segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Noticias: Zanardi em casa para continuar a reabilitação


Ano e meio depois do seu acidente na sua "handbike" nos arredores de Siena, Alex Zanardi está agora em casa para continuar com os tratamentos. Segundo contou a sua mulher Daniela, apesar desta novidade, "a recuperação ainda está em curso e será longo".

Um passo importante foi que Alex conseguiu deixar o hospital há algumas semanas e está de volta a casa. Tivemos que esperar muito por isso e estamos muito felizes por ter sido possível agora, mesmo que ainda haja estadias temporárias em clínicas especiais planejadas para a realização de medidas especiais de reabilitação.", começou por dizer.

Ela acrescentou: “A recuperação continua a ser um processo longo. O programa de reabilitação liderado por médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e fonoaudiólogos tem permitido um progresso constante. Claro, contratempos existem e ainda podem ocorrer. Às vezes, você também precisa dar dois passos para trás para dar um passo para frente. Mas Alex prova uma e outra vez que ele é um verdadeiro lutador.”, concluiu.

Questionada sobre as expectativas que o processo de reabilitação poderá ter, afirmou:

Você ainda não pode prever como a recuperação dele se desenvolverá. Ainda é um caminho longo e desafiador que o Alex enfrenta com muito espírito de luta. É uma grande ajuda para ele e para nós que recebamos tanto apoio neste caminho, não só dos médicos e terapeutas que trabalham intensamente com ele. Nossos amigos estão sempre lá para nós. Isso inclui a família do BMW Group, com a qual sempre podemos contar e que está firmemente ao nosso lado também neste momento difícil.", declarou.

Estamos muito gratos a todos por isso e por muito mais, porque esses laços fortes nos dão energia adicional. Isso também se aplica à contínua simpatia que recebemos de pilotos, fãs e conhecidos de todo o mundo. Gostaríamos de expressar um grande Obrigado a todos os que enviam seus bons pensamentos e poder a Alex. Desejamos a todos um Feliz Natal e tudo de bom para o Ano Novo.”, concluiu.

Bicampeão da CART em 1997-98, com passagens na Formula 1 pela Jordan, Minardi, Lotus e Williams, Zanardi sofreu um grave acidente em setembro de 2001 na oval alemã de Lausitz, onde perdeu ambas as pernas. Depois de uma reabilitação, e com duas próteses, voltou a competir no WTCC, onde venceu quatro provas, ao mesmo tempo que competia em hanbikes, bicicletas adaptadas, onde se tornou atleta paralimpico, vencendo quatro medalhas de ouro e uma de prata e, duas edições dos Paralimpicos.

Em julho de 2020, enquanto fazia uma estafeta na zona de Siena, perdeu o controlo da sua handbike, colidindo contra um camião e sofreu graves lesões na cabeça, que obrigaram a uma longa recuperação. 

Sem comentários: