sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Apresentações 2024 (4): O Racing Bulls VCARB 01


Mudou de nome, de código, mas na realidade, é a segunda equipa da Red Bull. Foi em Las Vegas a apresentação do Racing Bulls VCARB 01 - dos patrocinadores que estão na equipa - e os pilotos, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo - estão ali para fazer com que o carro fique numa melhor posição que em 2023, onde foram oitavos, com 25 pontos.

A pintura, diferente das apresentadas até agora - tirando a Williams, todos meteram o preto do carbono -  reflete as novas cores da equipa. No palco, com os pilotos, estavam Peter Bayer, CEO da Visa Cash App RB e Laurent Mekies, Diretor de Equipa, e uma novidade: a piloto emirati Amna Al-Qubaisi, que está a levar as cores da Visa Cash App RB no campeonato da F1 Academy deste ano. 


Será rápido, mas se também for bonito, excelente. Há muita coisa a acontecer com a equipa neste momento, que eu acho que é uma fase da construção de uma equipa que será mais que apenas uma [mera] equipa B da Red Bull. Isso é algo muito importante.”, começou por afirmar Daniel Ricciardo na entrevista concedida ao site Racing News 365.

México 2023 foi minha segunda corrida após a lesão com equipa, que estava com dificuldades para conquistar resultados naquelas circunstâncias. [As mudanças] dão muitas esperanças para 2024. Pensando na pré-temporada, tenho muita confiança em mim mesmo, então creio que coisas boas podem acontecer”, continuou.

Voltar ao pódio certamente seria incrível, mas alguém disser que eu só posso ir a um pódio no ano e o resto da temporada preciso ficar em 10º, não é o que eu quero. Prefiro ter vários top-5 sem pódio, que mostraria consistência nas primeiras posições. É o que eu quero. Um pouco [como foi] meu segundo ano na Renault [em 2020], que é algo que o pessoal esquece. Naquele ano, fui muito constante nos primeiros cinco ou seis lugares, alguns pódios, e esse é o nível no qual quero estar a cada semana. Fiz dois dias de simulador na semana passada e tenho mais um na semana que vem, depois do dia de filmagens”, concluiu.


Yuki Tsunoda comemorou as chegadas de novos membros e a colaboração mais próxima com a Red Bull na parte técnica. Para além disso, destacou o que espera deste chassis para a temporada que aí vem:

Estou muito animado. Muita coisa mudou, o chefe da equipa [Franz Tost saiu no final de 2023], a estrutura… Então é um grande projeto que está sendo desenvolvido, especialmente com Laurent [Mekies, o novo chefe de equipa]. Estamos muito focados em evoluir, mas não vai ser fácil. Estou feliz e animado por fazer parte do projeto e espero ajudar o máximo possível no progresso”, afirmou ao site da Formula 1.

É a primeira vez que enfrento uma mudança tão grande como essa na Formula 1, com muitas pessoas novas  a chegar à equipa. Ao mesmo tempo, tive uma experiência parecida no ano passado com algumas trocas de pilotos, então podemos dizer que já tenho uma experiência em trabalhar com gente nova”, continuou.

Não estamos contentes com o que conseguimos nos últimos anos. Em 2023 estávamos mais fortes para lutar contra as outras equipes na segunda metade do ano, mas no início estávamos sofrendo bastante. Para 2024 esperamos já começar fortes. Queremos ter mais performance, resultado e estamos famintos por isso. Esse momento é muito positivo, e é algo que precisamos. Se olharmos para trás, em 2021, tínhamos um carro competitivo, especialmente com Pierre Gasly. Então queremos um pouco disso também. Para chegar lá, essa colaboração com a Red Bull vai ser muito importante”, destacou.

Ainda não estive no simulador, mas espero fazer isso em breve. O carro é muito diferente do que foi no ano passado, principalmente na forma de guiar. Espero que seja rápido, mas não me importo se vai ser difícil de guiar ou não”, concluiu.


