A primeira corrida da GP2 esta tarde no circuito de Silverstone foi agitada. Primeiro, uma forte chuvada obrigou a corrida a começar atrás do Safety Car nas três primeiras voltas, para depois o asfalto ter começado a secar a meio da corrida e a dar a Jules Bianchi a vitória, seguido pelo alemão Christian Vietoris e pelo sueco Marcus Ericsson. Quanto a Alvaro Parente, um carro pouco equilibrado e uma má tática fizeram com que caisse para o nono lugar da classificação, atrás de Gierdo Van der Garde.
Em relaçãoi a Parente, a corrida do piloto português da Carlin começou com Bianchi a distanciar-se dele, para depois se ver pressionado e depois ultrapassado por Christian Vietoris na sétima volta, para depois à 13ª, ser o outro piloto da Racing Engeneering, Dani Clos, a chegar ao terceiro posto.
Nesta fase, já os pneus do monolugar de Parente pareciam demasiado gastos face a uma pista cada vez mais seca, dificultando a defesa aos ataques de Clos. Os dois produziram uma interessante batalha ao longo da 13ª volta, trocando de posições de forma contínua e leal e, se numa primeira fase, Parente ainda conseguiu responder e recuperar o seu terceiro lugar, na segunda vez, o espanhol soube defender-se e de imediato começou a fugir de Parente.
Pouco depois, a partir da 12ª volta, a pista seca e os pilotos começam a trocar para secos. Contudo, Parente ficou mais três voltas em pista com os pneus para piso molhado acabou por atirá-lo para o 11º posto após a troca de pneus e longe dos líderes. ainda viria a recuperar duas posições fruto do toque entre Esteban Gutierrez e Jolyon Palmer, acabando por ocupar o nono lugar durante a fase final, então em perseguição a van der Garde, na expectativa de ainda conseguir um lugar pontuável e a pole position para a segunda corrida. Não conseguiu.
Entretanto, na frente, se na primeira fase da corrida parecia que Bianchi teria uma corrida solitária, as primeiras voltas com pneus secos viriam a produzir uma interessante batalha pelo comando com Christian Vietoris, com os dois a lutarem de forma musculada entre si, mas sempre sem efetuarem qualquer contacto. Vietoris chegou a passar pelo comando, mas logo na resposta o francês da ART retomou o comando numa manobra arrojada, para depois começar a afastar-se e a vencer pela primeira vez em 2011.
No segundo posto ficou Vietoris, enquanto Marcus Ericsson tirou partido da sua estratégia acertada para subir ao pódio. A segunda corrida do final de semana britânico acontecerá domigo de manhã.