sábado, 7 de julho de 2007
WTCC: Monteiro azarado no Boavista
GP2: Zuber ganha corrida en Silverstone
O piloto do dia II - Alessandro Nannini
GP Inglaterra - Qualificação
Quanto ao Felipe Massa, ficou com a fava: o quarto tempo na grelha, logo, temos McLaren contra Ferrari, num duelo interessante, a apimentar este campeonato de 2007. É isso o mais interessante, para mim, nesta competição. E as ultrapassagens, claro...
Será com certeza uma grande corrida amanhã, pois Silverstone ainda permite algumas ultrapassagens, e espero que haja ousadia. Afinal, Hamilton está perante o seu público e quererá vencer, enquanto que Raikkonen já fez grandes corridas nesta pista. Só tenho pena que não chova. Aí é que seria o máximo!
O piloto do dia - Jo Siffert
Se no primeiro ano não marcou qualquer ponto, as coisas mudam em 1963. Formando a sua própria equipa, a Siffert Racing Team, e correndo num Lotus 21, consegue um sexto lugar em França, o seu único ponto do ano. Esse ponto deu-lhe o 14º lugar da geral. Muda-se para um Brabham em 1964, e arranca um quarto lugar no difícil circuito de Nurburgring, e nessa altura, Rob Walker nota ele, e convida-o para correr na sua equipa nas etapas americanas. É aí que consegue o seu primeiro pódio, um terceiro lugar, em Watkins Glen. Os sete pontos deram-lhe o 10º lugar da geral.
A sua carreira na Formula 1: 100 Grandes Prémios, em oito temporadas, duas vitórias, duas pole-positions, quatro voltas mais rápidas, seis pódios, 68 pontos em toda a sua carreira. Para além disso, as imensas vitórias nos Sport-Protótipos, onde ganhou tudo, menos as 24 Horas de Le Mans, tornaram-no num excelente piloto de segunda linha, sem dúvida!
Depois deste incidente, a CSI (actual FIA) ordenou às equipas para que equipassem o interior dos carros com extintores (usando BCF: Bromoclorodifluorometano: um produto aeronáutico) e um tubo de oxigénio para os pilotos, ligado directamente aos seus capacetes.
GP Memória: O Caso Arrows/Shadow (1978)
sexta-feira, 6 de julho de 2007
GP2: Zuber na pole, Filipe Albuquerque foi 19º
GP Inglaterra - Treinos livres
Noticias: Mr. Red Bull nega Schumacher
Fim de semana na Boavista!
Noticias: Director da Williams quer o efeito-solo de volta
quinta-feira, 5 de julho de 2007
Mais copianço... do outro lado do Atlântico!
GP Memória - Inglaterra 1999
Depois de algumas voltas, Hakkinen era o líder incotestado, seguido por Eddie Irvine e David Couthard. Mas à 25ª volta, o finlandês reabastece-se e os mecânicos não apertam bem uma das rodas. Duas voltas mais tarde, em plena Curva Woodcote, Hakkinen perde a roda traseira esquerda e arrasta o carro em três rodas para a box. Faz-se a mudança, volta à pista, mas depois Ron Dennis ordena que ele volte às boxes de vez, pois teme que algo se parta a alta velocidade. E para ver outro campeão no hospital, já bastava o alemão...
Noticias: iniciativa da Red Bull dá frutos
Noticias: Sai Albers, entra Winkelhock?
quarta-feira, 4 de julho de 2007
Bolides memoráveis - Renault RS01 (1977)
Numa altura em que os motores Ford Cosworth V8 de 3 litros dominavam o panorama da categoria máxima do automobilismo (excepto os Ferrari V12, os Matra V12 e os BRM V12), a aparição de um motor Turbo de 1,5 litros foi uma lufada de ar fresco, mas não era algo totalmente inesperado, por duas ordens de razões: primeiro, quando em 1966, os regulamentos foram alterados para permitir os motores de 3 litros, havia uma cláusula que permitia o aparecimento dos motores turbo-comprimidos de litro e meio.
Poucos meses depois, a 1 de Julho, os Renault fizeram história, ao serem o primeiro carro com motor Turbo a ganhar na Formula 1. Mas então já era o seu novo modelo, o RS10, a mostrar cartas, e só Arnoux falhou a dobradinha porque um certo senhor canadiano não deixou…
Senti-me enganado!