Em termos de chassis, uma das mudanças mais significativas que se viram na apresentação desta sexta-feira foi a adoção de uma suspensão dianteira do tipo pull-rod, substituindo a push-rod do modelo anterior. Esse novo sistema, fornecido pela Red Bull, segue a mesma tendência observada no carro de 2024 da Sauber. Anteriormente, a Alpha Tauri usava uma suspensão frontal própria, mas adotava a suspensão traseira da Red Bull. Agora, o conjunto completo é fornecido pela equipa principal.

Outra alteração visível está na entrada de ar do radiador, que agora possui um ‘lábio’ inferior estendido semelhante ao utilizado pela Red Bull. Essa modificação melhora o controlo do fluxo de ar que excede a capacidade da entrada em altas velocidades, impedindo que afete negativamente o fluxo gerador de downforce na região do assoalho e entradas de ar laterais.

Apesar de tudo, as entradas de ar laterais do carro apresentado se assemelham bastante às do Alpha Tauri AT04 de final de temporada, camufladas parcialmente pela nova pintura. E isto é só parcial: é provável que mais novidades apareçam durante os testes de pré-temporada, no Bahrein.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

O teste do Tenessee


Há tempos que o WRC tenta a ideia de um regresso aos Estados Unidos, um lugar onde não corre desde 1988, quando aconteceu o Rally Olympus, no estado de Washington. Agora, em 2024, o Tennessee Rally USA, um rali no estado desse nome, irá fazer uma prova de teste, entre os dias 14 e 16 de junho, com o objetivo de saber o que precisa para poder entrar no Mundial de ralis a partir de 2026.

O rali partirá e chegará de Chattanooga, e aproveitará as estradas da região durante esses três dias. Caso as entidades do WRC aprovarem, terá lux verde para receber a prova, de preferência, em março.

Temos o prazer de anunciar o Tennessee Rally USA, a decorrer de 14 a 16 de junho de 2024, com sede em Chattanooga, TN. Este rali de três dias oferece aos fãs uma amostra de um evento de cariz Mundial em pequena escala. Não nos preocupamos apenas com os carros; queremos destacar a cultura do Tennessee, incluindo a sua deliciosa comida, pessoas amigáveis e música espetacular.", começa-se a ler no comunicado da organização.

"O evento contará com as classes Rally2 e ARA, e os fabricantes do World Rally foram convidados a exibir os seus carros. Embora este rali não conte para os pontos do campeonato, será um evento que todos os participantes recordarão”, concluiu.

Uma fonte da mesma organização refere que os desafios serão grandes, especialmente na parte de criar uma atmosfera que sirva para atrair os adeptos para os ralis.

Como se sabe, o WRC não é apenas um rali, mas sim um enorme festival! É por isso que nos concentramos em mostrar as capacidades de Chattanooga no nosso Tennessee Rally USA. Esta experiência para os fãs serve de ponto focal para todos os aspetos do rali. Além disso, as Gallery Stages desempenham um papel central num Evento Mundial, e temos vários locais que podem acomodar palcos de grande capacidade e amigos dos espectadores”, afirmou.

Este passo tem tudo a ver com a celebração do que torna a América única. O Sul, especialmente o Tennessee, traz uma rica mistura de comida, simpatia e música. O nosso rali não será apenas uma competição; será uma celebração cultural, mostrando à cena global dos ralis como será um futuro Rali Mundial”, concluiu.

Resta esperar para saber como a prova será acolhida, e se será desta vez que o WRC fará o seu regresso aos Estados Unidos. 

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

CPR: Apresentado o Rali Serras de Fafe


Foi hoje apresentado o Rali Serras de Fafe, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis, e que acontecerá entre os dias 23 e 24 de fevereiro.  

Organizado pelo Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, o rali acontecerá em dois dias e ao contrário do que aconteceu em 2023, não fará parte do Campeonato Europeu de ralis. Apesar de tudo, alguns estrangeiros, como o boliviano Sebastian Contreras (Citroen C3 Rally2), que se estreia em provas na Europa, e Sergi Perez (Hyundai i20 N Rally2), o jovem espanhol de 19 anos que em 2023 se sagrou vencedor da Peugeot Rally Cup Ibérica, estarão presentes, apesar de ainda faltarem uma semana para o fecho das inscrições.

