sábado, 29 de junho de 2013

Youtube Television Trailer: Top Gear, a vigésima temporada

Amanhã, na BBC, o Top Gear volta à ação para mais uma temporada. E parece que promete, pois no primeiro, eles irão correr contra um veleiro na Nova Zelândia...

Enfim, eis o trailer para a temporada que aí vêm.

Youtube Racing Crash: o acidente entre Kujala e Fumanelli na GP3 de Silverstone

A primeira corrida da GP3 deste GP da Grã-Bretanha ficou marcada pelo acidente entre o finlandês Patrick Kujala e o italiano David Fumanelli, onde o piloto finlandês não se livrou de um grande susto, quando viu o seu carro a capotar e a ir parar às barreiras de proteção. Felizmente, nenhum dos dois se magoou, mas o acidente fica como recordação de que o desastre está sempre à espreita...

Última Hora: Force India de Di Resta está abaixo do peso e é penalizado

O excelente quinto lugar que Paul di Resta conquistou na qualificação do GP da Grã-Bretanha tinha afinal um detalhe incómodo: o seu carro estava 1,5 quilos abaixo do peso mínimo, logo, os comissários de pista decidiram desclassificá-lo, anulando os seus tempos e o obrigando a arrancar do último lugar para a corrida de amanhã.

O que é pena, especialmente depois do piloto escocês ter celebrado este resultado, após enfrentar alguns problemas mecânicos durante o terceiro treino livre. “Estou na Lua com o resultado da classificação e acho que toda a equipe pode ficar satisfeita com o quinto lugar na grelha. O treino livre da manhã foi bem difícil, então foi muito bom me recuperar e terminar atrás apenas das duas Mercedes e das duas Red Bull”, declarara horas antes, no final da qualificação.

Esta pista exige de bastante concentração, e você precisa ir construindo a velocidade, mas eu acho que conseguimos salvar nosso melhor para o final, que é quando importa”, acrescentou.

Formula 1 2013 - Ronda 8, Grã-Bretanha (Qualificação)

E parece que os estrelados são cada vez mais uma opção a ter em conta, pelo menos na qualificação. Lewis Hamilton foi o melhor, conseguindo a pole-position "em casa" numa Silverstone cheia para ver máquinas e pilotos no seu melhor. E num monopólio, Nico Rosberg, o aniversariante da semana, ficou com o segundo lugar, colocando os Red Bull na segunda fila, com Sebastian Vettel na frente de Mark Webber, que está agora em periodo de "pré-reforma", agora que já disse que será piloto da Porsche em 2014.

Com a Q1 a pertencer aos pilotos do costume, era interessante saber quem ficaria com aquele lugar indesejado para os pilotos do meio do pelotão. E este calhou a Valtteri Bottas, três semanas depois de ter brilhado no Canadá, à chuva. E com o tempo seco de hoje, e no fim de semana do 600º Grande Prémio por parte da Williams, este terá sido com certeza mais uma dos pontos baixos que esta equipa histórica têm vivido nos seus últimos tempos. Não muito melhor ficou Pastor Maldonado, que apesar de ter passado na Q2, ficou... um lugar na frente de Bottas.

Nessa Q2, foi a vez dos McLaren ficar de fora, especialmente Jenson Button, que ficou no pior dos lugares, a 11ª posição, demonstrando que a equipa de Woking está no seu inferno astral. Pelo menos, em termos desta temporada. E provavelmente a hipótese de vitória em 2013 será algo altamente improvável, não é? E claro, Felipe Massa também ficou no caminho, ainda por cima quando pelo terceiro fim de semana consecutivo, danifica o seu carro numa sessão de treinos. Os mecânicos da Scuderia devem adorá-lo neste momento...

