sábado, 6 de fevereiro de 2021

Youtube Rally Testing: Os testes do Hyundai Kona ev Rallycar

O pessoal da Hyundai Nova Zelândia anda a testar, com Hayden Paddon ao volante, o Kona ev, ou seja, o primeiro carro de ralis elétrico, capaz de andar tão bem quanto os outros carros de ralis. E por estes dias, surgiu um vídeo dos testes, afirmando que arranjarão fora do carro ser barulhento...

Enfim, eis o vídeo dos testes.  

Noticias: Russos proíbidos de participar sob sua bandeira nacional


A Rússia está há muito tempo em maus lençóis por causa do esquema de doping estadual que foi descoberto há mais de cinco anos, e por causa disso, quer o Comité Olímpico Internacional, quer os diversos comitês específicos, decidiram banir o país das competições internacionais, e isso também inclui os Jogos Olímpicos, obrigando-os a competirem debaixo de bandeira neutra. Contudo, outras modalidades não olímpicas, e isso inclui o automobilismo, tinham dúvidas sobre se isso os afetava, e agora já não há dúvidas: não podem.

Tudo isto aconteceu depois do Clube Automóvel Russo ter pedido à FIA para que clarificasse sobre se a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, que tomou esta decisão em dezembro, e agora que recebeu a resposta, será obrigado a que os seus pilotos não possam correr debaixo da bandeira russa ou dos símbolos da Federação Russa da modalidade. Mas o mais interessante para gentes como Daniil Kyat, Nikita Maepin, Robert Shwartman e outros é que, apesar de não poderem competir pelo seu país, irão correr... o GP da Rússia, em Sochi!

Um pouco estranho, mas é real. Resta saber como será de agora em diante, se correrão sob bandeira da FIA e em caso de triunfo, que hino cantará.


Noticias: Incendio destrói boxes no circuito de Termas de Rio Hondo


As instalações do circuito argentino de Termas de Rio Hondo ficaram esta madrugada destruídas devido a um incêndio de grandes proporções. Apesar de não ter havido nem feridos, nem vítimas mortais, o fogo, que começou pelas 23 horas locais de sexta-feira, foi violento e destruiu completamente a maioria dos camarotes, a sala de imprensa e as áreas VIP do circuito. Contudo, os bombeiros conseguiram evitar que o fogo chegasse ao museu existente nas instalações. 

De acordo com a edição online do "La Nacion", o incêndio terá começado na área do terraço. Os primeiros relatos dos bombeiros falam que algumas estruturas estavam sendo soldadas no terraço quando o incêndio começou e o vento forte que se fazia nessa noite espalhou fagulhas que se transformaram em chamas que, sem controle, se estenderam para a área de controle e os boxes.

 “80 por cento da parte edificada do autódromo perdeu-se, foi consumida pelo fogo, estamos a tentar salvar o museu, mas isto é um desastre”, disse um dos bombeiros que combateu o incêndio ao jornal argentino.

Esta manhã, Héctor ‘Toti’ Farina, o diretor do autódromo de Termas de Río Hondo, atualizou as informações sobre a extensão do desastre.


Infelizmente, todo o prédio dos boxes foi destruído pelo incêndio que aconteceu nas últimas horas no autódromo, setor esse que incluiu também salas de imprensa e salas VIP. Tanto o museu, como a torre de controle, que se encontram nas extremidades, junto de outros escritórios, mini hospital, não sofreram danos consideráveis”, escreveu nas redes sociais do circuito.

O museu será reaberto ao público nos próximos dias. O autódromo possui seguro contra incêndio, por isso o problema dos danos econômicos está coberto nesse sentido, mas certamente vai levar tempo para voltar a reconstruir essa importante área necessária para as competições nacionais e internacionais. Graças a Deus, não foi preciso lamentar por vítimas, e queremos agradecer a todos os que colaboraram nesses momentos de muito perigo em razão do vento. Muito obrigado às diferentes guarnições de bombeiros, aos efetivos policiais, funcionários do município, trabalhadores do autódromo, que fizeram de tudo para evitar mais danos”, concluiu.

