sábado, 21 de julho de 2007

GP2 - Glock vence primeira corrida em Nurburgring


O alemão Timo Glock venceu a primeira corrida da GP2, este Sábado, no circuito de Nürburgring, e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato. O piloto da iSport, que chegou a perder a liderança na largada, superou o brasileiro Lucas Di Grassi, da ART, que recebeu a bandeirada em segundo, e o japonês Kazuki Nakajima, que completou o pódio para a DAMS.


“Nós tivemos um começo perfeito neste fim de semana, pole e mais dois pontos, e a vitória de hoje. Mas o início da prova foi complicado, outra má largada e não sei o que fariamos. É sempre assim: no momento decisivo, o carro não sai quando solto a embreagem, então precisamos ver isso, principalmente para amanhã, pois isso pode se tornar um grande problema”, resumiu Glock em declarações captadas pelo site brasileiro Grande Prêmio.


Com esta vitória, Timo Glock amplia a sua vantagem no campeonato sobre o brasileiro Lucas di Grassi. O alemão tem agora 51 pontos, contra os 45 do brasileiro da ART.


Já os outros brasileiros não foram muito bem: Alexabdre Negrão (Minardi Piquet), que partiu em 17°, recebeu a bandeirada mo 12º posto, enquanto Bruno Senna (Arden) foi punido com um drive-through após um toque com o norte-irlandês Adam Carroll (FMSI) e completou a corrida apenas na 15º posição.

GP Europa - Qualificação

Kimi Raikonnen pode ter feito a pole-position, mas Lewis Hamilton foi hoje a noticia do dia. Pelas piores razões. Um violento despiste, a mais de 200 km/hora, no "S" de Schumacher, quando faltavam cinco minutos para o final de sessão, fez com que o "rookie" inglês da McLaren tivesse de ser assitido na pista, devido ás dores que tinha nas pernas.

Para já sabe-se que Hamilton não apresenta quaisquer fracturas, embora esteja bastante dorido e durante muito tempo pairou a dúvida se poderia participar na corrida de amanhã. Mas Ron Dennis disse no final do dia que não havia quaisquer impedimentos médicos para que possa participar na corrida de amanhã.

Ficou também a conhecer-se que, na origem do acidente terá estado uma falha na pistola de aperto da roda aquando da derradeira paragem nas boxes para troca de pneus, o que terá provocado que a roda do seu McLaren tenha saído da sua posição quando sujeita ao esforço.

Isto tudo aconteceu na terceira parte da qualificação, com os dez primeiros a rodar na pista, rumo à "pole-position", que acabou por ser alcançada pelo finlandês Kimi Raikonnen, no seu Ferrari, demonstrando estar recuparado do mau inicio de época. "O carro esteve perfeito ao longo dos treinos, mas não é bom estar tanto tempo parado dentro do carro já que perdemos a concentração e resolver tudo numa volta torna-se muito difícil", afirmou Raikkonen, depois da quailificação.

Ao lado dele vai partir o espanhol Fernando Alonso, no seu McLaren, que só não conseguiu melhor devido a um erro na sua volta lançada, que o prejudicou. «Estava com muita sobreviragem e perdi a traseira do carro numa altura crucial. Felizmente consegui recuperá-lo mas perdi muito tempo. Mas o que interessa é que o Lewis está bem e isso é o fundamental.», disse o bi-campeão espanhol.

Na terceira posição ficou Felipe Massa, obviamente desalentado por não ter conseguido bater o seu companheiro de equipa e já começou a perceber que irá ser muito difícil fazê-lo. O piloto brasileiro apresentou-se em Nurburgring com uma tarja preta no capacete e outra no seu braço, como homenagem às vítimas do acidente do Airbus A320 da TAM, ocorrido esta semana no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Ao lado de Massa partirá amanhã o alemão da BMW Nick Heidfeld que foi pai esta manhã (parabéns!), desta vez conseguiu suplantar Robert Kubica, o quinto classificado na qualificação. Destaque para os bons resultados de Mark Webber (6º), no seu Red Bull, e de Heiki Kovalainen (7º), este último bem mais rápido que o seu companheiro de equipa, Giancarlo Fisichella, que não conseguiu ultrapassar a segunda fase da qualificação quedando-se pelo 13º posto.

E os Toyota? Tiverm um bom desempenho, com Jarno Trulli e Ralf Schumacher nos 8º e 9º lugares, respectivamente. Pela negativa e para além do tradicional mau desempenho dos Spyker (mesmo assim Adrian Sutil foi mais rápido 1,5 segundos que o seu novo colega de equipa, Marcus Winkelhock) teremos de destacar, o 17º lugar de Jenson Button e o 20º lugar de David Coulthard, que não conseguiram sequer passar da primeira fase dos treinos... O companheiro de equipa de Button, Rubens Barrichello, foi 14º na grelha.

Vamos aos anuncios: Mercedes-Benz

A relação entre a McLaren e a Mercedes tem quase 12 anos, e é uma das mais frutíferas da Formula 1 recente. Agora que têm o bi-campeão do Mundo, Fernando Alonso, e o piloto mais prometedor em muitos anos (desde Michael Schumacher, talvez) o inglês Lewis Hamilton, toca a potênciar essa dupla. E pelos vistos, o pessoal de Estugarda até gostou de fazer este anuncio para gozar com os jornais que andaram a espalhar que eles eram rivais um do outro...


Ora vejam aqui o video. I can do better than you...

sexta-feira, 20 de julho de 2007

A cada dia que passa, isto fica cada vez pior...

