sábado, 21 de fevereiro de 2009
The End: José Megre (1942-2009)
Noticias: Richard Branson quebra silêncio
A1GP - Ronda 5, Kyalami (Qualificação)
Speeder Questiona... Gustavo Coelho (Blog F1 Grand Prix/Pitstop)
1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?
Estava aí à toa, sem nada para fazer numa tarde de férias em Junho de 2007, quando resolvi criar o blog só como experiência. Eu já tinha essa ideia na cabeça, mas jamais imaginei que chegaria ao ponto em que estou hoje. Na primeira semana, eu nem cheguei a divulgar o blog. Quando já havia uns 10 ou 15 postos no ar, comecei a fazer uma pequena propaganda e a audiência, para minha surpresa, foi boa logo de início. Decidi continuar até terminarem as férias, depois resolvi manter durante mais um tempo e, quando vi, já havia se tornado parte da minha rotina.
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Eu queria chamar o blog de "Blog F1", mas descobri que um certo Felipe Maciel já havia tido essa ideia. Como queria deixar o "F1" no título, lancei "Grand Prix" logo depois, e veio este nome meio longo e estranho: "Blog F1 Grand Prix". Como eu não imaginava continuar com o blog por tanto tempo, não me preocupei com isso. Hoje, me arrependo de não ter colocado num nome mais simples, como o "Pit Stop" que eu uso no site onde trabalho.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?
Nada, nenhuma. Eu era aquele cara que nem se preocupava em abrir a janela de comentários. Por isso fiquei surpreendido até comigo mesmo quando comecei a participar da "blogosfera" com tanta intensidade. Agora, com o tempo que gasto no trabalho, não tenho mais o mesmo tempo para visitar os blogs amigos. Quando comecei o Blog F1 Grand Prix, porém, gastava sempre vários minutos do meu dia visitando e comentando nos espaços de outras pessoas.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Se não estou enganado, tudo começou a 19 de Junho de 2007. Segundo o glorioso Stat Counter, já tive cerca de 280 mil visitas, um número absurdamente maior do que qualquer previsão que eu poderia fazer quando comecei o blog.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
São tantos - mais de 1000, acredito - que é difícil escolher um ou dois. Mas posso indicar a mini-biografia do Chico Landi, que mais tarde recuperei na coluna "Você Sabia?" do meu site Pit Stop (http://www.blogf1grandprix.blogspot.com/2007/12/os-10-do-blog-f1-grand-prix-os-dez_11.html).
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Até o ano passado, o Blog F1 Grand Prix tinha a seção "Os 10+", que era a marca registrada do blog. Não tenho mais tempo para escrevê-la, mas acredito que o Blog mantém seu carácter próprio porque tem um estilo muito definido. O espaço é actualizado diariamente, quase sem excepção, e isso cria uma espécie de elo com o leitor.
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Por causa da falta de tempo, tenho dado preferência a blogs de jornalistas como Fábio Seixas, Flávio Gomes, Livio Oricchio, Rodrigo Mattar e Victor Martins. Há também o indispensável Blog do Capelli, que todos vocês certamente conhecem.
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Sim. Foi o GP de San Marino, em Imola, disputado a 1º de Maio de 1994. Não sei se foi a primeira corrida que assisti, mas certamente é dela que eu tenho as lembranças mais antigas. Lembro da expressão atónica de todos naquele dia. Eu não tinha exactamente a noção do que havia acontecido - contava apenas cinco anos de idade! - mas sabia que algo não estava certo...
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Posso dizer que a primeira corrida que vi do início ao fim foi o GP de Mônaco de 1996, vencido pelo Olivier Panis. Também guardo com carinho o histórico GP da Bélgica de 1998 e todos os GPs Brasil que eu assisti ao vivo, direto de Interlagos. Destaque para o temporal de 2003, com direito à batida de Webber exatamente à minha frente, para a despedida de Schumi em 2006, o título de Kimi em 2007 e a decisão inacreditável do ano passado.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Não vi nenhum dos três correr, então não posso dizer exatamente qual é o meu preferido porque não tive a chance de torcer por eles. Mas deve admitir que tenho uma leve simpatia pelo Piquet, que é carioca como eu.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Lembro que, quando Nelsinho Piquet assinou com a Renault para 2008, eu cravei no blog que ele tinha mais chance de se tornar campeão um dia do que Massa, naquela altura quase o segundo piloto da Ferrari. Hoje, reconheço que cometi um tremendo erro de avaliação. Dentro da Ferrari, Massa está tão bem ou até melhor cotado do que Raikkonen. Se vai ser campeão, não sei, mas tem plena capacidade para chegar lá.