Situado a quase 1500 quilómetros de Buenos Aires, o Autódromo de Termas de Rio Hondo foi construído em 2007 e fortemente remodelado em 2012 para receber no WTCC e depois o MotoGP, onde correu de 2014 a 2019, deixando de ir em 2020 devido à pandemia do coronavírus. A edição de 2021, que tinha sido adiada da data inicial, é provável que seja cancelada por causa deste incêndio.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O futuro próximo da M-Sport... e dos híbridos de 2022


A M-Sport, equipa de Malcom Wilson, que trabalha sobretudo com Fords, está a apostar todas as fichas na temporada de 2022 de ralis, a primeira em motorização híbrida. E a coisa é tal que não só está a menosprezar esta temporada - apenas dois carros, e Gus Greensmith é o piloto a tempo inteiro - como está a preparar o novo carro. É que depois de doze anos de bons serviços, o Ford Fiesta vai se reformar e será substituído por outro carro, com o favorito a ser o Ford Puma.

Independentemente do modelo, o protótipo está pronto e os primeiros ensaios já estão marcados.

Espera-se que esteja concluído dentro de algumas semanas. No entanto, não me parece que possamos testar já. Talvez só para maio ou junho. Ainda estamos à espera da primeira unidade híbrida. Assim que chegar, poderemos finalizar os detalhes”, disse o chefe da equipa M-Sport, Richard Millener, à German Rallye.

A acontecer isso, quem está de olho para o novo carro poderá ser o norueguês Andreas Mikkelsen, que não tem carro oficial desde 2019, e que este ano está a andar num Skoda Fabia R5 em alguns dos ralis do campeonato. Ele mesmo já disse que “A M-Sport é uma boa equipa para se estar em 2022”, e estas ações por parte da preparadora indicam isso mesmo. Resta saber quando será o anuncio oficial e até que ponto já se encontram desenvolvidos nesse campo.

É verdade que se pergunta se isso será bom para a marca. Históricamente... é. Sempre que há novas regras, a Ford dá-se bem. E quando tem bons pilotos, como teve em 2017-18 com Sebastien Ogier, os resultados foram vitórias em ralis e campeonatos, quer o de Construtores, quer o de Pilotos. E com o WRC a ser chamado de "Rally 1", pode ser que se dê bem na próxima temporada.

E pode haver outra coisa a ser considerada. A Hyundai está um pouco mais atrasada em relação aos testes - algo que a Ford e a Toyota já arrancaram faz algum tempo - e tudo tem a ver com as decisões da casa-mãe, que nunca viu com bons olhos a aventura da marca no WRC. 

Aliás, quando o site dirthfish.com questionou Andrea Adamo sobre esse capitulo, ele respondeu: 

Não tenho nada a dizer. Quando tiver a autorização para fazer [o carro de 2022], começarei a fazê-lo. Estou feliz pelo Malcolm e pela Toyota por estarem à frente, tudo de bom para eles. Basicamente ainda não começámos porque se eu não tiver o orçamento e a autorização para o fazer, não o posso fazer. Aqui não está escrito ‘Adamo Motorsport’. Até agora, e como digo muitas vezes, a direção da Hyundai ainda não está convencida [híbrido é o caminho certo a seguir], por isso estou à espera da luz verde final para o fazer”.

E estamos em fevereiro de 2021, às portas do segundo rali da temporada. 

Youtube Music Video: Aceitam-me como Campeão? (Paródia)

Quem viu ontem o video do Josh Revell sobre Jacques Villeneuve - já agora, tem mais de cem mil visualizações em pouco mais de 24 horas - reparou que no final, ele pediu a um amigo dele, o Sim Dane, para fazer um video de paródia à musica "Accepterás Tu", que o Jacques lançou algures em 2007, para o seu álbum "Private Paradise". Que vendeu... 836 cópias no seu primeiro ano na América do Norte.