Mas em alto contraste, o facto dos Force India de Adrian Sutil e Paul di Resta terem conseguido entrar na Q3, e ainda por cima, com o escocês a ficar com o quinto posto, imediatamente atrás de Mercedes e Red Bull, poderá significar que o pessoal quer brilhar nesse fim de semana, provavelmente um inedito pódio nesta temporada. E entre eles, o Toro Rosso de (desta vez) Daniel Ricciardo, que parece mostrar que aquele carro esta cada vez mais melhor, e quem sabe, para ele e Jean-Eric Vergne mostrarem a Helmut Marko e Christian Horner que merecem uma chance para o lugar deixado vago por Mark Webber.

Veremos como vai ser amanhã, na corrida. Espero que seja agradável de se ver.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

E agora, Red Bull?

O anuncio de Mark Webber como piloto da Porsche em 2014 era esperado, dada a quantidade de especulações nesse sentido, devido às várias fontes que falavam sobre isso, especialmente após o famoso episódio do "Multi21" no GP da Malásia. Com a idade que ele têm e o facto de a Red Bull ser uma coutada de Sebastian Vettel - especialmente quando demonstrou que não era capaz de bater o piloto alemão, no final de 2010 - o facto de ter abraçado com os dois braços o projeto da Porsche em 2014 é o reconhecimento de que na Formula 1, o seu tempo tinha terminado, e que um lugar dentro das grandes equipas já não existia mais.

Claro que alguns dirão que Webber na Ferrari, ao lado de Fernando Alonso, seria o ideal, mas duvido que o australiano queira ser escudeiro do espanhol depois de ser escudeiro do alemão durante anos a fio. Logo, uma nova aventura, numa equipa de fábrica, numa nova competição, com possibilidades reais de vencer algo importante como as 24 Horas de Le Mans é bem melhor do que encher a conta bancária só para ser segundo classificado numa corrida de Formula 1. Pelo menos nesta Formula 1 atual.

Agora com um lugar vago, todos adoram especular sobre o seu substituto. E todos desejam que este seja ocupado por Kimi Raikkonen. É certo que o finlandês de 33 anos é apoiado pela marca desde os tempos da Sauber, e eles o apoiaram quando fez duas temporadas no WRC, mas nem sempre dois mais dois são quatro. Por varias razões: primeiro, Kimi detesta politica, daí ele ser tão adorado entre os fãs da Formula 1. E uma das razões do seu regresso à competição, na Lotus, é que ele tem a liberdade de fazer o que quiser em termos de relações públicas ou em relação as intrigas politicas. Foi por isso que saiu "antes do tempo" da Ferrari, em 2009 e não se importou de ficar "desempregado" em 2010, com a Scuderia a pagar 17 milhões de euros só para não entrar num Formula 1.

A segunda grande razão pelo qual não acredito no ingresso de Kimi na Red Bull tem a ver com a hierarquia. Na turma de Milton Keynes, quem manda é Sebastian Vettel. É o menino querido da turma, todos o adoram e recentemente, renovou o seu contrato até 2015. Vettel e Kimi podem ser amigos, mas uma igualdade entre os dois será temporária. Temporária porque Vettel quer mandar, e ter um piloto que o morda os seus calcanhares o incomoda. E Kimi voltou à Formula 1 para vencer, porque senão, volta para casa - ou para os ralis - e vai fazer a sua vida. Já provou mais do que uma vez que no momento em que não precisa da Formula 1 para nada, sabe onde está a porta da saída.

Sendo assim, passemos para as alternativas. Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo são os pilotos da Toro Rosso, a antiga Minardi, que Dietrich Mateschitz comprou no final de 2006 para que servisse como "equipa B" para os pilotos que a marca apoiava. Até agora, o unico que deu sucesso foi Sebastian Vettel, mas apenas porque... venceu uma corrida. Tirando isso, todos os outros pilotos nunca conseguiram mais do que um sétimo posto em corrida. Isto... até ao GP do Canadá de 2013, onde Jean-Eric Vergne conseguiu um sexto lugar.

