sábado, 13 de julho de 2019

Formula E: Buemi triunfa em Nova Iorque

Sebastien Buemi resistiu a todos os ataques e venceu a primeira corrida em Nova Iorque. O piloto suíço resistiu aos ataques de Mitch Evans e António Félix da Costa, que o acompanharam no pódio, numa corrida em muitos aspectos... de loucos, com vários toques. Lucas di Grassi foi 

Com Buemi na pole-position, tendo Pascal Wehrlein a seu lado, e Jean-Eric Vergne, o líder do campeonato, apenas a largar de décimo, e o seu maior rival, Lucas di Grassi, quatro lugares atrás, a primeira corrida  começou com Buemi na frente, com Lynn a ser segundo, passando Wehrlein. Vergne e Di Grassi perdiam posições. Sims subia para o terceiro posto na volta seguinte, e metros depois, Lotterer emvolvia-se num acidente, com o seu companheiro de equipa a acabar nas boxes, para trocar o seu nariz danificado.

Com o passar das voltas, Buemi começou a ser pressionado por Lynn, que tinha passado pelo Attack Mode. O suíço fez isso na volta seguinte, mas não houve alterações. Atrás, Sims era pressionado por Abt para o passar, mas o britânico resistia. Pouco depois dos 15 minutos, Lynn tentava pela segunda e o Attack Mode, para passar Buemi, mas o piloto resistia até ser ele a passar por lá, na volta seguinte. Atrás, Sam Bird, que era sétimo, era penalizado por 10 segundos por ter causado uma colisão no inicio da corrida. Após 14 voltas, e a 26 minutos do fim, os quatro primeiros estavam separados por menos de segundo e meio.

Pouco depois, Lynn começava com problemas de potência e desistiu, reduzindo os candidatos a três. Sims era agora o piloto que pressionava Buemi na liderança, com Abt à espreita, enquanto Wehrlein perdia dois lugares para Bird e Félix da Costa. E bem a tempo: na volta 20, com 19 minutos para o fim, o Safety Car entrava na pista para que os comissários tirassem o carro de Alex Lynn.

A corrida voltou duas voltas depois, com Buemi a aguentar Sims, enquanto Bird perdia dois lugares para Félix da Costa e Evans. Abt tentou ganhar algo, mas perdeu várias posições. E no meio isto tudo, Di Grassi era oitavo.

No meio de lutar pelo meio do pelotão, alguma tinha de acabar mal. Foi o que aconteceu a Oliver Rowland e Edoardo Mortara, que acabaram com os carros a largar peças... e ao mesmo tempo, Félix da Costa subia a terceiro, trocando com Sims.

Na parte final da corrida, Buemi estava mais descansado, enquanto Evans defendia-se dos ataques dos pilotos da BMW, com o português a comandar. Atrás, Di Grassi pressionava Sims e Vergne conseguia chegar aos pontos, sendo décimo. Mas na última volta, uma carambola com Felipe Massa deixava o francês fora dos pontos.

Formula E: Buemi é o melhor na qualificação americana

Sebastien Buemi foi o melhor na primeira qualificação do ePrix de Nova Iorque. O piloto da Nissan superou Pascal Wehrlein, da Mahindra, conseguindo a pole pela terceira vez nesta temporada. Quanto a  António Félix da Costa, o piloto da BMW Andretti não conseguiu mais que o oitavo posto nesta primeira qualificação, mas ficou na frente de Jean Eric Vergne, décimo, e de Lucas di Grassi, 14º da grelha.

Com Jean-Eric Vergne a ser o grande favorito ao título mundial, apesar da oposição de Lucas di Grassi, a jornada em Nova Iorque é dupla, com 58 pontos em jogo, logo, havia mais candidatos ao título - incluindo António Félix da Costa - mas estes dois eram os mais favoritos.

