sábado, 18 de outubro de 2008
Um reflexo da crise...
WSR - Barcelona (Corrida 1)
Formula 1 - Ronda 17, China (Qualificação)
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
A História do propulsor unico...
Noticias: Force India vai manter a dupla para 2009
Apesar dos esforços para melhorar a competitividade do conjunto indiano, a Force India é a única equipa que ainda não conseguiu qualquer ponto nesta temporada.
Formula 1 - Ronda 17, China (Treinos)
Na primeira sessão de treinos, Hamilton ficou na frente, com o tempo de 1.35,630 segundos, mais 320 centésimos de Felipe Massa, o segundo classificado (1.36,020). A segunda fila ficou finlandesa: Kimi Raikonnen (que faz anos hoje) foi o terceiro, com o tempo de 1.36,052 segundos, enquanto que Heiki Kovalainen foi o quarto (1.36,103). Robert Kubica e Fernando Alonso partilharam a terceira fila, com o polaco da BMW a levar a melhor sobre o espanhol da Renault (1.36,507 contra 1.36,661)
A fechar o "top ten" ficaram o alemão Nick Heidfeld (BMW Sauber), o francês Sebastien Bourdais (Toro Rosso), o brasileiro Nelson Piquet Jr. (Renault) e o alemão Sebastian Vettel (Toro Rosso).
Na segunda sessão de treinos, o piloto britânico foi mais uma vez o mais rápido nas voltas ao circuito chinês, com o tempo de 1.35,750, 274 centésimos à frente do Renault de Fernando Alonso (1.36,024). Na segunda fila, ficou o segundo Renault de Nelson Piquet Jr. e o Toyota de Jarno Trulli.
Felipe Massa, no seu Ferrari, desta feita não seguiu o seu adversário na corrida ao título por perto, não conseguindo mais do que o sexto tempo, ficando a sete décimos de segundo de Lewis Hamilton. Quanto a Kimi Raikonnen, não foi além do oitavo tempo, atrás do Toro Rosso de Sebastien Bourdais. A fechar o "top ten" ficaram Nick Heidfeld e o Williams de Nico Rosberg.
Amanhã, pelas sete da manhã, hora de Lisboa, saber-se-á quem partirá do primeiro posto. E já digo isto: a primeira curva do circuito de Xangai não é pera doce!
IRL: Mais propulsores a caminho?
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Noticias: "Formiga" na Winter Series da Renault
Os 25 anos do bi-campeonato de Nelson Piquet
WSR - Barcelona (Apresentação)
Mais um sinal da crise: França cancela o seu Grande Prémio
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
O demasiado protagonismo dos comissários de pista
A Williams teve azar nos patrocinios...
Mais humor japonês...
Primeiro exemplo: como Lewis Hamilton encara na perfeição o estilo kamikaze. Corajoso, mas inutil. A continuar assim, vai fazer hara-kiri ao título mundial pela segunda vez consecutiva...
Segundo exemplo: David Coulthard, provavelmente depois do acidente provocado pelo "kamikaze junior" Kazuki Nakajima, certamente a queixar-se da idade e do reumático, e já sonhando com a reforma...
Terceiro exemplo: a boxe da Renault, comemorando a segunda vitória consecutiva de Fernando Alonso. Segundo ele, eis o que eles andavam a pensar quando a fotografia foi tirada... já viram a cara de embaraço de Nelson Piquet Jr.?
E agora... Shanghai, Zhonguo (é o nome da China, em Mandarim. Significa Império do Meio)
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Noticias: Barrichello vai testar um carro da IRL
A preparação para 2009
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Bolides Memoráveis - Porsche 804 (1962)
A Porsche envolveu-se nos monolugares em 1958, através do modelo 718, que tinha um motor de quatro cilindros arrefecido a ar, que servia para a Formula 2. Pilotos como os alemães Wolfgang Von Trips e Gerhard Mitter, o sueco Jo Bonnier, e o holandês Carel Godin de Beaufort, guiaram o modelo 718, que fora modificado para as características da Formula 1, mas que muitas vezes ficavam nas últimas filas da grelha.