O Autosport inglês revela na edição desta semana que Nigel Stephney enviou em Março um e-mail para Mike Coughlan, avisando-o do fundo do F2007, fazendo com que a McLaren avisasse a FIA sobre a flexibilidade do mesmo. De acordo com a revista, o assoalho se movia em rectas, gerando maior velocidade e infringindo o regulamento da categoria, que proíbe qualquer flexibilidade em apoios aerodinâmicos.


No corpo desse e-mail, Stepney contava o que a Ferrari fez na parte de baixo de seu modelo e indicou a Coughlan para que eles investigassem o caso, sob pretexto de um pedido de esclarecimento. Por causa disso, a FIA modificou os seus os testes de avaliação do assoalho dos carros e diminuiu sua mobilidade, facto que afectou o desempenho da Scuderia nas provas seguintes.


A revista conta também que a loja de fotocópias usada por Coughlan para copiar as 780 páginas do "dossier" com os dados da Ferrari F2007, também recebeu o pedido para que todas elas fossem scaneadas. A intenção? Passar para CD-ROM todas as informações e destruir os papéis, coisa que foi feita no jardim da casa de Mike. O conselho para a literal queima de arquivo partiu de Jonathan Neale, director-geral da McLaren, que viu o calhamaço de folhas num clube de golfe.


Em reacção a isto, a McLaren decidiu suspender de imediato o chefe de operações, Martin Whitmarsh, e o diretor de engenharia, Paddy Lowe. Withmarsh é tão só o "numero dois" de Ron Dennis... ou seja, a hipótese do patrão estar ao corrente de tudo é bem real.


Com isto tudo, é obvio que estamos perante um verdadeiro sarilho. Agora, nunca a ideia de uma severa punição à McLaren foi tão real. Espero que Ron Dennis saiba que por muito menos, a FIA excluiu a Tyrrell do campeonato de 1984, e viu-lhes retirados os pontos que tinha conquistado até então. Mas por aquilo que já li ontem, não acredito que esta FIA vá tão longe. A Formula 1 não é o ciclismo...

GP Europa - Treinos Livres

Com uma atmosfera instável, os pilotos e máquinas de Formula 1 estiveram hoje a competir nos treinos livres no circuito de Nurburgring, onde se notou um equilibrio entre a McLaren e a Ferrari. Se de manhã apareceu Lewis Hamilton a liderar a tabela de tempos, seguido pelo Ferrari de Kimi Raikonnen, a sessão da tarde mostrou uma inversão de posições, com Kimi em primeiro e Lewis em segundo.

A assistir a tudo isto, em posições secundárias, estão Filipe Massa e Fernando Alonso. O espanhol foi terceiro de manhã e e quarto à tarde, enquanto que o brasileiro foi sexto de manhã e terceiro à tarde.


No resto do pelotão, se achavam que os BMW iriam ficar como a terceira equipa na grelha... enganam-se! quem ficou nessa posição foi a Toyota, com Ralf Schumacher em quinto e Jarno Trulli em sexto. Seria brilhante... caso a sede da Toyota F1 não fosse perto dali, em Colónia!

Os BMW foram relegados para o fim do top-ten, com o alemão Nick Heidfeld em nono e Robert Kubica em décimo, superados pelo Williams-Toyota de Nico Rosberg, outro piloto que "corre em casa"...


Quem se mostra um pouco mais é Jenson Button, que depois da Honda ter-lhe renovado o seu contrato para 2008 (a ele e a Barrichello), fez o oitavo tempo: Já Rubens Barrichello foi apenas 14º. Espero que isso melhore para amanhã...


A Renault está a milhas do normal: não chegaram ao "top-ten", estão mais para o fundo da tabela do que outra coisa, e Giancarlo Fisichella está ainda à frente de Heiki Kovalainen. espero que amanhã isto não se repita...


Quanto ao estreante Marcus Winkelhock: nada de especial. Um distante último, quase quatro segundos mais lento do que Raikonnen. Nâo se espanta, dado a fraqueza do chassis Spyker e a inexperiência do piloto em testar em carros de Formula 1... amanhã há mais, na qualificação.

Noticias: GP de França continua em 2008

Apesar deste ano ter sido o último em que o Grand Prix francês se disputou no circuito de Nevers-Magny Cours, a Federação Francesa de Automobilismo (FFSA) garantiu que irá cumprir o contrato vigente entre eles e a FIA para albergar a Formula 1 até 2011.


“O Comitê Executivo da FFSA gostaria de reafirmar sua determinação para organizar o GP da França até o final de seu contrato com a Formula 1, em 2011”, afirmou a entidade, num comunicado à imprensa. “Em relação à corrida de 2008, sua entrada será confirmada e o Comitê implementou uma busca por locais, visando garantir o futuro do GP da França”, concluiu.


Locais não faltam: os circuitos de Dijon-Prenois, Le Mans (circuito Bugatti) e Paul Ricard são os favoritos para albergar a prova de 2008. resta saber se a FIA está disposta a aceitar as propostas francesas, ou iremos para mais um circuito idiota saído das cabeças do "tio" Bernie e do "tio" Max...

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Noticias: Barrichello fica mais um ano na Honda

O brasileiro Rubens Barrichello, de 35 anos, revelou hoje que renovou por mais um ano o seu contrato com a Honda, apesar da época difícil que ele e a equipa tem passado, sem ter ainda pontuado.