Debaixo de sol em Brooklyn, o primeiro grupo de qualificação tinha André Lotterer, António Félix da Costa, Jean Eric Vergne, Lucas di Grassi e Mitch Evans, todos candidatos ao título, o primeiro a marcar tempo foi o piloto português, mas tinha sido superado por toda a gente, liderado por Vergne. O piloto português fez 1.10,845 e passou para a frente do grupo, superando o piloto francês por 88 centésimos. Evans era terceiro, seguido por Di Grassi.

No segundo grupo, com Daniel Abt, Sebastien Buemi, Jerome D'Ambrosio, Robin Frijns e Sam Bird, o belga acabou por fazer um pião durante a sua volta rápida, perdendo tempo precioso. Buemi, Bird e Abt conseguiram tempos melhores e ficaram com os três primeiros lugares.

No Grupo 3, com Stoffel Vandoorne, Felipe Massa, Pascal Wehrlein, Alexander Sims e Oliver Rowland, os pilotos começaram a ter dificuldades para controlar os seus carros numa pista cada vez mais traiçoeira. No final, Wehrlein e Sim foram os melhores, ficando respectivamente com o terceiro e quarto melhor tempo provisórios. Vandoorne quase bateu no muro, mas controlou o seu carro, comprometendo um bom tempo. A mesma coisa aconteceria a Felipe Massa.

No Grupo final, o resto: os carros de Gary Paffett (HWA), Alexander Lynn (Jaguar), José Maria Lopez e Max Gunther (ambos em Dragon), Tom Dillmann e Oliver Turvey (NIO). Lopez consegue o sexto melhor tempo, chegando à SuperPole, e Lynn depois faz melhor, sendo quinto e deixando de fora... Lopez, o argentino.

Assim sendo, Buemi, Bird, Wehrlein, Sims, Abt e Lynn passaram para a SuperPole.

Na parte final da qualificação, o primeiro a sair foi Abt, que faz o tempo de 1.10,894, tempo relativamente modesto em relação a alguns pilotos que não passaram para a fase seguinte. Lynn melhora em quase dois décimos e passa para a frente. Quando é a vez de Sims, um ligeiro despiste faz com que as suas tentativas não lhe dêm mais que o terceiro tempo provisório, pior que Lynn e Abt. 

No final, Pascal Wehrlein fez 1.10,600 e conseguiu a pole provisória, dependendo apenas de mais dois carros. Sam Bird lidou com um carro instável e não conseguiu mais que o um tempo meio segundo mais lento. E foi no último momento que Buemi fez a sua volta perfeita, fazendo noa pole-position para o seu curriculo.

O ePrix de Nova Iorque acontece esta noite pelas 21 horas de Lisboa.

Youtube Film Trailer: Blink of an Eye

Que a NASCAR é uma categoria do automobilismo excelente para filmes e documentários, é verdade. Contudo, ao ver este "trailer", mesmo não sendo muito fã da categoria, fiquei impressionado com isto, porque tem a ver com uma lenda chamada Dale Earnhardt. E uma amizade algo improvável com um piloto chamado Michael Waltrip, que faz parte de uma das dinastias da categoria. 

O documentário é baseado na autobiografia de Waltrip, e o título tem a ver com o dia mais marcante da sua vida: quando em 2001, triunfou no Daytona 500 e viu morrer o seu grande amigo e mentor Earnhardt.

Youtube Film Mashup: Quando Carrol Shelby encontra Ricky Bobby

"Ford versus Ferrari" ainda esta longe - é só daqui a quatro meses - mas houve quem já tenha feito um "mashup" com o famoso "Ricky Bobby", a comédia com Will Ferrell sobre um piloto da NASCAR. O resultado de Shelby com Bobby é... o que podem assistir. Por vossa própria conta e risco. 

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Os que contribuíram para ajudar Martin Donnelly

Como sabem, há dois dias falei da difícil situação que vive Martin Donnelly. Lesionado na perna direita durante uma prova de moto, onde outro motociclista lhe passou por cima, acabou por ser operado às feridas. Contudo, essa foi aquela onde ficou mais gravemente ferido no seu acidente de Jerez, em 1990, e acabou por infectar, com o risco de amputação no horizonte.