Em 1961, mudaram para o modelo 787, e contrataram o americano Dan Gurney e o sueco Jo Bonnier para serem os pilotos oficiais da marca. Gurney deu quatro pódios (todos segundos lugares) à marca, conseguindo 21 dos 24 pontos que a Porsche iria alcançar naquele ano, conseguindo o terceiro lugar no campeonato de Construtores, numa temporada dominada pelo Ferrari Tipo 156 “Nariz de Tubarão”.
Em 1962, a marca de Estugarda decide construir um modelo mais consentâneo com a então regulamentação dos motores de 1.5 Litros, e também no sentido de tentarem ganhar a sua primeira prova na formula 1. É assim que nasce o modelo 804. Equipado com um motor de oito cilindros em linha, refrigerado a ar, tem uma potência estimada em 180 cavalos, às 9200 rotações por minuto, alcançando a velocidade máxima de 270 km/hora. O chassis era simples, de alumínio, sem ser em monocoque, algo que tinha sido revelado nesse ano pelo Lotus 25. e tinha uma entrada de ar pequena.
Nesse ano, a Porsche manteve a dupla Dan Gurney e Jo Bonnier, esperançada que poderiam alcançar aquilo que aspiravam: a vitória. Estreado no GP da Holanda, em Zandvoort, nenhum dos dois carros chega ao fim. No Mónaco, somente Gurney usou o 804, e não chegou também ao fim. Isso significou que o carro voltasse à fabrica de Estugarda para fazer melhorias, falhando o GP seguinte, do da Bélgica, em Spa-Francochamps.
Quando o carro voltou, no circuito francês de Rouen, as melhorias tinham sido grandes. Gurney classifica-se no sexto lugar nos treinos, e Bonnier no nono posto. Na corrida, salta para o terceiro posto, atrás do seu compatriota Richie Ginther, mas pouco depois, ultrapassa-o e vence categoricamente a corrida, com um avanço de uma volta(!) sobre o segundo classificado, o Cooper-Climax do sul-africano Tony Maggs.
Cerca de um mês depois, Gurney leva o carro para o GP de Solitude, perto de Estugarda. Chamado de “mini-Nurburgring” pelos locais, era o local ideal para os modelos se exibirem. Na corrida, Gurney repetiu o feito, e deu à marca uma grande vitória em sua casa, solidificando a reputação da Porsche nas pistas. Algumas semanas depois, Dan Gurney repete outro feito, no verdadeiro Nurbrurgring, quando consegue a “pole-position”. Na corrida, batalha com o BRM de Graham Hill e com o Lola de John Surtees pela vitória, mas no final, tem que se contentar com o terceiro posto.
Contudo, apesar dos bons resultados, os tempos naquela casa não eram muito bons para apostar na competição. Os custos eram algo elevados, com pouco retorno, e os interesses na Formula 1 nunca tinham sido muito grandes. Para além disso, preparavam o sucessor do muito bem sucedido modelo 356, o 911, e estavam cada vez mais atraídos pelas corridas de Endurance, como as 24 Horas de Le Mans. No final de 1962, a Porsche retirou-se como equipa de fábrica, para não mais voltar, e a partir dali, os sucessos desportivos fizeram-se nas provas de longa distância.
Chassis: Porsche 804
Motor: Porsche de 1.5 Litros, oito cilindros em linha.
Pilotos: Dan Gurney e Jo Bonnier
Corridas: 7
Vitórias: 1 (Gurney 1)
Pole-Positions: 1 (Gurney 1)
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 18 (Gurney 15, Bonnier 3)
Fontes:
http://www.f1technical.net/f1db/cars/164
http://www.ultimatecarpage.com/car/704/Porsche-804.html
http://www.geocities.com/iamsic666/Special_Autos.html?1113869559228
Noticias: Alonso vai apoiar Massa
Noticias: FIA e FIM aprovam o Autódromo de Portimão
As notas do Japão
Historieta da Formula 1: Fluvio Ballabio na Spirit
Nesses testes colectivos, onde o melhor foi , Fittipaldi tirou o tempo de 1.37,20, com o 17º tempo entre os demais, enquanto que Fluvio Ballabio foi apenas três segundos mais lento que Fittipaldi, e ficou com o 21º e penultimo tempo.