O piloto francês de 23 anos está a mostrar ser um piloto ligeiramente melhor e mais consistente do que o seu companheiro, o australiano Daniel Ricciardo. E o fato de estar a conseguir isso poderá significar que terá hipótese de saltar para a equipa principal em 2014. E Helmut Marko já disse que está atento às performances de Vergne. Mas temos Ricciardo, que quer também mostrar ao mundo que é piloto a ter em conta, e numa equipa onde normalmente os pilotos têm duas temporadas para mostrar o que vale, antes de serem sumariamente despedidos, como já aconteceu com Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari, no final de 2011, este é um momento ideal para mostrar a utilidade da equipa na Formula 1.

Logo, Vergne ou Ricciardo seriam os pilotos ideais para o lugar. Mas existe um terceiro tipo de hipótese: um tiro no escuro. E esse tiro no escuro tem um nome. Chama-se António Félix da Costa. É português, tem 21 anos e no ano passado, surpreendeu muita gente pelos seus feitos na World Series by Renault (WSR) e na GP3.

Na segunda metade de 2012, Félix da Costa venceu cinco corridas na WSR e mais duas na GP3, bem como mais alguns pódios e o GP de Macau, sítio onde pilotos como Ayrton Senna e Michael Schumacher já inscreveram o seu nome na lista de vencedores. Todos ficaram espantados com as suas performances e acharam que ele seria o candidato ideal para a Formula 1 em 2014. Até dizem que tem o mesmo estofo de campeão que Sebastian Vettel. Mas esta temporada, as coisas não andam perfeitas para ele, pois só venceu uma corrida e é terceiro no campeonato, atrás do belga Stoffel Vandoorne e do dinamarquês Kevin Magnussen.

Contudo, estes são os mesmos resultados que tinha Vettel em 2007, quando corria na WSR e foi chamado para correr na Toro Rosso, no lugar do americano Scott Speed. É tudo muito relativo, sem dúvida, e pode ser algo temporário, por causa do desgaste dos pneus ou as afinações do carro. E a confiança da equipa nele continua intacta, pois ele foi chamado para correr no teste de jovens pilotos em Silverstone, ao lado do filho de Carlos Sainz, que vai acontecer daqui a alguns dias.

A hipótese de um "tiro no escuro" não é totalmente descabida. A McLaren fez isso com Lewis Hamilton, no final de 2006, e deu certo. E no passado, Enzo Ferrari também apostou em perfeitos desconhecidos ara guiar as suas máquinas. Dois desses desconhecidos chamavam-se, respectivamente, Niki Lauda (1974) e Gilles Villeneuve (1977)...

Em jeito de conclusão, a Red Bull tem muitas cartas em cima da mesa. Elas representam várias coisas, que vão desde decisões de marketing até à "raison d'etre" de algo como a Toro Rosso. Francamente, a minha opinião pessoal seria um "shootout" entre os pilotos da Toro Rosso, os novatos e o suiço Sebastien Buemi, o terceiro piloto da marca. Nesse último caso, seria uma boa recompensa para um piloto cuja carreira foi integralmente paga pelos energéticos...

Veremos. Estes próximos meses serão interessantes para serem seguidos na Red Bull.

Noticias: Citroen no WTCC em 2014, Löeb confirmado, Kubica e Menu a seguir?

A Citroen confirmou na tarde desta terça-feira que irá ingressar no WTCC a partir de 2014, e está a querer alinhar uma equipa de luxo. Primeiro, confirmou Sebastien Löeb como o primeiro dos seus pilotos nesta nova aventura automobilística, e poderão aparecer mais. A Autosport portuguesa fala esta sexta-feira que a marca francesa ira fazer um anuncio durante o fim de semana na cidade do Porto, onde poderão anunciar a quantidade de carros que alinharão a partir da temporada de 2014 - que poderão ser três - e os pilotos que farão parte da aventura.