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Fora da pista, Massa parece mais com o Emerson, na minha opinião. Os dois são sujeitos tímidos, que ficam meio sem jeito na frente de uma câmera. Dentro do carro, seu estilo é claramente agressivo, e nesse sentido aproxima-se mais de Senna.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Sim, é claro. Hamilton já deveria ter levado o troféu em 2007, mas deixou escapar. Massa, pode ter certeza, ainda terá outras chances de ser campeão.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?
Gosto do Gilles Villeneuve, um homem que claramente corria com paixão. Venceu apenas seis GPs, mas os fãs da Ferrari vão lembrar tanto dele quanto de Schumacher.
15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Acompanho basicamente tudo o que é possível, mas não com o mesmo interesse. Sou aquele cara que para e assiste uma corrida da Copa Clio se estiver passando na televisão na hora.
16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
No Blog, praticamente só a F-1 recebe atenção. Mas o site Pit Stop também cobre as demais categorias.
17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Quase nenhuma. Uma Lotus amarela do Senna, uma Mercedes que correu Le Mans no fim dos anos 90 e nada mais.
18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
A notícia sobre a saída da Honda saiu no pior momento possível. Sexta-feira à tarde, dia do chopp com os amigos após uma semana árdua de trabalho. Só por causa disso, já fiquei de mau humor quando fiquei sabendo. Mas falando sério: a retirada da Honda é reflexo daquilo que Max Mosley já vinha avisando há muito tempo. Para as montadoras, a Fórmula 1 é um investimento como qualquer outro. Se não der certo, é só desistir da brincadeira. Pode-se criticar Mosley por inúmeros motivos, mas nesse ponto ele estava totalmente correcto.
19 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
A escolha de Button é 100% certa. Torço por Rubinho, mas acho que sua carreira na Fórmula 1 terminou.
20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Em tempos de crise, não há alternativas. Só espero que, em nome da economia e do "espetáculo", a Fórmula 1 não se torne uma espécie de "GP2 melhorada". Isso seria terrível para o esporte.
21 - "Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera." Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme "Le Mans". Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Já fui do tipo que sabia exatamente quantos dias faltavam para o primeiro GP do ano, mas hoje já não sou tão obcecado assim. Não perdi o interesse de assistir às corridas - acredito apenas que aprendi a controlar a ansiedade.
22 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Tentei ser piloto, mas desisti porque me faltaram dois elementos básicos: talento e dinheiro. Cheguei a disputar corridas de kart indoor no Brasil, viajei a Curitiba e São Paulo, com relativo sucesso. Fui da categoria "Top" de um dos clubes de kart indoor mais conceituado do Rio, o Rains Kart Club (RKC), mas desisti no ano do vestibular.
23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Gostaria de ter acompanhado o período de 1986 a 1993, marcado pelas brigas entre Mansell, Prost, Piquet e Senna.
24 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Sim, é claro. Aquela briga significa nada menos do que a Fórmula 1 em estado puro.
25 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico "Top Gear", disse que Gilles Villeneuve foi "o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1". Concordas ou nem por isso?
Não diria que ele foi "o" melhor. Mas, se fizesse uma lista dos cinco melhores, o colocaria ao lado de Fangio, Clark, Senna e Schumacher.
26 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o "Gran Turismo", o "Formula 1", ou jogos "online", como o BATRacer ou o "Grand Prix Legends"?
Já tentei a série Grand Prix: "Grand Prix 2", "Grand Prix 3" e "Grand Prix 4". Mas apenas como brincadeira, jamais com o objectivo de disputar corridas online ou algo do gênero. Nunca consegui me entender muito bem com o "Grand Prix Legends", mas me orgulho de ter completado uma volta abaixo de 10 minutos no antigo traçado de Nurburgring, usando o teclado e correndo na pista original do jogo.
