sábado, 3 de dezembro de 2022

Youtube Rally Video: Os carros de uma Idade do Ouro dos Ralis

Por estes dias, em Turim, está uma exposição sobre alguns dos carros que marcaram as três primeiras décadas de ralis na Europa, desde os anos 60 aos 90 do século passado. Desde carros como o Lotus Cortina até ao Lancia Delta Integrale, quase todos pertencem à coleção pessoal de Gino Macaluso, antigo piloto de ralis e campeão da Europa de 1972, falecido em 2010.

Muitos destes carros são italianos - Fiats e Lancias - mas muitos dos outros carros que marcaram estes tempos estão lá presentes, desde os Mini Cooper até os Toyota Celica. A exposição está até Março de 2023 e podem ver aqui neste video do Mateo Licata, do canal do Youtube Raodster Life. 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Endurance: Pescarolo poderá regressar em 2024


A Pescarolo poderá regressar ao seu habitat natural em 2024, com um LMH. O seu novo dono, Jocelyn Pedrono, pretende trazer de volta o nome icónico da Endurance e colocá-lo num Hypercar para a temporada de 2024. Ele afirma que está a juntar o dinheiro necessário para colocar o projeto de pé. 

Regressar às corridas de resistência sempre foi o objetivo”, disse Pedrono à edição francesa da Autosport. "Estou a trabalhar para montar um orçamento. Tenho um acordo de princípio com dois construtores da Hypercar. Meu coração está mais inclinado para uma direção do que para a outra, mas não posso dizer nada no momento. Não estamos falando apenas de arranjar um carro, mas também do seu respetivo suporte técnico."

Pedrono não quis falar qual é o fabricante-alvo, mas acrescentou: "Estamos olhando mais para a classe Hypercar [LMH], não tanto para o LMDh.

Isso poderá significar que a Peugeot é uma chance real, dado que em 2009, a construtora andou com um 908 HDi FAP LMP1. Mas também se fala na chance de um Ferrari.

Equipa fundada pelo mítico Henri Pescarolo, quatro vezes vencedor das 24 horas de Le Mans, a última vez que a equipa correu com chassis próprio foi em 2012, com um chassis baseado no Aston Martin AMR-One, bem como um chassis Dome, com nenhum dos carros a chegar ao fim.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Youtube Movie Video: Uma critica a "Turbo"

Não é habitual haver filmes de animação com carros para além de "Cars". Contudo, "Turbo" foi um filme fora do habitual, especialmente por causa de uma história inverosímil: um caracol que tinha o sonho de correr e ganhar... as 500 Milhas de Indianápolis! Estranho, não é?

Enfim, o Josh Revell, que agora tem tempo livre pela frente, decidiu fazer um video sobre esse filme, que ele afirma ter feito... a pedido dos seus espectadores. Aqui está!

Noticias: Chadwick correrá na Indy Lights com a Andretti


A britânica Jamie Chadwick, tricampeã da W Series, será piloto da Andretti Autosport para a temporada de 2023 da Indy NXT, a nova designação da Indy Lights.  A piloto, de 24 anos, continuará, contudo, a ter tarefas como piloto de desenvolvimento na Williams, enquanto estiver nos Estados Unidos, competindo para conseguir um lugar na categoria principal e participar as 500 Milhas de Indianápolis, por exemplo.

Estou muito animada por me juntar à Andretti Autosport para a temporada 2023 Indy NXT com a DHL”, começou por dizer, no comunicado oficial da equipa. "Meu objetivo é sempre me desafiar e continuar minha progressão como piloto e isso representa não apenas um grande passo, mas também um grande passo em direção ao meu objetivo de competir nas categorias mais altas de monolugares. A posição da Andretti Autosport no desporto é incomparável e espero trazer mais sucesso para uma equipa tão prestigiada. Mal posso esperar para começar.

A britânica testou recentemente com a equipa Andretti em Sebring e impressionou os presentes.

A Andretti Autosport tem orgulho de apoiar Jamie ao lado da DHL para a temporada 2023 do Indy NXT”, disse Michael Andretti. “A carreira de sucesso de Jamie fala por si, mas Indy NXT dará a ela a oportunidade de continuar o seu desenvolvimento num novo tipo de corrida. A DHL é um parceiro de longa data; estamos felizes em recebê-los na série Indy NXT e empolgados em receber Jamie na equipa. Conquistamos cinco campeões do Indy NXT ao longo dos anos e esperamos continuar nosso papel no desenvolvimento de novos talentos”.