"O WTCC baseia-se em vários aspetos essenciais para Citröen tal como um calendário global e regulamentos que mantêm os custos a níveis aceitáveis. Este nosso envolvimento vai-nos ajudar a desenvolver a marca em mercados emergentes como a China, Rússia e América do Sul", revelou o CEO da marca, Frederic Banzet, no anuncio oficial da entrada da marca no Mundial de Turismos.

Se Löeb está confirmado desde a primeira hora, os rumores sobre os outros pilotos são vairados. O polaco Robert Kubica, o suiço Alain Menu e o francês Yvan Muller (esta hipótese é falada hoje pelo jornal L'Equipe) são os pilotos comentados, mas por agora, o diretor geral, Yves Matton, não abre o jogo. 

Mas a marca também ainda não abriu o jogo sobre o modelo que será colocado a partir do ano que vêm. Houve desde há alguns meses ensaios com um modelo DS3 com especificações do WTCC, e por causa disso, a marca tomou a decisão que tomou, mas ainda não há uma decisão final sobre o carro que fará frente a modelos como o Chevrolet Cruze ou o Honda Civic. O modelo DS4 é uma hipótese, mas não passa disso.

Contudo, a entrada da marca francesa no Mundial de turismos vem enriquecer o campeonato, pois estará a competir contra a Honda e a Lada, em termos oficiais, e a BMW e a Seat, em termos de privados. E isso não implica a saída imediata do WRC, pois a marca tem acordos com o patrocinador Abu Dhabi, que lhe garante mais duas temporadas no Mundial de Ralis.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

As reações da Red Bull à saída de Webber

As reacções à saída de Mark Webber da Red Bull para correr no programa da Porsche na Endurance foram muitas, especialmente os que afirmam que isso poderá trazer Kimi Raikkonen para a equipa, ou os outros que dizem agora que a marca irá decidir por um "shootout" entre os pilotos da Toro Rosso e, por exemplo, um dos pilotos da "cantera", como António Félix da Costa.

Mas dentro da Red Bull, várias personalidades já manifestaram o seu apreço por Webber e renderam as suas homenagens. Sebastian Vettel reagiu, afirmando: “Ele não é, provavelmente, o meu melhor amigo, mas é um grande colega de equipa com quem passei momentos incríveis. Vai fazer falta à Formula 1!".

Christian Horner, diretor desportivo da marca, afinou pelo mesmo diapasão: "Tenho certeza que o Mark pensou muito antes de tomar a decisão, que terá sido sem dúvida, muito difícil. Fez muito por nós na Fórmula 1 e tenho certeza que ele vai continuar a dar o seu melhor até ao final da temporada. Apoiamos a decisão do Mark, pois ele tem sido um excelente complemento para a equipa desde que se juntou a nós em 2007 e desejamos a ele tudo de melhor na próxima etapa de sua carreira.", disse.

Pikes Peak: Sebastien Löeb esmaga concorrência nos treinos

Pikes Peak é neste fim de semana, mas parece que os ensaios e a preparação que a Peugeot fez ao longo das semanas e dos meses compensaram. E de que maneira! Nos 8,2 quilómetros do percurso entre a base e o topo, Sebastien Löeb, o piloto francês que ontem foi confirmado como piloto da Peugeot na sua aventura do WTCC em 2014, conseguiu a bordo do seu modelo 208 Ti16 o tempo de 3 minutos, 26 segundos e 153 centésimos, mais... (estão sentados?) 28 segundos que o segundo classificado, o protótipo Norma guiado pelo futuro piloto da Porsche, o francês Romain Dumas. Ele conseguiu o tempo de 3.43, 556 segundos. Ambos correm na categoria Unlimited.

O terceiro na qualificação foi outro francês, Jean-Pierre Dayrault, que decidiu transformar um Protótipo Mini e fez o tempo de 3.55,218 segundos. E somente estes três é que conseguiram fazer tempos inferiores a quatro minutos, pois o quarto melhor tempo, de Spencer Steele, fez 4.06,530 segundos.