Quando se ouve a musica, a razão está ali: ela é... cinzenta. E se calhar o álbum não anda muito longe disso. Só que, 14 anos depois, alguém fez por fim uma musica que dê justiça a ele e à sua vocação artística. A parte chata é que é uma paródia... 

Ah! E contam-me que pode não ser o único campeão do mundo com vocação musical. Parece que o Lewis Hamilton tem também um fraquinho pela composição.

Noticias: Formula 1 considera corridas de sprint ao sábado


A Formula 1 considera ter corridas de sprint ao sábado, mas descarta grelhas invertidas. Quem conta isso hoje é Stefano Domenicalli, o novo CEO da competição. O sucessor de Chase Carey disse à motorsport.com que essas ideias estão a ser consideradas, e depois serão levadas à consideração das equipas para aprovação ou não. 

"O que estamos a pensar agora é numa corrida de sprint no sábado. Entendemos que pode ser testado este ano e já estamos em discussões com as equipas. Acho que isto pode ser interessante”, começou por declarar. “A ideia da grelha invertida já não existe, isso já posso dizer. Agora, é importante para o desporto pensar em novas ideias, ser mais atrativo ou interessante, mas não podemos perder a nossa tradição”, continuou.

Para além disso, Domenicalli fala que a competição deveria focar-se mais nos estreantes, dando-lhes uma atenção especial dando-lhes mais quilómetros que os outros, devido à limitação de testes existente. 

"Precisamos voltar a atenção para os novatos, os verdadeiros novatos”, disse. “Hoje, com o fato de termos menos testes, precisamos criar [chances nos fins de semana das corridas] não só nos treinos livres, como já está escrito no regulamento. Talvez possamos criar bons eventos, destacando o fato de que precisamos focar a atenção nos estreantes. Temos um número muito bom de jovens pilotos que já estão na Fórmula 1, mas não podemos estancar esse fluxo.”, concluiu.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

No Nobres do Grid deste mês...


Na Europa da segunda metade do século XX, quem costuma ler banda desenhada - ou livros de quadrinhos, no Brasil - sabe da existência de quatro grandes autores daquilo que se chama de "franco-belga", por causa dos seus autores, ou "linha clara". Esses autores eram o belga Georges Remi, sob pseudónimo "Hergé", que em 1929 criou "Tintin"; os franceses André Franquin, que a meio da década de 50 ficou com o desenho de "Spirou"; Albert Uderzo, que com o argumento de René Goscigny, criaram "Asterix e Obelix" em 1959, e Jean Graton, que em 1957 criou a personagem "Michel Vaillant".

Graton, o último sobrevivente dessa geração, morreu no passado dia 21 de janeiro, aos 97 anos. A sua criação tornou-se num dos pilotos mais conhecidos de toda uma geração. E era ficcional.

Nascido a 12 de agosto de 1923, em Nantes, no cento de França, Graton decidiu desde cedo que iria ser desenhador. Mudou-se para Bruxelas em 1947, porque era o centro do universo da banda desenhada na Europa, e porque depois da II Guerra Mundial, criou-se a revista "Tintin", onde reuniu boa parte dos desenhadores acima referidos - Asterix, Spirou e Michel Vaillant nasceram nas páginas dessa revista. Graton começou a trabalhar na "Tintin" em 1953, e depois de alguns anos a ilustrar histórias de outros autores e fazer histórias desportivas, começa a pensar na sua própria personagem.

Graton era fã de automobilismo, especialmente as 24 Horas de Le Mans. Essa sua paixão queria levá-la para os álbuns de quadrinhos, algo que até então não tinha acontecido, pelo menos não tão fortemente. O nome que escolheu não foi por acaso: Vaillant era francês para "corajoso" e a ideia que Granton queria passar era que não iria virar a cara à luta e triunfaria sobre os seus adversários. Teria um companheiro, o americano Steve Warson, e a equipa Vaillant teria uma rival, a Leader, que faria de tudo para os derrotar, no meio das equipas reais, como a Ferrari, Lotus ou Matra. (...)