"Estou muito feliz por confirmar que vou ficar na Honda em 2008," disse Barrichello em declarações no site GpUpdate.net. "Quando aqui cheguei em 2006, a minha intenção foi sempre desenvolver uma relação a longo prazo e ajudar a construir a equipa em conjunto. 2007 tem sido difícil até agora, mas acredito que estamos a ir na direcção certa."


"Além da grande equipa que já temos, há novo pessoal a entrar e estou confiante de que vamos progredir. O Jenson e eu temos uma óptima relação como companheiros de equipa e a estabilidade é a chave para 2008. Por agora, temos 8 corridas por fazer e são nelas que nos temos que concentrar.", concluiu.


Caso faça toda a época de 2008, Barrichello vai correr a sua décima-sexta época na Formula 1, e pode bater o recorde de Grandes Prémios detida actualmente pelo italiano Riccardo Patrese, que é de 256 Grandes Prémios, feitos entre 1977 e 1993. Neste momento, Rubinho tem 246 corridas na Formula 1, ao serviço de equipas como Jordan, Stewart, Ferrari e BAR-Honda.

Noticias: McLaren pode nem ser punida no "caso Stephneygate"

A McLaren pode não ser punida no "caso Stephneygate", disse um dos membros do Conselho Mundial da FIA. Em declarações ao jornal desportivo espanhol AS, Joaquin Verdegay afirmou que qualquer punição só será possivel caso a própria equipa reconheça que estava ao corrente da situação:


"A McLaren não deverá ser sancionada neste processo porque é quase impossível provar que utilizou informação contida nos documentos confidenciais da Ferrari no seu monolugar.", afirmou Verdegay, que representa outro dirigente espanhol, Carlos Garcia.


"A situação só poderia alterar-se caso Ron Dennis reconhecesse que estava ao corrente da situação. Neste caso e consoante a admissão de culpa da McLaren poderia existir uma sanção que passaria por retirar pontos à equipa e aos pilotos, com benefício para a Ferrari. Mas, se a Ferrari chegou a acordo com (Mike) Coughlan é porque acredita que a McLaren não utilizou essa informação nos seus carros.", concluiu.


As afirmações de Verdegay já criaram algum mal-estar no seio da FIA, pois poderão indiciar o sentido de voto do delegado espanhol e, assim sendo, prejudicar eventualmente todo o processo, já que o Conselho se reunirá excepcionalmente dentro de uma semana, na sede da FIA, em Paris.


Caso haja alguma sanção por parte da McLaren, isso pode ser um forte pretexto para que Fernando Alonso possa sair da equipa antes do seu termo. Ainda de acordo com o diário AS, o contrato de três épocas que o piloto espanhol assinou com a McLaren tem uma cláusula de rescisão que pode ser accionada, caso haja um dano na reputação ou imagem do piloto através de uma acção proveniente da equipa. O piloto das Astúrias e bi-campeão do mundo, que é actualmente segundo classificado no campeonato, doze pontos atrás do estreante Lewis Hamilton, acredita que não vai haver sanções, mas o seu contrato salvaguarda-o de qualquer acção que possa haver contra a equipa de Ron Dennis.

Extra-Campeonato: Contra o aquecimento global, nadar, nadar...

Devia ter colocado este post ontem, mas os acontecimentos do Aeroporto de Congonhas levaram a adiar isto por um dia. Apesar de isto já ter acontecido, creio que isto é importante, pois tem a ver com todos nós: o aquecimento global.


E isto veio na edição de terça-feira do jornal “Público”: Lewis Gordon Pugh, um britânico de 38 anos, decidiu nadar um quilómetro para protestar contra o aquecimento global. Até aqui, tudo normal. Mas aquilo que é noticia, é que o sr. Pugh fez isto… nas águas geladas do Pólo Norte! A uma temperatura de -1,8 graus Celsius.


O protesto durou exactamente 18 minutos e 50 segundos, o mesmo tempo que aguentou nadando nas águas semi-geladas do Pólo Norte, E com este banho, Lewis Pugh quis alertar sobre as consequências do aquecimento global, que está acelerando o degelo dos Pólos.


"Espero que graças a minha iniciativa, os dirigentes mundiais tomem em consideração as alterações climáticas", declarou o desportista num comunicado. "As decisões que tomarão nos próximos anos determinarão o futuro do nosso planeta e a biodiversidade do Planeta. Eu quero que os meus filhos e netos saibam que há ursos polares que vivem nas regiões árcticas", denunciou.


O desportista se define a si mesmo como um "pioneiro da natação" inspirado pelas façanhas de Roald Amundsen, Robert Scott ou Edmund Hillary. Há mais de 20 anos que se dedica a bater recordes dentro de agua, Pugh logrou nadar largas distancias em quase todos os lugares de mundo, incluindo as aguas do Árctico e Antártico, acções essas que lhe permitiram "ser testemunha de belas paisagens, únicas, que todos temos que proteger".


Para Pugh, o seu banho no Pólo Norte simboliza simultaneamente "um triunfo e uma tragédia. Um triunfo por ter nadado por tanto tempo e resistir em condições tão difíceis, e uma tragédia que isso seja possível no Pólo Norte, porque a agua está cada vez menos fría", concluiu. Uma verdade cada vez mais inconveniente...