Sem dúvida, Löeb e a Peugeot querem arrasar em Pikes Peak. Veremos se na corrida isso vai acontecer.


Noticias: Mark Webber vai para a Porsche em 2014

Era uma noticia especulada, e esta manhã soube-se a sua confirmação: o australiano Mark Webber será piloto da Porsche em 2014, abandonando a Red Bull no final desta época. O piloto australiano de 36 anos, que está na Formula 1 desde 2002, será o quarto piloto a juntar-se à marca, que voltará à Endurance no ano que vêm, depois de Timo Berhard, o francês Rolain Dumas e o suiço Neel Jani

"É uma honra juntar-me à Porsche no seu regresso à categoria máxima em Le Mans e no Campeonato do Mundial de Endurance (WEC no inglês original) para fazer parte desta equipa", começou por dizer, em declarações captadas pela Autosport britânica. 

"A Porsche têm escrito uma história vitoriosa como construtora e representa o melhor da tecnologia e da performace. Estou ansioso por este novo desafio após o meu tempo na Formula 1. A Porsche irá sem dúvida colocar-se numa fasquia muito alta em termos de objetivos. Desejo pilotar um dos carros mais rápidos do mundo", concluiu.

A noticia da transferência de Webber da Formula 1 para a Endurance tinha sido logo falada após o episódio do "Multi 21" no GP da Malásia deste ano, quando Sebastian Vettel recusou a obedecer às ordens de manter as posições e atacou o primeiro lugar que era ocupado pelo piloto australiano. Quanto à sua carreira, o piloto australiano têm até agora 205 Grandes Prémios, com nove vitórias, 36 pódios, 11 pole-positions e 15 voltas mais rápidas, numa carreira que começou pela Minardi, e que passou pela Jaguar, Williams e desde 2007, Red Bull.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Noticias: Piloto de todo-o terreno encontrado morto do deserto de Abu Dhabi

Parece que a bruxa anda de novo solta no automobilismo. Quatro dias depois do acidente mortal de Allan Simonsen nas 24 Horas de Le Mans, ontem foi noticiada a morte de um piloto de TT (Todo-oTerreno), o ucraniano Vadym Nesterchuk. O piloto encontrava-se no deserto de Abu Dhabu a treinar-se para o Rali Rota da Seda quando o seu carro avariou e ele teve a ideia de ir a pé até à localidade mais próxima. Debaixo de mais de 40 graus de temperatura, Nesterchuk desmaiou e acabou por ser encontrado já sem vida, aparentemente desidratado.

Nesterchuk, de 42 anos, era casado e tinha dois filhos. Tinha sido 26º classificado no último Rali Dakar, disputado no inicio do ano.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Noticias: Kubica sente "saudades" da Formula 1

Apesar de ele ter vencido pela segunda vez consecutiva na categoria WRC2, no Rali da Sardenha, e de ter conseguido os seus primeiros pontos no Mundial de Ralis, com um nono lugar da geral, Robert Kubica confessa que está com saudades da Formula 1. Numa entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, ele afirma que não esta a implorar por um teste num carro, mas que se sente a cerca de 80 por cento das capacidades que tinha antes do seu acidente no Rali Ronda di Andora, em fevereiro de 2011.

Você faz de tudo para chegar à Formula 1 e continuar por lá. Então, de um dia para outro, por razões que todos nós sabemos, você perde a habilidade de estar lá. Portanto, é lógico que eu sinto falta da Formula 1”, começou por afirmar na entrevista ao jornal desportivo italiano.