Para pagar as suas despesas médicas, Jonathan Lewis decidiu criar na terça-feira uma campanha no site GoFundMe.com, e três dias depois, essa campanha alcançou as 48.100 libras, com o objetivo de chegar às 50 mil, provavelmente não só para pagar essas despesas médicas, mas aquilo que sobrar ir para o Teenager Cancer Trust, a organização que estava a apoiar quando teve o acidente. 

E na lista dos que contribuíram generosamente para o fundo, houve muitos nomes famosos a ajudar, como:

- Jason Plato (ex-piloto do BTCC, os Turismos britânicos) 500 libras
- Mário Haberfeld (ex-piloto de Formula 3000) 200 libras
- Tavo Hellmund (construtor do Circuito of the Americas) 200 libras
- Ralf Schumacher (ex-piloto de Formula 1) 500 libras
- Susie e Toto Wolff (diretores da Venturi e Mercedes, respectivamente) 500 libras
- Mike Conway (piloto da IndyCar) 500 libras
- David Tremayne (jornalista e autor de livros) 500 libras
- Classic Team Lotus - 1000 libras
- Derek Daly (ex-piloto de Formula 1 e da CART) 200 libras
- Johnny Mowlem (ex-piloto de Turismos) 1000 libras
- Alex Zanardi (ex-piloto de Formula 1, CART e WTCC) 1300 libras
- Dario Franchitti (ex-piloto de IndyCar) 500 libras
- Narain Kartikeyan (ex-piloto de Formula 1) 550 libras
- Thomas Erdos (piloto de Endurance) 100 euros
- Stee Soper (ex-piloto de Turismos) 500 libras
- Rickard Rydell (ex-piloto de Formula 2 e Formula 3000) 100 libras
- Max Papis (ex-piloto de Formula 1 e CART) 100 libras
- Luciano Burti (ex-piloto de Formula 1 e comentador na Rede Globo) 1000 libras

Há um anónimo que deu cinco mil libras - sim, leu bem: 5000 libras. E outro que deu mil.

Apesar de tudo e de todas as ajudas generosas, a situação continua difícil para ele. Ainda está medicado e existem poucos sinais de melhoras em termos clínicos, logo, o risco de amputação não desapareceu no horizonte. Resta saber como serão os próximos dias para alguma evolução na situação. 

Formula E: Audi mantêm dupla para a próxima temporada

Lucas di Grassi e Daniel Abt continuarão na Audi em 2019-20. A noticia foi hoje confirmada em Nova Iorque nas vésperas da jornada dupla de encerramento da jornada dupla da Formula E. Isto acontece dias depois de ter aparecido noticias sobre a possibilidade de Abt ser substituído pelo suíço Nico Muller, mas aparentemente, a consistência de resultados por parte do piloto alemão fez com que ficasse por mais uma temporada.

"Com oito candidatos ao título antes do final de semana, estamos vendo a mais emocionante temporada de Fórmula E até agora e esperamos que a competição se torne ainda mais acirrada com as entradas da Mercedes e da Porsche na próxima temporada”, começou por dizer o diretor da Audi Sport, Dieter Gass, ao site e-racing365.com.

Confirmando os nossos dois pilotos logo no início, também queremos enviar uma mensagem clara aos nossos concorrentes: estaremos otimamente preparados e teremos o maior prazer em aceitar o desafio. Além do desenvolvimento meticuloso e do teste do novo carro, isso também inclui nosso compromisso claro com nossos dois pilotos.”, prosseguiu.

Esta renovação acontece na mesma altura em que Lucas di Grassi vai tentar alcançar o título da competição, ele que está a 32 pontos do lider, o francês Jean-Eric Vergne.

Extreme E: HWA é a terceira equipa confirmada

Depois da Venturi e da Abt, a HWA confirmou esta sexta-feira que participará na Extreme E, a competição elétrica todo o terreno. A presença da marca que prepara os Mercedes, primeiro no DTM e agora na Formula E, demonstra que esta está disposta a participar quer neste tipo de prova como também ajudar a fazer crescer este novo conceito radical de desporto e entretenimento.