Pouco conhecido na América do Sul, a personagem Michel Vaillant é muito conhecida na Europa. Mais de 70 álbuns ao longo de 60 anos granjearam enorme popularidade a Jean Graton, ao nível dos melhores da banda desenhada (ou histórias em quadrinhos no Brasil) no mundo. A sua amizade com pilotos de Formula 1 reais fizeram com que eles entrassem nas suas história, o que seria uma honra - e claro, mais uma oportunidade para se tornarem conhecidos. Entre os que entraram nas suas histórias estavam Jacky Ickx, Alain Prost, Didier Pironi, Francois Cevért e Gilles Villeneuve, entre outros. 

E é um meio de prestar o meu tributo, bem se calhar, de vos fazer conhecer e atiçar a vossa curiosidade, que escrevi sobre ele este mês, no Nobres do Grid.

Youtube Motoring Video: O Que Aconteceu a Jacques Villeneuve?

No ano em que ele comemora 50 anos de vida (o aniversario é a 9 de abril), Jacques Villeneuve tornou-se alguém que, de amado passou a ser... incómodo. Especialmente alguém que, em meros três anos, conseguiu um título na CART, a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, onze vitórias em Grandes Prémios e claro, o título mundial de 1997, depois de uma batalha com Michael Schumacher, que acabou em Jerez, com uma manobra altamente controversa.

Contudo, depois disso, foi apenas um deslizar para baixo. A aventura da BAR não correu muito bem, especialmente uma desastrosa temporada de 1999 onde conseguiu... zero pontos, passando pela sua aventura na Sauber, em 2005 e 2006, que foi discreta, e depois foi um conjunto de aventuras em diversos monolugares - desde NASCAR à Formula E, sem resultados - e claro, as sua opiniões sempre abrasivas sobre este ou aquele piloto, esta ou aquela situação, fizeram erodir completamente a sua simpatia por ele, e ser o filho de alguém como Gilles Villeneuve.  

Assim sendo, o Josh Revell fez um video - bem longo, mais de meia hora! - onde fala sobre ele e as múltiplas coisas que andou a fazer ao longo da sua vida. Acho que vão gostar. 

Youtube Formula 1 Video: O primeiro dia de trabalho de Daniel Ricciardo

Raramente se regista o primeiro dia de trabalho de alguém. A não ser que seja um piloto de Formula 1. E esse piloto seja Daniel Ricciardo, que este ano vai correr na McLaren. Em Woking, o piloto australiano foi ver os cantos à casa e sentar o rabo no cockpit para se adaptar, e falar com os engenheiros para saber até que ponto o carro está pronto para a temporada que aí vêm. 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Rumor do Dia: Segunda corrida no Bahrein a caminho?


Como toda a gente sabe, há uma data ainda por confirmar para o calendário da Formula 1 em 2021, o do dia 2 de maio. E fala-se há muito que a FOM esta a negociar com o governo português a chegada da caravana da competição ao Autódromo de Portimão, que é a favorita para o lugar, que seria o da segunda corrida no continente europeu. Contudo, esta quarta-feira, o site Racefans.net fala que existe um "plano B", que seria uma segunda corrida no Bahrein, porque surgiram obstáculos acerca das negociações.

Segundo conta o site, uma das condições que se coloca para a realização do Grande Prémio é o de haver espectadores, e isso neste momento não está garantido. Em plena terceira vaga da pandemia do coronavirus, e com a vacinação nas suas fases iniciais, a três meses da eventual data, não há garantias de que tal acontecerá com espectadores. O governo, que terá de avançar com o dinheiro para realizar o Grande Prémio - apesar de uma realização destas ser muito lucrativa para a região à volta - tem outras preocupações neste momento, e sem garantias de espectadores, é provável que hesite neste caso.

Assim sendo, a alternativa já foi lançada: uma segunda corrida em Shakir, provavelmente nos mesmos moldes do que foi feito no final do ano passado. Caso seja essa a escolha, iria haver mais alterações no calendário: a primeira corrida do ano está prevista para o Bahrein a 28 de março, e caso tenha que haver outra a 4 de abril no mesmo local, a corrida prevista para 18 de abril em Imola teria de ser atrasada para 25 de abril, o que iria anular a data de 2 de maio.