Com a marcação das eleições legislativas para o início de março, foi imperativo antecipar a data do rali, que continua, como nos anos anteriores, a abrir o Campeonato. Embora a presente edição não faça parte do calendário do Europeu, e ficou a porta aberta para um possível regresso ao ERC em 2025, procurámos manter as entidades que nos têm apoiado nos últimos anos.", começou por afirmar Carlos Cruz, presidente do Demoporto. 

"De resto, creio que a estrutura da prova vai ser do agrado dos pilotos, reunindo todas as condições para proporcionar um excelente espetáculo e oxalá a emoção da disputa pelos primeiros lugares se prolongue até à derradeira classificativa”, concluiu.

O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, para além de ser o rali de abertura do CPR, será também uma prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes), o Campeonato de Portugal de Masters de Ralis, o Campeonato Promo de Ralis, o Challenge R5/S2000, e a prova de abertura da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024.

Youtube Formula 1 Vídeo: A apresentação da Alpine

Depois de três carros apresentados, é a altura da Alpine mostrar as suas cores. E aqui deixo o vídeo do que foi a cerimónia onde se revelou o chassis A524, o carro da nova temporada.  

Apresentações 2024 (3): O Alpine A524 Renault


Dois dias depois de Sauber e Williams, a Alpine mostrou o seu chassis para 2024, no mesmo dia em que também mostrou as cores para a nova temporada. E a grande novidade é a cor preta, dominante. A dupla é a mesma - dois franceses, Esteban Ocon e Pierre Gasly

A formação gaulesa espera corrigir os problemas que prejudicaram sua temporada de 2023, quando terminou na sexta posição do Campeonato de Construtores. Quanto ao patrocinador, a BWT, ambas as partes decidiram que usarão o rosa em oito das corridas da temporada, com o azul a estar presente das restantes. 


Bruno Famin, vice-presidente da Alpine para a competição automóvel, e chefe de equipa, falou sobre o novo carro:

A Alpine é um dos dois fabricantes do mundo que consegue” competir em dois mundiais FIA, neste caso no WEC e na Formula 1 - a outra é a Ferrari. “A Alpine nasceu das corridas. Os desportos motorizados são a combinação perfeita para nós. Estamos muito entusiasmados por trazer emoção, transferir tecnologia e fazer a marca brilhar”, continuou.

Quando me tornei chefe no meio de 2023 estava focado na equipa de pista, para darmos um novo passo à frente. Conseguimos um progresso interessante, mas ainda tem muita coisa a ser feita. Esse é meu principal objetivo como dirigente”, concluiu.


Em relação aos pilotos, Ocon e Gasly tem as expectativas bem altas em relação ao A524, esperando que este seja aquele que os coloque mais à frente no campeonato de Construtores, com melhores resultados que em 2023. 

Hoje foi a primeira vez que vimos o carro. Ele é bonito e parece bem agressivo. Tivemos muito trabalho em cima desse projeto ao longo dos últimos meses de desenvolvimento e finalmente estou feliz em vê-lo. Foi uma preparação muito longa e estamos prestes a começar a temporada. Então mal posso esperar para estar na pista”, começou por afirmar Ocon.

Treinei e preparei o máximo que pude, porque iremos ter uma temporada muito longa, com 24 corridas. É importante estar bem preparado fisicamente para esse ano. Agora é tudo sobre esse carro e sobre como vamos nos sentir com ele”, continuou.

É incrível continuar o trabalho com a Alpine, já estou aqui há bastante tempo. Mal posso esperar para começar. Meu objetivo é ir no limite do carro em cada corrida e continuar progredindo ao longo do ano”, concluiu.

Gasly alinhou no mesmo diapasão que seu companheiro de equipa.