Estreantes 2007: 5 - Marcus Winkelhock

Este fim-de-semana temos o quinto piloto a estrear-se na Formula 1 nesta temporada. Trata-se de Marcus Winkelhock, é alemão, e vai correr pela Spyker, no lugar do holandês Christian Albers. Mas para chegar aqui, fez um percurso nas categorias inferiores…


Nasceu a 13 de Junho de 1980 em Estugarda, na Alemanha. Filho de Manfred Winkelhock e sobrinho de Joachim Winkelhock, ficou órfão de pai aos 5 anos, quando este morreu a bordo de um Porche 956 no circuito canadiano de Mosport. Começou a sua carreira automobilística em 1998, correndo na Formula Koënig, passando pela Formula Renault e pela Formula 3 alemã em 2002. No ano seguinte chegou à Formula 3 Euroseries, sem resultados de relevo.

A partir de 2004, alcança a DTM, onde corre com um Mercedes privado, ajudado por Colin Kolles, o homem forte da Midland, agora Spyker. Foi graças a esses contactos que em 2005 chegou à World Series by Renault, e no ano seguinte foi contratado como piloto de testes e terceiro piloto da Midland, depois Spyker. É nesta situação que se encontra neste momento, mas com a saída de Christijan Albers, Winkelhock irá substitui-lo, pelo menos neste fim-de-semana no circuito de Nurburgring. Boa sorte para ele...

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Extra-Campeonato II - Ainda o acidente de Congonhas


O pior foi confirmado. Antes de me deitar, esta madrugada, tinha lido a declaração do chefe de Bombeiros de São Paulo, dizendo que aquele tipo de acidente "dava para 200 mortos". As previsões são mesmo essas: o avião levava 186 passageiros (mais 10 do que tinha sido noticiado antes) e pelo menos mais 14 pessoas trabalhavam naquele edificio. Total: 200. O acidente é já considerado o pior dos últimos cinco anos no mundo inteiro, e o pior de sempre no Brasil.



O incêndio já está extinto, e procede-se à retirada dos corpos. Até agora recolheram cerca de 130 cadáveres dos escombros. Já se descartou a hipótese de serem encontrados sobreviventes no interior do Airbus A320, dado o grau de destruição provocado pelo embate e pelo incêndio que se seguiu. Entre os que viajavam nesse aparelho, estavam 18 funcionários da empresa, seis tripulantes, um congressista do PSDB, Julio Redecker (foto), um antigo presidente do Internacional de Porto Alegre, Paulo Amoretty, e um passageiro de nacionalidade portuguesa ainda não identificado.


Em declarações à Folha online, o coordenador da Polícia Técnico-Científica, Celso Pieroli, afirmou que “este será o maior desafio já enfrentado pelo IML, devido ao grande número de vítimas”.


Quanto à pista em si, e os momentos que antecederam o acidente, há informações dadas por controladores aéreos (sob anonimato) que tinham avisado o comandante do avião para o estado da pista, e sem as ranhuras que ajudariam a paragem do avião em caso de pista molhada. Para piorar as coisas, para um avião aquele tipo, os quase 2000 metros da pista de Congonhas estão no limite de segurança para um aparelho daquele tipo, o que não se pode excluir algum excesso de confiança por parte do piloto, pois parece que o avião aterrou no meio, e quando viu que não ia dar, tentou levantar de novo... Alegadamente, a frase final do comandante resume todo o drama: "vira, vira, vira agora!"


O que importa agora é que as caixas negras já foram recuperadas e vão ser analisadas pelos peritos. O Presidente brasileiro, Lula da Silva, decretou três dias de luto nacional pelas vítimas do acidente do avião da companhia aérea TAM, e cancelou a sua agenda para hoje, mantendo-se em reunião com uma equipa restrita de conselheiros e ministros. E espero que depois disto tudo, não apareça mais nenumha ministra que goze com os cidadãos, afirmando: "Relaxa e goza"...

A charge da semana, por Ivan Capelli

A charge desta semana do Ivan Capelli, no seu blog, revela o nome do novo patrocinador principal da McLaren para 2008, após o recente escândalo de espionagem. Honestamente, acho a piada um pouco frouxa, mas pronto, tirem vocês as vossas conclusões...

Semana que vêm ele melhora. Acredito.

O piloto do dia - Manfred Winkelhock

No dia em que se confirma a presença de Marcus Winkelhock como piloto da Spyker para o GP da Europa, neste fim de semana, é tempo de recordarmos o seu pai, um dos melhores pilotos alemães dos anos 80, morto quando o seu filho tinha apenas cinco anos. Hoje é dia de recordarmos Manfred Winkelhock.


Nasceu a 6 de Outubro de 1951 em Walbingen, nos arredores de Estugarda (teria agora 55 anos). Começou a sua carreira em 1975, na VW Junior Cup, onde alcançou algumas vitórias no ano seguinte. em 1977, junta-se à equipa BMW Júnior Team, fazendo parelha com o suíço Marc Surer e o americano Eddie Cheever, e em 1978 e 1979, corre num Ford Capri na DRM, a antecessora da DTM, o campeonato de Turismo alemão.


Em 1980, corre na Formula 2, a bordo de um March-BMW, onde só vai ao pódio por uma vez. Mas é mais conhecido nesse ano pelo seu espectacular acidente em Nurburgring, quando o seu carro voa na “Flugplatz” (belo nome…) e desintegra-se, sem causar danos maiores ao piloto… Mas é também messe mesmo ano que Winkelhock tem a sua primeira hipótese de experimentar um Formula 1, no Grande Prémio de Itália desse ano, corendo num Arrows, em substituição de um lesionado Jochen Mass. A sua inexperiência sai caro: não se qualifica.