Claro, tudo está a ser decidido nos bastidores, mas fala-se que dentro de duas semanas, haverá uma decisão.

Formula E: Divulgado novo traçado do ePrix de Roma


O ePrix de Roma, que acontecerá a 10 de abril, terá um novo traçado, maior que o anterior. Terá 3385 metros, com 19 curvas, no centro da capital italiana, e será, em principio, a prova de abertura da ronda europeia. Segunda conta a organização, o novo layout servirá para que os carros recuperem melhor a energia, mas também esperam que as corridas continuem a ser desafiantes para os pilotos, para conservar a energia até ao fim da prova.

O diretor desportivo da Fórmula E, Frederic Espinos, falou sobre o traçado: “Como sempre, criamos um verdadeiro desafio e na minha opinião, um dos maiores desenhos que já fizemos. A primeira e mais importante coisa foi criar uma pista que causasse o mínimo de perturbação para a cidade, então, repensamos a área que estávamos a usar.”, começou por dizer.

Conseguimos manter o caráter de Roma neste novo layout, com suas ondulações, muitas mudanças de elevação, mudanças de superfície e a emoção na pista que sempre vimos ao visitar a cidade”, concluiu.

Lucas di Grassi, piloto da Audi Abt, elogiou o trabalho feito pela organização para renovar o circuito italiano:

Com um projeto de circuito quase completamente renovado em Roma, tanto a FIA quanto a Fórmula E mais uma vez fizeram um trabalho incrível para tornar a Fórmula E ainda mais emocionante. O novo layout é fantástico: tem retas mais longas e rápidas e oferece mais oportunidades de ultrapassagem. Tenho certeza de que os fãs vão adorar; mal posso esperar para correr lá.”, afirmou.

A competição arranca no fim de semana de 26 e 27 de fevereiro, na Arábia Saudita.

IndyCar Series: Grosjean vai correr na Dale Coyne


Está confirmado: Romain Grosjean andará a bordo de um Dallara da IndyCar na temporada de 2021. O piloto francês de 34 anos terá um programa parcial ao serviço da Dale Coyne, correndo nas pistas de circuito e de rua, excluindo-se das ovais, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis.

Estou muito feliz com esta oportunidade de correr na NTT IndyCar Series”, começou por dizer Grosjean na conferência de imprensa que fez online, no seu canal do Twitch. “Tinha várias opções à minha frente para a próxima temporada e escolher ir às corridas da IndyCar era definitivamente a minha favorita. Embora ainda não esteja pronto para assumir as formas ovais! A IndyCar tem um campo de atuação muito mais nivelado do que eu estava acostumado em minha carreira até agora. Será emocionante disputar pódios e vencer novamente. Minha mão esquerda ainda está em recuperação, mas estamos quase prontos para voltar ao carro de corrida e começar este próximo capítulo da minha carreira.

Para Rick Ware, um dos proprietários da Dale Coyne, a oportunidade de ter o piloto francês, ex-Renault, Lotus e Haas, entre outros, é a oportunidade ideal para expandir as suas operações na competição, ele que tem nome estabelecido na NASCAR, através da Rick Ware Racing. Aliás, para as corridas ovais, poderá ser Cody Ware, o filho de Rick, com 25 anos de idade que ficará com essa tarefa de guiar o carro 51.

Estamos entusiasmados por entrar em nossa primeira temporada completa de corridas da NTT IndyCar Series com a Dale Coyne Racing, e ter um piloto do calibre de Romain Grosjean para correr nas ruas e circuitos, e torna isso muito mais emocionante para nós. Estamos ansiosos por esta temporada.”, disse Ware.

Grosjean terá o seu primeiro contacto com a máquina a 18 de fevereiro, em Sebring, em testes coletivos, preparando-se para o dia 18 de abril, em Barber, para a prova de abertura do campeonato.