Tudo começou quando ontem publiquei o artigo sobre o Arrows A2, pois era o aniversário da sua estreia. Dei as minhas referências de base para o artigo, e até elogiei o autor. Até aqui tudo bem, mas hoje de manhã fui alertado pelo verdadeiro autor do artigo, mandando o link. Fiquei espantado! Afinal de contas, o artigo era dele, e a pessoa que o transcreveu, usurpou-o, omitindo a sua fonte. Confesso que no mínimo fiquei envergonhado, e pedi-lhe desculpas pelo sucedido, que foram aceites.
Contudo, não quero encerrar o sucedido sem antes falar sobre o assunto, pois está em causa a reputação das pessoas, e depois, há pessoal que vem de fora e não se apercebe o que se passa. E é a essas pessoas que devo uma explicação.
Aqui na Portugal há o Forum Autosport, criado pelo jornal portugues, onde todos os adeptos de automóveis podem ir lá e fazer artigos. E lá há um "ranking" dos que fazem os melhores artigos. Desde há um mês e meio a esta parte, mais ou menos, o líder sou eu. Ao meu ritmo, vou lá e coloco muitos dos artigos que escrevo aqui, sempre muito elogiados, e muitos deles vêm cá para ver as fotografias ou outros artigos que não coloco por lá. Sò que nos últimos tempos, apareceu um rapaz (curiosamente meu conterrâneo), cujo "nick" é "Schuey2007", e tem 15 anos, que nos últimos tempos colocou artigos atrás de artigos, tantos até à exaustão, subindo inevitavelmente nesse "ranking" (é agora o terceiro da lista). Muitos desses artigos eram bem feitos, mas não havia fonte.
Ora, quando eu fiz o artigo de ontem, o lesado (que não estava inscrito) deu-se ao trabalho de se inscrever e denunciar a situação, que fez bem. Agora tá tudo explicado! Faz-me lembrar aqueles desportistas que, na ânsia de chegar ao topo, não hesitam em dopar-se. E enganam as pessoas sérias como eu. Apesar de ter o meu blog há quase cinco meses, tenho cada vez mais visitas, e a cada dia que passa, recebo mais elogios aqui e além mar (os últimos foram o Blog do Capelli e o Desblogueador de Conversa). E para mim, que neste momento estou numa situação de desemprego, este "hobby" é mais um "full-time", e sei perfeitamente que ganhar reputação é muito difícil, e destruir é muito fácil. E não gosto nada de ser enganado, pois é o meu trabalho e a minha reputação está em causa.
Bom, para encerrar o assunto, o miudo pediu desculpas e combinamos um saída para beber umas "loirinhas", pois quero vê-lo em carne e osso. Eu e o meu amigo do Quatro Rodinhas queremos deitar o assunto para trás das costas e seguir a nossa vida. Espero que o miudo tenha aprendido a lição. E espero não ser enganado mais alguma vez.
P.S: Já agora... que estão à espera? Vão visitar o blog do Quatro Rodinhas!
"The Nigel Stephney Affair"
"A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quarta-feira que iniciou as investigações sobre as questões envolvendo as equipes Ferrari e McLaren no âmbito esportivo. Com isso, a onda de acusações sobre espionagem e sabotagem que atingiu a F-1 nesta semana deve ganhar mais um capítulo nos próximas dias, graças a um item do regulamento esportivo que pode, até, excluir a McLaren do campeonato."
Espero que as coisas não vão por esse caminho, mas há episódios do passado que merecem ser recordados, como a exclusão da Tyrrell em 1984, acusado de colocar lastro nos seus carros.
Vamos ser honestos: nos últimos anos, sempre houve casos de espionagem industrial na Formula 1. Com esta história dos apêndices areodinâmicos, que todos sabem que quando melhor carga aerodinâmica, mais velocidade ganhas, as hipóteses de cópia são muito grandes. Mas sabotagem... essa é nova! A ideia de que colocaram um "misterioso pó branco" nos depósitos de gasolina dos Ferrari no Mónaco, é inconcebível!