de lidar com isso. Devo ignorar e continuar? Ou devo resolver e resolver o problema maior que infelizmente é uma realidade quando você usa as redes sociais?", continuou

"Esta não é uma declaração pré-programada, mas sim eu mesmo falando o que penso na esperança de que isso talvez desencadeie outra conversa sobre o "bullying" online e as consequências drásticas que pode ter nas pessoas. Usar as redes sociais como canais para atacar alguém com mensagens de ódio, abuso e ameaças de violência é chocante - e algo que estou chamando”.

Latifi aceitou o facto que, como um "desportista que compete no cenário mundial", esperava críticas depois do que tinha acontecido, mas disse que o que lhe chocou mais foi "o tom extremo do ódio, dos abusos e até das ameaças de morte que recebi". E afirmou que "essas pessoas não são verdadeiros fãs da modalidade."

Depois de ter pedido desculpas "a um grupo de pessoas a quem eu precisava me desculpar pelo meu abandono: a minha equipa", prosseguiu agradecendo todas as mensagens de apoio que recebeu e esperar que estas denuncias de "bullying" ajudem a melhor o comportamento entre os fãs no futuro. 

WRC: Loeb corre em Monte Carlo


Está confirmado: Sebastien Loeb guiará o Ford Puma Rally1 no rali de Monte Carlo, previsto para o final de janeiro. Aos 47 anos, fará a participação na jornada inaugural de mundial se 2022, faltando ainda saber se fará outras provas e quais. Para além disso, o francês Adrien Fourmaux também foi confirmado a tempo inteiro pela estrutura britânica, ao lado do britânico Gus Greensmith e o irlandês Craig Breen.

É bom trabalhar com a M-Sport, é uma equipa muito profissional e que sabe como construir bons carros”, começou por dizer o francês, nove vezes campeão do mundo. “Desde o início da minha carreira que lutava contra a Ford, mas sempre soube que [o chefe] Malcolm [Wilson] era alguém muito envolvido na equipa e apaixonado pelo rali, sempre tivemos uma boa relação. Estou realmente entusiasmado para Monte Carlo, é realmente um desafio excitante”, concluiu.

A participação de Loeb em Monte Carlo vai acontecer apenas alguns dias depois do Rally Dakar, na Arábia Saudita, mas em relação a isso, tem a bênção da Peodrive, a preparadora que construiu o protótipo no qual ele irá participar e no qual irá tentar a vitoria na geral. 

Concordámos com o Seb que ele beneficiaria de mais algumas saídas competitivas no WRC e que isto acabaria por ajudar as suas campanhas Dakar e Extreme E”, disse David Richards, presidente da Prodrive. “Seb é um talento incrível que não perdeu nenhum desse espírito competitivo e deve ser um dos favoritos para ganhar Dakar em Janeiro. Ele mostrou no Extreme E que ainda tem o ritmo puro, frequentemente estabelecendo os tempos mais rápidos e não tenho dúvidas que tem potencial para lutar por vitórias na WRC no próximo ano”.

Monte Carlo 2022 irá ter de volta o duelo com Sebastien Ogier, já que o piloto da Toyota, embora tenha dito que não participará mais a tempo inteiro, estará neste rali para discutir a vitória. 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Noticias: Audi disse à FIA que anunciará sua entrada na Formula 1


A Audi confirmou junto da FIA que anunciará no inicio do ano que vêm que entrará na Formula 1, provavelmente em 2026, quando os motores de 1.6 litros Turbo serão modificados para, por exemplo, abolir os MGU-H. Segundo conta o site racefans.net, o presidente do conselho da Audi, Markus Duesmann, e o membro do conselho de desenvolvimento técnico da Audi, Oliver Hoffmann, indicaram que o fabricante está satisfeito com o progresso que a FIA fez com os novos regulamentos técnicos para as unidades de potência para a temporada de 2026.

Na carta enviada na passada terça-feira para o CEO da Formula 1, Stefano Domenicalli, e para o então presidente da FIA, Jean Todt, a marca afirma acreditar que o projeto de regulamentação oferece um compromisso justo para os recém-chegados e concorrentes existentes, além de cumprir os objetivos acordados para as novas unidades de potência.