É um carro incrível e que recebeu muito trabalho nos últimos anos”, começou por afirmar. “Vê-lo ao vivo é muito interessante porque é a primeira vez que o vemos juntos e daqui a algumas semanas estaremos no Bahrein, testando-o pela primeira vez, então estou muito animado”, apontou.

O ano vai ser intenso e estaremos preparados para isso fisicamente e mentalmente. Estou em muito melhor forma do que há um ano quando estive aqui em Enstone pela primeira vez. Agora sei como trabalhar da melhor forma com todos os mecânicos e engenheiros. Espero conseguir mais troféus esse ano. Definitivamente sinto que tem mais potencial para extrair e vamos ver onde estaremos”, concluiu.


A equipa realizará um shakedown a 20 de Fevereiro, permitindo Pierre Gasly e Esteban Ocon o seu primeiro contacto com o A524, iniciando os testes de pré-temporada no dia seguinte, também no Bahrein.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A imagem do dia

Somos todos seres humanos. Isso é um facto. 

E como temos dias gloriosos, também temos "dias de cão". Só que alguns se esquecem que, quando estão em posições de charneira, eles não poderão cometer qualquer deslize. Nenhum. Porque a responsabilidade é enormíssima. E não é por serem, por exemplo, "role models" para centenas de milhares, senão, milhões de pessoas. 

Mas também para uma minoria, essa gente - humana, volto a referir - que espera qualquer deslize para que este caia. E com o maior estrondo possível. A alguns, poderá ser pessoal. Mas a outros, aplicam o principio falado há mais de cinco séculos por Niccoló Machiavelli: Aos amigos, tudo, aos inimigos, toda a força da Lei. Ou seja... politica. 

E Christian Horner é um ser humano que entrou na história por ser um dos diretores desportivos mais importantes da história da Formula 1, a par de gente como Alfred Neubauer, Colin Chapman, Ron Dennis, Frank Williams ou hoje em dia, Toto Wolff. E conquistou títulos mundiais pela Red Bull - sete, até agora - e uma dupla imbatível com Helmut Marko, com Adrian Newey nos bastidores. Aos 50 anos, o britânico, ex-piloto (medíocre) que pegou na Arden, na Formula 3000 e começou a treinar-se para pegar na Red Bull, onde está desde 2005, e conseguiu colocar onde ela está, poderá ter os dias contados no seu "bebé".

Porquê? Porque, aparentemente, foi humano. E todos os humanos tem um dia de cão. E quando tens os teus dias de cão, cometes deslizes que mais tarde, regressarão a ti como se fossem boomerangs.

Segundo as noticias que correm desde segunda-feira, dia 5 de fevereiro, na imprensa internacional, Horner está a ser investigado por "conduta imprópria". E essa conduta, agora que se sabem dos pormenores, refere que ele mandou imagens de si mesmo a uma funcionária da Red Bull. E aposto o que quiserem, não são aquelas imagens que dão para autógrafos. São do outro tipo. Creio que a palavra - em inglês - começa por D... 

É uma bola de neve. Séria. Muito séria. E pelo seu lado humano, nestes dias que correm, a sua imagem pública ficou afetada. E também nestes dias que correm, pessoas que cometem este tipo de assédio, só tem uma saída: a da porta. E lá, tem de entregar o cartão. 

Só que, caso aconteça isso, poderá desencadear uma avalanche. É assim: se Horner sair, existem cláusulas no contrato dele que podem levar à saída de... Adrian Newey, o projetista dos carros vencedores da equipa. E como sabem, a equipa, como todas as outras, é feita de muita gente, e estes dois, mais Max Verstappen, foram parte de uma espinha dorsal vencedora. E eis o dilema: se for considerado culpado, a porta da rua terá de ser indicada, e se calhar, sem que pague indemnização (que se calhar, é isso que a Red Bull quer). Mas com isso, poderá ficar sem diretor desportivo, sem projetista... e será que garantirá o seu piloto principal, aquele que está a ganhar tudo? 