Continua a correr na Formula 2 em 1981, conduzindo um Ralt, e depois um Mauer-BMW. Consegue melhores resultados, mas sem vencer qualquer corrida.


Mas no ano seguinte, Winkelhock consegue a oportunidade de correr na Formula 1, através do seu compatriota Gunther Scmidt, patrão da ATS, uma empresa de jantes de Bad Durkheim, na Alemanha Ocidental. Já estava na Formula 1 há alguns anos, e toda a gente já conhecia o seu mau feitio, o que fazia com que os membros da sua equipa tivessem uma curta estadia…


Mas em 1982, as coisas eram diferentes: Winkelhock ia conduzir o carro, tendo como seu companheiro o chileno Eliseo Salazar, e as coisas começaram bem para o alemão: décimo na Africa do Sul, acaba em quinto no Brasil, conseguindo os seus dois primeiros (e únicos) pontos do ano. Ainda chega ao sexto lugar em San Marino, mas viria a ser desclassificado devido ao carro estar abaixo do peso regulamentar. No final da época, Winkelhock fica em 22º no campeonato, com dois pontos.


No ano seguinte, a ATS consegue obter motores BMW Turbo, e Winkelhock é o único piloto da marca. O carro, desenhado por Gustav Brunner, é bem feito, e consegue boas posições na grelha, mas infelizmente não acaba nenhuma das corridas nos pontos. Continua na equipa em 1984, mas os resultados são piores. Após o GP de Itália, Gunther Schmidt despede-o e ele vai correr na última prova, no Estoril, a bordo de um Brabham.


Em 1985, Winkelhock vai correr para outra equipa do fundo do pelotão: a RAM. Os resultados não eram bons, mas em compensação, a sua carreira nos Sport-Protótipos era melhor: correndo com o Porsche 956, ganhou os 1000 Km de Monza, em conjunto com o seu amigo Marc Surer. Mas a 12 de Agosto desse ano, quando corria os 1000 Km de Mosport, no Canadá, o seu Porsche 956 bateu fortemente nos muros de protecção, ferindo-o seriamente. Após algumas horas, Winkelhock morria no hospital do circuito. Tinha 33 anos.


A sua carreira na Formula 1: 56 Grandes Prémios, em cinco temporadas, dois pontos no total.


Apesar de tudo, o legado continua: o seu irmão Joachim tentou a sua sorte na Formula 1 alguns anos depois, mas sem resultados. Depois tornou-se num excelente piloto nos Turismos alemães, a bordo de carros da BMW, e agora temos o filho Marcus, que se vai estrear a bordo de um Spyker-Ferrari, 25 anos depois da passagem do seu pai pela Formula 1…

Extra-Campeonato: Acidente aéreo em São Paulo

Um Airbus A320 da companhia aérea brasileira TAM, com 176 pessoas a bordo, falhou hoje a aterragem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando chegava de Porto Alegre e colidiu com um armazém da própria companhia, causando um incêndio.

O acidente ocorreu durante a aterragem, quando o avião perdeu o controlo e saiu do perímetro do aeroporto, atravessando a avenida Washington Luiz, embatendo contra um armazém que fica do lado oposto,ao lado do qual existia uma bomba de gasolina segundo a "Folha de São Paulo" online. Na altura do acidente caía chuva forte.


Algumas das pessoas já foram retiradas com vida do edifício, mas teme-se que sejam apenas funcionários da empresa. As centenas de bombeiros que combatem as chamas, ajudadas por 71 viaturas, receiam que o prédio possa cair a qualquer momento.

Não se podem apontar ainda razões forte para este desastre, mas a pista principal do Aeroporto de Congonhas tinha sido recentemente remodelada, mas sem que tenham sido feitas as ranhuras no asfalto, que facilitariam o controlo da aeronave em casos de "acquaplaning". Um incidente semelhante tinha ocorrido ontem com um ATR da companhia aérea Pantanal, mas sem causar vítimas.


A Infraero, companhia estatal que administra os aeroportos do país, decidou suspender até nova ordem todos os vôos e descolagens do Aeroporto de Congonhas, desviando os vôos para outros aeroportos da cidade.
Este incidente vem colocar de novo a nu não só o mau estado da pista brasileira, mas também uma série de incidentes que vêm acontecendo desde o passado mês de Setembro, quando um Airbus da GOL colidiu em pleno ar com um Learjet americano, causando a morte de todos os seus passageiros. Veio-se a descobrir que havia falhas graves no serviço de controladores aéreos, não só em termos de equipamento, mas também em termos de recursos humanos, que levaram nos últimos tempos a diversos casos de caos nos aeroportos mais movimentados do país.


A TAM é neste momento a maior companhia aérea do país, depois do desmantelamento da VARIG, no final de 2005. Já tinha tido um acidente aéreo grave em 1996, também em São Paulo, quando um Fokker 100 caiu em pleno centro da cidade, matando 93 passageiros.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Noticias: Winkelhock substitui Albers... por enquanto!

O alemão Marcus Winkelhock vai ser o substituto de Cristijan Albers na Spyker... mas somente no GP da Europa, a disputar este fim de semana no circuito alemão de Nurburgring. Segundo afirma hoje o jornal alemão "Bild-Zeitung", o piloto alemão regressará à condição de piloto de testes da escuderia alemã após a corrida.