O conselho de administração e conselho fiscal da Audi vão agora decidir - provavelmente até ao final do ano - se aprovam formalmente sua entrada no campeonato.

Para quem não sabe, o Conselho Mundial da FIA aprovou recentemente que as unidades de potência de 2026 manterão os motores V6 Turbo de 1,6 litros e aumentarão a quantidade de energia elétrica que podem gerar, eliminando o caro MGU-H. Os custos da unidade de energia também serão limitados pela primeira vez. E em 2022, com a saída da Honda, a Red Bull irá investir nas unidades de potência deixadas pela Honda após a sua retirada do campeonato, no final desta temporada.

A entrada da Audi poderá não ser a única, pois poderá arrastar a Porsche para a categoria máxima do automobilismo.

Noticias: Zanardi em casa para continuar a reabilitação


Ano e meio depois do seu acidente na sua "handbike" nos arredores de Siena, Alex Zanardi está agora em casa para continuar com os tratamentos. Segundo contou a sua mulher Daniela, apesar desta novidade, "a recuperação ainda está em curso e será longo".

Um passo importante foi que Alex conseguiu deixar o hospital há algumas semanas e está de volta a casa. Tivemos que esperar muito por isso e estamos muito felizes por ter sido possível agora, mesmo que ainda haja estadias temporárias em clínicas especiais planejadas para a realização de medidas especiais de reabilitação.", começou por dizer.

Ela acrescentou: “A recuperação continua a ser um processo longo. O programa de reabilitação liderado por médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e fonoaudiólogos tem permitido um progresso constante. Claro, contratempos existem e ainda podem ocorrer. Às vezes, você também precisa dar dois passos para trás para dar um passo para frente. Mas Alex prova uma e outra vez que ele é um verdadeiro lutador.”, concluiu.

Questionada sobre as expectativas que o processo de reabilitação poderá ter, afirmou:

Você ainda não pode prever como a recuperação dele se desenvolverá. Ainda é um caminho longo e desafiador que o Alex enfrenta com muito espírito de luta. É uma grande ajuda para ele e para nós que recebamos tanto apoio neste caminho, não só dos médicos e terapeutas que trabalham intensamente com ele. Nossos amigos estão sempre lá para nós. Isso inclui a família do BMW Group, com a qual sempre podemos contar e que está firmemente ao nosso lado também neste momento difícil.", declarou.

Estamos muito gratos a todos por isso e por muito mais, porque esses laços fortes nos dão energia adicional. Isso também se aplica à contínua simpatia que recebemos de pilotos, fãs e conhecidos de todo o mundo. Gostaríamos de expressar um grande Obrigado a todos os que enviam seus bons pensamentos e poder a Alex. Desejamos a todos um Feliz Natal e tudo de bom para o Ano Novo.”, concluiu.

Bicampeão da CART em 1997-98, com passagens na Formula 1 pela Jordan, Minardi, Lotus e Williams, Zanardi sofreu um grave acidente em setembro de 2001 na oval alemã de Lausitz, onde perdeu ambas as pernas. Depois de uma reabilitação, e com duas próteses, voltou a competir no WTCC, onde venceu quatro provas, ao mesmo tempo que competia em hanbikes, bicicletas adaptadas, onde se tornou atleta paralimpico, vencendo quatro medalhas de ouro e uma de prata e, duas edições dos Paralimpicos.

Em julho de 2020, enquanto fazia uma estafeta na zona de Siena, perdeu o controlo da sua handbike, colidindo contra um camião e sofreu graves lesões na cabeça, que obrigaram a uma longa recuperação. 

domingo, 19 de dezembro de 2021

Youtube Formula 1 Video: As previsões que os pilotos fizeram para 2021...

Antes da temporada, os pilotos escreveram as suas próprias previsões para a temporada que iria começar, e em Abu Dhabi, o pessoal da Formula 1 devolveu os envelopes para ver se eles acertaram ou não. 

E como sempre, Kimi Raikkonen a ser... Kimi Raikkonen.