Noticias: Mercedes anuncia data para o W12


A Mercedes apresentou ontem a data do W12, o seu chassis de 2021 de Formula 1. Será a 2 de março e a apresentação acontecerá através de meios digitais. O monolugar deste ano da equipa vai ser uma evolução do seu antecessor, uma vez que, regulamentarmente, é obrigatório usar em 2021 o chassis de 2020.

Com a equipa ainda a não confirmar Lewis Hamilton como piloto - as conversações continuam a acontecer - por agora, confirmam Valtteri Bottas como piloto, e espera-se de dentro da fábrica que o W12 continue na senda dos triunfos, como tem acontecido desde 2014. 

A apresentação será a terceira de um chassis em 2021, depois da McLaren, a 15 de fevereiro, e da Alfa Romeo Sauber, a 22 de fevereiro.

WRC: Apresentado o Rali do Ártico


Foi anunciada a distância e as classificativas que os pilotos o Rali do Ártico, segunda prova do WRC, irão disputar. Esta prova de inverno, que substitui à ultima da hora o Rali da Suécia, será disputada na Lapónia, no norte da Finlândia, e com centro nevrálgico na cidade de Rovaniemi, acontecerá entre os dias 26 e 28 de fevereiro, e será disputada com temperaturas que podem chegar aos 20 graus negativos.

A prova terá troços que são os mesmos, mudando apenas a quilometragem ou o sentido em que serão percorridos. Se a prova de janeiro tinha 225 quilómetros de extensão, espalhados por dois dias, agora a prova do WRC terá 250: 62 quilómetros na tarde do primeiro dia, 144 quilómetros no segundo dia e 44 quilómetros na manhã do derradeiro dia. Tudo isto em meras dez etapas. 

Os organizadores do Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox garantem que a prova não terá falta de neve, como por vezes sofre o rali sueco...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Rumor do dia: Romain Grosjean com programa parcial na IndyCar?


O francês Romain Grosjean irá anunciar amanhã que acordou com a Dale Coyne um programa parcial na temporada deste ano da IndyCar Series. Na sua conta oficial no Twitter, anunciou que fará uma conferência de imprensa na rede social Twitch, onde falará do seu futuro próximo, agora que está mais curado das queimaduras que teve no acidente do GP da Shakir, em novembro.

Fala-se que será uma participação parcial - ou seja, apenas circuitos de rua e mistos - mas também não se sabe em que equipa irá estar, falando-se da Dale Coyne como a mais interessada. Contudo, na combinação Dale Coyne-Rick Ware Racing, há um carro a tempo inteiro e outro que será inscrito apenas nas 500 Milhas de Indianápolis, para além do terceiro carro, em combinação com a Vasser Racing, que será guiado pelo anglo-árabe Ed Jones.

Contudo, o anuncio de Grosjean pode até nem ter a ver com a IndyCar, porque a Endurance é outra boa chance de prosseguimento na sua carreira. Com a LMDh a surgir, em 2022, é altamente provável que o piloto francês de 34 anos esteja a planear o seu futuro numa categoria que vai ter um enorme alargamento, especialmente nas equipas de fábrica, que pretendem fazer mais alguns chassis para além dos oficiais.


Noticias: Curva 10 do Circuit de Catalunya está pronta


Como se sabia desde há algum tempo, o circuito de Barcelona fez obras para modificar a Curva 10, para fazer mais harmoniosa, digamos assim. Pois bem, as obras estão terminadas e a curva ficou, aparentemente, mais suave, mas desde que se mostraram fotos da nova cara, começaram a aparecer criticas, afirmando que as obras eliminaram uma forte zona de travagem, e claro, diminuíram a escapatória. 

Se para os carros, nem há muito a apontar, para as motos, a coisa pia mais fino, pois foi um pouco mais acima que em 2016, o o local Luis Salom sofreu o seu acidente fatal na Moto2, e a solução que eles tomaram para esse problema foi usar a escapatória que normalmente é usada pela Formula 1. Agora, com as obras, que a organização do circuito disse serem um "regresso às raízes" de um circuito construído em 1991, parece não agradar a todos. 

