Correr em Istambul até nem é mau. A pista é das poucas dos quais Hermann Tilke saiu bem, mas a politica estragou um pouco as coisas e foi por causa disso que não a tivemos no calendário de 2011 até ao ano passado, por causa da pandemia. Agora este ano, nova substituição, desta vez devido aos problemas do GP do Japão, que ainda não tinham a doença controlada, e decidiu encerrar todas as competições internacionais de desporto... excepto os Jogos Olímpicos, porque o Comité Olímpico Internacional exigia que os fizessem por contrato.
A cidade é engraçada, mesmo no tempo de outono como aquele. Contudo, pelo segundo fim de semana consecutivo, o tempo iria fazer das suas. A uma hora da corrida, parecia que a chance de começarem com intermédios era real, porque a temperatura não era alta e a pista secava lentamente. Podia ter parado de chover, mas o tempo continuava bem feio...
E foi o que aconteceu: todos largariam de intermédios, porque, mais do que a pista húmida, fazia frio, e isso não ajudava na velocidade de secagem do traçado
Antes da corrida, havia novidades: Daniel Ricciardo iria trocar de motor, MGU-H e Turbo, acabando pelo seu McLaren fazer companhia ao Ferrari de Carlos Sainz Jr no fundo da grelha. E Lewis Hamilton, prudente, disse que iria "navegar da melhor maneira possível e passar da maneira mais segura". Tudo cautelas e caldos de galinha, portanto.
Na partida, Bottas manteve a liderança, com Verstappen atrás, mas não muito longe, Fernando Alonso sofreu um toque de Pierre Gasly, que o atirou para o fundo do pelotão, estragando uma chance de aguentar Lewis Hamilton. Este passou Sebastian Vettel, mas depois ficou trancado atrás do Alpha Tauri de Yuki Tsunoda e viu escapar Bottas e Max...
Com o passar das voltas, via-se que o piso não secava à velocidade desejada, e iriam ter de ficar com os intermédios para o resto da corrida. E a grande dúvida seria se manteriam ou não a corrida toda. É que com os regulamentos, os pilotos não eram obrigados a irem às boxes em chuva, estavam numa de "liberar geral", digamos assim. Hamilton passava os pilotos que podia até chegar aos da frente, mas não beliscava o seu rival, segundo e a seguir Valtteri Bottas, dependendo da distância.
Contudo, pelo meio da prova, e os pneus a acusarem desgaste - apesar de cair alguma chuva em certos sitios, nomeadamente a curva 9 - os pilotos começaram a pensar sériamente em ficar na pista até que as coindições o permitissem, porque, com intermédios usados ou não, o ritmo era idêntico. E quando Daniel Ricciardo foi o primeiro a usar um novo jogo de intermédios, todos ficaram a ver como é que funcionariam. E quando ele começou a andar melhor que os outros, alguns foram às boxes trocar de pneus. E quem arriscasse, como Sebastian Vettel, viram que iriam ter uma surpresa bem desagradável...
Mas houve gente que quis ficar. Lewis Hamilton achava que não haveria diferenças, apesar dos seus pneus já terem perdido boa parte dos seus sulcos de chuva, e recusou entrar quando a Mercedes lhe disse que era altura, e Max tinha ido às boxes e fazer uma paragem sem falhas, tal como Valtteri Bottas. E ainda por cima, quando quis passar Sergio Perez para poder assim apanhar Max Verstappen, e este se defendeu muito bem, ele não captou os sinais. E de uma certa forma, foi um erro que pagou mais tarde, quando acabou por parar muito perto do fim, e com os pneus perigosamente desgastados. Com isso,m sacrificou um pódio a favor dos Red Bull.
No final, novo vencedor na temporada: Valtteri Bottas lá triunfou depois de... 16 corridas. um pouco estranho, mas aconteceu. E para melhorar as coisas, o finlandês levou tudo para casa, até a volta mais rápida, e o seu respetivo ponto extra. Com os Red Bull atrás dele, eles não perderam tantos pontos como muitos previam, por causa da paragem tardia de Hamilton, que o colocou fora do pódio. E até ficou aflito porque não muito longe dele ficou o Alpha Tauro de Charles Leclerc, que poderia ter ganho... se tivesse parado mais cedo. Ou não tivesse parado de forma alguma, e as condições fossem favoráveis aos seus pneus. Mas quando foi passado por Valtteri Bottas, as coisas modificaram-se bastante...
E no final da corrida turca, Max Verstappen foi para a frente, agora com cinco pontos a separar os dois. A seis provas do fim, os espectadores estão agarrados à cadeira para saber qual dos dois leva a melhor, e isto, de uma certa forma, recompensa aqueles que queriam um duelo digno de Hollywood. Aqui está. Não sabemos ainda como acabará.