A confirmar-se, o piloto de 27 anos, que corre actualmente na DTM, vai ser o mais recente filho de ex-piloto de Formula 1 a correr na categoria, pois é desendente de Manfred Winkelhock (1951-1985), piloto de Formula 1 que correu entre 1982 e 85 em equipas como ATS, Brabham e RAM.


Depois de Nurburgring, as restantes corridas poderão ser feitas pelo austriaco Christian Klien, actual piloto de testes da Honda.

GP Memória - Alemanha 1982

Vai fazer 25 anos dentro de duas semanas, mas decidi antecipar a efeméride, pois é semana de Grande Prémio em solo alemão, e acho que é importante falar dele, pois não só fala de um circuito que muito prezo, mas que a Formula 1 excluiu este ano, como também é uma corrida onde a glória e comédia andaram de braço dado com a tragédia, pois foi aqui que Didier Pironi encerrou de uma forma dramática s sua carreira na Formula 1, quando tinha todas as chances de ser o primeiro Campeão do Mundo francês.


Este foi o Grande Prémio da Alemanha de 1982.

Antes da etapa de Hockenheim, Didier Pironi liderava destacado o Mundial de pilotos, depois das suas vitórias em San Marimo e na Holanda. Piloto regular, tinha 39 pontos à chegada à Alemanha, quando faltavam cinco corridas para o fim da temporada. O Ferrari 126C era uma máquina ganhadora, a única capaz de rivalizar com o rápido. Mas pouco fiável Renault R30B de Alain Prost e René Arnoux, apesar terem feito dobradinha na etapa anterior, no circuito francês de Paul Ricard.


Apesar destes dois opositores, foi Pironi que levou a melhor nos treinos, seguido por Nelson Piquet, no seu Brabham-BMW e René Arnoux. Alain Prost foi o quarto na grelha e Patrick Tambay ficou com o quinto posto. Os treinos correram sob piso seco, mas na manhã de Domingo, 8 de Agosto, uma chuva intensa faz reduzir a visibilidade na pista, ainda mais quando as árvores à volta complicam a visibilidade aos pilotos, devido à humidade no ar e a devida condensação. O Ferrari de Pironi tinha passado a terceira chicane (mais tarde chamada Chicane Senna), quando não viu que estava demasiado próximo do Renault de Alain Prost. O carro catapultou, num acidente de todo semelhante ao que matou o seu companheiro Gilles Villeneuve exactamente três meses antes. Pironi ficou com graves ferimentos nas pernas, e era o final da sua carreira automobilística.


A corrida seguiu mais tarde, com o primeiro lugar vago. Nelson Piquet, que horas antes tinha sido o primeiro a chegar ao local e ficara traumatizado com a gravidade dos ferimentos, perdeu o comando para os Renault de Prost e Arnoux, caindo para terceiro, à frente de Tambay. Na volta dez, depois de os ultrapassar, a comédia acontece: quando o Brabham-BMW numero 1 tenta ultrapassar o ATS do chileno Eliseo Salazar na segunda chicane, este não o vê e atira o brasileiro para fora da pista. Depois, ele sai do carro e anda à porrada com Salazar! Algo inédito, sem dúvida…


Anos depois, A BMW disse-lhe que o motor provavelmente não iria aguentar mais duas voltas, o que seria um embaraço ainda maior, caso isso acontecesse no seu próprio Grande Prémio… portanto, a colisão até foi uma bênção! Vá-se lá entender a natureza humana…


A corrida decorreu sem muitos mais atractivos. Patrick Tambay alcançou a sua primeira vitóris de sempre em Formula 1, amenizando a atmosfera de pesar na Ferrari, René Arnoux, acabou em segundo, no seu Renault. Para completar o pódio, veio o Williams de Keke Rosberg. Dos outros candidatos ao título, o francês Alain Prost desistiu com um problema na injecção do seu Renault. enquanto que o inglês John Watson, num McLaren, desistiu por despiste perto do fim, fazendo com que o grande beneficiário da situação fosse o finlandês. E talvez tenha sido aqui que ele construiu o percurso que o levou ao título mundial…

Noticias: Berger quer Sebastiões em 2008

O co-proprietário da Toro Rosso, Gerhard Berger, afirmou ontem que apoiaria a entrada de Sebastian Bourdais e de Sebastian Vettel na equipa para a temporada de 2008, em substituição dos actuais pilotos, o italiano Vitantonio Liuzzi e o americano Scott Speed.


Em relação ao tricampeão da Champ Car, que treinou na semana passada com o STR2 em Spa-Francorchamps, disse um sucinto "tem o meu apoio". Já ao alemão que hoje tem contrato com a BMW, e que correu em Indianápolis, substituindo o polaco Robert Kubica, foi mais explicativo: "Ele é cerebral e tem atitude no trabalho, e isso já é metade de tudo de que você precisa", explicou, em declarações citadas pelo site brasileiro Grande Prêmio.


No ano que vêm, poderemos ter uma dupla de Sebastiões. Isso faz-me lembrar uma musica da minha infânvcia que tinha como refrão: "Sebastião come tudo, tudo, tudo..." Será que eles vão por aí?

Quem são estes senhores?

O Blog do Ico colocou hoje uma fotografia interessante da formação McLaren em 1998. tinha não só os seus pilotos titulares, mas também a formação, ou seja, os "Junior Teams". Aqui poderia ver-se o presente e o futuro da McLaren, e agora que avaçamos mais nove anos no tempo, podemos dizer quem são, e o que fazem agora:


Da esquerda para a direita: Ralph Firman e Norman Simon; Mika Hakkinen e David Coulthard; Ricardo Zonta e Nicolas Minassian, e na frente, entre os karts, Wesley Graves e Lewis Hamilton.