Não sabemos se foi um erro, se foi um assédio, ou um deslize, mas a história está a aparecer e poderá ser tão forte quanto a da saída de Lewis Hamilton da Mercedes para rumar à Ferrari. A saída de um dos mais titulados diretores desportivos do automobilismo, no auge da sua trajetória vencedora, por um erro humano - ou assédio proposital - é uma machadada numa das equipas mais bem sucedidas da história do automobilismo. 

Claro, pode-se perguntar: "mas o Helmut Marko manda umas bocas e não acontece nada.". Depende. Hoje em dia vivemos numa cultura que já não tolera coisas que eram toleradas no passado. Sexismo, racismo, assédio sexual, homofobia, transfobia... em certos países, é crime. E se algum dia, o teu patrão te manda "dick pics" ou te chantageia, afirmando que "se não abres as pernas, não te dou o aumento que mereces", isso é chantagem. Muito grave. E parece que as acusações que Horner está a ser referido cabem nesta categoria. 

Logo, pode não ter escapatória. Mas se acontecer... a casa poderá ir abaixo. 

Ainda é cedo para saber, mas inesperadamente, para Christian Horner, os seus dias na Red Bull poderão estar contados. Veremos como isto acabará, mas como se costuma afirmar, cá se fazem, cá se pagam. 

E o pagamento poderá ser avultado.        

Youtube Adventure Video: O trailer da mais recente aventura do The Grand Tour

Nós já sabemos que os dias dos Três Estarolas do The Grand Tour podem estar contados, mas até lá, faltam duas aventuras. A primeira, que aconteceu na primavera de 2023, levou os três para a Mauritânia, onde a bordo de carros bem potentes e... bem inadequados para a ocasião (um Jaguar, um Aston Martin e um Maserati), e andarão pelos vastos desertos da Mauritânia, no norte de África.

Claro, estando no Sahara, o deserto é vasto. Mas ali tem uma particularidade: há um comboio que transporta minério de ferro e as carruagens se estendem... até três quilómetros!

Eis o trailer. Estará disponível na Amazon Prime a partir de 16 de fevereiro.   

No Nobres do Grid deste mês...


"No momento que estiver a ler estas linhas, o Mundial de Ralis, o WRC, já começou, nas estradas nevadas de Monte Carlo. Entre os dias 25 e 28 de janeiro, máquinas e pilotos andarão o mais rapidamente possível, tentando evitar as armadilhas da neve e gelo, e tentando chegar inteiros a Monte Carlo, para receber o troféu de Albert II e inscrever o nome na lista de vencedores de um rali que existe desde 1911, um dos mais antigos do mundo."

"Contudo, nesta nova temporada, as coisas parecem estar agitadas. Parece que o WRC se encontra numa encruzilhada, de uma modalidade popular na Europa, mas do qual imensas pessoas acreditam que está a perder fãs para a Formula 1, a Endurance e até a Formula E. E a FIA acredita que se calhar está na hora de dar uma chicotada psicológica no sentido de mexer nas coisas, no sentido de embaratecer os custos e atrair construtores e pilotos. Já mexeram no sistema de pontuação e prometem ainda mais, mas esta é uma temporada onde, curiosamente, Kalle Rovanpera, o campeão, decidiu fazer uma pausa na carreira e deixar o plantel sem um “super-homem”, dando à competição o campeonato mais aberto em mais de duas décadas." (...)


(...) "No próximo dia 28 de fevereiro, está marcado uma reunião do Conselho Mundial da FIA, e o que se anda a falar é a extinção, pura e simples, dos Rally1 no final desta temporada e passar, a partir de 2025, para os Rally2, sob outro nome, que poderá ser o de... WRC."