Eu não tenho mobilidade suficiente no meu braço direito para a Formula 1. Ainda há um longo caminho pela frente e nem tudo depende de mim. Eu não estaria em uma forma física perfeita para correr na Formula 1. Na realidade, eu não posso pilotar em todos os circuitos. Em Monte Carlo, por exemplo, você precisa virar o volante mais e eu não consigo fazer isso. Com certeza eu posso pilotar o carro, mas desde antes do simulador eu já pensava que não tem por que testar na pista se eu não posso ir a todos os circuitos”, explicou.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Youtube Top Gear: O melhor da industria automóvel britânica

Como sabem - se não sabem, ficam a saber - o Top Gear vai voltar a 30 de junho com uma nova temporada. E já vi algumas coisas, como por exemplo o Jeremy Clarkson a guiar o famoso BAC Mono, eles também decidiram fazer um quadro ambicioso: reunir a maior quantidade de carros fabricados na Grã-Bretanha.

O cenário é o "The Mall", em Londres, a estrada que dá acesso ao Palácio de Buckingham, e ver-se-á o resultado final quando o Top Gear o mostrar, mas uma das testemunhas já filmou o que poderá ver por ali: Jaguares, Aston Martins, Moslers, muitos carros de Formula 1, carros normais como o Mini, carros elétricos como o Nissan Leaf, etc, etc.

Vai ser um cenário interessante. O mais ambicioso de todos, disse Clarkson no Twitter. Veremos se não foi mau de todo.  

Youtube Video Racing: O susto do dia em "Le Mons"

Há Le Mans e... Le Mons. Verdade, vocês leram bem. Existe uma corrida de 24 horas, tal como a clássica francesa, mas as diferenças são duas: a primeira é que é feita nos Estados Unidos. A segunda é que são feitas com carros que não valem mais do que... 500 dólares. Sim, leram bem. E pode-se assegurar que muitos dos carros chegam ao fim, aguentando tal esforço.

Pois bem, a edição deste ano teve um susto: uma espécie local decidiu fazer uma visita inesperada ao circuito, pulando  e saltando em frente aos carros. Ao contrário do que aconteceu há umas semanas com um companheiro seu na Alemanha, esta safou-se sem mácula, bem como o carro que foi afetado, um Alfa Romeo 33. Mas decerto que as calças do condutor em questão não deverão ter ficado bem cheirosas...

Youtube Le Mans: As homenagens a Simonsen, em mais uma vitória da Audi

E mais uma vez, a Audi venceu em Le Mans, com uma tripla. Mas o mais interessante neste ano foi a tripla que venceu esta corrida, os veteranos Allan McNish, o dinamarquês Tom Kristensen e o (mais novo) piloto francês Loïc Duval. Kristensen aumentou as suas vitórias para nove, consolidando o seu recorde de vitórias na classica de La Sarthe.

Mas todos tinham em mente o que aconteceu a Allan Simonsen, especialmente Kristensen, pois era o seu compatriota. Como seria de esperar, dedicou a vitoria a ele, e mais tarde, outra lenda de Le Mans, Jacky Ickx, quando lhe concederam a palavra, pediu ao público que fizessem um minuto de silêncio em memória do falecido piloto dinamarquês. 

Ahhh Jacky: é Allan e não Adam. Mas a intenção é que conta.

domingo, 23 de junho de 2013

WSR: Vandoorne vence de novo em Moscovo, Félix da Costa desiste

A segunda corrida da World Series by Renault, que aconteceu no circuito de Moscovo, foi aziaga para António Félix da Costa, que depois de uma má qualificação, sofreu um toque na partida e teve de substituir a asa frontal, antes de se aperceber que o problema era na suspensão, que o obrigou a abandonar. E isso aconteceu na pior altura possivel, pois os seus maiores rivais, o belga Stoffel Vandoorne e o dinamarquês Kevin Magnussen, foram primeiro e segundo nesta corrida, distanciando-se grandemente do piltoo de Cascais. Will Stevens completou o pódio, na frente do suiço Nico Muller.