A Indy NXT terá 14 rondas em 2023, que começarão em St. Petersburg, na Florida. 

Rumor do Dia: Formula 1 volta a Portugal em 2023?


Aparentemente, irá haver um substituto do GP da China. E será... Portimão. A decisão poderá estar iminente, e faltam alguns detalhes, mas a data inicial do GP da China, cancelado por causa da política de "CoVid zero" seguida pelos chineses, poderá ser preenchida pela corrida portuguesa, que assim se tornaria a primeira corrida europeia do calendário.

No máximo, até ao dia 9 de dezembro, data em que o calendário será apresentado ao Conselho Mundial, para ser aprovado, o regresso a Portimão será anunciado. Nada se sabe sobre os valores envolvidos, mas como é uma corrida de substituição, serão certamente valores baixos. Em 2021, quando Portugal substituiu o Vietname do calendário, pagou cerca de cinco milhões de euros para receber o pelotão da Formula 1. 

Caso seja provado, será a terceira vez que o Autódromo do Algarve receberá a Formula 1, depois de 2020 e 2021. O grande problema é a data, porque 16 de abril, a data inicialmente prevista para o GP da China, é a mesma das Seis Horas de Portimão, a segunda prova do Mundial de Endurance. Resta saber como isso se encaixará...

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Noticias: Leclerc e Sainz Jr homenageram Mattia Binotto


Um dia depois da Ferrari ter dito que Mattia Binotto sairia do seu cargo na Scuderia, os seus pilotos, Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr, aproveitaram as redes sociais para o homenagearem, agradecendo os serviços prestados e os triunfos ao serviço da cara de Maranello. 

Na sua conta oficial do Instagram, o monegasco agradeceu os momentos que passaram juntos: 

"Obrigado por tudo, Mattia. Passámos quatro anos muito intensos juntos, cheios de grande satisfação e também, inevitavelmente, momentos que nos testaram. A minha estima e respeito por ti nunca diminuiu, e sempre trabalhámos com total dedicação para atingir os mesmos objetivos. Boa sorte para tudo.", concluiu.

Já Carlos Sainz Jr também aproveitou as redes sociais para prestar homenagem ao agora seu ex-chefe da equipa.

Grazie Mattia. Foi um prazer trabalhar ao seu lado para impulsionar a equipe e a nós mesmos em todos os momentos. Obrigado pelas ótimas lembranças e momentos que compartilhamos dentro e fora da pista. Tudo de bom em seus futuros esforços!

O seu sucessor será conhecido até ao final do ano.

Youtube Motosport Video: A ascensão de Ayrton Senna à Formula 1

Não se fala muito sobre os dias anteriores à chegada de Ayrton Senna à Formula 1. Um excelente piloto nos karts, vice-campeão do mundo por duas vezes - e sua maior frustração - começou a correr em 1981 na Formula Ford, no Reino Unido, palco dos melhores campeonatos do mundo, e cedo impôs a sua marca, que foi ainda mais acima, até à Formula 3 e os seus duelos com Martin Brundle, até chegar aos primeiros testes e a sua estreia na Toleman, em 1984.

Ora, quem conta hoje toda esta história é o Josh Revell, que fez este vídeo sobre esses dias onde o automobilismo começava a conhecer este jovem de São Paulo e ver do que ele era capaz de fazer na pista.  

terça-feira, 29 de novembro de 2022

A imagem do dia


"Esta era uma pose familiar. Graham Hill no seu escritório. Caos absoluto na sua mesa, mas sempre ao telefone, caso não estivesse a viajar. Certamente um dos indivíduos mais carismáticos do nosso desporto, [aquilo] que perdemos juntamente com o núcleo de sua própria equipa de Formula 1 no seu acidente de avião. Ele era o piloto. Aquele evento mudou minha vida para sempre. Aliás, meu quarto ficava logo acima [do seu escritório]. Muitas vezes eu podia ouvi-lo a rir como um ralo pelo chão. Ainda posso ouvi-lo se prestar bastante atenção. Isso foi em 1975. Nunca esqueceremos aquela noite."