"É certo que os sinais de alarme estão a ser tocados desde há algum tempo, e as alterações no sistema de pontuação neste ano são um primeiro sinal de que querem mexer nas coisas. Mas um grupo de trabalho dentro da comissão de ralis do WRC, chefiado pelo fundador da Prodrive, David Richards, e pelo ex-navegador de Colin McRae, Robert Reid, estão a chegar à conclusão de que este WRC como está, poderá levar à competição a uma decadência irreversível. Os Rally2 Plus - no qual estariam à partida Citroen e Skoda, para além de Toyota, Ford e Hyundai - tem o potencial de serem competitivos, mas os construtores que lá estão tem de ser convencidos de que esta decisão, radical, tem de ser feita, a bem da competição, porque isso significaria o fim prematuro destes Rally1 na estrada, que entraram em ação em 2021. Só que quase ninguém, para além das equipas oficiais, os usa, por causa dos elevados custos." (...)


O Mundial de ralis começa em 2024 sob o signo de mudança. A competividade aumentou por causa da decisão do campeão, Kalle Rovanpera, de correr uma temporada parcial - só entrará em ação no rali da Suécia, que começará no próximo dia 15 - e o resultado do rali de Monte Carlo, onde existiu um duelo a três pela vitória, alcançada por Thierry Neuville, no seu Hyundai, poderá ter lançado as sementes, não só de uma temporada competitiva, como também a de um corte radical com um passado recente, tentando "embaratecer" os custos. 

E sobre isso e muitos mais, pode-se ler neste mês no Nobres do Grid.   

As acusações a Chris Horner


No meio das apresentações de segunda-feira, uma noticia irrompia pelas redes sociais como faca quente em manteiga: O diretor desportivo da Red Bull, Christian Horner, era acusado de "conduta imprópria". As noticias apareceram na imprensa alemã, austríaca e neerlandesa, e contavam que o incidente tinha acontecido numa estância de ski na Áustria, e, alegadamente, Horner tinha mandado uma série de fotografias a uma funcionária da Red Bull.

Sabido do incidente da parte da diretoria, esta aconselhara a Horner para que apresentasse a demissão, mas ele recusou, afirmando que as acusações eram um "disparate", como acabou por afirmar ontem, à saída da reunião da FIA em Paris. 

Segundo conta o jornal neerlandês "De Telegraaf", terá sido a denuncia da uma funcionária que desencadeou tudo isto, e no qual entregou os ficheiros onde tinham as tais fotografias "inapropriadas". Outra publicação, a alemã "Motorsport-Total", garante que existe um "dossier incriminatório, que resume as acusações e está a ser analisado interinamente". 

Um porta-voz da Red Bull revelou ao mesmo jornal que: 

"Depois de a empresa tomar conhecimento de certas alegações recentes, foi iniciada uma investigação independente. Este processo, que já está em curso, está a ser realizado por um advogado externo especializado. A empresa leva estas questões extremamente a sério e a investigação será concluída assim que possível. Não é apropriado comentar mais neste momento.", concluiu.


E isto poderá ser uma bola de neve que poderá virar uma avalanche. Segundo conta o Joe Saward, existe uma cláusula, quer nos contratos de Horner, quer no de Adrian Newey, o projetista da equipa, em que a saída de um abre a porta à saída de outro. Ou seja, a Red Bull poderá provocar uma reação em cadeia que abalará um projeto que, neste momento, está a vencer em todas as frentes.

Como é óbvio, em Milton Keynes e em Salzburgo, estão todos fechados em copas em relação a esta situação. E não ficaria admirado que isto esteja a ser tratado com pinças. E quanto mais tempo demorar, isto poderá não diminuir, pelo contrário: Horner está na Red Bull desde o seu inicio, em 2005 - é o diretor desportivo que está no seu lugar há mais tempo - e o RB20, o carro para a nova temporada, será lançado a 15 de fevereiro, com Max Verstappen e Sergio Pérez.   

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Apresentações 2024 (2): O Sauber-Stake C44


Depois da Williams, a Sauber tornou-se na segunda equipa a mostrar as suas cores. Com o patrocínio a Stake e da Kick, e o final da parceria com a Alfa Romeo, o carro deixou de ser vermelho e passou a ser preto e verde. E essas cores foram apresentadas no final desta tarde na plataforma de streaming de um dos patrocinadores. 