27 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Já fui citado algumas vezes em blogs de jornalistas conceituados, o que para mim é muito importante. No dia em que tiver uma entrevista de emprego com esses caras, eles vão lembrar de mim. Ao menos, torço por isso...
28 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de "garagistas"?
O ideal é que haja um equilíbrio, como chegou a ocorrer brevemente na virada dos anos 90 para 2000.
29 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Os três têm nível de Fórmula 1, mas é difícil analisar o potencial de cada um. Nelsinho seria a aposta mais segura, uma vez que já está numa equipe de ponta. Bruno Senna é uma total incógnita. Sinceramente, acredito que nem ele sabe até que ponto pode chegar.
30 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Talvez uma reformulada no visual, mas precisaria da ajuda de algum amigo meu. Por enquanto, o Blog F1 Grand Prix continua como está.
19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
14 de Janeiro de 2009 - Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)
7 de Fevereiro de 2009 - Marcel Marchesi (Marchesi Design)
14 de Fevereiro de 2009 - Luiz Alberto Pandini (Pandini GP)
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Noticias: Rali de Portugal vai mesmo realizar-se
A1GP - Ronda 5, Kyalami (Treinos)
Depois dos tabacos, os bancos?
Noticias: nuvens negras sobre Valencia?
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Honda: o prazo está a esgotar-se
Entretanto, a Mercedes disse que só espera até ao dia 23 (esta segunda-feira) para saber se a actual estrutura irá ou não apresentar as garantias bancarias necessárias (oito milhões de dólares, segundo o jornal inglês The Guardian) para comprar os motores para 2009. E no Japão, o porta-voz da Honda, Hiroyuki Murase, disse que até o dia 28, tudo será decidido, e se não houver comprador, as portas fecharão. "É verdade que estamos conversando com vários compradores em potencial. Mas a equipa talvez seja fechada se as negociações falharem", afirmou Murase à Associated Press, em declarações reproduzidas pelo site brasileiro Pitstop.
Dê certo ou dê errado, as coisas estão a chegar a um termo. Veremos que tipo de final terá esta novela, que tanto agitou este defeso 2008/09... e ver se o Bruno Senna vai ou não ter a sua chance de começar a sua carreira na Formula 1.
Os objectivos da USF1 e o desmentido de Danica
"Esta vai ser a maneira de trabalhar da equipa - vamos ser pequenos, decididos, representativos mas teremos muita diversão e teremos sempre sorrisos nas nossas caras - o que provavelmente fará a nossa formação muito diferente de todas as outras", concluiu Windsor, que dará mais pormenores na próxima terça-feira, dia em que aprresentará o projecto na canal americano SPEED.
Alguns avisos à navegação...
Bólides Memoráveis - Jordan 199 (1999)
Com um bico mais baixo, inspirado nos McLaren, era um chassis simples, mas eficaz. Tanto era assim que ele se adaptava bem quer nos circuitos lentos, quer nos rápidos. E a prova disso foi que Frentzen ganhou em dois circuitos totalmente distintos: Magny-Cours e Monza. O motor Mugen-Honda era uma melhoria do bloco do ano anterior, e foi evoluindo ao longo do ano. Logo, a competitividade foi demonstrada desde a primeira corrida do ano, quando Frentzen foi segundo classificado na Austrália, e terceiro em Interlagos, nas duas primeiras corridas do ano.
Com o tempo, Frentzen era um piloto regular nas posições da frente, enquanto que Damon Hill já sentia o peso dos seus 39 anos. O seu melhor resultado tinha sido um quarto lugar em Imola, mas quer nos treinos, quer na corrida, era sempre mais lento que o alemão, o que fez pensar que já era altura de se retirar competitivamente. A ideia era de abandonar em Silverstone, palco do GP de Inglaterra, mas aí ele foi quinto classificado, o que fez repensar as prioridades e ficou por lá até ao final do ano. Depois dessa corrida, só conquistou mais dois pontos.