Contudo, entre os que agradam estão Pedro de la Rosa, que elogiou as modificações. O ex-piloto da Arrows, Jaguar, McLaren, Sauber e HRT considera que a curva renovada “é uma evolução que os fãs certamente gostarão”.

Agora será uma curva mais rápida, o que permitirá ir muito mais depressa em direção ao ‘Estádio’ e tornará estas curvas um pouco mais delicadas. Penso que é uma mudança que os adeptos certamente vão gostar, porque tornará esta área muito mais interessante para os adeptos e pilotos. O trabalho que fizeram para que o asfalto drenasse bem é incrível”, concluiu.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Noticias: Pierre Gasly teve positivo à Covid-19


O francês Pierre Gasly tornou-se no sexto piloto de Formula 1 a testar positivo à Covid-19 desde o começo da pandemia, há um ano. Aparentemente, o piloto da Alpha Tauri apanhou a doença enquanto estava no Dubai, treinando-se para a próxima temporada da Formula 1, que começará em março no Bahrein. 

"Gostaria de informar [a todos] que testei positivo para o Covid-19.", começou por dizer o piloto francês na sua conta do Instagram. "Eu disse a todos com quem estive em contato nestes últimos dias.", continuou.

"No momento, estou me isolando e seguindo o protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde locais. Estou me sentindo bem e continuarei a seguir meu plano de treinamento de casa enquanto permaneço isolado.", concluiu.

Gasly tornou-se no terceiro piloto a contrair a doença durante a pré-temporada. Charles Leclerc e Lando Norris estiveram doente no mês passado, do qual recuperaram tranquilamente, enquanto durante a temporada passada, o mexicano Segio Perez, o canadiano Lance Stroll e o britânico Lewis Hamilton também foram afetados pela doença.

Divulgado o calendário do ETCR


Saiu esta segunda-feira o calendário do ETCR, a primeira competição elétrica de Turismos. Ao todo serão seis fins de semana de corridas em dois continentes, mas na realidade, excepto uma corrida, todos serão em pistas europeias, começando em Vallelunga, nos arredores de Roma, a 20 de junho, e terminando a 17 de outubro em Inje, na Coreia do Sul. 

Temos o prazer de apresentar o calendário para a temporada inaugural do primeiro campeonato mundial de carros de turismo totalmente eléctricos e multimarcas; algo que tem sido extremamente desafiante devido à incerteza criada pela pandemia global, e que tem necessitado de muita flexibilidade”, disse o Director da Série PURE ETCR Xavier Gavory.

Graças aos esforços incansáveis da nossa equipa e à colaboração das nossas partes interessadas, temos orgulho em anunciar este calendário, que mistura pistas permanentes, circuitos de rua e locais totalmente modernos em todo o espectro das corridas de circuito. Estes são os carros de turismo mais potentes alguma vez fabricados, competindo num formato inovador de corridas knock-out e tenho a certeza de que as corridas vão ser renhidas, como esperamos nos carros de turismo.", concluiu.

Eis o calendário completo:

18-20 de Junho – Vallelunga , Itália 
2-4 de Julho – Zolder, Bélgica 
9-11 de Julho – Motorland Aragón, Espanha 
6-8 de Agosto – Grande Prémio Histórico de Copenhaga, Dinamarca
15-17 de Outubro – Inje , Coreia do Sul

Noticias: Juan Manuel Correa regressa às pistas num Formula 3


Juan Manuel Correa
vai regressar aos monolugares em 2021. O piloto equatoriano, a correr com licença americana, será piloto da ART para a nova temporada na Formula 3, quase ano e meio depois do acidente em Spa-Francochamps, onde saiu gravemente ferido e que também resultou na morte do francês Anthoine Hubert. 

Apesar do regresso ocorrer 16 meses depois do acidente, é mais cedo do que se previa, pois os médicos pensavam que não iria fazer isso antes de 2022. 

