segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Historieta da Formula 1 - O "engrish" de Jacques Laffite

Mais uma "estória" envolvendo o simpático ex-piloto francês e actual comentador da TF1. Esta aconteceu durante a sua segunda passagem pela Williams, nas temporadas de 1983 e 84. Pode não ter pontuado muitas vezes, mas existem muitas situações bem dispostas por parte do piloto francês, a mais famosa das quais ele ter aparecido de pijama para treinar no circuito de Dallas (!) em protesto pelo degradar do asfalto desse circuito citadino.

Mas esta tem mais piada. Certo dia, Frank Williams pediu a todos para que começassem a chegar às reuniões a tempo, caso contrário, começava a aplicar multas. Era a profissionalização na Formula 1 a chegar em toda a força. Ora, o bom Jacques não era muito fã dessa profissionalização, e invariavelmente nunca chegava a horas...

Mas depois de novo ultimato, Laffite chegou invarivavelmente atrasado, e para piorar as coisas... era à vista de toda a gente! Patrick Head conta: "Para piorar o estado de espírito, viamos pela janela o Jacques a dirigir-se lentamente para o 'motorhome', parando para cumprimentar toda a gente, sorrindo e mandando 'bocas' para todo o lado. O Frank avisou logo que lhe ia dar uma enorme lição, e quando o Jacques finalmente entrou, ficamos todos calados à espera que o Frank começasse..."

Só que ele tinha um truque na manga, e Head conta a cena seguinte: "Com aquele jeitão bem disposto, o Jacques disse no seu inglês com grande sotaque francês: 'Rapazes, passei os últimos 15 dias a ver filmes ingleses para melhorar o inglês e acho que consegui!' Então colocou-se à frente de Frank e disse-lhe: 'What's new, pussycat?', dando-lhe um enorme beijo na testa! É claro que caimos todos de lado a desmanchar-se a rir, pois tinha sido mesmo cómico. E nunca mais se falou em multas e lições..."

Laffite confirma a história, justificando o atraso: "Sabia que estava atrasado e o Frank estaria zangado. Por isso, quando cheguei ao "motorhome", lembrei-me de fazer uma das minhas cenas e felizmente, deu certo!"

2 comentários:

Janus disse...

Excelente história Speeder, era um gozador esse Laffite. Não tem relação direta com a história, mas me lembrei de 2 fotos que achei dias atrás (esta e esta), acho que do ano passado, Laffite e Prost.

Aliás, aproveito para perguntar, como anda atualmente o relacionamento deles? Houve problemas sérios no passado, não? Prost roubou a mulher de Laffite, e tudo mais ... mas pelas fotos, parece que vai tudo razoavelmente bem ...

Marcos Antonio disse...

ótima história Speeder!Ainda mais se tratando da Williams! Show!