De resto, tudo conhecido, com a dupla constituída pelo finlandês Valtteri Bottas e pelo chinês Guanyou Zhou, a equipa será liderada nesta fase de transição - ela será Audi em 2026 - por Alessandro Alunni Bravi, que na apresentação, falou da nova identidade da equipa, da nova cultura, baseada na expressão "unleashed" (solto) escrito na asa traseira do carro.

Unleashed é um mantra que incorpora a essência da nossa marca. Queremos ser inovadores. Queremos ser frescos. E isto tem a ver com a cultura da nossa equipa, com a mentalidade certa para nos tornarmos uma equipa mais forte, mas, claro, queremos ser criativos e inovadores. Queremos ter esta abordagem engenhosa, que é muito importante. Isto é algo que será, naturalmente, traduzido em todas as nossas atividades a partir desta noite. É uma mudança generalizada. É claro que isso vai permear todas as áreas da nossa equipa. Temos uma nova equipa. A identidade significa uma nova forma de comunicar, de nos apresentarmos, de falarmos com os nossos parceiros, com os nossos fãs e com toda a comunidade da Formula 1. Mas é também a forma como vemos a nossa equipa no futuro, não queremos ser um ‘underdog’ na Fotmula 1. Queremos competir e esta determinação é demonstrada hoje.”, afirmou.


James Key, no novo papel como diretor-técnico da Sauber, decidiu que o C44 tinha de ser arrojado e ter um desenho semelhante aos últimos Red Bull, as máquinas que tem dominado o pelotão nos últimos anos. E a ideia é de fazer um carro que ajude na transição para a Audi e claro, ser melhor que o anterior, que colocou a equipa num discreto nono lugar, apenas com 16 pontos. 

A C44 é um carro completamente novo, com algumas áreas remanescentes na parte traseira. A equipe teve de tomar uma direção ambiciosa. Há muitas mudanças mecânicas, algumas você nem consegue ver, mas outras são muito visíveis”, começou por contar Key.

A suspensão dianteira é completamente nova, um projeto difícil e ambicioso para uma equipa do nosso tamanho. Também existem muitas mudanças aerodinâmicas, como era esperado, dado que esta continua a ser a principal área de desenvolvimento — por isso, no geral, o carro terá um aspecto bastante diferente do carro do ano passado. Tomamos muitas direções novas e empolgantes, que parecem ter bastante potencial, por isso estamos ansiosos para vê-las no caminho certo”, finalizou o diretor-técnico da Sauber.


O C44 começará a andar nos testes de pré-temporada no Bahrein, que começarão a 20 de fevereiro. 

Youtube Formula 1 Video: Um comercial de Natal... de 1980!

Não é um comercial qualquer: é italiano e é de 1980, ou seja, a cores. 

E existe outra razão para não ser um comercial qualquer. Afinal de contas, falamos de carrinhos telecomandados, e o carro é um Ferrari. E como se vende isso a garotos, que melhor argumento para venda que Gilles Villeneuve, o piloto mais carismático desde Tazio Nuvolari

Apresentações 2024 (1): O Williams FW46


O FW46 foi apresentado esta tarde em Nova Iorque. E se o chassis poderá ser um pouco o desenvolvimento do carro anterior, e o "lineup" de pilotos é a mesma - o americano Logan Sargent e o anglo-tailandês Alexander Albon - em termos de pintura externa, a grande novidade é a chegada da Komatsu, a gigante japonesa de maquinaria que patrocinou a Lotus entre 1992 e 94. 

Para além disso, a marca forneceu componentes da caixa de velocidades à Williams nas décadas de 1980 e 1990, incluindo durante as suas campanhas de 1996 e 1997, quando conquistou todos os títulos em disputa.

Quanto aos motores, continuarão a ser os Mercedes. Aliás, há umas semanas, ambas as partes anunciaram que continuarão o acordo a partir de 2026, quando mudarem os regulamentos.

James Wolves, o diretor desportivo da marca, falou do que é este chassis e quais são os objetivos para 2024. 