Em contraste, Frentzen estava a fazer o seu melhor campeonato de sempre. Depois de vencer em Magny-Cours, aproveitando bem a constante variação do estado do tempo, conseguiu uma segunda vitória no veloz circuito de Monza, casa da Ferrari. Na prova seguinte, em Nurburgring, fez a "pole-position" e parecia estar com sérias hipóteses de alcançar a liderança, mas um problema eléctrico o deixou apeado á 33ª volta. No final, Frentzen era terceiro no campeonato, e dava á Jordan a mesma posição nos Construtores. Para Eddie Jordan, era a sua melhor posição de sempre, e julgava que isto seria o trampolim para era de títulos. Infelizmente não era. Até à sua última temporada na Formula 1, em 2005, a Jordan só ganhou mais uma corrida na carreira.
Motor: Mugen-Honda V10 de 3 Litros
Pilotos: Damon Hill e Heinz-Harald Frentzen
Corridas: 16
Vitórias: 2 (Frentzen 2)
Pole-Positions: 1 (Frentzen 1)
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 61 (Frentzen 54, Hill 7)
Santos, Francisco: Anuário Formula 1 1999/2000, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo
http://en.wikipedia.org/wiki/Jordan_199
http://www.grandprix.com/ns/ns01897.html (apresentação do novo carro, em 1999)
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Olha só quem faz anos!
Speeder Questiona... Gonçalo Sousa Cabral (16 Valvulas)
O meu entrevistado de hoje é o coordenador e apresentador do programa. Gonçalo Sousa Cabral, de 40 anos e natural de Évora, apesar de ser bancário de profissão, é um apaixonado por automóveis desde tenra idade. Está no projecto há muito tempo, tanto que já faz a cobertura de um Grande Prémio de Portugal de Formula 1 como jornalista, entre outros eventos. Quando o programa teve de mudar de rádio, decidiu criar um blog, para que os ouvintes não perdessem de vista as últimas novidades do desporto motorizado. Hoje é um complemento do programa, bem como uma forma de actualização das ultimas novidades do automobilismo português, em especial.
1 – Olá Gonçalo, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia deste belo programa de rádio?
Claro que sim. Perde-se no tempo a origem do 16V. Sabe-se apenas que começou há mais de 20 anos com dois jovens eborenses. Eu entrei mais tarde para este projecto, começando por me dedicar aos botões da mesa de mistura e atender chamadas.
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
3 – Antes de começares este programa, já tinhas tido outro tipo de participação em algo deste género?
4 – Em que dia é que foi emitido o primeiro programa?
5 – De todos os programas que já fizeste, lembras-te de algum que te tenha orgulhado… ou não?
Muitos…mas o mais especial foi o fim-de-semana do GP Portugal 1991, como jornalista.
6 – Conheces mais algum programa de automobilismo, neste tipo de moldes, nas ondas hertzianas portuguesas?
7 – E já agora, o blog. Como surgiu e quem são os outros colaboradores?
Surgiu por durante 2 meses não ter tido uma Rádio que emitisse o Programa. A Rádio de origem, Rádio Jovem, foi vendida à TSF e até entrarmos na Rádio Telefonia do Alentejo quis continuar a divulgar o Desporto Motorizado. Fi-lo via blog.
João Barreiros (aka Sakki)
Diogo Oliveira (aka Diogo Massa)
Miguel Mouzinho (aka Mike F1)
Tiago Monteiro (aka Monty) – o nosso repórter no estrangeiro (Holanda)
8 – Em que dia é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
Depois de termos passado pelo Blogspot começamos a actual presença no Wordpress em Maio de 2007. Até a este momento que escrevo, já obtivemos 43.561 visitas.
9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
A minha memória recua até ao GP que deu o titulo de campeão de 1981 ao Nelson Piquet pai, penso que USA. Ouvi o relato via Rádio Comercial com o Sr Jorge Pêgo.
10 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Por motivos óbvios, GP San Marino dia 1 de Maio de 1994.
11 – Eu sei que és português, mas faço a pergunta que costumo fazer aos brasileiros: Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Por ordem: 1ª Nelson Piquet - Grande piloto e sempre bem disposto.
2º Emmo: Ídolo de meu pai
3º Senna - Nunca gostei. Imagem que passava dele. Quem gostava de ver o Nelson Piquet não gostava do Ayrton. É quase como quem gostava de Prince não gostava de Michael Jackson (falando de música)
12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Senna: Frio, calculista e muito focado na corrida. Mas não sabe rir como o Nelson Piquet. Nem tem o vício de correr como o grande Emmo, que eu gostava de entrevistar um dia…
14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Se fosse para qualquer um dos dois (Lewis e Felipe) ficava bem. Se fosse para o Kubica premiava-se os “outsiders”. Mas continuo a achar que foi o Massa que perdeu o campeonato e não o Lewis que o ganhou. Singapura e o “lollipop” da Ferrari foi o que decidiu.