"Esta foto foi tirada por Victor Blackman. Esta foto me foi dada pela sua filha há algumas noites no jantar anual dos membros de Brooklands."

Isto foi o que Damon Hill escreveu hoje na sua página de Facebook sobre esta fotografia. Mostra um Graham Hill descontraído ao telefone, falando com algum contacto, provavelmente relacionado com a sua equipa. 

No final de 1972, Graham Hill não renovou o seu contrato com a Brabham. Pensava-se que ele, então com 43 anos, pendurasse o capacete. Mas ele ainda tinha vontade de correr, e com a sua cabeça e os seus contactos, decidiu montar a sua equipa. Com o patrocínio da Embassy, uma marca de cigarros, arranjou um chassis Shadow, e os seus resultados foram modestos até pedir à Lola que construisse um chassis para ele. Isso foi em 1974. 

Em 1975, tomou algumas decisões criticas. A primeira, depois de ver que já tinha chegado o seu tempo para pendurar o capacete, foi o de arranjar um talento que pudesse dar uma chance de correr. Esse talento foi Tony Brise, que aos 23 anos, acreditava que tinha potencial para ser campeão do mundo. O segundo foi de alargar a sua equipa para dois carros, o que lhe deu os primeiros resultados relevantes, primeiro com Rolf Stommelen, que liderou o GP de Espanha por nove voltas, antes de sofrer um terrivel acidente, quando a sua asa traseira se descolou. Depois, o seu substituto, o australiano Alan Jones, conseguiu dar à equipa o seu melhor resultado quando acabou o GP da Alemanha desse ano na quinta posição.

O carismático Hill estava a construir aos poucos uma equipa pequena, mas sólida. Só presisava de acertar no chassis para fazer uma boa temporada, e se calhar, poderia ter algo raro: ser um piloto campeão, para depois ter um chassis campeão. Nesses tempos, só Jack Brabham, Bruce McLaren e Dan Gurney tinham feito isso, embora no pelotão todos viam os projetos de John Surtees e dos irmãos Fittipaldi, com Wilsinho a efetuar o seu golpe de mestre quando Emerson Fittipaldi saiu da McLaren para correr debaixo de cores brasileiras.

No final de 1975, todos já se preparavam para a temporada seguinte, que iria arrancar em Interlagos, São Paulo - era para ser em Buenos Aires, mas a prova foi cancelada devido à instabilidade política daqueles tempos na Argentina. A Embassy Hill, como muitas outras, aproveitava o circuito de Paul Ricard para os seus testes de inverno, e depois de um bom dia com o GH2, o carro que iriam usar em 1976, regressariam a Londres para um jantar com potenciais patrocinadores. Ele, Brise, o projetista do carro e dois mecânicos. Nunca chegaram vivos a casa. 

E claro, ficaram tantas perguntas por responder, e tantas aspirações cortadas abruptamente a meio. Ficam as memórias de um tempo inesquecível. 

Youtube Formula 1 Video: Sebastian Vettel, pela última vez

 
A Aston Martin decidiu fazer um video de 22 minutos para homenagear Sebastian Vettel, na sua última corrida na Formula 1, em Abu Dhabi. Basicamente são as cenas dos bastidores dessa última corrida, as emoções que, quer o piloto, quer aqueles que trabalham com ele.

Noticias: Villeneuve testará Vanwall LMH de Le Mans


O canadiano Jacques Villeneuve poderá testar esta semana em Barcelona o Vanwall de LMH, construído pela ByKolles e que pretende correr na próxima temporada da Endurance. O piloto de 51 anos testara ao lado do brasileiro João Paulo de Oliveira, fazendo companhia ao francês Tom Dillmann e o argentino Esteban Guerrieri, pilotos oficiais de testes do chassis equipado com motor Gibson.

Apesar disso poder acontecer, nada foi confirmado do lado do filho de Gilles Villeneuve, que tem experiência na Endurance, quando correu pela equipa oficial da Peugeot entre 2007 e 2008, ficando em segundo lugar na edição de 2008, ao lado de Nicolas Minassian e Marc Gené

Villeneuve, que por estes dias é comentador, não esconde que gostaria de tentar novamente as 24 Horas de Le Mans, porque ele ainda tem a chance de alcançar aquilo que se chama da "Tripla Coroa do Automobilismo", que é triunfar nas 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Mundial de Formula 1 (ou o GP do Mónaco). 