Ulrich Fritz, que lidera a HWA, afirma: "Estamos impressionados com o conceito e as pessoas por trás do Extreme E. Esta é uma aventura ainda maior para nós do que quando nos juntamos à Fórmula E no ano passado. No entanto, estou confiante de que poderemos demonstrar o nosso conhecimento do automobilismo em 360º nas condições extremas que enfrentaremos.

A HWA certamente não tem falta de confiança, pioneirismo ou "expertise" para enfrentar este último desafio. Afinal de contas, a preparadora conta com onze títulos de pilotos e mais de 180 vitórias como equipa de fábrica da Mercedes-AMG, sendo a equipa de maior sucesso no DTM. Na última temporada, a empresa alemã ganhou uma valiosa experiência com carros de corrida elétricos na Fórmula E em associação com a Venturi.

Quanto à competição Extreme E, tudo indica que começará em janeiro de 2021 com provas um pouco por todo o mundo. 

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Os sarilhos da Rich Energy

Bom, as noticias sobre o fim do contrato da Rich Energy parecem ser manifestamente exageradas. Um dia depois do anuncio no Twitter, "com fim imediato", diziam eles, e alegando "maus resultados", como razão para o final desse contrato de patrocínio, os dirigentes da Haas F1 vieram a público afirmar que, afinal... o contrato de patrocínio continua, pelo menos em Silverstone. 

A Rich Energy é atualmente o parceiro principal da equipa. Não podemos comentar mais sobre a relação contratual entre as duas partes, devido à confidencialidade comercial”, disse Guenther Steiner, o diretor de equipa da marca. E para quem está em Silverstone nesta quinta-feira, o patrocínio ainda está nos flancos dos carros e permanecerá no fim de semana britânico.

Aliás, as noticias que se correm no paddock da pista britânica é que os financiadores da Rich Energy estão desesperados para salvar o acordo com a Haas e tentam invalidar o "tweet" de ontem. E o que o Joe Saward está a afirmar esta tarde no seu blog é que poderá haver alguma coisa dentro da Rich Energy que impede esta rescisão ser real.

E estas declarações, vindas da própria Rich Energy, só adensam o mistério: “Claramente, as ações desonestas de um indivíduo causaram grande constrangimento. Estamos no processo de remover legalmente o indivíduo de todas as responsabilidades executivas", afirmou.

E o "individuo desonesto" é... William Storey. O excêntrico proprietário, ex-jogador de rugby, com barba à ZZ Top (pessoalmente, seria mais um Van Rossem nova geração...), que desejava tanta atenção que conseguiu. Só que a Rich Energy é mais do que alguém que dá a cara, há mais gente por trás, ou seja, financiadores. E estes chegaram à conclusão que Storey foi longe demais com aquele "tweet" - é verdade que perderam a ação contra a Whyte Bikes e esta exige ver as contas da empresa para calcular o valor da indemnização - mas eles tem melhores intenções que Storey. Aparentemente...

Em suma, parece que está a haver uma luta interna, e nós estamos a ver algumas dessas cenas. Resta saber como acabará, e creio que este fim de semana poderá ser fértil em cenas desse género. 

Formula E: Félix da Costa quer dar o melhor em Brooklyn

No fim de semana de encerramento do campeonato da Formula E, António Félix da Costa ainda tem possibilidades matemáticas de chegar ao título Mundial, apesar de ter contas complicadas. Quinto classificado na geral, e sem ter pontuado em Berna, na corrida anterior, o piloto de Cascais não deita a toalha ao chão e quer terminar a temporada com um bom resultado e se possível, levar a discussão do titulo até ao ultimo metro de pista.

"No automobilismo e no desporto em geral não há impossíveis. Sei que a tarefa é bastante complicada mas não desisto e vamos entrar em pista ao ataque, prontos para arriscar e colocar pressão nos meus adversários. Foi uma época intensa, mas na BMW estamos com energia e focados, do meu lado tudo darei para fechar o ano com chave de ouro, todos os elementos da equipa merecem pelo trabalho que fizeram", referiu o piloto oficial da BMW.