15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?
Niki Lauda. Quem teria coragem de voltar depois de um acidente daqueles?
16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver? Sei que tentas falar um pouco de tudo no programa…
17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Ainda tenho. Mas na geração a seguir à minha (meu irmão) perdeu-se o principal. Até os chamados “Não Mexe”…
18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Senti como forma natural da selecção de quem está com a cabeça na Formula 1 e quem está com a cabeça noutro Mercado.
19 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Espero que não. Há uma geração nova preparadíssima para ir para a F1. Bruno Senna e Álvaro Parente são os expoentes.
20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Sim, mas com motores diferentes.
21 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?
Acho que devem experimentar nas fórmulas de promoção. Mas se o Bernie sugere é porque tem valor comercial.
22 - O que achaste dos novos carros de 2009?
Sobre os novos carros digo apenas que são mais bonitos , simples e mal cheirosos.
23 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Não concordo. Há muita vida fora das corridas e deve-se olhar pelos fãs. O piloto deve ter mais tempo para os fãs.
24 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Kart só de brincadeira com vitórias à chuva… (e só à chuva…) Mas não deu para compreender.
25 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Não. Porque tive a sorte de viver numa época em que há mais preocupação com a saúde dos pilotos. Felizmente já só apanhei o fim dessa época com a morte de Palleti no Canadá. O dia 1 de Maio de 1994 fica excluído porque nesse dia o Diabo veio correr na F1.
26 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Significam a essência da Formula 1. E significam sorte. Se fosse nos dias de hoje alguém teria acabado fora da pista.
27 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Gilles pertenceu a uma geração de ouro que já acabou. Incluo aqui o Didier Pironi e o Jacques Lafitte. Mas o melhor não foi.
28 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
29 – Este programa… já alcançou algo de relevante como prémios, convites, referências, desde que iniciou o seu percurso?
Prémios já. Mas o prémio principal é o ouvinte que se mantêm fiel ao fim de tantos anos.
30 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
31 – Vamos falar do futuro próximo. Primeiro pelos brasileiros: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Falo dos que já entrevistei: O Bruno já devia estar na F1. O Lucas, esse tem de rodar fora da F1 para depois entrar pela porta grande. Nelsinho… não dou opinião até ele responder aos meus convites para ser entrevistado.
32 – E no nosso caso? Filipe Albuquerque, Álvaro Parente, António Félix da Costa, Armando Parente… achas que algum dia voltará a haver um piloto português na elite da Formula 1, com capacidade de inscrever o nosso país na lista dos vencedores?
Se for pelas capacidades de cada um, vão estar na F1. Se for por questões monetárias, não.
33 - Que impressão é que ficaste do novo Autódromo de Portimão (AIA)?
34 – E já agora, que impressão é que ficaste das pessoas que ergueram o Autódromo de Portimão, como o Paulo Pinheiro? Este é o nosso passaporte para o regresso da Formula 1 a Portugal?
O meu sonho mais próximo é ter entrevista com o Felipe Massa. Ele merece ser entrevistado pelo 16 Válvulas! Alguém que lhe diga isto.
19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
4 de Fevereiro de 2009 - Bruno Mantovani (Mantovani.zip.net)
11 de Fevereiro de 2009 - A Blogosfera Questiona Speeder (Continental Circus)
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
A1GP - Albuquerque quer ganhar em Kyalami
A capa do Autosport desta semana
Belo filme, este!
Outro detalhe, este mais sombrio: nas sequências do público, nota-se que dos 90 mil espectadores que foram assistir à corrida, nos arredores de Joanesburgo, não se vê um unico negro na assistência. Era o regime do Apartheid em toda a sua força... a corrida marcou a estreia do modelo Ferrari 312T4, onde Gilles Villeneuve e Jody Scheckter deram à marca do Cavallino Rampante a melhor estreia possivel do novo chassis: uma dobradinha.