Para além deste teste, e do facto do projeto da ByKolles estar a avançar, existe um grande problema: apesar de quererem alinhar um carro no Mundial, as regras da WEC são claras no sentido de todas as entradas virem de construtores que tenham modelos de rua comercializáveis, apesar da ByKolles ter anunciado a construção de um híbrido de estrada com 1000 cavalos e um veículo para "track days", ambos sob a marca Vanwall, tudo para remover os obstáculos que a FIA e a ACO ainda têm sobre a aceitação deste projeto. 

Noticias: Binotto sai da Ferrari


Fim das especulações das últimas semanas: Mattia Binotto saiu da Ferrari. O agora antigo diretor desportivo da Scuderia demitiu-se da equipa de Maranello depois de 28 anos de bons serviços, primeiro como engenheiro, depois como dirigente, primeiro do lado técnico, e depois como diretor geral, cargo que ocupava desde janeiro de 2019, substituindo Maurizio Arrivabene

Com o pesar que isto implica, decidi concluir a minha colaboração com a Ferrari. Deixo uma empresa que amo, da qual faço parte há 28 anos, com a serenidade que advém da convicção de ter feito todos os esforços para atingir os objetivos estabelecidos. Deixo uma equipa unida e em crescimento. Uma equipa forte, pronta, estou certo, para atingir os objetivos mais elevados, para os quais desejo tudo de bom para o futuro. Penso que é correto dar este passo neste momento tão difícil como esta decisão tem sido para mim. Gostaria de agradecer a todas as pessoas da Gestione Sportiva que partilharam comigo esta jornada, feita de dificuldades, mas também de grande satisfação”, disse Binotto, no comunicado oficial da equipa.

Gostaria de agradecer a Mattia pelas suas muitas e grandes contribuições ao longo de 28 anos com a Ferrari e particularmente por conduzir a equipa de volta a uma posição de competitividade durante este último ano. Como resultado, estamos numa posição forte para renovar o nosso desafio, sobretudo para os nossos fantásticos fãs em todo o mundo, de ganhar o derradeiro prémio no desporto automóvel. Todos aqui na Scuderia e na comunidade Ferrari em geral desejam a Mattia o melhor para o futuro” disse o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna.

Binotto chegou à Ferrari em 1995, como engenheiro estagiário, indicado para a equipa de testes, passando para a principal em 1997, durante o período feliz da Scuderia, onde ganhou os títulos de pilotos e Construtores, com gente como Ross Brawn, Rory Bryne e Jean Todt na estrutura, e pilotos como Michael Schumacher, Eddie Irvine e Rubens Barrichello como pilotos.

Em 2007, tornou-se responsável pelas operações da Unidade motriz, e sete anos mais tarde, em 2016, foi nomeado Diretor Técnico-Chefe da Scuderia.

No seu tempo em que foi o diretor de equipa, a Scuderia passou por dificuldades devido aos problemas que teve com a FIA por causa das suas unidades de potência, que foram resolvidas num acordo secreto que aconteceu de forma extra-judicial, e que resultou num decréscimo de potência em 2020 e 2021. Contudo, com a apresentação do novo carro para a temporada de 2022, existiam legitimas esperanças de que a Ferrari poderia sair beneficiada e os resultados do início da temporada pareciam apontar que eles poderiam ir no bom caminho. Contudo, a Red Bull ultrapassou as suas dificuldades com alguma facilidade e no final da temporada, a Ferrari ficou num distante segundo lugar quer no campeonato de pilotos, quer no de Construtores, deixando de ser uma ameaça aos Red Bull. 

O novo diretor da equipa será anunciado até ao final deste ano, embora se fale nos bastidores de que Frederic Vasseur poderá ser o favorito ao lugar.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

WRC: Solberg põe ponto final às especulações


Petter Solberg decidiu colocar ponto final às especulações sobre onde é que o seu filho, Oliver Solberg, irá correr em 2023. Ele afirma que, em princípio, andará num R5 na próxima temporada, preferindo que ele ande na maior quantidade de ralis possível do que andar alguns num Rally1 alugado.