O que fizeram entre 1998 e 2007?


Mika Hakkinen tem agora 38 anos, tornou-se bi-campeão do Mundo em 1998 e 99, os últimos anos antes do dominio Ferrari e de Michael Schumacher. Retirou-se em 2001 e agora corre pela Mercedes na DTM. Ganhou o prova de Mugello este fim de semana.


David Coulthard correu na McLaren até 2004, e actualmente corre na Red Bull. Tem 35 anos e vai na sua 14ª temporada, e não tenciona largar a Formula 1 tão cedo.


Ralph Firman tem 32 anos, e depois de uma temporada na Jordan, em 2003, foi para a A1GP, onde corre sobre a bandeira irlandesa.


Ricardo Zonta tem 31 anos e correu na BAR, Jordan e Toyota. Agora é piloto de testes da Renault e corre na Stock Car brasileira.


Nicolas Minassian tem agora 34 anos e nunca chegou á Formula 1, mas fez boa carreira na CART e no Le Mans Series. É actualmente piloto oficial da Peugeot, equipa na qual o português Pedro Lamy faz parte.


Lewis Hamilton, todos o conhecem: tem 22 anos e é a actual coqueluche da Formula 1. Estreou-se nesta temporada e pode alcançar algo inédito: ser campeão do mundo na sua primeira temporada na categoria máxima.


Dos outros dois, Norman Simon e Wesley Graves, nada se sabe. Talvez saibam vocês o que eles andam a fazer, mas provavelmente foram mais dois dos muitos que ficam pelo caminho na montanha que se escala para chegar ao estrelato. Razão tinha Tiago Monteiro quando disse que há mais astrounautas na NASA do que pilotos de Formula 1 activos...

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Noticias: Gil de Ferran sai da Honda

O brasileiro Gil de Ferran decidiu hoje abandonar o seu posto como director desportivo da Honda, cargo que ocupava desde Abril de 2005. A decisão baseia-se nos fracos resultados da equipa neste ano: em dez corridas, conseguiu apenas um ponto.


"É claro que estou muito desapontado por deixar a Honda. Eu tenho muito respeito e admiração pela Honda, com quem eu me associei com sucesso por mais de dez anos. Consequentemente, a minha decisão de sair não é fácil", declarou no comunicado, citado pelo site brasileiro Grande Prêmio.


Nick Fry, o director-geral, lamenta o sucedido: "Desde que ele se juntou a nós em 2005, tivemos um relacionamento muito positivo. Contudo, uma equipe de F-1 é como um quebra-cabeça em que cada peça precisa de ajustar precisamente em seu lugar", afirmou.


Para além dos maus resultados desportivos, a equipa atravessa outro momento delicado, com o seu envolvimento (embora em menor escala) no escândalo "Stephney-Coughlangate", pois ambos os envolvidos procuraram Fry no objectivo de se juntar à equipa japonesa na temporada de 2008.

O piloto do dia - Wolfgang Von Trips

Eis a história de um homem que podia ter sido o primeiro campeão alemão caso o Destino não tivesse intervindo. Um piloto talentoso, vindo de uma família nobre, foi um modelo para milhões de alemães, que saíam da depressão após a derrota na II Guerra Mundial. E o seu legado lançou as bases para que aparecesse outro campeão alemão…

Wolfgang Alexander Graf Berghe von Trips nasceu a 4 de Maio de 1928 (teria 79 anos se estivesse vivo) em Kerpen-Horrem, na Alemanha. Filho de uma família nobre, começou a correr em 1953, sob o pseudónimo de “Alex Linter”, pois a família opunha-se ao seu entusiasmo pelas corridas. Os seus feitos chamaram a atenção de Alfred Neubauer, o mítico director da Mercedes, que o chamou em 1955 para a sua equipa de Sport, com a hipótese de correr na Formula 1 em 1956.


Contudo, após a catástrofe de Le Mans, a Mercedes retirou-se da competição, e Von Trips foi para a Ferrari, onde se estreou no GP de Itália de 1956, sem resultados de relevo. Em 1957, correu em três Grandes Prémios, conseguindo um terceiro lugar em Monza. Esses quatro pontos deram-lhe o 14º lugar da geral. Correu tembém em Sport-Protótipos, onde teve um grave acidente em Nurburgring, onde escapou com pequenos ferimentos.


Em 1958, continuou na Ferrari, onde conseguiu um pódio em Silverstone, acabando no 11º posto da classificação, com 9 pontos. No ano seguinte, concentrou-se mais na sua carreira nos carros de Sport, sem pontuar na Formula 1.


Em 1960, Von Trips vai ser o primeiro piloto a conduzir um Ferrari de motor traseiro, um conceito que Enzo Ferrari desprezou de inicio, afirmando que quando viu os pequenos Cooper de motor traseiro, afirmou: “nunca tinha visto uma carroça a puxar um burro”. Com esses carros a dominar o panorama da Formula 1, rendeu-se à evidência e começou a construí-los. Vai ser Von Trips que dará à Ferrari a sua primeira vitória, num carro de Formula 2, no GP de Solitude, na Alemanha. Entretanto, a sua época na Formula 1 era a sua melhor até agora, embora nunca tenha ido ao pódio, pontuou regularmente. Terminou no sétimo posto, com 10 pontos.


