
Toda a gente que gosta de Formula 1 tem um capital de simpatia por
Eddie Jordan e o seu Jordan Grand Prix, ao longo dos anos 90. Em 1999, a Jordan Grand Prix teve o seu melhor ano de sempre, graças a um carro bem desenhado por um jovem
Mike Gascoygne, e que deu ao alemão
Heinz-Harald Frentzen uma verdadeira hipótese de lutar pelo título mundial. Hoje falo do Jordan 199.
No final de 1998, Eddie Jordan tinha finalmente alcançado a sua primeira vitória em Grandes Prémios, e esperava que os motores Mugen-Honda fossem melhores, para poder continuar com a senda vitoriosa. Com o veterano Damon Hill ao volante, Jordan tinha que arranjar um substituto para Ralf Schumacher, que tinha partido para a Williams. Afinal, foi mais uma troca, pois para o seu lugar foi Heinz-Harald Frentzen, que vinha de lá. O carro, construido em fibra de carbono, era o primeiro projecto totalmente supervisionado por Mike Gascoygne, que tinha chegado à equipa em Julho do ano anterior.
Com um bico mais baixo, inspirado nos McLaren, era um chassis simples, mas eficaz. Tanto era assim que ele se adaptava bem quer nos circuitos lentos, quer nos rápidos. E a prova disso foi que Frentzen ganhou em dois circuitos totalmente distintos: Magny-Cours e Monza. O motor Mugen-Honda era uma melhoria do bloco do ano anterior, e foi evoluindo ao longo do ano. Logo, a competitividade foi demonstrada desde a primeira corrida do ano, quando Frentzen foi segundo classificado na Austrália, e terceiro em Interlagos, nas duas primeiras corridas do ano.
Com o tempo, Frentzen era um piloto regular nas posições da frente, enquanto que Damon Hill já sentia o peso dos seus 39 anos. O seu melhor resultado tinha sido um quarto lugar em Imola, mas quer nos treinos, quer na corrida, era sempre mais lento que o alemão, o que fez pensar que já era altura de se retirar competitivamente. A ideia era de abandonar em Silverstone, palco do GP de Inglaterra, mas aí ele foi quinto classificado, o que fez repensar as prioridades e ficou por lá até ao final do ano. Depois dessa corrida, só conquistou mais dois pontos.
Em contraste, Frentzen estava a fazer o seu melhor campeonato de sempre. Depois de vencer em Magny-Cours, aproveitando bem a constante variação do estado do tempo, conseguiu uma segunda vitória no veloz circuito de Monza, casa da Ferrari. Na prova seguinte, em Nurburgring, fez a "pole-position" e parecia estar com sérias hipóteses de alcançar a liderança, mas um problema eléctrico o deixou apeado á 33ª volta. No final, Frentzen era terceiro no campeonato, e dava á Jordan a mesma posição nos Construtores. Para Eddie Jordan, era a sua melhor posição de sempre, e julgava que isto seria o trampolim para era de títulos. Infelizmente não era. Até à sua última temporada na Formula 1, em 2005, a Jordan só ganhou mais uma corrida na carreira.
Chassis: Jordan 199
Projectista:
Mike GascoygneMotor:
Mugen-Honda V10 de 3 Litros
Pilotos:
Damon Hill e
Heinz-Harald Frentzen
Corridas:
16
Vitórias:
2 (Frentz
en 2)
Pole-Positions:
1 (
Frentzen 1)
Voltas Mais Rápidas:
0
Pontos:
61 (
Frentzen 54, Hill 7)
Fontes:
Santos, Francisco: Anuário Formula 1 1999/2000, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo
http://en.wikipedia.org/wiki/Jordan_199http://www.grandprix.com/ns/ns01897.html (apresentação do novo carro, em 1999)