Numa entrevista ao diário sueco Värmlands Folkbladet, o norueguês, campeão do mundo em 2003, assume que busca uma forma de levar Oliver a "de fazer o maior número de ralis possível." com um Rally2. "Seria formidável se pudesse fazer equipa com Ott Tanak, mas a Ford não consegue fazer esse investimento connosco. Por isso é melhor descer um degrau.", declarou.

Em relação ao que aconteceu na Hyundai, que levou à saída de Oliver no final da temporada, Solberg afirmou que a situação foi má demais para ser verdadeira. E afirma que desde a saída de Andrea Adamo, a meio de 2021, que a marca está sem rumo.

"Penso que toda a gente percebeu quanto má era a situação quando viu Ott Tanak a abandonar a equipa. Quando o chefe [Andrea Adamo] abandonou a equipa tudo ficou doido. O ano esteve longe de ser bom," concluiu.

Solberg Jr correu em oito provas em 2023 com o Hyundai i20 Rally1, conseguindo apenas 33 pontos, e teve como melhor resultado um quarto lugar no Rali de Ypres, na Bélgica. 

A imagem do dia


Na foto, Sebastian Vettel em novembro de 2021, no fim de semana do GP da Arábia Saudita, quando promoveu uma prova de karting com mulheres-piloto, num país onde até 2019, as mulheres estavam proibidas de conduzir ao volante nas estradas locais.   

No meio dos tributos a Vettel, que pendurou o capacete no final da semana passada, esqueci-me de falar de um aspeto importante, e do qual me fez admirá-lo desde o inicio: a sua pessoa. Primeiro, por ser alguém jovial, num mundo de carrancudos em que só se viam como alvos a abater, uns contra outros, a todo e qualquer custo, e mais tarde na vida, quando se começou a falar das causas do Black Lives Matter ou da defesa dos direitos das pessoas do mesmo sexo.

Quando o vi, sempre sorridente, a sair do seu carro da Toro Rosso e ter umas tiradas em relação aos nomes femininos que dava aos seus bólidos, achei que era um acaso de jovialidade e juventude, de um rapaz que concretizou o seu sonho e o desfrutava. Depois, como falei noutro dia, como ele era amante do humor britânico, e o retrato caricatural a Nigel Mansell no Top Gear, em 2011 - que não era mais do que o seu tributo ao "brutânico", tanto que adotou o bigode e o número 5 - via-se que era um garoto feliz no meio de um concessionário de automóveis multimilionário. 

Mas fora da pista, não tinha nada a ver. Feliz e bem-humorado no paddock, era extremamente protetivo em relação à família - sabemos que é casado e tem três filhas - e aparentemente não se afastou muito das raízes familiares de Heppenheim, a sua terra natal. E viu-se, no fim de semana de Abu Dhabi, que uma das estrelas das boxes da Aston Martin era o pai de Sebastian, que trouxe o seu capacete e o seu primeiro fato de competição e o pendurou no seu armário, para recordação, e também para mostrar ao mundo das suas origens humildes.

E tem outra coisa: durante anos, Sebastian não teve qualquer acesso às redes sociais, pelo menos oficialmente. Nunca vimos nada no Twitter, Facebook, ou TikTok. Só agora, em julho, quando abriu a sua conta no Instagram, para colocar o filme onde anunciava a sua retirada, é que deu sinal de vida oficial nas redes sociais. E desde então, anda a colocar imagens da sua carreira no karting. 

Mas se nos primeiros tempos, era o garoto alegre com aquilo que fazia, depois, se tornou no ser humano consciente do mundo à volta. Se calhar, a sua relação com Kimi Raikkonen poderá ter ajudado um pouco nessa sua descontração - demonstrar que há vida pra além da Formula 1, algo ao qual a certa altura se perde a noção - mas a sua relação com Lewis Hamilton também ajudou a despertar o ativista que estava dentro dele. Se boa parte dos pilotos fazia as atividades, como o ajoelhar no solo, com algum enfado, Vettel e Hamilton - sempre rivais respeitosos - levavam a causa mais longe. O alemão era o único que poderia vestir a camisola arco-íris, ou desenhá-lo no capacete em lugares onde os direitos das pessoas do mesmo sexo estavam em jogo. E mesmo no início deste ano, mostrou-se solidário com a Ucrânia, quando esta foi invadida pela Rússia, pintando o seu capacete com as cores nacionais daquele país e apelando ao final do conflito.