Em 1961, A Ferrrari tinha pronto o Tipo 156 “Nariz de Tubarão”. Era o primeiro carro de Formula 1 com motor traseiro, construído de raiz. O carro revelou-se um vencedor nato e Von Trips consegue ganhar o seu primeiro Grande Prémio nas areias de Zandvoort, na Holanda, tornando-se no primeiro piloto alemão a ganhar um Grande Prémio na Formula 1 moderna. Lidera o GP da Bélgica, mas após uma luta fratricida com o americano Phil Hill, este leva a melhor. Pelo meio, Von Trips ganha a Targa Florio, com o belga Olivier Gendebien, e volta a ganhar em Aintree, no GP de Inglaterra. Após o segundo lugar em Nurburgring, Von Trips e Hill iam para Monza quase colados na tabela de pilotos. Quem levasse a melhor, seria o campeão.


O Grande Prémio de Itália estava marcado para o fim-de-semana de 10 de Setembro. Nos treinos, Von Trips faz a “pole-position”, batendo Hill. Na primeira volta, o alemão era ameaçado pelo Lotus de Jim Clark, no início da sua carreira. Perto da Parabólica, ambos os carros tocam-se e Von Trips voa em direcção da cerca onde estão dezenas de espectadores. O choque é inevitável e em ricochete, o Ferrari desgovernado volta à pista e bate no Lotus de Clark, ferindo-o. O piloto alemão e mais 14 espectadores morrem naquele dia. Ele tinha 33 anos.


Phil Hill e os restantes Ferraris continuam, sem saber do destino do seu companheiro e rival e ganha a corrida, tornando-se no primeiro americano campeão do mundo. Von Trips é segundo no campeonato, com 33 pontos, duas vitórias, e uma pole-position.


A sua carreira na Formula 1: 29 Grandes Prémios, em seis temporadas, duas vitórias, uma pole-position, seis pódios, 56 pontos no total. Foi o vencedor da Taga Florio em 1961 e vice-campeão do Mundo desse ano, o primeiro de dois atribuidos a título póstumo (o segundo seria atribuido 17 anos depois a Ronnie Peterson, que teve o seu acidente fatal também num 10 de Setembro, em Monza...)


Hoje em dia, há uma estátua sua na sua Kerpen natal, mas já não é mais o unico filho pródigo da terra. E porquê? Após a sua morte, a familia Von Trips vendeu o pequeno circuito de karts que tinha construido. O seu comprador foi o senhor Rolf Schumacher, que geriu o circuito e deixava os seus dois filhos brincar nos carros, aprendendo as técnicas e mecânicas dos carros. Como se chamavam? O mais velho era Michael, o mais novo chama-se Ralf...

Extra-Campeonato: Borat ataca de novo!

Confesso que já não escrevia nesta secção há algum tempo, mas hoje tenho motivos para tal. E tudo graças ao Desblogueador de Conversa, esse blog já mítico do panorama lusitano. É que têm lá umas imagens do nosso amigo Borat Sagdiev a fazer das suas! São somente 16 segundos, mas é o suficiente para causar estragos piores daqueles que faz o Diabo!

Mais um blog na costa!

O Ivan Capelli anunciou, e eu também anuncio: há um novo blog na costa, dedicado ao automobilismo: trata-se do Blog do Ico (de seu nome verdadeiro Luiz Fernando Ramos (colunista na brasileira GP Total e fanático pelo Grand Prix Legends (GPL).

O blog começou ontem mesmo, e já mostrou aquilo que vale. No seu primeiro post "a sério", meteu algo inédito: Elio de Angelis ao piano, em 1985, num programa da cadeia alemã ZDF dedicado á Formula 1. Gozem o espectáculo e não deixem de aparecer por lá! Eu ricomendio!

domingo, 15 de julho de 2007

IRL - Ronda 10, Nashville

Uma corrida atribulada, com um vencedor indiscutível. Eis o resumo da corrida de Nashville do campeonato IRL. Uma prova que teve de ser adiada devido... à chuva!


A prova deveria ter acontecido na noite de ontem, mas o temporal que se abateu sobre a região na hora da corrida fez com que a partida tivesse de ser adiada para a tarde de hoje. Scott Dixon partia da "pole-position", com Dario Franchitti, Tony Kanaan e Helio Castroneves a serem os seus maiores adversários. Largando da liderança, logo perdeu para o escocês Franchitti. Caiu depois para terceiro, sendo ultrapassado pelo inglês Dan Wheldon, mas na volta 88, altura em que o inglês tentava ultrapassar o escocês, o neo-zelandês leva a melhor, mergulhando por dentro e ultrapassando ambos. De antologia!

Apesar de na volta 103 o pace-car ter saido da pista devido a um aguaceiro, ficando por lá durante 13 voltas, nada mudou. Scott Dixon levou a melhor, sobre Dario Franchitti e Danica Patrick, que consegue o seu segundo pódio do ano. Sam Hornish Jr. foi quarto, Marco Andretti quinto, Helio Castroneves em sexto, enquanto que Tony Kanaan desistiu à volta 35 devido a um acidente.


Quanto às restantes mulheres, Sarah Fisher foi 15ª, enquanto que Milka Duno não perticipou, por ter sofrido um acidente durante os treinos, danificando fortemente o carro. Na classificação geral, Franchitti lidera, com 434 pontos mas Dixon, com menos 34 pontos, torna-se cada vez mais no maior rival do piloto escocês. Tony Kanaan é quarto, com 331 pontos. A próxima prova será no circuito de Mid-Ohio, dentro de uma semana.