No final, o piloto comentou na sua página do Facebook: 

"Hoje foi um dia totalmente para esquecer. Desde a qualificação onde as coisas não me correram bem até à corrida onde ao partir tão de trás sabia que iria ter muitos adversários mais lentos pela frente. Logo na segunda curva um toque danificou a minha asa da frente, ainda parei na box para trocar a asa mas percebi que também a suspensão estava danificada e tive de abandonar. Enfim, as corridas são mesmo assim, não escondo a minha desilusão mas agora é tempo de analisar o que correu menos bem e trabalhar com a equipa para estarmos no nosso melhor na próxima corrida na Áustria."

No campeonato, Vandoorne é agora o novo líder, com 136 pontos, seguido por Magnussen, com 133, e Félix da Costa, com 89 pontos e vendo Will Stevens a aproximar-se, pois ele têm agora 81 pontos. A próxima jornada dupla da World Series by Renault acontecerá na Red Bull Ring, na Áustria.

Youtube Le Mans Crash: O acidente de Frederic Makoviecki nas Hunaudriéres


A Aston Martin apostou muito nesta edição de Le Mans, pois comemorava o seu centenário. Contudo, essas comemorações foram ensombradas nos primeiros dez minutos da corrida devido ao acidente mortal do dinamarquês Allan Simonsen. Apesar deste incrivel desaire, a equipa decidiu que iria continuar, em honra ao piloto, e atendendo a pedidos da familia do malogrado piloto.

E a aposta estava a compensar, pois o carro numero 99, guiado pelo francês Frederic Makowiecki e pelo brasileiro Bruno Senna, que liderava a classe GT Pro, e tudo indicava que iria a caminho da vitória. Contudo, a cinco horas do final, Makowiecki perdeu o controlo do seu carro na reta das Hunaudrieres, provavelmente devido ao tempo instável. O acidente teve assustadoras semelhanças com o do Simonsen, mas o francês saiu de lá incólume.

Parecia que uma vitória iria compensar tuda uma tristeza de um fim de semana. Agora, nem isso.  

WRC 2013 - Rali da Sardenha (final)

E como seria de esperar, Sebastian Ogier levou a melhor no Rali da Sardenha no seu Volkswagen. Pela quarta vez em sete ralis nesta temporada, o piloto francês conseguiu levar a melhor sobre uma concorrência que cedo teve demasiados problemas para acompanhar o seu ritmo. Se no primeiro dia, Jari-Matti Latvala furou e Mads Ostberg capotou, no segundo dia, foi a vez de Mikko Hirvonen, da Citroen, sofrer um despiste e ficar fora de estrada para o piloto francês ficar mais tranquilo.

Devido a isso, o francês Thierry Neuville deu à Ford o seu melhor resultado do ano, e conseguiu o seu melhor resultado da sua (ainda) curta carreira, chegando no segundo posto. Latvala completou o pódio, no terceiro posto, conseguindo coroar uma corrida de recuperação, completada com uma ultrapassagem a Dani Sordo, que no seu quarto lugar final, passou a ideia de uma certa desilusão.

Parecia que Anders Mikkelsen ia a caminho de um bom quinto posto, mas na última classificativa, o seu carro cedeu e o lugar foi herdado por Martin Prokop, que conseguiu com o seu Ford privado a sua melhor posição desta temporada, na frente de Elfyn Evans, que bateu o outro Ford de Michal Koszciusko por apenas... 0,9 segundos! Mesmo assim para ambos os pilotos, este é o melhor resultado das suas carreiras.

Mads Ostberg conseguiu regressar ao raliu graças ao "Rally2" e recuperou o suficiente para chagar ao oitavo posto final, conseguindo passar o melhor do WRC2, que pela segunda vez consecutiva foi... Robert Kubica. E como "cereja em cima do bolo", o seu nono lugar final significa que conseguiu os seus primeiros pontos de sempre no WRC. A fechar os pontos ficou o árabe Khalid Al-Qassimi, no Citroen DS3 WRC.

Agora, o Mundial só volta em agosto, com o Rali da Finlândia.