Desde que vim para a Williams, há um ano, tenho visto essa equipa sempre junta para superar uma série de desafios e, assim, garantir o sétimo lugar no Mundial de Construtores, o que foi um belo feito de todos os envolvidos. Nós mostramos ao mundo que estamos a construir para avançar no futuro”.


Alex Albon, afirmou que espera uma evolução do chassis e da equipa para 2024, ele que conseguiu 27 dos 28 pontos da Williams na temporada de 2023.

Saímos de um ano muito positivo, e esperamos continuar nosso progresso em 2024, trabalhando duro para dar alguns bons passos adiante em termos de performance. Pedimos muito para a equipa e para o pessoal da fábrica colocar o carro onde ele precisa estar. Também mudamos um pouco a filosofia do carro. Será necessário um ajuste no estilo de guiar o carro, mas estou confiante de que será uma mudança para melhor”, comentou o anglo-tailandês.

Já Logan Sargent espera que a sua segunda temporada na Formula 1 seja o corolário de uma evolução que afirma ter tido na parte final do campeonato passado. 

Tive um período produtivo depois do fim da temporada passada e me preparei bem física e mentalmente para o ano que vem pela frente. Tive o tempo para refletir sobre meu ano de estreia, tomei para mim muitas lições, ganhei experiência. Sei minhas metas para 2024, espero contribuir para o sucesso da equipa”, declarou Logan.


O FW46 entrará para a pista a 20 de fevereiro no Bahrein, para os testes da pré-temporada.  

Youtube Formula 1 Video: A apresentação do Williams FW46

Hoje iremos ser brindados, não com um, mas com... duas apresentações. A Williams mostrará esta tarde o seu carro de 2024, o FW46. 

E para que ninguém perca pitada, a Williams decidiu que a sua apresentação seria ao vivo, através do seu canal do Youtube. Será às 14:40 locais, e podem seguir tudo por aqui.  

domingo, 4 de fevereiro de 2024

CPR: Armindo Araújo apresentou o seu projeto para 2024


Armindo Araújo apresentou este Sábado, através das suas plataformas digitais, o seu projeto desportivo para a temporada 2024, que tem como principal destaque a participação no Campeonato de Portugal de Ralis, com um novo Skoda Fabia RS Rally 2 da The Racing Factory.

Sem alterações estruturais e com a mesma ambição de sempre, o piloto de Santo Tirso apresenta-se para a nova temporada determinado em lutar pelas vitórias e pela conquista do seu oitavo título absoluto no CPR.

A continuidade do projeto com a The Racing Factory dá-nos todas as garantias para encararmos as oito provas do calendário com o mesmo objetivo de sempre, que é, tentar chegar à vitória. É dessa forma que olhamos para cada rali e o nosso foco não poderia ser diferente”, começa por dizer na apresentação do projeto.

Mantendo as principais parcerias de carreira, às quais se junta, este ano, um novo parceiro, o Team Armindo Araújo apresenta-se com novas cores para 2024, mas com a mesma identidade de sempre.

É com grande satisfação que recebemos neste nosso projeto a Lubrigaz [representante do Grupo Volkswagen em Portugal] e um enorme orgulho poder contar com a continuidade dos nossos parceiros de longos anos. Trabalhamos em conjunto para alcançarmos os nossos objetivos e, por isso, mantemos uma ligação muito próxima e solida. Este ano temos uma cor de base bem diferente do habitual, mas quisemos desde logo marcar pela diferença e tenho a certeza que já conseguimos”, continuou.

A menos de um mês do início do campeonato, toda a equipa está já a preparar o arranque da temporada, estando previsto para a próxima semana o primeiro teste do ano. “Vamos, dentro de dias, realizar o primeiro contacto com o Skoda Fabia RS em pisos de terra e iniciar a preparação para o Rali Serras de Fafe para podermos entrar na máxima força na prova de abertura do campeonato”, concluiu.


O Campeonato de Portugal de Ralis terá o seu início a 23 de fevereiro, com a disputa do habitual Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.