Em relação ao circuito de Brooklyn, o piloto português realçou que, apesar de ser algo do qual todos conhecem, este ano têm um carro novo, logo, a maneira como irão lidar com este circuito é que é a novidade. 

"É um circuito que as equipas e os pilotos já conhecem, no entanto com este carro da nova geração da Fórmula E é uma novidade para todos e a gestão de energia de temperaturas será um grande desafio. Continuo no grupo 1 da qualificação, o que naturalmente não joga a meu favor, no entanto aqui não existem arvores perto da pista, pelo que acreditamos que não será tão penalizador como nas provas anteriores. Seja como for vamos entrar em pista ao ataque, a pressão está do lado dos meus adversários, eu não tenho nada a perder nesta luta portanto vou arriscar e no final logo faremos contas.", afirmou.

Nesta jornada dupla do campeonato, ambas as corridas serão transmitidas pela Eurosport a partir das 16:45, hora de Lisboa.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Youtube Formula 1 video: Os modelos da Ferrari

Toda a gente que gosta de automóveis e automobilismo tem modelos nas estantes das suas casas. Contudo, existe pessoal que mostra a sua paixão por determinada equipa muito longe. Como este senhor, Milan Paulus de seu nome. Este checo decidiu arranjar vários modelos de Ferrari, em grande escala, e com um detalhe: são todos de papel.

Quem me mandou esta foi o Paulo Martinho Tavares, que também tem uma coleção de modelos em casa. 

Extreme E: Agag fala de "muita gente interessada"

Poucos dias depois da sua apresentação, o Extreme E parece ser uma competição bem concorrida. Pelo menos, a fazer fé às declarações de Alejandro Agag. O líder da Formula E afirmou estar em "conversações sólidas com 25 equipas e cinco ou seis declarações de interesse", numa conversa no passado fim de semana em Goodwood, durante a apresentação do carro que vai fazer a competição, que arrancará em 2021.

Está tudo a ir na direção certa. Mas você sempre constrói um campeonato a partir das fundações - o carro - e depois constrói as regras. Agora vamos nos concentrar em locais e equipas.”, disse Agag. E de facto, as coisas estão a ir no bom caminho, com a confirmação da Abt nesta quarta-feira. E eles foram os segundos a confirmarem a sua participação, depois da Venturi.

"Acho que algumas [equipas] se comprometerão na primeira temporada, mas mesmo que não aconteça, não importa, porque o campeonato começará de qualquer maneira", disse Agag.

Talvez seja como a Fórmula E: as marcas não vieram na primeira temporada, mas agora tem mais construtores do que qualquer outra série no mundo. Eu acho que acontecer um processo similar com o Extreme E, mas eu não ficaria surpreso se alguns construtores chegarem no início

"Temos muito interesse de equipes privadas e de preencher a grelha com equipas particulares não é problema algum. Então, temos construtores querendo vir para a segunda [temporada], mas alguns deles estão realmente querendo vir já o começo.”, concluiu.

Agora com a construção do carro, o objetivo seguinte é encontrar lugares para a competição.

Noticias: McLaren renovou dupla para 2020

Carlos Sainz Jr. e Lando Norris ficam para a temporada de 2020 na McLaren. A equipa de Woking aproveitou o fim de semana do GP britânico para anunciar que os seus pilotos ficarão na próxima temporada a defender as cores da equipa fundada por Bruce McLaren.

Zak Brown, o seu diretor, falou com satisfação desta renovação:

Estou muito satisfeito por poder anunciar a nossa formação para pilotos para 2020 antes da corrida do Grande Prémio da Inglaterra deste fim-de-semana. Carlos e Lando estão a provar o seu valor e são parte integrante do nosso caminho para a recuperação. Eles deram uma contribuição importante para esta fase positiva e para a moral dentro da equipa, tanto na pista quanto na fábrica.”, afirmou.