E isto, eram as ações visíveis. Sabemos lá que ações invisíveis ele não fez para ajudar pessoas em perigo. 

Agora que ele vai embora, vemos partir uma personagem rara neste paddock. Um piloto que gostou do que fez, ganhou muito dinheiro com isso, e no final, queria ajudar os outros, não tendo mais nada a provar a ninguém. E pelo meio, decidiu ser uma melhor pessoa por foi educado nessa maneira. Nada mais. 

Acho que iremos ter saudades dele.

Youtube Motorspot Video: o Fiat X1/9 Abarth

O Fiat X1/9 - lê-se Icsunonove - foi um Coupé desenvolvido pela Fiat e foi comercializado entre 1974 e 1989. Desenhado por Marcelo Gandini, da Bertone - que se encarregou de fazê-lo na sua fábrica na parte final da sua produção, e com o seu logotipo na carroçaria - o carro tinha motorizações de 1.3 litros, que fazia 74 cavalos; e o de 1.5 litros, que fazia 84 cavalos, mas isso compensava com o seu baixo peso - 880 a 920 quilos, dependia das versões.

Contudo, em 1974, pouco depois da sua comercialização, a Abarth, divisão de competição que a Fiat tinha adquirido uns anos antes, decidiu fazer um carro de competição, tentando ir no sucesso do Lancia Stratos. A ideia era de fazer um carro de ralis, com um motor de 1.9 litros, baseado no 124, e tinha coisas colocadas no chassis como uma entrada de ar semelhante aos usados pela Formula 1 nesses dias. Contudo, a Fiat preferiu o 131 (como acabaram de ver no video de ontem), e o protótipo foi abandonado. Cinco protótipos acabaram por ser construídos. 

A Dallara, contudo, fez o seu, com uma asa traseira, e construiu alguns para o Grupo 5, entre 1975 e 1979. Mas o envolvimento da Fiat nunca foi oficial.

O video é do Matteo Licata, do canal do Youtube Roadster Life, onde fala dos carros italianos conhecidos - e não tão conhecidos - da segunda metade do século XX.

Formula 1: Circuito de Jeddah sofre alterações


O circuito de Jeddah, na Arábia Saudita, irá ser modificado para a próxima edição do seu Grande Prémio, que acontecerá no final de março de 2023. As alterações foram realizadas em cooperação com a empresa Tilke GmbH, após consulta com a F1, a FIA e os pilotos, e incluem modificação nas curvas 22 e 23, para serem mais lentas em 50 km/hora em relação ao que eram até agora, e recuar os muros protetores nas curvas 8, 10, e 14, para que os pilotos possam ter uma melhor visibilidade.

Para Martin Whitaker, o responsável máximo da Saudi Motorsport Company, “a evolução do Circuito Jeddah Corniche continua a um ritmo acelerado e estamos entusiasmados por acrescentar estas novas soluções à nossa magnífica pista, como resultado de uma consulta positiva com a FIA, a F1 e os pilotos”. Ele salientou que “é vital para qualquer circuito ouvir e aprender com aqueles que correm nele e usar o seu feedback para crescer e melhorar em todos os momentos. Estamos confiantes de que estas mudanças farão as corridas ainda mais rápidas, mais emocionantes e – crucialmente – seguras”.

Segunda prova do calendário de 2023, após o Bahrein, a corrida acontecerá no fim de semana de 17 a 19 de março.

domingo, 27 de novembro de 2022

Youtube Motoring Video: o Fiat 131 Abarth Rallye

Eu sou seguidor e fã do canal italiano Roadster Life, do Matteo Licata, especializado em carros italianos - Fiat, Lancia, Alfa Romeo e outros - e ele de vez em quando, coloca uns belos vídeos de carros de rali e protótipos de modelos dos quais pensamos "o que poderia ter sido". 

Esta semana, ele falou sobre o Fiat 131 Abarth, que entre 1976 e 1981 andou nas classificativas do WRC conduzido por gente como Markku Alen, Sandro Munari e Walter Rohrl, no qual este último foi campeão do mundo de pilotos, em 1980.

Foi o carro que dominou os ralis entre o Lancia Stratos e o Audi Quattro, dois dos carros mais míticos da história dos ralis.