Conversamos logo depois de Spa no ano passado [com a ART] e muita coisa aconteceu desde então”, lembrou Correa. “Desde então, tudo tem sido dedicado a tentar voltar ao carro de corrida. A coisa toda é uma aventura, mas estou me sentindo muito bem com isso. Estou super animado e super motivado para começar, então acho que esses são dois bons sinais.”, concluiu.

Correa correrá ao lado do dinamarquês Frederik Vesti e do russo Aleksandr Smolyar.

domingo, 31 de janeiro de 2021

A(s) image(ns) do dia






Ainda me lembro da primeira vez que um português ganhou em Daytona. Fora João Barbosa, em 2010, e parecia que era algo único, que iria ficar na vitrine do automobilismo português por muito tempo, como se fosse uma espécie de "Evereste" do qual iriam admirar por muitos e bons anos. Afinal... fomos enganados. No bom sentido.

É que depois daquela vitória de João Barbosa, ele venceu mais duas vezes, em 2014 e 2018, uma delas com Filipe Albuquerque ao volante, em 2018, e ainda tinha o brasileiro Christian Fittipaldi a acompanhá-los. O piloto de Coimbra já se sabia que era bom na Endurance, correndo quer na LMP2, quer na LMP1, quando tinha a chance. Mas nos últimos tempos, ele começou a mostrar a sua solidez, vencendo quer o campeonato LMP2, quer conseguindo uma vitória na categoria nas 24 Horas de Le Mans.

Mas este ano, a Endurance foi diferente. Com os novos regulamentos a entrarem, as equipas mais poderosas querem os melhores pilotos. E a Wayne Taylor Racing quer os melhores. Como o Filipe. Para Daytona, colocou-o ao lado de Ricky Taylor e Alexander Rossi, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, e Hélio Castroneves, que já venceu no "Brickyard" por três vezes.

E foi uma luta dura. Uma corrida de 24 horas já não é um teste de resistência aos motores e outros componentes, agora é uma corrida de sprint que dura um dia inteiro. E as coisas estiveram tão próximos um dos outro e relação ao segundo classificado que na última hora, um volante que deveria ser para Ricky Taylor, caiu para as mãos de Filipe Albuquerque. A razão era simples: ele têm mais sangue frio do que a concorrência. E essa confiança não foi abalada. Ele levou o seu carro ao fim, e no primeiro posto, enquanto o Cadillac guiado por Renger van der Zande e Kevin Magnussen, entre outros, furou e atrasou-se na corrida para a vitória.

E havia mais razões para essa confiança: a Wayne Taylor Racing queria vencer pela terceira vez consecutiva esta prova, a bordo do seu Acura, e também para prestigiar a sua equipa como uma das melhores da atualidade. No final, correu tudo bem, e para todos eles, esta vitória só veio prestigiar todos os que correram nela. Quer pela distância entre eles, quer pelas dificuldades, quer pelo prestigio. 

E nós, de um, que parecia ser algo unico e irrepetível, chegamos agora à quarta vez que um português vence por aqui. Começa a ser um hábito festejarmos por aqui. 

Youtube Motorsport Video: Quem foi Tony Renna?

A continuar a minha pesquisa do canal "nascarman History", sobre o automobilismo americano e as suas histórias obscuras para o observador europeu, hoje dei por mim a ver este video sobre Tony Renna, um piloto que poucos ouviram falar, a não ser que morreu em Indianápolis, durante um teste com o carro da Chip Ganassi Racing, em outubro de 2003. Um pouco como George Smiley, morto 21 anos antes, Renna tinha a chance de ser um bom piloto e tentar vencer as 500 MIlhas de Indianápolis. E muitos o viam como alguém esforçado, mas pouco conversador.

Assim sendo, podem ver este video sobre a sua carreira, as oportunidades que teve e não conseguiu aproveitar, até que assinou um contrato com a Chip Ganassi, para morrer num teste, perante um autódromo vazio. Aliás, essa falta de testemunhas apenas contribuiu para o mistério do seu acidente.