Já o director da equipa, Andreas Seidl, acrescentou: “O anúncio de hoje dá à equipa a continuidade para continuar a crescer. O desempenho de Carlos e Lando tem sido uma parte fundamental do progresso da equipa. O feedback deles permitiu que nossos engenheiros desenvolvessem o MCL34 e começassem o MCL35. Carlos desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do carro usando sua experiência, enquanto a Lando conseguiu adaptar-se às exigências da Fórmula 1 de forma incrivelmente rápida e está a crescer em confiança a cada fim de semana. Esta é uma óptima notícia para toda a equipa estamos ansiosos para continuar a nossa parceria”.

O filho de Carlos Sainz e o jovem Norris substituíram, respectivamente, Fernando Alonso e o belga Stoffel Vandoorne, e este ano, ajudaram a equipa a chegar ao quarto lugar da geral, apesar de não terem pódios neste momento. O melhor resultado até agora foram quatro sextos lugares, dois deles para o espanhol, outras duas para o britânico.

Noticias: Silverstone fica até 2024

A Formula 1 e o BRDC, British Racing Drivers Club, proprietária do circuito de Silverstone, anunciaram hoje que chegaram a um acordo para renovar o contrato até 2024 para receber o GP da Grã-Bretanha. Isto aconteceu depois de os proprietários do circuito terem rasgado o anterior acordo por acharem demasiado caro para poderem cumprir. 

No anuncio do acordo, o patrão da Liberty Media, Chase Carey, afirmou que o circuito de Silverstone "faz parte integrante da Formula 1".

"Nós sempre dissemos que, se é para ter um futuro a longo prazo, nosso desporto deve preservar seus locais históricos e Silverstone e Grã-Bretanha representam o berço do automobilismo, seu ponto de partida em 1950.", continuou.

John Grant, presidente dos proprietários de Silverstone, o British Racing Drivers Club (BRDC), disse: "Silverstone é uma das corridas mais emblemáticas do calendário da Formula 1 e com uma herança tão rica que seria desastroso para o automobilismo e os fãs se não tivéssemos conseguido encontrar um caminho a seguir".

Segundo conta a BBC, o acordo só foi alcançado no mês passado, depois de noticias vindas a lume sobre a possibilidade do Grande Prémio ir para Londres, para uma corrida urbana. No final, apesar de não terem sido revelados números, o acordo poderá ter sido melhor que aquele existente, assinado no inicio da década entre a FOM e o BRDC, mas que foi denunciado em 2017, aproveitando uma clausula desse acordo.

Isto acontece algumas semanas depois da Liberty Media e os organizadores do GP de Itália terem anunciado um acordo semelhante até 2024, continuando a correr em Monza, dando mais algum tempo ao circuito que recebeu mais Grandes Prémios de Formula 1.

A luta de Martin Donnelly

Aos 55 anos de idade, Martin Donnelly nunca teve uma vida muito fácil, especialmente depois do seu acidente em Jerez, em 1990, que pôs fim à sua carreira na Formula 1. A sua recuperação foi longa, mas conseguiu andar e fazer algumas coisas, mas não competição própriamente dita. Assim sendo, foi diretor de uma equipa na Formula 3 e instrutor de condução.

Contudo, na semana passada, na Irlanda, durante um evento para angariar dinheiro para crianas com cancro, Donnelly sofreu um acidente, e uma das motos passou por cima da perna gravemente afetada no acidente. Foi novamente operado e está a recuperar, mas entretanto, a ferida infectou e o risco de amputação é real. E as despesas hospitalares são grandes.

Assim sendo, Jonathan Lewis decidiu criar uma campanha no site GoFundMe.com para ajudar nessas despesas médicas. A campanha começou esta terça-feira, com o objetio de conseguir 10 mil libras... e já tem neste momento mais de 17.500 libras, uma e e meia a despesa necessária. E o seu problema de saúde já deu doações de pessoal importante como os ex-pilotos Luciano Burti (doou mil libras) e Tommy Byrne, que doou cem. E Trevor Carlin, o fundador e dono da equipa com o mesmo nome, doou 1500 libras.

