quarta-feira, 4 de julho de 2007

Senti-me enganado!

Este post é pessoal: nunca pensei que isto pudesse acontecer, mas aconteceu. E a culpa é um pouco minha, pelo simples facto de não só conhecer o local e ter o respectivo link, mas também pelo facto de ter os meus "vicios", e isso pode levar a perigosas negligências. Não se pode comparar ao caso Nigel Stephney, mas quase...



Tudo começou quando ontem publiquei o artigo sobre o Arrows A2, pois era o aniversário da sua estreia. Dei as minhas referências de base para o artigo, e até elogiei o autor. Até aqui tudo bem, mas hoje de manhã fui alertado pelo verdadeiro autor do artigo, mandando o link. Fiquei espantado! Afinal de contas, o artigo era dele, e a pessoa que o transcreveu, usurpou-o, omitindo a sua fonte. Confesso que no mínimo fiquei envergonhado, e pedi-lhe desculpas pelo sucedido, que foram aceites.


Contudo, não quero encerrar o sucedido sem antes falar sobre o assunto, pois está em causa a reputação das pessoas, e depois, há pessoal que vem de fora e não se apercebe o que se passa. E é a essas pessoas que devo uma explicação.



Aqui na Portugal há o Forum Autosport, criado pelo jornal portugues, onde todos os adeptos de automóveis podem ir lá e fazer artigos. E lá há um "ranking" dos que fazem os melhores artigos. Desde há um mês e meio a esta parte, mais ou menos, o líder sou eu. Ao meu ritmo, vou lá e coloco muitos dos artigos que escrevo aqui, sempre muito elogiados, e muitos deles vêm cá para ver as fotografias ou outros artigos que não coloco por lá. Sò que nos últimos tempos, apareceu um rapaz (curiosamente meu conterrâneo), cujo "nick" é "Schuey2007", e tem 15 anos, que nos últimos tempos colocou artigos atrás de artigos, tantos até à exaustão, subindo inevitavelmente nesse "ranking" (é agora o terceiro da lista). Muitos desses artigos eram bem feitos, mas não havia fonte.


Ora, quando eu fiz o artigo de ontem, o lesado (que não estava inscrito) deu-se ao trabalho de se inscrever e denunciar a situação, que fez bem. Agora tá tudo explicado! Faz-me lembrar aqueles desportistas que, na ânsia de chegar ao topo, não hesitam em dopar-se. E enganam as pessoas sérias como eu. Apesar de ter o meu blog há quase cinco meses, tenho cada vez mais visitas, e a cada dia que passa, recebo mais elogios aqui e além mar (os últimos foram o Blog do Capelli e o Desblogueador de Conversa). E para mim, que neste momento estou numa situação de desemprego, este "hobby" é mais um "full-time", e sei perfeitamente que ganhar reputação é muito difícil, e destruir é muito fácil. E não gosto nada de ser enganado, pois é o meu trabalho e a minha reputação está em causa.


Bom, para encerrar o assunto, o miudo pediu desculpas e combinamos um saída para beber umas "loirinhas", pois quero vê-lo em carne e osso. Eu e o meu amigo do Quatro Rodinhas queremos deitar o assunto para trás das costas e seguir a nossa vida. Espero que o miudo tenha aprendido a lição. E espero não ser enganado mais alguma vez.


P.S: Já agora... que estão à espera? Vão visitar o blog do Quatro Rodinhas!

6 comentários:

Rogério Magalhães disse...

É o tipo de coisa complicada... créditos em textos sempre! É até preferível colocar o link do que fazer essa cópia descarada e dizer que é seu... coisa feia, mas, como se vê, coisa de adolescente que tem muito o que aprender...

É, amigo Speeder, é chato, mas é aquela coisa, sempre é bom ficar com um pé atrás com muitas coisas que a gente pesca por aí... ainda bem que esse caso teve um "final feliz"...

jocasipe disse...

Cuidado a beber "loirinhas" commeniores de 16 anos. Agora a sério, esta situação chocou-me, pois estou no meio da comunicação social desde 1986, e nunca utilizei tal estratagema. Triste, muito triste, mas ainda bem que se resolveu a bem.
Abraço Alentejano e continua com este blog, referencia no mundo da F1 falado em Portugês.

hjg disse...

Eu nao so jornalista, mais fiz estudos de jornalismo e deixei. Nao e etico postar uma materia de outro sem os respetivos creditos, sempre e bom citar a fonte porque sinao isso e um plagio.
Eu tamben acho que seu blog e excelente, parabens :)

José António disse...

Votos de uma continuação de um bom trabalho.
Cumprimentos.
Ponto Final.

Felipão disse...

Grande Speeder...

Soube contornar a situação, sem prejudicar ninguém...

Vida que segue...

João disse...

Já que fui a eu dar-te os parabéns pelo blog, também não posso deixar de me solidarizar com esta situação muito chata. O teu blog foi o primeiro de Fórmula 1 que encontrei e por muitos que assine (incluvise o blog de F1 do "Times"), este continua de longe a ser o mais bem escrito e catita. É de continuar!