Caso estejam interessados e queiram doar, cliquem aqui para ir ter à conta no GoFundMe

terça-feira, 9 de julho de 2019

Youtube Motorsport Video: Uma homenagem a Jackie Stewart


Jackie Stewart faz 80 anos e foi homenageado em Goodwood pela sua carreira. E no fim de semana do GP britãnico, 50 anos depois do seu duelo com Jochen Rindt - e vitória - para além do seu primeiro título mundial, e o piloto escocês decidiu fazer um video para o seu "eu" mais jovem, falando sobre as suas virtudes e erros.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Youtube Road Trip: Viagem num carro a hidrogénio

O hidrogénio tem as suas vantagens e desvantagens, mas isso não impede de falar dele por aqui. Especialmente depois de assistir a este ideo, onde dois jornalistas de automobilismo terem feito uma viagem de 1400 quilómetros na California, ao volante de um Hyundai Nexo, experimentando as virtudes deste tipo de carro. 

O video tem 12 minutos, onde eles falam da sua viagem, de San Diego a Sacramento, e a única coisa que tenho de apontar nesta viagem é a escassez de postos de combustível, digamos assim.

Youtube Rally: O regresso do Safari

Jean Todt quer fazer regressar o Rali Safari ao calendário do WRC. E com isso em mente, no fim de semana que passou houve mais uma edição da proa, a contar para o campeonato africano de ralis. Estiveram 51 equipas inscritas, a grande maioria quenianas, com alguns ugandeses, zambianos e britânicos a compor a armada estrangeira.

Contudo, segundo conta Martin Holmes à Autosport portuguesa, nem tudo foram rosas. Bem pelo contrário. Demasiadas equipas ficaram ‘presas’ num único troço, e forma muito poucas as que ultrapassaram sem grandes problemas. O caos foi o resultado final, pois muito poucas chegaram ao fim. E para piorar as coisas, a meteorologia fez das suas, obrigando ao cancelamento da segunda especial.

Com a FIA a decidir esta semana se o Safari entra ou não no calendário no ano que vêm, este não foi propriamente o melhor cartão de visita... mesmo assim, eis um video do que foi o Rali Safari deste ano.

domingo, 7 de julho de 2019

A(s) image(ns) do dia



Ver estas imagens de Tiago Monteiro em Vila Real, na tarde deste domingo, tem um sabor de vingança. Especialmente para aqueles que depois do seu acidente em Barcelona, há quase dois anos, que apressaram a fazer a sua sepultura, dando-o como "acabado". De facto, foi difícil, mas ele não baixou os braços, e apesar de uma má temporada, este domingo, em "casa", o piloto português conseguiu a sua primeira vitória desde o seu regresso. 

Quem assistiu a esta corrida, reparou num piloto que controlou os avanços de Yvan Muller e Yann Erlacher - são curiosamente tio e sobrinho - os pilotos da Lynk, e depois distanciou-se deles, para poder ganhar de forma confortável. E foi o que aconteceu, depois de um décimo posto na corrida anterior. E quando cruzou a meta, certamente deve ter pensado no longo caminho que teve de cruzar, nas diversas vezes que teve dúvida se algum dia iria voltar a um carro de corridas, especialmente quando os médios lhe diziam que não poderia correr nunca mais, ou se tivesse outra colisão, poderia ter sequelas irreversíveis. E quando ele bateu, chegou a ter deslocação da retina devido ao choque. E felizmente, tudo voltou ao seu lugar.

Aqui está ele, como vencedor, algo que muitos julgavam que a sua carreira tinha acabado. Pois...

Youtube Racing Demonstration: Roborace em Goodwood

A RoboRace é uma competição que está a aparecer no horizonte, e é revolucionária... para o bem e para o mal. E neste sábado, em Goodwood, fez uma nova demonstração das suas capacidades.